domingo, agosto 14, 2022

Gripen para o Brasil

Faleceu Charles Kaman, pioneiro das asas rotativas

Destaques

Guilherme Poggio
Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Charles H. Kaman, pioneiro no desenvolvimento de helicópteros, morreu em sua casa em Bloomfield (Connecticut) no último dia 31 de Janeiro aos 91 anos de idade.

O engenheiro Kaman fundou Kaman Aircraft Company em 1945 aos 26 anos de idade com 2.000 dólares. A empresa funcionava inicialmente na garagem da casa de sua mãe em West Hartford (Connecticut). Kaman havia desenvolvido novos conceitos para fazer helicópteros mais estáveis e simples de voar. Sua ideia baseava-se nos “servo-flaps” – pequenos ailerons adicionados nas bordas das pás do rotor para melhorar a estabilidade. Ele também propôs rotores entrelaçados, o que aumentaria a sustentação e eliminaria o rotor de cauda.

A empresa se diversificou rapidamente, ramificando-se em testes de armas nucleares, vôos de helicóptero comercial, desenvolvimento e teste de produtos químicos e produção de rolamentos de helicóptero.

Nascido em 15 de junho de 1919, Kaman cresceu em Washington, DC. Ele sonhava em se tornar um piloto profissional, mas por ser surdo de um ouvido, acabou seguindo o curso de engenharia, obtendo o diploma em 1940. Começou trabalhando para a fabricante de hélices Hamilton Standard. Enquanto trabalhavanaquela empresa ele conheceu e trabalhou com Igor Sikorsky, que estava desenvolvendo helicópteros para outra divisão da United Aircraft. Pouco tempo depois deixou Hamilton Standard para começar seu próprio negócio.

A nova empresa obtreve o seu primeiro grande sucesso em 1948 com a compra da Marinha dos EUA de dois helicópteros para a avaliação. O SH-2 Seasprite voou mais de um milhão de horas em serviço com a USN. Mais tarde, o Kaman H-43 “Husky” voou mais missões de resgate durante as guerras da Coreia e do Vietnã do que todos os outros helicópteros combinados. Segundo a empresa ele continua a ser o único helicóptero militar que serviu sem uma única perda de vida ou de acidentes atribuídos ao seu design.

FONTE/FOTO: Globalsecurity/US DoD

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Grécia enviará uma carta de solicitação para atualizações de 38 caças F-16V em breve

Segundo informações, é apenas uma questão de alguns dias até que o Estado-Maior da Força Aérea Helênica envie a...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -