Processo para compra de caças deve ir até fim de 2011, diz Jobim

40

O processo de compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) deve se estender até o fim do próximo ano, afirmou na segunda-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Segundo ele, a contratação dos 36 caças para renovar a frota da FAB incluirá a presidente eleita, Dilma Rousseff, que vai ajudar na escolha do modelo a ser contratado.

“Se houver uma decisão agora no fim do ano, é um processo que seguramente vai levar até outubro, novembro do ano que vem”, disse Jobim a jornalistas após participar da 7a conferência de segurança internacional no Forte de Copacabana.

No ano passado, o Brasil abriu licitação para a compra de 36 aviões de combate num acordo que pode superar os 4 bilhões de dólares. Fazem parte da concorrência o caça francês Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela Boeing.

Em setembro, Jobim disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliaria a aquisição dos caças após as eleições.

“O que pode acontecer, eventualmente, é que os presidentes Lula e Dilma decidam por uma solução, mas na hora de sentar e discutir os itens, encontrem problemas. Isso é um processo”, declarou Jobim, ao lembrar que as discussões para a compra de submarinos da França levou cerca de um ano.

Jobim afirmou que, mais do que a compra, a licitação representa para o Brasil um aprendizado de como fazer caças no país.

“É uma questão de saber quem está disposto a transferir tecnologia ao Brasil e capacitar o Brasil na negociação. Se não houver disposição de capacitação nacional, não há conversa”, finalizou o ministro da Defesa.

Ele não confirmou se fará parte do governo de Dilma. (Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

FONTE: Estadão / Reuters

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Milan

Eu não acredito em nada que esse fanfarrão fala. É um desrespeito ao povo brasileiro essa falta de transparência e enrolação.

Uma vergonha para nosso país.

Rodrigo

Isto é o normal, por isto a necessidade do tampão mesmo que o FX seja decidido agora. 2012 – Contrato 2013 – Treinamento de pilotos e equipagens; 2014 – Início produção; 2015 – Entrega; 2016/17 – IOC. Se for o Rafale F3+ BR, pode jogar mais uns 3 anos para frente sem medo de ser feliz; Se for o SH pode tirar um se o processo for ágil, senão fica nisto ai mesmo. Se for o Gripen um grande X, porque nem Deus sabe 😀 😀 😀 Rodrigo – Supports the end of FX2 and a process complete process re-analysis… Read more »

cerebro1975

36 caças, hum, 36 meses. tomara que um dia eu consiga ver o caça qe for escolhido, pasciencia gente.

Wilson Figueiredo

É isso…enrolação! Novelão! Não tenho mais “ão”.

Eduardo dos Anjos

Sangue de barata!!!! Dureza…

Nick

“Jobim afirmou que, mais do que a compra, a licitação representa para o Brasil um aprendizado de como fazer caças no país.”

Considero isso válido para o Gripen NG. Para o Rafale ou o SuperHornet é um aprendizado de como montar caças no país.

[]’s

RatusNatus

Essa notícia não tem pé nem cabeça.
Lógico que o processo, decidido agora, se estenderá até 2011.

Manchete do óbvio.

Um monte de desavisados lerão rápido e acharão que A DECISÃO ficará para 2011.

RL

Vocês que nunca entendem nada.

Esta nas entrelinhas e é fácil compreender.

Já vimos esse filme antes. E vem se repetindo a anos.

Oras. Se vai ficar para até o final de 2011, então aguardemos que nesta data o ministro da Defesa seja o NJ ou outro, vai dizer uma nova data para a decisão dos caças, talvez em Dezembro de 2012.

Vamos acabar com os CALIMA da FAC (Força aerea Colombiana), armados com 38 e muito boa vontade.

Edcreek

Olá,
É isso mesmo, depois do anuncio se faz o contrato isso sem duvida deve levar um ano, no minimo.

Sobre o numeros que o Rodrigo apresentou eu colocaria uma adendo para entrega em 2014 ao inves de 2015, e imagino que os primeiros devido a urgencia devem vir iguais aos Franceses e depois anexamos as alterações com novas entregas.

De toda forma é um bom indicio de que as coisas vão fluir dessa vez, que o contrato seja bem amarrado e que traga boas tecnologias em anexo, como no caso dos Submarinos.

Abraços,

Marcos Andrey

Como os demais colegas ja falaram depois do anuncio vem as negociações sobre a redação do contrato de compra e isso não é feito do dia pra noite, não é um par de sapatos que estão comprando!!!!

Ainda vão brigar mais por uma redução neste salgado preço do Rafaleco, Jaca ou Rainha do Angar como alguns preferem, e tem ainda os agrados que por ventura podem vir para a Marinha!!!

celso

Nao esqueçam que independentemente do vencedor, este contrato ainda estara sob o crfivo do Congresso Nacional atraves de sua Comissao de Defesa e ainda do TCU.
Como ja escrevi anteriormente, este assunto ainda vai dar muito pano pra manga.
A novela continua (O direito de nascer) … para quem nao viu, esta novela foi ao ar na extinta rede Tupi e teve a duraçao de mais de 3 anos….hehehehehheheheh

Sds

Mario Blaya

bom o chefe do Jobim disse que define o vencedor até o final do ano, o contrato será negociado depois de fechar o vencedor, demora, mas 12 meses eu acho muito, para mim é bluff do Jobim para deixar o franceses mais histericos ainda. Jobim e um negociador que joga duro!

Leandro RQ

“Milan disse:
4 de novembro de 2010 às 13:37

Eu não acredito em nada que esse fanfarrão fala. É um desrespeito ao povo brasileiro essa falta de transparência e enrolação.

Uma vergonha para nosso país.”

Concordo! com TUDO!

Edu Nicácio

Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos:

1) Dar o Rafale
2) Dar o Super Hornet
3) Dar o Gripen
4) Dar um mix SH + Gripen
5) Dar M2000-9 dos EAU + FX-3
6) Dar FX-3

Façam suas apostas…

J.Berto

É capaz de um dia termos Rafale na FAB … de 2ª mão … e lá pra 2025.

Lucas

ACho que n vai “dar” em nada

;/

mecanico (MB)

Esse nelson jobim é muito fanfarrão mesmo, é mui despreparado não sabe o que fala, já li mais de 10 noticias em sites diferentes que ele vem com uma conversa diferente, uma hora ele diz vai no final de 2009, Bom 2009 já passou ae falou que seria em semtembro de 2010, depois falou que seira em outubro de 2010 nada tambem, outra hora ele fala que será depois das eleições, Bom agora fala que pode levar mais um ano, ta de brincadeira esse cara mesmo viu e a FAB se mantando pra fazer relatório para esse camarada faltar com… Read more »

defourt

INACREDITÁVEL!

¿Por qué no te callas?

“O tolo multiplica as palavras, porém, o homem não sabe o que será; e quem lhe fará saber o que será depois dele?” (Eclesiastes 10 : 14)

M1

Acho que eles estão esperando a SAAB ou a D assault falirem.

Renato

F-X(n) tá igual umas obras no meu trabalho (órgão público quase stealth, apesar de importantíssimo): tá mais fácil acreditar em Papai Noel que uma solução. Dizem que vão terminar as obras (3 blocos de salas), já prometeram tantos prazos que eu perdi a conta, o F-X(n) tá igualzinho. Só Deus sabe quando termina isso. Eu perdi a paciência e a vontade de fazer conjecturas.

Baschera

Fosse um empresa privada, esperando quase 15 anos para comprar uma máquina…. tava lascada….. eita incopetência…..

PS: É por isto que dizem que ‘advogado” é o próprio diabo…KKKKK

Sds.

A-1

Eita povo, garanto que pra comprar carros pros bonitos a preco de avioes ai sai rapididinho….
isso e indignante, o que eles pretendem privatizar a seguranca do espaco aereo . . . . por favor vao ser enrolado este povo…. pais …. sei la mais . . . .

Rodrigo

Edcreek disse:
4 de novembro de 2010 às 15:17

Isto mesmo e pagaremos duas vezes!

Tem certeza que você trabalha no SFN ?

kaleu

Olá Pessoal, Quando lí a notícia que o Pres. tava pedindo a recondução do Monsieur Joban para a pasta da defesa … pensei comigo … Fud …u ! … Deu a Jaca … Por outro lado Joban tá “explicando muito” que anúncio não é fechamento, isso pode ser “lido” de duas formas distintas : 1ª) M. Joban quer “cumprir seu compromisso” com Dassault / França e colocar o Brasil em negociação exclusiva com o Rafale; ou 2º) Viu que “dançou” e já tá justificando para seus “Ami” by French, que trata-se apenas de “um processo” … nada será fechado ainda… Read more »

Fabio

Eu aposto no FX4.

Fábio Mayer

Essa nótícia não é lógica porque: a) Desde o primeiro momento, deixou-se claro que o FX-2 incluia ToT, e agora, só agora ao anunciar o vencedor vão perguntar para os concorrentes sobre ela? Não, eles já sabem que tem que ter ToT, o que leva a desconsiderar a notícia; b) Falou-se insistentemente que quando o presidente anunciou o Rafale em setembro de 2009, não fechou o negócio para arrancar descontos e mais vantagens da França e eventualmente, comparar com os demais concorrentes. Ou seja, em 1 ano, já foi possivel negociar até a exaustão e chegar a uma proposta final.… Read more »

Vader

Fábio Mayer disse:
4 de novembro de 2010 às 21:35

“O que está nas entrelinhas é o seguinte: Lula anuncia e joga a batata quente fora. Se DIlma achar que não vale a pena comprar, cancela tudo e começa o FX-3 com a desculpa de ainda estar na fase contratual.”

Perfeito. É isso mesmo.

Sds.

kaleu

Concordo !

O M. Joban não fica mal com seus clientes !

Só tem um probleminha … isso atraza sobremaneirauma decisão verdadeira … seria uma baita irresponsabilidade com o país …. mas acho que N.J. não tá preocupado com isso não

sds
kaleu

Nautilus

O Brig. Saito já disse que os primeiros F-X (seja qual for o modelo escolhido) só chegam à FAB em 2016. Então, isso é normal. Anuncia-se o modelo escolhido até o final do ano e a fase de negociação leva de seis meses a um ano. Mas tem um detalhe que quem viu a entrevista coletiva do NJ percebeu: se o fabricante do modelo anunciado como vencedor não cumprir o que prometeu em sua proposta, o segundo colocado passa a ser o escolhido. Se a Dassault mijar fora do penico, bye-bye Rafale. E lembrem que setores do PT olham para… Read more »

Fábio Mayer

Nautilus, Você tem razão em informar que anuncia-se o vencedor e recebe-se a 1a. aeronave tempos depois. O problema é que as previsões eram de entrega da 1a. para 2014, sendo que no FX, a primeira deveria ser entregue em 2010. Nesse meio tempo, há um “gap”, ou seja, Anápolis fica atendida por Xavantes ou F5-M ou ainda, por M2000, que já estão dando adeus também. E, na hipótese de se escolher o caça “A” e a fabricante não cumprir as exigências adicionais do MinDef, passa-se ao “B”, e isso certamente significará a primeira entrega bem depois de 2016, porque… Read more »

Edcreek

Olá, Rodrigo disse: 4 de novembro de 2010 às 20:27 Se isso aconteçer de recebermos Rafale na primeira entrega diferente do posterior e termos que atualizar para o mesmo padrão a culpa é de quem? A) Dos Franceses que são espertos que vão cobrar para atulizar? B) Do Brasil que esta tentando comprar um caça a pelo menos um decada e meia e estourou todos os prazos? Caro Rodrigo nem tudo é culpa dos Franceses, toda via podemos argumentar no fechamento do contrato e tentar incluir essa atualização free para fechar a compra. Me ajuda ai nessa sigla “SFN” o… Read more »

Rodrigo

Corram para as colinas, isto é só o começo… 😀 😀 😀 Se brincar até o tampão vai pro limbo. Eu não boto fé no Governo a se iniciar, mas torço para a coisa fluir.. Moro aqui e não quero ver o barco afundar de vez. Não faço parte dos palpiteiros que falam um monte, mas moram nos EUA e na Europa.. 😉 Agora afirmar que algo de certo e concreto será resolvido este ano após alguns minutos de conversa com o Sarkozy é ter muita imaginação fértil, do mesmo jeito que achar que algo vai ser decidido em alguns… Read more »

Edcreek

Olá,

Esse papo de CMPF(com outro nome) ta forte…

Mas não vejo com tanto pessimismo, essa previsão sua é muito apocaliptica…Mas a se confirmar….

Sobre coisas usadas se forem as Fragatas Inglesas que darão baixa, como se dirira na giria “demoro”.

Abraços,

Rodrigo

Edcreek disse: 5 de novembro de 2010 às 8:40 Não é culpa dos franceses e sim nossa, mais um motivo, para não comprarmos equipamentos os quais não podemos pagar e operar a contento. Correto ? Ahhhh mas vai ter um grande aumento de recursos do pré-sal. Não acredito que você seja tão inocente( antes da revisão tinha usado outra palavra 😀 😀 😀 ) de achar que vão jogar esta dinheirama em Defesa. Espero que você não faça parte do time das velhinhas de Taubaté 😀 😀 Um aeronave não é um automóvel que é só você abrir o buraco… Read more »

Rodrigo

Edcreek disse:
5 de novembro de 2010 às 8:56

Não tem apocalipse nenhum..

Leia os jornais atuais e você verá que não tem exagero algum…

O exagero é dizer que o mundo acabará em 2012

😀 😀 😀 😀

Edcreek

Olá, Rodrido sim eu trabalho no mercado finaceiro(SF) agora (SFN) é forçar a barra ;-)…. Rodrigo seu argumento sobre ter o padrão BR não é valido somente para o Rafale é valido para todos inclusive o Super Hornet, onde teremos o Super Hornet BR com itens e padrões inclusos exclusivos, dessa forma seu argumento se anula. Como que a Marinha já fechou o contrato e adptou a suas necessidade? Os blindados tambem serão conforme o exercito quer… A FAB tem que fazer o mesmo, se for pensar em custos em tudo vamos de F-5 M depois F-5 N-M e depois… Read more »

Edu Nicácio

Ainda torço para que dê uns 48 F/A-18 E/F para ONTEM via FMS (acordo com os EUA “estratégico” derevia servir pra isso) e Gripen E/F via FX-2 para 2016/2017, de modo que possamos absorver as tecnologias que serão disponibilizadas.

Projeto do 5G-BR? Láááá pra 2025…

Mas enfim… Aguardemos…

Edu Nicácio

Ops:

“derevia” –> “deveria”

CAL

Eu acho que até o tampão dependerá de quem vencer!
Se for Rafale, dará mais M-2000;
se for NG dará o JAS-39 A,B,C,D, sei lá qual;
se for SH, deve vir alguns Hornets do deserto!
Sinceramente seria melhor alguns gripens por emprestimo, assim poderiamos gastar menos e devolvê-los ao invés de estaqueá-los nas esquinas e praças por aí!

RatusNatus

“celso disse:
4 de novembro de 2010 às 16:05

Nao esqueçam que independentemente do vencedor, este contrato ainda estará sob o crivo do Congresso Nacional através de sua Comissao de Defesa e ainda do TCU.”

Só para corrigir. Essa compra não passa pelo TCU e não será analisada por qualquer outro órgão do estado.