Presidente da França cumprimenta Dilma pela vitória

137

PARIS (Reuters) – O presidente da França, Nicolas Sarkozy, telefonou para a presidente eleita, Dilma Rousseff, e assegurou sua disposição de dar continuidade ao aprofundamento da “parceria estratégica” estabelecida entre os dois países, informou o governo francês em comunicado.

Sarkozy manifestou sua “determinação pessoal e a vontade da França de continuar com o aprofundamento em todas as áreas da parceria estratégica entre os dois países… elevada a um nível estratégico há dois anos”, segundo o comunicado do Palácio do Eliseu.

O governo brasileiro negocia a compra de caças de combate com a França, que participa de uma licitação com o caça Rafale, da Dassault. Também estão na disputa para fornecer a Brasil caças de combate para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela Boeing. (Por Laure Bretton)

FONTE: Brasil Online / Reuters

Subscribe
Notify of
guest

137 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Ahahaha, Sarko deveria cuidar mais é de não ir parar, ele e sua “rainha” (só de for da bateria, rs) estrangeira, no invento do Dr Guillotin, ahuahuahuahua…

Quanto a nós, dessa JACA nos livramos, em muito boa hora, por pura culpa da incompetência, arrogância e safadeza francesa (UE X Mercosul, caso Irão, caso, “lixão de produtos agrícolas”, caso “carrinho-de-mão”, etc…)

Sds.

PS: uma pena fecharem o tópico da Dilma e deletarem meus comments. Estava legal discutir com a catervuxa… 🙂 Tava me lembrando os bons tempos, rsrsrs…

Abrivio

Bela parceria.

O Anão de jardim é o presidente preferido dos ciganos e dos estudantes.

emerson

Olá amigos,

A eleição acabou. Dilma é a presidente eleita e ficará a frente do governo pelos próximos 4 anos. Obama também ligou, assim como os presidentes sul-americanos. Reduzir tudo ao FX é uma simplificação desnecessária. É praxe que exista essa ação diplomática.

Pedro

O presidente americano tambem a cumprimentou!

Asimov

Parceria estratégica = França vende e Brasil compra

Colt

Parece que o melhor negócio para o Brasil é um mix SH/Gripen.
O custo por unidade/manutenção/MLU do Rafale aparentemente será maior que o dos concorrentes.
A Dobradinha SH/Gripen é o melhor para a FAB

(Colt supports Battlefield BC2)

JOSEF SIMAS Jr.

Asimov,

E’ isto mesmo.
Nestes tres ou quatro anos que ofereceu a Franca de estrategico ao Brasil ?
Apenas vendeu e carissimo. Vejamos os casos dos Submarinos e o dos helicopteros, ambos carissimos…

JOSEF SIMAS Jr.

Colt,

Estou totalmente de acordo !

Abrivio

“Pedro disse:
1 de novembro de 2010 às 23:24
O presidente americano tambem a cumprimentou!”

Que isso, Pedro?

Esse telefonema foi um dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil ou melhor “nunca houve um telefonema como esse nesse país”.

Em breve, o Brasil poderá possuir o caça submotorizado mais avançado da história desse país. Que ficará eternamente na ala de um F-5 (afinal, ele está plenamente operacional, mas falta treinamento).

JOSEF SIMAS Jr.

… um mix de 24 F-18 e uns 80 Gripen NG. E mais uns 12 F-18 para a MB.

Robson BR

O presidente da COPAC (FX-2) já esta trabalhando junto com os franceses para escolher as empresas brasileiras que irão participar juntamente com a Helibras na produção dos helis.

E olha, nem contrato tem…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lucas Calabrio

Prezado Robson BR

Pelo andar da carruagem da Festa do Chá nos USA (trocadilho), é a extrema direita reassumindo e ficará mais difícil a liberação dos SH-18 E/F.
Sds

Lucas Calabrio

Espero que seja verdade as tuas palavras e particularmente gosto do Rafale. É o único que tem a contribuir com o setor aeronáutico.

DrCockroach

Prezado Robson Br, Vc pode clarificar quem disse que nao tem contrato dos helis? O que me recordo, faz um ano, que depois que foi decidido pelo Nosso Ex-Guia pela “parceria” com os franceses, atraves do conhecido processo entubativo, a FAB enrrolou ateh onde foi possivel p/ clarificar as “entrelinhas” e conseguir o maximo. Mas veja bem, o processo jah estava decidido, inclusive a compra, vira-se os otarios do andar de baixo p/ conseguir algum tipo de concessao, uma vaselina que seja. “Tocar flauta” de que o contrato estah assinado, mas tem quem diga que nao estah (sem esclarecer quem… Read more »

Berti

Quero parabenizar os editores pelo excelente blog, acompanho a trilogia desde a sua criação. Quanto ao telefonema, sabemos que isto é normal entre os chefes de estado nestas ocasiões. Sabemos também das intenções do Presidente Sarkozy. Algumas pessoas que comentam aqui no blog pensam que o rafale não foi anunciado ainda, devido ao preço, ou atraso, ou outras coisas mais que temos visto nos últimos tempos favorecendo o gripen. Pode ser… Mas suspeito que não foi anunciado ainda, devido a grande cobrança que a oposição ao governo iria fazer, e isso iria atrapalhar a campanha da agora presidente(a), Sra Dilma… Read more »

JZG_Pedro

Esse Sarko que não é bobo nem nada…

mas Vader,

Não entendi, pq q o Rafale está fora do páreo? Eu acho que vai dar ele msm, agora com Dilma.

grifo

Meu Deus, mais que sujeito inconveniente! Parece vendedor de enciclopédia, não dá uma folga.

Marco Antonio Lins

Amigos

O comentario de vcs é dificil entender. Mas estou com a impressão que o sueco vai levar, mas não será somente ele será dois tipos.Trata-se somente de uma intuição de minha parte.Vamos esperar!!…

Abs

Audaz

Bom dia

Estes telefonemas são praxe na diplomacia, principalmente entre nações que compartilham uma boa relação bilateral. Imagina o contrário. Não haver qualquer ligação ou cumprimento por parte do chefe de Estado Frances? Ai a coisa ia pegar…

Daniel Rosa

Marco Antonio Lins disse:
2 de novembro de 2010 às 6:52

Marcão, bom dia! Essa parada de mix é só na cabeça de alguns aqui! A escolha recairá somente sobre um modelo, e isto é fato! Agora, qual deles… ai só tendo “bolas” de cristal! Isso mesmo… no plural. Pq uma só não consegue antever o que irá acontecer…
Que saia logo a decisão, pq esse assunto já deixou um monte de gente aqui neste blog e em outros que eu participo com ulcera hahahahaha…
Um abraço e bom feriado.

@wagner

será que o Lula decide ate o final do ano ?

Audaz

Pessoal, Se a escolha não for tomada, ainda no atual governo, o Fx -2 sobe mais uma vez ao telhado. Só Lula tem cacife politico para uma compra deste porte. Seria justo, até para os atos finais de seu governo – terminar algo que começou (apesar desta novela ser do tempo do FHC, mas o FX2 é obra dele.) Jogar esta bomba para a Dilma, em pleno 1º ano de governo e com a promessa de gasto social nas alturas (segundo ela: erradicar a miseria no Brasil), nao consigo ver um anúcio de compra de material de defesa. Ta parecendo… Read more »

Ricardo_Recife

Parceria Caracu.

Rodrigo

O desespero do Sarkozy é tão grande que ele até chamou a Dillma de gata, no telefone!

ahahahahaah

Fábio Mayer

Como se não fosse normal um mandatário internacional cumprimentar um eleito, numa eleiçãom ghigantesca como a brasileira… me desculpe aí, pessoal, mas postar nota sobre o cumprimento do Sarkozy e ligar isso ao FX-2 é complexo de vira-latas.

Temos que virar essa coisa da nossa história, o Brasil agora é cão de raça!

M1

Se eu fosse a Dilma perguntava pra ele logo de cara:

Então quer dizer nós produzimos lixo agrícola?

Colt

Enquanto o Brasil faz a parceria com a França para a compra do Rafale, que parece ser 2 X mais caro que o Super Hornet, a França faz uma parceria com a Inglaterra para otimizar o uso de alguns recursos militares, segundo noticia no Forte, “…que preveem a criação de uma força militar conjunta e o uso compartilhado de porta-aviões e laboratórios nucleares “ Ainda no post de ontem no Blog Forte, “Londres e Paris “conservarão o direito de deslocar suas forças armadas de forma independente”, destacou um responsável britânico, que pediu para não ser identificado.”, mais adiante a notícia… Read more »

Ricardo_Recife

Caros, OFF TOPIC, mas importante. Segue o chamado do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, dessa vez em Fortaleza (Agosto). Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). V Encontro Nacional (ENABED V) Fortaleza, de 8 a 10 de agosto de 2011 “Democracia, Defesa e Forças Armadas” EDITAL GERAL. CHAMADA DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES Prezado A atual diretoria da ABED introduziu algumas mudanças nos procedimentos para inscrições em nosso Encontro Anual. I. Anuidades. Para propor trabalhos, os associados deverão estar com a anuidade de 2011 quitada. Este é um aspecto fundamental, pois é com as anuidades que… Read more »

Nick

Isso que dá dar esperança de venda…. Marcação cerrada do #$¨%%$$$!

Primeiro a ligar no domingo, liga de manhã na segunda para desejar bom dia,
liga hoje para saber se espirrou… 😀

O mascate, digo presidente francês, está um pouco ansioso……

[]’s

Robson BR

DrCockroach disse: 2 de novembro de 2010 às 2:50 Bom dia… Esta da assinatura foi apenas uma brincadeira, já que o pessoal que posta aqui é muito fora da realidade. Tem muita gente aqui que é amigo de um brigadeiro, confidente de um coronel, joga bola num time que tem um sargento… Ninguem compra nada sem ter um estudo antes. Como ja coloquei antes, o unico heli que poderia ser produzido foi o EC745, pois o NH90 ainda não estava disponível, é fruto de um consórcio e atualmente enfrenta problemas no afeganistão. Realmente o Nh90 é um heli mais apropriado… Read more »

Nick

Publicado na FSP de hoje: 02/11/10 Referente à Defesa : Presidente Lula, faz pressão para a permanência de Jobin no MD. Se isso acontecer Sarko já pode estourar a champanhe…. “ELIANE CANTANHÊDE Terceiro mandato BRASÍLIA – Vamos pensar juntos: se Lula já “aconselhou” a presidente Dilma Rousseff a manter Guido Mantega na Fazenda, Henrique Meirelles no Banco Central e Nelson Jobim na Defesa; se já empurrou Antonio Palocci para a coordenação política, provavelmente na Casa Civil; e se está deixando tudo praticamente predefinido, quem vai mandar no governo a partir de primeiro de janeiro de 2011? No discurso para o… Read more »

Nick

Outra nota da FSP em 02/11/2010: “Lula quer Jobim e Haddad no governo Dilma Presidente já havia sugerido à eleita que mantenha Mantega e Meirelles, mas ela tem outros planos, dizem aliados Lula e Dilma vão discutir a formação do futuro governo durante viagem na semana que vem, para reunião do G20 DE BRASÍLIA DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA Além de sugerir a permanência de Guido Mantega (Fazenda) e Henrique Meirelles (Banco Central) no futuro governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à presidente eleita Dilma Rousseff que mantenha nos cargos os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Fernando… Read more »

Giordani RS

O Rei da Jordania também será que já a cumprimentou-a?
NADA muda! Nada mudará…
O final da novela “Efexis” fica só para depois da copa!!! 🙁

Carlos Augusto

Para desespero geral, o Rafale F3 vai ter a sua primeira venda, e adivinhem para qual país? KKK…

eduardo

gente um mix de gripen e o novo su3,5 nao seria o ideal p/ fab? um abraço a tds .

rodrigo ds

Carlos Augusto disse:
2 de novembro de 2010 às 10:34

Será que é para os trochas do terra brasilis, adivinhei????

Sagran Carvalho

Eita Sarkô, não perde uma oportunidade….rsrsrsrs Não quer vir trabalhar na minha empresa….crio um produto especial procê vender…tenho certeza do seu sucesso – “enlatado de giló em molho de nhame”…produto excelente pelo mísera quantia de 142.000.000,00 de Euros a lata….sucesso total….!!!! Agora falando sério, não sei o que esperar de nossa dignissima terro…ops..Presidente da Republica quanto ao FX2…se irá matar o que já está quase post mortem, se irá de Vespão dos uzamericanu marvado ou irá de Gripen… Espero que não caia ná labia do Sarkô nem no lobbie do nosso Vendedor….digo Ministro da Defesa o tal do Nersão. No… Read more »

DrCockroach

Jobim no governo da Dilma?
O PMDB do RS, do NJ, apoiou o Serra. O PMDB cederia uma vaga da “turma” p/ um meio-dissidente?
Manter o NJ “agradaria” os militares? Qual deles? os do MinDef?

Cheira a “barrigada” esta noticia. Ninguem quer largar o osso…

[]s!

dod tomate

eta a frança da doidona doida pra vender esses brinquedos

DrCockroach

Complementando,

Nao tenho duvidas que o MinDef serah um dos Ministerios + disputados pelos politicos. Ganha um doce, nao uma bola (sem trocadilhos), quem adivinhar por que.

[]s!

P.S.: Prezado Robson Br, obrigado pela resposta lah em cima, somente li agora.

J. Claro

f-x2 em standy by
tic tac tic tac tic tac tic tac

Ricardo

O presidente Sarko tá louco pra vender, se o empresa quebra.

rogerio

Algumas pessoas não compreendem que se não der rafale adeus transferencia de tecnologia pois a suecia não fabrica submarinos e helicopteros
O presidente luis inacio lula da silva disse o mais importante são submarinos e não alguns caças pois não ha comparação com o conhecimento que servira para fabricar um sub nuclear

A frança foi o unico a oferecer isso nem russia,eua,inglaterra ou a suecia jamais
ofereceriam tal oportunidade estamos pagando transferencia por isso esse preço tão alto não ha outra alternativa para isso tem ai o pre sal para ajudar
em parte a pagar isso

Rafael

Ahhh, Galante, mas esse Vader é uma graça mesmo…
Com todo o respeito, desde que acompanho o blog, sempre me deparo com um comentário estapafúrdio deste cara que se diz… “NEUTRO?”…

Com todo o respeito, graças ao povo Brasileiro que NENHUMA das previsões dele se concretizam…

Momento desabafo Off…

Independente do caça, vamos saldar pq dessa vez o FX-2 Rola!
“Rolling”…

Billy

Então, mestres da estratégia, jobim também fará parte da “entente cordiale”?? Como fica em relação aos “hermanos”??

Asimov

TAUX DE DISPONIBILITÉ ET ANCIENNETÉ DES AÉRONEFS DE L’ARMÉE DE L’AIR http://www.assemblee-nationale.fr/13/pdf/budget/plf2010/a1972-tvi.pdf (página 28) 2007 2008 2009 (1er sem.) Rafale 50 % 61 % 50 % Mirage 2000 B 60 % 44 % 53 % Mirage 2000 C 50 % 54 % 59 % Mirage 2000-5F 48 % 52 % 52 % Mirage 2000 D 44 % 43 % 41 % Mirage 2000 N 61 % 58 % 60 % Mirage F1 B 50 % 49 % 63 % Mirage F1 CR 50 % 47 % 42 % Mirage F1 CT 57 % 56 % 63 % Fonte: Source :… Read more »

Robson BR

rogerio disse: 2 de novembro de 2010 às 11:56 É por aí mesmo meu amigo…. Como no caso dos subs, tem muita gente aqui que so olha o subinho, o aviãozinho e o barquinho. Os equipamentos envelhecem, mas o aprendizado e o conhecimento ficam. Outro fator importante é que muitas pessoas “”sonham”” em um tal de mix. Misturam aeronaves russas com americanas (suecas estão na cota do EEUU é obvio) e também gripen com F-18 como se fosse o mesmo por causa dos motores. Tanto na índia, como no brasil, arábia saudita, etc,,, o fator político é o fator mais… Read more »

Abrivio

“rogerio disse: 2 de novembro de 2010 às 11:56 Algumas pessoas não compreendem que se não der rafale adeus transferencia de tecnologia pois a suecia não fabrica submarinos e helicopteros O presidente luis inacio lula da silva disse o mais importante são submarinos e não alguns caças pois não ha comparação com o conhecimento que servira para fabricar um sub nuclear” Os dois contratos estão assinados, quer dizer que vc acha que os franceses não vão cumprir os dois por causa do Rafale? O que vamos ter que comprar deles tb? Vamos estar eternamente obrigados a comprar equipamento francês? Bela… Read more »

Abrivio

“Robson BR disse:
2 de novembro de 2010 às 12:45

O problema de alguns aqui é apenas ideológtico. Estão ainda na época da guerra fria. O medo de uma mudança é grande. É melhor manter a mesmice, do que avançar.”

Vamos seguir todos juntos, avançando para o precipício.

Pelo menos não nos ofendeu, pois todo mundo que não discorda é reacionário.

Robson, eu aprendi uma coisa na minha vida: nem sempre quem elogia nos quer bem. E, em regra, críticas levam a coisas melhores.

Abrivio

Ninguém ensina nada a ninguém. O que existe é desenvolvimento conjunto. O Rafale está pronto, não há o que desenvolver e a compra é muito pequena para produzir localmente.

A Índia até compra equipamentos prontos, mas em quantidade para produção local. A transferência si dá em programas conjuntos, como será o Pak-fa e foi o Brahmos.