Home Operações Aéreas Forças Aéreas de treze países participam de exercício no Chile

Forças Aéreas de treze países participam de exercício no Chile

273
2

Iniciou-se na segunda-feira (4/10) no Chile a Operação COOPERACIÓN I, primeiro exercício de integração entre forças aéreas americanas cujo objetivo é fortalecer a cooperação entre os países membros do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

O Brasil participa da operação com 62 militares e três aeronaves, um avião C-105 Amazonas e dois helicópteros H-60 BlackHawk. Parte desse grupo atua diretamente na estrutura de planejamento das ações, visando aprimorar os processos de planejamento, execução e controle das operações aéreas de apoio solidário a um país do continente afetado por desastres naturais.

Ao todo, 44 aeronaves de treze países e mais 35 aviões civis do país anfitrião completam o cenário do treinamento da Operação, que tem, como pano de fundo, uma suposta catástrofe ocorrida na região sul do Chile, em consequência de um abalo sísmico e de um tsunami ocorridos em 1º de outubro.

Dessa forma, as várias aeronaves de guerra envolvidas na Operaçãoo COOPERACIÓN I deverão prontamente atuar em conjunto no apoio imediato a essa calamidade, visando unicamente a salvar vidas e contribuir para a recuperação social e da infraestrutura local.

Os 13 países que participam da Operação são: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Sob a coordenação do Brigadeiro-do-Ar Luis Antonio Pinto Machado, a Forca Aérea Brasileira (FAB) planeja voar 240 horas com as três aeronaves envolvidas na Operação, que termina no dia 15 de outubro.

O Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), com sede em Washington, EUA, é uma organização apolítica e de caráter voluntário que tem como meta promover e fortalecer os laços de amizade e apoio mútuo entre as forças aéreas participantes.

O Exercício COOPERACIÓN I pode ser acompanhada pela internet, no endereço eletrônico cooperacion1.fach.cl/.

FONTE: FAB – Agência Força Aérea

FOTOS via FACh (Força Aérea do Chile) e FAB 

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RtadeuR
RtadeuR
9 anos atrás

Importantíssimo esse exercício. Os problemas naturais hoje em dia estão matando muita gente, as destruições por tsunamis, terremotos, ventos envolvem prejuizos de milhões, e aí não tem fronteira pra isso.
Integração dos paises amigos é importante. Aproveitando, a trilogia poderia prestigiar os Bombeiros do Brasil, eles fazem parte da Defesa do pais, os cursos de formação e especialização em salvamento são diversos e perigosos. Quando todos fogem do local, eles vão em direção à ele.

Sopa
Sopa
9 anos atrás

É minha falta de conhecimento ou esse H-60 tem a mesmo pintura dos da USAF ?

Sds