Bolívia quer adquirir equipamento militar russo mas necessita de crédito

37

vinheta-clipping A Bolívia quer conseguir junto à Rússia um crédito superior a US$ 100 milhões para a compra de equipamento militar de logística, com o objetivo de também adquirir helicópteros para tarefas de defesa civil.

O vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, disse à imprensa que o presidente do país, Evo Morales, retomará o assunto na reunião que terá hoje com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, em Caracas.

Linera lembrou que a Bolívia tenta obter desde 2009 um empréstimo de até US$ 100 milhões para “repor material” das Forças Armadas e para a compra de veículos militares.

O Governo de Evo Morales esclareceu que o plano de equipamento e modernização das Forças Armadas não é para provocar seus vizinhos, mas para defender a unidade do país e seus recursos naturais.

Uma parte do empréstimo russo servirá também para financiar a compra de um novo avião presidencial que será fabricado pela empresa estatal russa Ilyushin Finance Co.

Morales também se reunirá com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para conversar sobre temas bilaterais de caráter comercial.

FONTE: EFE, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Harry

Caros

” Uma parte do empréstimo russo servirá também para financiar a compra de um novo avião presidencial que será fabricado pela empresa estatal russa Ilyushin Finance Co. ”

O tratamento VIP do Lula esta fazendo bem ao Morales,
compra aviões do Brasil nem pensar, isso que é ser ” mui hermano ”

Abs

Renato

Estava pensando a mesma coisa. Quero ver o que ele vai oferecer para os Russos, minério que eles já tem?

Invincible

Muy hermano el señor Morales!

Comprar avião Presidencial da Rússia sendo que o Brasil pode oferecer o avião e a logística no lado da Bolívia?

Isso é quase uma ofensa ao Brasil. Sei que eles podem comprar avião de quem eles bem entendem. Mas convenhamos que fica no mínimo feia para nós. Isso é para aprender.

Sukhoi

O único problema disso é: Como a Bolívia vai pagar?

Rogério

Caro Harry,

Disse tudo, Argentina preferindo o Saab 340 ao nosso E-99, agora a Bolivia preferindo os russos.

O Brasil e seus parceiros, haja paciencia viu.

[]s

Nick

Evo seguindo a cartilha do seu mentor Hugo…..

Maioria dos bolivianos vivendo na miséria e ele querendo empréstimos para armas….

[]’s

Ilya Ehrenburg

Meus caros… Vamos parar com as alucinações. Os Bolivianos vão comprar helicópteros Mi-17, mísseis Kornet e um gigantesco Il-96 – VIP, por extrema necessidade. Dos helicópteros nem é preciso gastar muitas palavras para explicitar a necessidade, dos mísseis anti-tanques, se justificam perante a ameaça sentida dos chilenos e seus novos “Leopards”. Quanto a aeronave VIP, devido ao sentimento pátrio, que não deve seu líder se deslocar em aeronaves de países amigos, a toda hora. Vão comprar dos russos, pelo motivo simples e objetivo, que será tal compra financiada por órgãos financeiros eslavos. Ou seja, junta-se a aeronave VIP com as… Read more »

Harry

Caros Na BBC Brasil deu que Sr. Evo Morales, após uma instrução as as Forças Armadas da Bolívia passaram a adotar a partir desta terça-feira, um lema socialista controverso e novos símbolos nacionalistas em seus uniformes. O lema “pátria ou morte, venceremos” foi levado à Bolívia pelo guerrilheiro Ernesto Che Guevara e popularizado no mundo pelo ex-presidente cubano Fidel Castro. Além do novo lema, Morales ainda instruiu a adoção da bandeira dos indígenas, conhecida como la wipahala nos uniformes dos militares, como o a nova bandeira de guerra das tropas bolivianas. Morales argumenta que os novos inimigos dos militares devem… Read more »

MA

Quando dizem que é incabível o Brasil investir em melhorias militares sendo que o sistema público está tão deficitário, há muitos argumentos contra, afinal somos uma das maiores potências econômicas e o atual estado do maquinário estatal é mais resultado da falta de gerenciamento adequado que de verbas… Mas poxa, a Bolívia é quase um país falido! Sem nosso contrato de fornecimento de derivados do petróleo eles simplesmente quebram… Eu olho torto para um credito desses por parte deles, mesmo sendo de parcos 100 milhões. É como se eu tivesse uma esposa, três filhos, sem dinheiro para sequer comprar pão… Read more »

Harpia

É muito fácil acabar com a marra desse “cacique metido a besta”. É só parar de importar gás que eles vão direto para a UTI.
Isso é: depois que ficar pronto os gasedutos do pré sal e depois que o LULA for embora é claro. 😀

Vitor

E adivinha contra quem eles estao se armando. Ja tomaram nossas industrias. Pagamos caro por um gás que já é excesso pra gente. E pouco a pouco ignoram quem poderia ser um grande parceiro economico e social.

Ilya Ehrenburg

Estou pasmo! Como vocês estão desinformados! Que opiniões tolas! 1) A Bolívia é a nação latino-americana que mais derrotas possui em seu histórico. Não me lembro de uma contenda bélica sequer, na qual tenham sido vitoriosos! 2) A Bolívia é uma nação onde a maioria étnica é indígena. Nada de estranho há em adotar bandeiras e lemas indígenas. 3) As compras de armas russas, acima mencionadas, são de helicópteros de transporte, no seu maior valor. Cuja utilidade se faz urgente, para enfrentar as emergências naturais. 4) A Bolívia não consegue atender sequer os contratos de exportação para os argentinos. E… Read more »

Rafael

Isso, porque o nosso querido presidente disse que o Brasil vai continuar comprando gas boliviano, mesmo sem precisar(pre-sal e outras refinarias), pois a Bolivia é pobre e precisa de dinheiro.
Isso é um aviso para quem defende aliança com os nossos visinhos e outros acordos bilaterais.

OFF TOPIC: foi mal mas a informaçoes dobre a ligação do Paraguai com o MST.

Precisa falar mais alguma coisa.

Alecsander

MA

Você esta errado, a Bolívia é um dos países mais pobres da America Latina, mais ele não é um país falido, muito pelo contrario, foi o país que em 2009 teve o maior crescimento econômico dos países latinos, e agora não tem mais o menor PIB da America do Sul, que agora é do Paraguai.

Harpia

Tome cuidado com sues comentários, se você debocha das políticas ideológicas de Evo Morales é uma coisa perfeitamente natural, mais se você debocha das origens indígenas dele você esta sendo racista. E racismo no Brasil é crime se lembra.

Um grande abraço.

angeloRS

MA disse:
3 de abril de 2010 às 22:19: “…e o atual estado do maquinário estatal é mais resultado da falta de gerenciamento adequado que de verbas…”

O Senhor está coberto de razão. Como servidor público, vejo a total falta de planejamento e previsão de gastos para manutençao de nossos equipamentos, assim como seu mal uso.

Mauricio R.

Existem brasileiros que trabalham na fronteira boliviana e tem sido sistematicamente molestados pelas autoridades locais, sem que o Lula se digne a descer do pedestal p/ apoiá-los.
E a Bolivia tem sido mto estridente c/ relação as hidro-elétricas que pretendemos construir no rio Madeira em território brasileiro.

Mauricio R.

“6) A Petrobrás ganhou os direitos de exploração do maior e mais novo campo de gás, da Bolívia.”

Qual a data dessa noticia???

Ou é aquele campo, que depois de posto a produzir, nos foi confiscado???

Genivaldo

Caros amigos! Fico desconfiado que com as loucuras de Hugo Chaves e Evo Morales estas compras militares e um crescente poderio belico , não está o alguns paises sul americano vendo um Brasil com um futuro USA e é necessário se igular ou seperar o Brasil, tendo algumas notícias iquivocadas secretamente entre eles. Cuide-se Lula já estão querendo desenvolver energia átomica com ajuda da Russia.

Samuel Henrique

Mas ainda não têm um caça para a FAB (Brasileira) treinar combate BRV!!!!!!
Tá dificil de abater alguma coisa por aquelas bandas!!!!!!!

Será que uma ação de AMX já bastaria para destruir as bases militares e seus misseis anti-tanque????

Patriota

O Governo chinês doou a Bolivia veiculos , motores navais e peças de reposição no valor de 2,6 milhões de dolares .
A doação inclui 37 ônibus da marca Hinger, 21 caminhonetes Nissan ,
motores de popa e um grande estoque de peças de reposição.

Paulo

Estamos mesmo num dilema. Devemos continuar pajeando nossos vizinhos ressentidos, sendo a cabeça da sardinha, ou nos voltarmos de vez para os países do primeiro mundo, sendo o rabo do tubarão?
A idéia não é minha. Foi aventada por um ex-presidente cassado e hoje senador.
Embora eu defenda um apoio maciço ao Mercosul (não disse Unasul), começo a me perguntar se compensa gastar vela com defunto ruim.

Audaz

Puxa, nem uma palavra sobre equipamento militar brasileiro, será que os bolivarianos temem ficar com uma dependencia em material de defesa do Brasil? Realmente “mui amigos” nossos hermanos.

Giordani RS

Olhem aí! Enquanto nós ficamos discutindo sobre Rafaele vs Gripen os “amigos” de brasília VÃO AS COMPRAS! Ou seja, eles agem! Não se surpreendam se o MiG-29 for incorporado a força aérea boliviana. E enquanto isso, nós damos a bolívia uma refinaria e depois de construírmos o gasoduto, eles tomam de nós…alguém aí em cima perguntou como ele vão pagar…ah…e se bobear, o seu celso-ácefalo-amorim, vai defender que o BNDES financie as compras bélicas bolivianas…será que só o Chile e a Colombia enxergam o que está por vir na América Latina?

Paulo

Sai dessa Obama: Do portal Terra Morales pede a Putin para que Rússia volte à América Latina “com força” O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que pediu ao primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, para que o país volte “com força” à América Latina durante o encontro entre ambos em Caracas na sexta-feira passada. Morales relatou o pedido após votar nas eleições regionais e municipais bolivianas na cidade de Villa 14 de Septiembre, na região central da Bolívia. “As relações com a Rússia sempre foram boas. Eu pedi nesta reunião com o primeiro-ministro da Rússia que haja uma maior presença… Read more »

jomado

…porque não investir em educação….é a melhor defesa…

Bernardo R.

Que comprem dos russos…. eu não confio nesses vermoelhos caloteiros!!!

Empréstimo ou financiamento para eles??? JAMAIS!!!!
tsc tsc…. ou, jamais novamente…

Nunca esqueceremos do que nos fizeram quebrando os contratos com a Petrobras!!

Darkman

O caras tem atitude e estão escolhendo o mas barato e o um dos melhores equipamentos.
Compram e resolvem o problema.
O grande negocio se resolve sem grande divulgação, sem grandes especulações e nem muita noticia na imprensa sobre o que vai se comprar.
Ou seja não existe novela, simplesmente se compra !!!

Abs.

Sukhoi

Mania de brasileiro de achar que os “hermanos” da AL nos veem como um “irmão maior” e que eles são obrigados a comprar aviões do Brasil.

Os caras compram de que eles quiserem.

vassili

Mig-29 na Força Aérea Boliviana???????????

Isso é tão provável de acontecer, como a recente compra, pela Argentina de 36 F-22 para substituir os veneráveis Mirage IIIEA.

De quebra, os A-4AR tb estão com seus dias contados, pois o contrato para outros 36 F-35B tb está em fase final de negociação. E o melhor, é via FMS…………..

cada coisa que leio………..

Nem os L-159 eles conseguiram adquirir, imaginem Mig-29……..

abraços.

Francoorp

Giordani RS disse:
4 de abril de 2010 às 10:50

“”Olhem aí! Enquanto nós ficamos discutindo sobre Rafaele vs Gripen os “amigos” de brasília VÃO AS COMPRAS! Ou seja, eles agem! Não se surpreendam se o MiG-29 for incorporado a força aérea boliviana.””

MIG – 29 na FABol….. olha que o dia 1° de abril já passou hein, esta atrasado na brincadeira !!! HHAHAH

Valeu !!

X-nobe

Meu Deus, quanta tolice, os caras receberam uma lavagem cerebral por lerem uma revista como a Veja. Isso é o que acontece com gente que não se informa direito.

Bruno Rocha

Ainda acreditam em um dia a América Latina unida? Eu já começo e me questionar qui. É cada vez mais crescente a compra de material bélico desses países. Vou explicar da forma mais fácil possível. Os governos populistas, como de costume, sempre viram com maus olhos a presença militar americana. Claro! Pois são seguidores do modelo político soviético. Isso explica a proximidade desses países em comprar equipamento militar russo. O que quero dizer, é que não é exatamente por esse motivo que eles não se alinhariam ao Brasil, pois cada país latino tem uma visão meio que de uma autonomia,… Read more »

Bruno Rocha

Harry disse:

Ainda bem, pois essar marca russa aí…

Se cair o avião e não for nosso, é a Rússia que seria ser chamada de traidora rsrsr

Imagine se fosse da Embraer e ele caisse?

Imagine o governo atiçando a população contra o Brasil?

Eles seriam bem capazes, $ó para ganharem alguma coi$a em tRoca, em ca$o de indenização.

Francoorp

Certo que o interior do IL-96 é grande hein…

Este é o interno da classe economica da Cubana airlines:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f9/Cubana_IL-96_economy_class_cabin.jpg

Gostei…

GIGGIO

O aviâo presidencial não é o Antonov AN-148 ? Ilyushin ? Qual ? o IL-96

Ceguinho

O medo dos Piratas do Século XXI Pobre do Chavez, DONO da Bacia do Orinoco (quatro vezes mais petróleo que o Pré-Sal brasileiro…). Morales, tadinho…dono de 50% das reservas MUNDIAIS de lítio… Gostaria de saber se o Evo dissesse ao MUNDO: Só vendo MEU lítio para o Kremlin… O mundo PÁRA. Haaaa Vão ter que negociar com a KGB que na OMC não vai dar não. Ainda bem que do lado brasileiro (Rondônia e Acre, que foram da Bolívia), tem MUITO lítio também. Bolívia quer usar lítio para gerar energia atômica http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/02/28/bolivia-quer-usar-litio-para-gerar-energia-atomica-754636968.asp Bolívia: Arábia Saudita do Lítio http://pedrodoria.com.br/2009/02/04/bolivia-arabia-saudita-do-litio/ Reservas de… Read more »

Skill

Bolivia…quer comprar amas?

Hummm..vejo que realmente é questãi de estado a saida para o MAR.

O Chile que se cuide…

Um grupo de guerrilheiros armados de KOrnets…darão trabalho…e sem contar os Iglas…AKs…RPG32 ou 7…por ae vai.

Uma guerra convencional para “abrir” caminho ao Mar não será vantajoso. Então sera lassidão.