Entidades sindicais de SP defendem caça sueco

98

vinheta-clipping De acordo com informações divulgadas no blog de Luis Nassif, a CNM – Confederação Nacional dos Metalúrgicos, ligada à CUT, assinará, na próxima segunda-feira (05/04), declaração de apoio ao caça sueco Gripen. A CNM é ligada à CUT.

A preferência pelo modelo sueco como o novo caça supersônico da aviação militar brasileira é justificada pelos metalúrgicos como essencial ao projeto de desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira.

Além da Confederação, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) de São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e IF Metall, principal sindicato sueco da indústria automobilística, apóiam a escolha, que será formalizada na sede da CNM/CUT, em São Bernardo.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que esteva na Suécia visitando à fábrica da Gripen, é um dos que estará presente ao evento.

Luiz Marinho defendeu publicamente a escolha do caça sueco, com o argumento de que o projeto sueco trará impacto positivo à indústria brasileira e à Região.

Caso o Gripen for escolhido, parte do sistema do caça será fabricada em São Bernardo. A Embraer, com unidades em São José dos Campos e Gavião Peixoto, ambas no Estado de São Paulo, também participará do projeto.

O avião sueco já recebeu manifestações de apoio da FIESP, da indústria aeroespacial nacional e de setores da FAB. Consta que o relatório técnico da FAB aponta o avião sueco como a melhor opção.

FONTE: Brasília em tempo real

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giuliano
RenanZ

Ahh..

O que importa é a opnião do presidente
A pessoa mais capacitada a tratar do assunto
pois entende MUITO bem de aviões e
de industrialismo………..

Bruno Rocha

Viu só o que eu disse!?
Ou sai agora eu não sai. Eleições aí, a oposição não vai deixar.

PC

Agora a CUT também entende de avião?
Então não precisa de ITA, AFA, Escola de Guerra, Estado Maior, etc.. e mais um monte de siglas.
Vamos pegar um caboclo daqueles da CUT e ele que resolva e desenvolva nossa estratégia militar e industrial.
Ora bolas.
sds

latino

Concordo com o amigo Bruno Rocha ,mesmo que fechem a compra dos rafales ,ainda essa semana o acordo sera muito bombardeado ;pela oposição,
mas como vemos na materia ate a base aliada faz força pelo sueco gripen ng .

ta ficando meio dificil para o governo ,com o apoio da FAB ,FIESP,Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e IF Metall ,e a propia CUT na jogada ,a briga vai ser das grandes .

Robson Br

O erro da FAB foi deixar seus interesses internos chegarem a esse ponto.

Se a escolha do governo fosse o gripen seria a mesma coisa. Infelizmente a FAB deixou se contaminar.

emerson

Outra notinha na imprensa sobre o NG, apenas confirmando minha impressão de que a SAAB está executando uma estratégia bem agressiva. Falamos isso em outros posts e mais esse post apenas confirma.

Robson Br

Essa compra está virando bode expiatório daqueles que são contra um projeto. A FAB deveria ter feito igual à Marianha do Brasil que escolheu as suas prioridades e uma a uma está saindo. Nâo adianta falar que o sub tal era mais barato que o outro tal. O que pesou foi os objetivos a ser alcançado. Com o Caça é a mesma coisa. Não vai ser os 36 que ira definir o futuro tecnológico do país. Como um caça que não tem nem apoio nem de seu país pode ser o melhor para o Brasil. Que não tem nem 40%… Read more »

Matheusts

mais o Gripen vai ser começa a fabricar quando 2016?
vai vim com motores radares e demais sistemas?
FAB tem o gripen como favorito em 2009 pelo oque eu saiba.
tamo em 2010 com relatorios novos para com isso de que o gripen é o favorito da FAB.

vplemes

PC disse:
2 de abril de 2010 às 23:16

Porque não? Se um ex-sindicalista e um ex-deputado se arvoram em conhecedores do tema, e até forçam a FAB a mudar relatório para endossar suas e$colhas pe$$oais, qualquer um pode dar opinião.

Robson Br

Como os ataques estão se intencificando, acredito que o resultado já deve estar próximo.

Raul Cotrim de Mattos

Esqueçam, o Brasil nunca será um grande país!
Rafale no Brasil agora é só um sonho… vamos voar com um fusca de 4a geração.

Esse blog parece receber dinheiro da SAAB também, assim como o defesanet, que faz propaganda com banners.

Que vergonha! Até blogueiros da área que você acha que sao íntegros, colocam interesses pessoais na frente dos interesses da nação.

Agora ficou claro que esse blog nao é nada neutro e entendi pq o Gripen está tao bem na enquete…

Que vergonha! Até vocês!

Harry

Caros

O que está sendo proposto pela Saab é uma parceria para o desenvolvimento, produção e comercialização da aeronave Gripen NG para todo o mundo, inclusive para a própria Suécia.

O interesse da CUT é um reflexo da proposta sueca:

É o programa que irá gerar mais postos de trabalho de alta tecnologia.

Com a garantia de exportação de serviços e componentes, com grande potencial de exportação dos caças.

Será produzida no Brasil, sob os requisitos operacionais da FAB.

Abs

Bulldog

Faziam greva na Scania, agora querem fazer na Saab..ahahaha

Bulldog

Greve*

Harry

Caro Raul Cotrim de Mattos disse:

Proponha então que visite a outro blog que pareça receber dinheiro dos Franceses, que tenha só bloqueiros assim voce que promova o Rafale, estará assim entre os integros como voce.

Abs

Vitor

A escolha politica que o presidente tanto quis é isso. É a escolha do povo. Todos dando opnião ou ele pensou que escolheria sozinho? O presidente é um representando e nem por isso absoluto. Apenas um dos tres poderes.
“O homem é um animal político”
— Aristóteles

Raul Cotrim de Mattos

Bom, mas eu não fui comprado pelos franceses, apenas dou minha opinião como brasileiro, nao como bloqueiro. A SAAB está investindo em propaganda em todos os meios de comunicação, como todos nós já percebemos. Sei que o Gripen é uma avião muito menos capaz e que a proposta de transferência de tecnologia é muito limitado, visto que a própria Suécia produz muito poucos componentes da aeronave. No caso do Rafale, a transferência de tecnologia pode realmente acontecer, pois grande parte da aeronave é francesa, como as turbinas. Se não me engano, a Helibrás frabricará os motores do Super Puma no… Read more »

(IN) Fury

O maior responsável por isto tudo foi o sr. presidente quando resolveu meter o bedelho em um processo estritamente técnico. A decisão política já tinha sido feita antes quando decidiram abrir o FX-2 e as regras do jogo, ali acabava sua esfera de competência. Algum dos senhores acredita piamente que na Europa e EUA civis discutem qual é o melhor caça? Não! Isto é competência militar! Vão dizer o mantra “transferência tecnológica irrestrita”, mas o que isto significa? Os especialistas da FAB/COPAC sabem, passaram anos estudando o tema e deram seu veredito, e a escolha não recaiu para o avião… Read more »

jurandir

Calma pessoal!Tem gente que está com os nervos a flor da pele por causa desta demora na escolha dos caças,parece até que se trata de apenas dois concorrentes,vocês esqueceram os F-18 SUPER HORNETS.

jurandir

Calma pessoal!Tem gente que está com os nervos a flor da pele por causa desta demora na escolha dos caças,parece até que se trata de apenas dois concorrentes,vocês esqueceram os F-18 SUPER HORNETS.

jurandir

Calma pessoal!Tem gente que está com os nervos a flor da pele por causa desta demora na escolha dos caças,parece até que se trata de apenas dois concorrentes,vocês esqueceram os F-18 SUPER HORNETS. Americano não e burro,a cada dia cresce mais a influência Russa na America do sul,isto é de deixar qualquer yanque com as orelhas de pé,portanto não surpreendam-se se o nosso expert em aviação militar(nove dedos de terror +conhecido como Lula)fizer um acordo com o tio Sam,sabe como ele gosta de contrariar né.

Nick

Podem considerar mais um movimento do looby Sueco, que está atuando de fora para dentro. No caso do Rafale, vem de dentro do Governo. Quem decide está fechado com o Rafale. Mas o preço político está aumentando. A corrida presidencial já começou. Dilma não é Lula, zero carisma, Serra tabém não tem carisma, mas já é um rosto conhecido. A questão é: Lula dará ou não munição para a oposição? Tudo que o PSDB e o DEM querem é que o Lula assine em prol dos Franceses. Será munição política para meses…. Voltando ao CNM-CUT é importante notar que é… Read more »

Nick

errata: looby=lobby

[]’s

Robson Br

(IN) Fury disse: 3 de abril de 2010 às 6:42 “”” O maior responsável por isto tudo foi o sr. presidente quando resolveu meter o bedelho em um processo estritamente técnico. “”” Engana-se meu amigo. A decisão realmente é do chefe da naçâo. Foi ele que foi eleito para tomar decisões pelo povo. Não importa se você , eu e outros, sei lá, não votaram o importante que por duas vezes ele foi eleito por um sulfrágio universal e incontestável. Também vai passar o governo pelas mesmas regras que foi eleito. Quanto ao processo de compra deste tipo de equipamento,… Read more »

Almir

Pois é minha gente…. Está cada vez mais difícil de justificar a opção elo Rafale…

Robson Br

Infelizmente a FAB não soube aonde deveria parar. Alguns se aliaram ao poder econômico e passou a usar esse caça por ser mais barato (nem tanto) para atingir politicamente o governo. Realmente é um caça Frankstein que nem seu governo fez algum movimento para bancar seu desenvolvimento. Se alguem acha que os EEUU estão interessados que a indústria francesa ou sueca de armamentos vão para frente, estão muito enganados. Aceitaram o gripem por ter os componentes vitais deles. O gripen é do mesmo nível do F-16, e se alguém acha que eles vão permitir uma concorrência com seus produtos podem… Read more »

Ozawa

Fazendo um paralelo com a Semana Santa:

Pelos últimos acontecimentos desse processo de escolha, o Jobim bem parece estar em seu “Jardim do Jetsêmani”…, só e prestes a enfrentar o martírio…

Mas, ao contrário do personagem original, este, Jobim, teve muitos pecados nessa questão, e se for “crucificado”, não terá sido sem razão.

De todo modo, como disse Caifás, é melhor o sacrifício de um, do que de toda a nação…

O fim (do FX2) está próximo… É hora de olharmos para o céu, e ver que (caça) virá…

Paulo

Um passarinho me contou que o que está retardando o anúncio do FX2, na verdade deixando nossos governantes com um drama de consciência, atende pelo nome de Su35.

jomado

…comprar um avião pronto, e deixar passar o cavalo encilhado(digo gripen)não consigo entender, mesmo me esforçando…não consigo mesmo…deixar de favorecer o desenvolvimento da industria nacional…

José Luiz

Estou adorando! Quero ver a república sindicalista do Brasil, contrariar o interesse dos sindicatos! Enquanto foram técnicos da FAB que deram o parecer (mais de 22.000 páginas) não se levou nada em consideração. Agora, a palavra dos “cumpanheros”, vale sim! Tem voto na próxima eleição!

Rodrigo

CUT contra o PT é o mundo bizarro em ação… kkkkkkkkkkk Só falta ter passeata na Paulista, contra o Rafale.. Moro perto, vai me torrar o saco, mas esta eu não vou reclamar. Se o mandatário tiver um pouco de juízo ele empurra com a barriga e deixa para o sucessor. Quem vazou este relatório é um gênio e vai conseguir embaralhar o processo. 😉 Entre a certeza da m…. que vai dar com os franceses eu prefiro cancelar. Quem sabe um processo no INICÍO próximo Governo, sem uma eleição presidencial por perto, dividida em duas partes, feita com calma,… Read more »

Radical Nato

Não sei mais o que pensar.

França: estrategicamente independente dos EUA, potência nuclear,
Tem um pedaço de terra na AL ( Guiana Francesa ), acho que mais tarde ela vai fazer um puxadinho.

Suécia: Muita loira, muito frio, muita scania, muito volvo e a rainha Silvia tem um pé no Brasil.

Mas levando em conta o parecer técnico da FAB e o apoio da embraer,
estou começando a mudar de opinião.
Antes o meu escolhido era o Rafale, mas estou começando a ver com bons olhos o caça Sueco.
O quê que a propaganda não faz?

Sds.

Robson Br

jomado disse: 3 de abril de 2010 às 10:57 “”…comprar um avião pronto, e deixar passar o cavalo encilhado(digo gripen)não consigo entender, mesmo me esforçando…não consigo mesmo…deixar de favorecer o desenvolvimento da industria nacional…”” A FAB precisa de um caça para ontem. Não dá para esperar por um caça de 4ª geração que não tem nem seu desenvolvimento definido e nem seu governo apoia. Não tem armamento próprio e indiscutivelmente quando estiver operacional (se isso acontecer) já estará muito atras do próprio Rafale que continua sempre se modernizando. O que a SAAB pode acrescentar ao Brasil? NADA. Simplismente pelo fato… Read more »

Cláudio

O próprio saite já mostrou uma matéria onde foi feita uma pesquisa pelo Consórcio Eurofaiter, com a finalidade de descobrir qual Caça da atualidade seria o melhor, a pesquisa se restringiu ao F22 Raptor, Sukoy 35, Eurofaiter e Rafale F3. O Resultado foi o F22 em primeiro lugar, seguido de empate entre Rafale e Eurofaiter. Tendo envista a matéria publicada no saite, que retrata pesquisa Européia, com finalidade de avaliar o Eurofaiter frente a outros Caças da atualidade, é possível afirmar que no FX-2 a melhor aeronave é o Rafale F-3 que já vem sendo atualizado e brevemente será um… Read more »

Giordani RS

Por quê a$ me$ma$ centrai$ $indicai$ não movem uma palha em prol de estaleiros? Não deram um único pitaco sobre a construção dos submarinos…nem sobre o fato da odebrech…mas aí, sobre avião e industria aeroespacial entendem? Então por quê deixaram a varig quebrar? Se as centrai$ realmente se preocupa$$em com a indústria aeroespacial brasileira, por quê deixaram a VEM ser vendida para um grupo estrangeiro? Por quê não defendem a base de lançamento de foguetes? A mesma central que apoia a SAAB é a mesma que apoia os quilombolas contra a FAB???? A mesma que apoiou a intervenção do governo… Read more »

Wolfpack

Estou triste pela EDA e nem vou comentar FX2 hoje… Bom sábado a todos…

Cláudio

O Comentário do “ROBSON BR” é muito bom.

A SAAB não vai acrescentar nada ao Brasil, a EMBRAER é uma empresa semelhante a SAAB, pois não tem produção de aviões com tecnologia 100% própria. Dessa forma teriamos um pessoa manquitóla se apoiando em outra pessoa manquitóla. Com um agravante, a capacidade das duas empresas é igual, ventual associação com a SAAB seria para ter uma Turbina e Aviónicos por exemplo.

Montagem de Avião em Chassi próprio com peças de empresas de outros Países, bem como a submissão esses outros Países, a EMBRAER já domina essa tecnologia.

Evaristo

Os suecos estão se excedendo no lobby pró Gripen NG. Querem vender um avião que nem existe. Porque eles não o apresentaram na Índia, como prometeram? O Rafale é um avião muito superior, vale por dois Gripens. Me surpreende esse blog participar desse lobby, visto que o avião em questão é inferior ao que o governo brasileiro quer comprar. A oposição e a imprensa brasileira tem interesse em dificultar o máximo a compra do Rafale por questaõ ideológica partidária, visto que eles defendem os interesses dos Estados Unidos e esse país quer o Brasil dependente da sua tecnologia, presente no… Read more »

(IN) Fury

Caro Robson Br, Presidente não é Deus! Mas, dentro da lógica do presidencialismo imperial que rege nossa semi-democracia você está certo. Para o presidente-deus e aqueles que acreditam, sublinarmente, nos poderes sobrenaturais do presidencialismo iluminado tudo que Ele faz é certo, independente das conseqüências nefastas que isto pode gerar no futuro. Contudo, dentro da lógica de uma democracia real, aquele que impera nos países do primeiro mundo, onde cada ator tem consciência clara seu papel dentro do sistema político, e responde legal e politicamente por isto, você está mais do que redondamente errado. É por este tipo de visão que… Read more »

Carlos Augusto

A SAAB, só esta prestando para tumultuar o processo de escolha do FX-2, mostrando uma falta de respeito absoluta, creio eu que por este motivo eles foram expulsos do programa indiano.
Gripen NG
NG = Próxima Gambiarra.

Rogério

Se o Lula estivesse preocupado com a defesa da Nação, dava o que a FAB escolheu, que no caso foi o Gripen, e pronto, o resto é politicagem.

Agora a CUT a favaor do Gripen??? ué eles são da oposição agora?? Já sei, devem ser ligados a imprensa conservadora e reacionaria que defendem os interesses ianques, rsss.

[]s

(IN) Fury

Caro Carlos Augusto,

Solicito fonte de confirmação da informação, os sites da força aérea indiana (http://indianairforce.nic.in/ and http://www.bharat-rakshak.com/IAF/) não confirmam seu post.
Creio que estas confundido a questão da SAAB ter enviado o Gripen C/D no lugar do NG na MRCA. Contudo, não existe informação oficial de que houve alguma desclassificação do Gripen por este fato. O que sabemos sobre o tema é que o Rafale “quase foi desclassificado”, tendo retornado por interferência direta do governo francês. A própria Dassault já confirmou a veracidade desta informação em press releases.

Rogério

(IN) Fury disse:

Simplesmente perfeito.

[]s

Rodrigo

Mauro, concordo com você!

Todo mundo que não entende do assunto, apóia o Gripen.

Resta ao NJ conseguir da FAB um relatório muito convincente para conseguir endossar o Rafale.

Vai conseguir ? Técnicamente vai, mas eu tenho certeza que será um apoio bem brando dentro da END, que terá o seu THE END em 31/12/2010!

Rodrigo

Já está nas mãos do Presidente, mas o relatório é irrelevante para esta questão. O que vai determinar ou não o anúncio do Rafale será o convencimento necessário da opinião popular, porque questionamentos existirão. É muito fácil chamar a imprensa leiga de vendida. O que você faria se o Governo decidisse entre três modelos, pelo último colocado e o mais caro, sendo que os outros trarão o mesmo ganho ? Tem mais é que questionar mesmo. Cabe ao Governo explicar de forma clara e que não deixe dúvidas, isto é democracia, se vão contar com uma ajuda enfática da FAB… Read more »

rober

Pessoal olhem esse link,eu vejo aqui muitos denegrindo o Helicoptero EC725,no qual compramos,cansei de defender o helicoptero mas tem um senhor especialista aqui que vive criticando a compra dos Helicopteros e dando como exemplo negativo da parceria,vou colocar uma matéria de um blog muito bom e isento,gostaria que os colegas dessem uma lida e tb o senhor especialista que tanto critica,são esses especialistas que defendem o gripen,gente que nem sabe o que fala apenas varia o mantra d sempre”Lula,Jobim,Rafale” http://pbrasil.wordpress.com/2010/04/03/black-hawk-x-ec-725/#more-14184 Olhem essa ,até o jornal o globo já caiu na real : Favorito da FAB, caça da Saab não voou… Read more »

Mauricio R.

“…vejo aqui muitos denegrindo o Helicoptero EC725,no qual compramos,cansei de defender o helicoptero mas tem um senhor especialista aqui que vive criticando a compra dos Helicopteros e dando como exemplo negativo da parceria,”

OFF TOPIC: Aí se vc se acha assim tão isento, procura a palestra do piloto chefe da Bristow Helicopters, se vc fizer uma busca no blog sobre essa eca francesa, vc vai achar.
A empresa voa essa eca no Mar do Norte e não tem nada de bom a dizer sobre ela.
Mas p/ uns tipos tal qual vc, isso é denegrir, não discordar.

Rodrigo

Plano Brasil isento ?? kkkkk Pelo menos ele foi razoável e não comparou o EC725 com o BH, que são de categorias muito distintas, só em fórum de internet eu vejo isto, mas como ele pode marcar 1 x 0 se ele mesmo admite que são de categorias distintas ?! Depois você vem aqui chamar este blog de isento. O UH-60M está entrando em produção este ano, como pode ser o mais usado ? Da categoria do EC725 ali só o S-92 que é superior, mais barato e tem partes feitas no Brasil. Vocês já atentaram para o insignificante detalhe… Read more »

Paulo Pedro

A palavra final e do presidente,podem gritar ,espernear,chorar,gritar,nao adianta,a resposta para a saab esta pronta ,vai ser um pe na b…,amadores pensam que podem ganhar no grito,se deem ao respeito,um lembrete ,o futuro caca nao e para sp,cut,embraer,e para o brasil,de norte a sul.