O rival russo do sistema GPS americano ganhou mais três satélites, lançados por um foguete Proton-M do centro espacial de Baikonur, no Kazaquistão.

O Glonass, um sistema de navegação global por satélite, equivale ao GPS (Global Positioning System) americano e também foi projetado para uso militar e civil. Ambos os sistemas permitem aos usuários determinarem suas posições com erro de poucos metros.

A Rússia tem atualmente 22 satélites Glonass em órbita, mas somente 16 estão operacionais. O sistema requer 18 satélites para dar cobertura sobre o território da Rússia e pelo menos 24 para prover serviço de navegação em todo o globo.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco AMX

Interessante como alguns países “quebrados” tem políticas de estado/defesa diferentes do nosso… que não tem nenhuma! a Russia mesmo em dificuldades financeiras continua desenvolvendo e aplicando suas tecnologias avanças, mesmo para descrença/desgosto de muitos… recentemente um país decidiu que podia peitar o cambalido, economicamente, “grande Urso”, com tecnologia ocidental e apoio da cia e do mossad, além de equipagens com informações sobre as capacidades de retaliação russa… deu no que sabemos! uma humilhação perante a soldados, ditos despreparados e a equipamentos, em sua maioria, defasados… equipamentos estes segregados a lixo… A pergunta que faço a alguns amigos do blog, que… Read more »

denner.miranda

Francisco o que vemos no Brasil é um grande contingenciamento de recursos do nosso programa espacial, além da sabotagem e espionagem(Vide caso do soldado francês que pousou lá e disse que estava perdido), não fosse aquele acidente, acredito que teríamos avançando um bocado, perdemos muito RH naquele acidente.

Francoorp

Francisco AMX em 03 mar, 2010 às 12:51 Assino embaixo do que diz teu texto sobre as políticas de estado, mas no contexto da matéria vale lembrar que o Brasil faz parte do GLONASS, então estes satélites serão também utilizados por nós, pelas armas e sistemas de navegação de nossas forças armadas!! Pra mim este acordo feito com a Rússia sobre o GLONASS gera a nossa independência do GPS Yankee, mas deveríamos é investir mais no nosso sistema que já está a caminho, o SIA. Para provar as minhas palavras, já que apenas se diz algo de verdadeiro sobre o… Read more »

M1

Só uma coisa, nao gosto do sistema GPS, vou explicar o motivo:
A primeira é a dos GPS blockers, que emitem sinais na mesma frequência usada pelo GPS, gerando interferência. Outra coisa, agora imaginem se fazer esse sinal gerar um ponto errado para o recepitor GPS.

Vejam isso http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8533157.stm

O sinal emitido pelos satélites é composto de pacotes sem encriptação.

Imaginem o problema que isso pode causar.

Imaginem em uma guerra eletronica.

abraços…

Não sei se os satelites desse sistema russo geram is pacotes encripitado, sei que isso vai gerar um custo alto, mas seria uma boa.

abraço

El Salvador

> “Russia has at present 22 satellite Glonass in orbit, but only 16 are operational”.

– WRONG!

Russia has at present 23 GLONASS satellites in orbit, 18 are operational, 3 new sats in a state of preparing to service, 2 on planned technical maintenance.

– Learn here, blog owner:

http://www.glonass-ianc.rsa.ru/pls/htmldb/f?p=201:20:9197039468273073087

El Salvador
alessandro

é amigos e tem gente que acha que a Rússia estava morta e enterrada.
Caça de 5 geração, sistema glonass sendo ampliado, subs nucleares novos, compras junto a frança e recorde de exportação de armamentos.
Acho que os Russos estão fazendo que nem os mineiros só comendo pelas beradas sem muita propaganda.
Chineses e americanos que gostam de fazer pirotecnia em tudo que fazem e que se cuidem….