terça-feira, outubro 19, 2021

Gripen para o Brasil

Voo em formação de AT-26 Xavante

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Voo de Xavante gravado em 1992, no Esquadrão Joker, pelo CB Romildo da Cruz.

- Advertisement -

18 Comments

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
entusiasta

Excelente video,para ser melhor só se desse para ouvir o som dos motores e não a música!!

Leigo

Creditos …

Direção: Jesus Cristo

? hehehe

ricjam

Algumas fotos e revistas que tem o Xavantões, CB Romildo da Cruz, Agora Sargento Romildo da Cruz, para informações de todos ele e Evangelico

http://picasaweb.google.com/ricardo.ricjam/RevistaZoom#

http://www.flogao.com.br/Modulos/Flogs/MorePhotos.aspx?login=aeronavexavante

Cabral

Leigo ainda bem que sois leigo se não teu pecado seria maior…

só um conselho: nunca vi ninguém brincar com o nome de Jesus Cristo e sair impune.

Diego

Esses chavantes já foram aposentados? É a primeira vez que vejo mais de 4 aviões militares brasucas em voo, muito lindo o video.

Leigo

Cabral

Você se enganou cara … Eu não brinquei com o nome de Jesus Cristo. Só achei curioso estar mencionado nos créditos do vídeo o nome do filho de Deus.

De nenhuma forma a minha intenção foi fazer um comentário maldoso. Para de ver maldade em tudo.

Fernando "Nunão" De Martini

Diego, O Xavante ainda voa no 1º Esquadrão do 4º Grupo de Aviação (1º/4º GAV), o Esquadrão Pacau, que opera na Base Aérea de Natal (BANT). Deve deixar o serviço em breve, sendo substituído no esquadrão por aeronaves F-5M. A Divisão de Ensaios de Voo do DCTA, em São José dos Campos, também o utiliza para instrução de pilotos de ensaio, e talvez o vetor dure ainda um pouco mais por lá, nessa função (são poucas aeronaves nessa unidade, de qualquer forma). Quanto a formações de várias aeronaves na FAB (de um mesmo tipo), de fato são raras de se… Read more »

Sopa

Até quando ??

Bruno

Cara cheguei a contar 16 Chavantes em voo fora o que estava filmando.

grifo

“Cara cheguei a contar 16 Chavantes em voo fora o que estava filmando.”

Já pensou este mesmo vôo com 16 Rafales? 300 mil dólares só para começar…

Muito bonito o vídeo, dá saudades.

Diego

Nunão, se eles foram fabricados por aqui, porque não mais os fazem? não valem o custo de serviço?

motosistemi

Por acaso alguém sabe onde andam os MI 35 da FAB?

Abs

Ronaldo

Justin Case

Nunão em 02 mar, 2010 às 19:30, disse: … ““Quanto a formações de várias aeronaves na FAB (de um mesmo tipo), de fato são raras de se ver. Em desfiles por ocasião de eventos aeronáuticos ou 7 de setembro, normalmente esquadrilhas de 4 aeronaves do mesmo tipo se apresentam. Uma vez (acho que foi em 2001), durante um evento de portões abertos no então CTA, em São José dos Campos, tive a felicidade de ver a passagem de uma formação de oito F-5 de Santa Cruz. Pena que já estava indo embora, já sem filme na câmera “analógica”.” Sobre voos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Diego em 02 mar, 2010 às 20:06 editar Nunão, se eles foram fabricados por aqui, porque não mais os fazem? não valem o custo de serviço?” Diego, foram fabricados de 1971 a 1981, mais ou menos. Ou seja, a produção foi encerrada há quase 30 anos e a FAB recebeu (se não me engano) 166 aeronaves AT-26(fora os poucos Impala de segunda mão adquiridos anos atrás para fonte de motores e peças e que voaram por alguns anos). Ou seja, a quantidade recebida deu e sobrou a ponto de poder ser mantido por quase 40 anos de serviço na FAB,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Justin Case em 02 mar, 2010 às 23:05” Legais as fotos, Justin! Boas para me lembrar de outra oportunidade em que vi muitas aeronaves da FAB no ar e que esqueci de colocar na lista (e com certeza estou esquecendo de mais algumas), há uns 10 anos. Depois de pousar no aeroporto de Natal estava esperando chegar umas pessoas e pude ver o pouso de uns 12 ou mais AT-26 em sequência, voltando de alguma missão de treinamento. O circuito de pouso estava muito bem feito, e acho sempre muito interessante ver a atitude bem particular do vetor na aproximação.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Diego,

Em tempo: lembrei agora que o segundo link ao final da matéria anterior a essa, que acrescentei mais tarde às fotos que o Galante já tinha colocado, tem vários desses detalhes da história do EMB-326 que citei de cabeça, e mais algumas coisas interessantes.

Alfabravo

Bons tempos!!

Edmar

Caros Amigos.:

O Brasil já fabricou o “AT-26 Xavante”, o “AMX A-1” e esta fabricando os “Super-Tucanos”, porque nós não desenvolvemos um treinador avançado com propulsão a jato?

Que eu sei estes foram ótimos projetos.

Abraços.

Últimas Notícias

FAB realiza enlaces de dados entre aeronaves usando o LINK-BR2 pela primeira vez

Os voos foram realizados durante a execução da Operação Íris, como foi denominada a segunda fase de ensaios de...
- Advertisement -
- Advertisement -