quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

Array

A notícia que ‘abateu’ o programa F-X

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

(… e o Su-35 quase foi para a FAB)

Sukhoi Su-35

Notícia veículada pelo jornal Folha de São Paulo em 28/04/2004

Título original: Russos devem vencer licitação F-X da FAB

A concorrência para a venda de caças à FAB (Força Aérea Brasileira) chegou ao seu ponto final com a Embraer, franca favorita no princípio da disputa, perdendo pontos preciosos. O próximo avião da FAB será mais provavelmente o russo Sukhoi Su-35. O sueco Gripen também tem boas chances, embora ainda não esteja 100% descartado o francês Mirage-2000BR, oferecido pela Dassault e pela Embraer.

Chegou ao Planalto, na quinta passada, o relatório da comissão que estudou o caso da venda dos caças, um negócio de US$ 700 milhões que prevê o fornecimento de 12 aparelhos para substituir os atuais Mirage IIIEBR, que estão caducando no fim deste ano.

A comissão, formada por 13 membros de ministérios e do Legislativo, analisou um dos itens do relatório confeccionado pela FAB sobre os aviões concorrentes: as compensações diretas e indiretas oferecidas pelos consórcios, o chamado offset.

Foi aí que a Dassault/Embraer perdeu fôlego por oferecer as compensações quase integralmente do próprio consórcio, abrindo pouca margem para a integração de outras tecnologias ou para abertura de mercado.

As propostas russa e sueca são mais tentadoras. Por exemplo: a Rosoboronexport, agência de promoção de materiais de defesa que se associou à brasileira Avibrás para oferecer o Sukhoi, se compromete com a compra de até US$ 3 bilhões em produtos brasileiros -além de transferir tecnologia sensível em várias áreas.

O relatório não é terminativo, apenas indicativo, assim como o da FAB -que analisou, além dos offsets, a capacidade operacional do aparelho, a logística, o suporte pós-venda e aspectos estratégicos.

O que torna o Sukhoi favorito, segundo a Folha apurou, é uma conjunção de fatores.

O Ministério da Defesa é favorável aos russos, em especial porque a transferência tecnológica em outras áreas inclui a espacial -o governo tornou prioridade a retomada da construção de lançadores de satélite após a tragédia de Alcântara, quando 21 técnicos morreram na explosão do foguete VLS no ano passado.

A Defesa já tem um acordo assinado com a Rússia para o intercâmbio nesse setor. A compra do Sukhoi é uma seqüência lógica ao quadro, embora o ministro José Viegas negue que haja tal relação.

Além disso, ao tornar-se parceiro da Rússia, o Brasil abriria mais possibilidades de negócios com o país -o que é uma das prioridades da política externa de Lula.

Mas há diversos poréns. Apesar de o Su-35 ser considerado pela própria FAB um aparelho superior aos concorrentes, há uma preferência velada na Força pelo Gripen e pelo Mirage. Há desconfiança em relação ao material russo, usado em uma escala pequena no Brasil, e dúvidas sobre os custos de manutenção e operação.

O Gripen desponta com uma boa proposta comercial e um avião moderno, embora com possibilidades de desenvolvimento futuro duvidosas e características pouco adequadas ao tamanho do Brasil. Nos bastidores, sua proposta de offset, envolvendo empresas suecas, é vista com simpatia por setores ligados ao comércio exterior do governo.

Há também o fator Embraer. Ninguém duvida que a empresa, maior fabricante de aviões do país, vá participar de alguma forma do processo de integração da nova aeronave -ou seja, da adaptação dela a padrões e características de missões da FAB.

A licitação, chamada F-X, sempre foi vista nos meios militares como uma forma de trazer a melhor parceria para a Embraer. Algo semelhante ocorreu na modernização dos caças F-5 da FAB, agora em curso.

Só que a Embraer se associou para oferecer um produto, o Mirage-2000BR, com os mesmos sócios que haviam comprado 20% de seu controle. Isso fechou as portas para outras parcerias, que eram desejadas pela FAB.

Por outro lado, a associação garantiu uma proposta comercialmente sólida com um parceiro tradicional. Além disso, a Embraer é considerada pelos militares uma cria sua -a empresa foi fundada pela Aeronáutica e privatizada em 1994.
Recentes declarações de Viegas, ainda que negadas depois, indicaram que a Embraer irá acabar participando do projeto. O “”como” é uma incógnita nesse momento, o que leva alguns dos concorrentes a acreditar que a regra do jogo ajuda a Embraer.
A comissão que analisou o relatório da FAB descartou o aspecto de criação de empregos por completo. Diferentemente do que a Embraer e a Avibrás propagandeiam, pouquíssimos postos de trabalho serão ganhos.
Ficaram fora da disputa, pelo relatório da comissão, o norte-americano F-16 (Lockheed-Martin) e o russo MiG-29 (RAC). A decisão agora está na mesa de Lula. Deverá ser tomada até abril, e anunciada em reunião do Conselho de Defesa Nacional, formado por vários ministros.
(IGOR GIELOW E RAYMUNDO COSTA)

NOTA DO BLOG: deve-se destacar algumas semelhanças com o processo atual do F-X2

  • As informações contidas no texto acima mostram também que o relatório da FAB vazou naquela época;
  • A FAB apontou um vencedor que não era exatamente aquele que o governo queria, lembrando que durante a camapanha Lula defendeu a Embraer e esta cobribuiu para a sua campanha;
  • Alguns meses depois dessa notícia o ministro Viegas foi substituído e notícias veiculadas recentemente dão conta de que Jobim também deixará o ministério;
  • Houve uma crise política naquela época depois do exército ter publicado uma nota na qual justificava as ações repressivas da ditadura militar. Atualmente existe também uma crise militar.

Pouco tempo depois da notícia transcrita acima a Embraer emitiu uma nota afirmando que considerava uma distorção “atribuir maior valor e importância a compensações de caráter comercial em detrimento daquelas de caráter tecnológico”.

LEIA TAMBÉM:

- Advertisement -

36 Comments

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington

Desde o FX1 os Russos juntamente aos Franceses eram os que mais se dispunham a transferir tecnologia, sendo que os Russos tinham dianteira pelos programas de cooperação em outras áreas como a aeroespacial, (Os Russos estão nos ajudando a desenvolver motores com propelentes líquidos), os mesmos sempre foram abertos a transferir tecnologia por meio de parcerias, assim como foi feito com a China e com a Índia e não seria diferente com o Brasil. No mínimo a eliminação do SU-35 BM do FX2 foi nebulosa…
Um grande abraço a todos…

Welington

OBS. Reparem na aerodinâmica desta aeronave…
Um grande abraço a todos…

A-Bomb

E o Brasil de F5……. O SU-35 BM deveria estar no lugar do caça Sueco. Ele pelo menos existe. De qualquer maneira a O Gripen ganhou mais não vai levar. Ha duas alternativas: 1º o Mula Atropela a FAB e assume os riscos políticos e ficamos com os Rafinhas. 2º o Fx-2 e cancelado ou postergado para o próximo governo (provavelmente Serra que no caso daria SH na cabeça). Enquanto isso Venezuela de SU-30 E Chile muito em breve ao que tudo indica de eurofighter typhoon. E nós? Nós de F5. F5 contra typhoon. Mais não ganha nem com 1000… Read more »

emerson

O FX foi encerrado por causa da crise financeira que ocorreu no pais no fim do gov. FHC e inicio Lula. O dolar chegou a 4 reais (não gostaria de partidarizar a discussão, mas basta lembrar da campanha suicida de Serra dizendo que o pais seria uma grande Argentina se Lula ganhasse. Mas como o Blog se tornou uma plataforma insana e mal educada contra o atual governo, achei relevante lembra-los). Mais. Esse Blog se esmera em criticar Lula. Em posts, notas e comentarios anteriores li dezenas de criticas em relação à postura do gov. em favor do Rafale que… Read more »

Udet

Emerson

Quem se perdeu foi você. Não tinha nada de crise quando o F-X foi cancelado. Na época em que o dólar foi a 4 reais o lula transformou o F-X em comida.

Udet

Completando

sehores moderadores, por favor fechem o blog assim evita esse tipo de comentário acima

Carlos

Emerson disse:

“o Blog se tornou uma plataforma insana e mal educada”

o cara vem aqui, coloca um único comentário e ainda metendo o pau no melhor blog sobre o assunto na internet. Amigo Emerson, se você tiver argumentos claros e definidos, é só expô-los. Do contrário, não opine e só leia.

Klevston Kvowster

Amigo Udet, calma, faça como o Carlos falou, cada um tem a sua opinião, eu durmo e acordo lendo este blog, sem puder contribuir com algum assunto relativo ao blog assim faço-o, no mais aprenda como eu.Abraços…

Klevston Kvowster

Que linda aeronave, mais não podemos deixar passar a oportunidade de nos fixarmos no FX2 que ainda está aberto.

A-Bomb

emerson em 08 jan, 2010 às 6:45

Caro Emersom voce não é moderador.
Se os mesmo acharem que o conteúdo de algum post for impróprio cabe somente a eles o deletarem ou fazerem as devidas adequações.

Se a sua candidata Dilma Escopeta vencer o Brasil não vai se transformar em uma Argentina.
Vai ser bem pior.
Vai se transformar numa Cuba da vida ou numa Venezuela.

Rick

Desde o início o Gripen figurava entre os melhores (“o próximo avião da FAB será mais provavelmente o russo Sukhoi Su-35. O sueco Gripen também tem boas chances”, (…)). O Rafale com seus custos exorbitantes (http://www.senat.fr/rap/a08-102-5/a08-102-516.html#toc236), turbina perrenga e avionica que é uma incognita (a israelense é muito melhor) deveria ter sido descartado desde o começo desta fase final. O short list deveria ter sido com Sukhoi, Gripen e F-18. De acordo com a Suiça (http://www.pro-kampfflugzeuge.ch/f/kosten-f.php) o Rafale é de longe o mais caro dos três modelos em análise (igual ao Eurofighter). Como os franceses mesmo admitem o “le Rafale,… Read more »

Antonio M

O SU-35 não poderia ser “criticado” com os mesmos argumentos que usam contra Gripen NG? Não seria um projeto de aperfeiçoamento do SU-27 que também ainda “não existe” ?! Mas convenhamos, quem disse que a pintura interna em ‘azul calcinha’ é de lascar, tem toda razão! rsrsrsrsr!!!!!! Aproveitando para falar de LuLLa e dilmas, lá vai! “…Certa vez, numa visita com Lula ao Timor Leste, em 2008, a ministra da Casa Civil conversou com o primeiro-ministro Xanana Gusmão. Reiterou-lhe a disposição do Brasil de cooperar com a reconstrução do país amigo. E ofereceu financiamento para a construção de hidrelétricas por… Read more »

Inquiridor

O amigo Udet esta equivocado quando diz que o Lula transformou o F-X em comida.
Toda compra deste porte envolve emprestimos, cartas de crédito, portanto, nada que tirasse o feijão da mesa rsrsrsrs

Abraços

Inquiridor

Caro Antonio M, todo administrador esta passivo de criticas. Acredito que o amigo tem razão nas criticas que faz. Mas, o que o amigo diz da jestão do Serra que ainda mantem o Jardim Pantanal alagado? Aquilo ali fede!
Acho que deveriamos moderar um pouco nas criticas. Criticar por criticar, não leva a nada.
P.S: Este pesquisador tem cara de inexistente!!

Abraços!!

Nick

Srs: Provalvelmente virão os Rafales(por canetaço do Sr Presidente) e daqui uns 3 ou 4 anos virão os Gripens Ng para renovar a frota de F5-M e A1. Ficaremos como na situação atual : Rafales por Mirages e Gripens NG por F5-M e A1. Sou Gripeiro 😀 como dizem ae, mas não radical, concordo com as qualidades do SH e Rafale e os contras tb. Tb concordo que o SU35 BM seria a plataforma ideal em razão de seu alcance e possibilidade de acordo no Projeto PAKFA. E acredito que nas próximas semanas e meses a discussão política e ideológica… Read more »

Antonio M

Caro sr. Inquiridor, Foi só para por um pouco de lenha na fogueira. Claro que administradores e nós também erramos mas, a certas posições onde isso tem limites bem definidos. Apenas para não fiquei sem dizer nada, o problema dos “jardins pantanais” da vida é que se não deixam o pessoal ocupar, o governante é um nazista, insensível às causas sociais etc. e se deixa é permissivo demais etc. A crítica tem de ser feita sim pois se ocuparam e as empresas/governo levaram água, luz, escolas, IPTU etc. obviamente tem toda responsabilidade na solução. O problema é como chegar na… Read more »

RL

PENSAMENTO REPENTISTA E DESMIOLADO. (parte I).

SERÁ?

Ainda estes dias eu pensei.
Foi noticiado recentemente uma entrevista do ministro da defesa russa alegando que a Sukhoy é candidata legitima da concorrência da FAB FX-II.

Será que todo esse alvoroço causado agora na reta final do FX-II não tem um dedinho russo para melar o negócio com o objetivo de voltar a um provável FX-III com muito mais força envolvendo exatamente o SU-35BM e o projeto PAK-FA?

Parece maniaca a minha forma de pensar, más eu nunca dúvido de nada, muito menos do óbvio.

Antonio M

errata: “…há certas posições…” desculpem.

RL

PENSAMENTO REPENTISTA E DESMIOLADO. (parte II). Outro pensamento que tive e que parece ser desmiolado. Alguem ai esta lendo ou vendo artigos a respeito do SH da Boing ser uma hora tido como o preferido ou outra hora como o desmerecido? Americano para negócios é formidável, vide o PIB dos caras. Eles agem na surdina. Deixam os mortais se debaterem e brigarem enquanto assistem tudo do topo da montanha. Penso que provavelmente, uma jogada muito grande esta sendo elaborada por eles. Colocam o Gripen NG como favorito um dia e desmerecido no outro. O RAfale a mesma coisa. Quem esta… Read more »

Gardenah

Sadam!!! Cá entre nós, quais são suas fontes sobre essa notícia? Bom, quanto ao Sukhoi, realmente e infelizmente, ele não foi. E que eu saiba por alguns motivos, dentre eles que o custo operacional de vôo dele é um dos mais altos, tudo bem que o avião é uma beleza em todos os sentidos, mas para manter essa “Beleza”, demanda dinheiro, material e horas e horas de “ground”. Outro motivo, foi que a Venezuela comprou primeiro os Sukhoi e os EUA teriam de contrabalançar isso, e aí que começou a história do F18, porque antes, no FX1 era o F16,… Read more »

André Oliveira

1 – O ambiente político em relação ao Lula é completamente diferente e ele não tem mais nada a provar em termos de sucesso de seu governo e pode decidir o que achar melhor dentro dos finalistas. 2 – Esta concorrência era uma hernaça de FHC e isso pesou na disputa. Lula quer e vai fortalecer sua aliança com a França por ser a mais indicada para os prórximos 30 anos. A França tem fronteira com o Brasil pela Guiana Francesa… 3 – Não sou a mãe Diná mas tenho certeza de que Serra não ganha esta eleição. Ele, se… Read more »

Fabio Mayer

Eu lembro bem e se não me engano, até guardei a revista. CartaCapital daquela época afirmou que o vencedor da licitação pela FAB tinha sido o JAS-Gripen, sendo que os pilotos tinham o SU-35 como o preferido. O motivo da escolha da FAB? CUSTOS operacionais baixos! Mas a revsta afirma que o governo FHC queria o Mirage 2000-5 (ou 9?) e pressionava a FAB para mudar o relatório, porque a Embraer deveria vencer aquela disputa, em que cada concorrente tinha necessariamente que esta associado à uma empresa brasileira. Enfim, a história se repete, com a constante de INCOMPETÊNCIA e INCAPACIDADE… Read more »

lucas lasota

Sempre fui a favor de parcerias comerciais e nao politicas sob o nome de “estrategicas”.

Os russos tinham como escopo uma parceria meramente comercial conosco, o que dava maiores vantagens para nos.

Tanto os franceses como os americanos possuem uma agenda politica muito grande conosco e isto complica as relacoes objetivas que norteiam as aquisicoes militares.

Portanto, como, infelizmente e misteriosamente os russos (com toda a carga transferidora de tecnologia no projeto PAK FA) foram eliminados da concorrencia, creio que a melhor parceria seja com os suecos, por possuirem interesses comerciais conosco.

Charles de Gaulle

Só iam comprar carne só,porque os russos são de muita confiança,além de financiar uma concorrente para Embraer,isso é coisa de país incompetente que não investe em educação,e fica aí dependendo de transferecia de tecnologia de outros países,

fredy

Na minha opinião esse famoso relatório da FAB deveria ser tornado público, afinal, a escolha pode ser do presidente mas o dinheiro vai sair do bolso dos contribuintes brasileiros. Todo esse segredo dá margem a muitas especulações. Ninguém sabe quem está falando a verdade. Eu por exemplo gostaria que o governo explicasse as razões pelas quais o Su-35 (mais capaz dos caças na disputa e com o melhor custo benefício) ficou de fora da lista final. Foi a negativa de transferência de tecnologia por parte dos russos? Se foi isso então por que o brasil comprou helicópteros de ataque Mi-35… Read more »

Wolfpack

Observe esta nota no texto:
“Pouco tempo depois da notícia trasncrita acima a Embraer emitiu uma nota afirmando que considerava uma distorção “atribuir maior valor e importância a compensações de caráter comercial em detrimento daquelas de caráter tecnológico”.”
Bem o que vemos hoje é um posicionamento totalmente diferente deste, não?
Segue o enterro. Infelizmente o cortejo funebre prossegue e com os mesmos atores do FX1.
Abs

Wolfpack

De lá para cá as desconfianças com os Russos permitiram a compra de alguns Mil Mi34, entregues no prazo como combinado.
Abs

A-Bomb

André Oliveira em 08 jan, 2010 às 9:43 Caro André esta equivocado. Serra tem boa margem em São Paulo. Vai ser muito bem votado em Minas (Aercio) Vai ser muito bem votado no Paraná (Beto Richa). Vai ir bem também nos outros estados do Sul que não vão muito com a cara da Dilma. Não se esqueça que Dilma tem 40% de rejeição e ainda não decolou apesar de estar 2 anos na mídia. Portanto Andre eu não estaria tão confiante assim se fosse voce. Ahhhh e por ultimo o PMDB esta Rachado. E sem apoio do PMDB Serra Leva… Read more »

Alecsander

Calma ai pessoa, não vamos transforma isso em debate partidário. Muita calma nessa hora.

Wilson Giordani de Souza

A-Bomb em 08 jan, 2010 às 11:19

Jobim será vice de Serra.

[]s

Nick

Ta na hora de criar o Poder Político 😀

[]’s

emerson

Caro Udet, Há tempos deixei de postar nesse blog pelas razões que já expus, acho que o blog perdeu muito daquilo que o tornava diferenciado, que em minha opinião era a manifestação de muitos apaixonados por assuntos de defesa mas sem a partidarização que hoje encontramos aqui. Nem por isso deixei de acompanha-lo, mas a cada dia sinto-me mais insatisfeito com o rumo que ele tomou. Pena. Cabe ainda dizer que não manifestei preferencia eleitoral alguma em meu post pela manhã, apenas reproduzi a informação da eleição de 2002, quando Serra afirmou sim que se Lula ganhasse, o Brasil se… Read more »

Gardenah

Mas o lance é o seguinte: 1) se na época do FX1 que o lulla disse que não ia comprar para dar de comer aos esfomeados, até aí é uma demagogia absurda… 2) agora ele quer pagar o maior preço dos caças, isso para mim é extremamente incongruente. 3)Se pagar o que o lula quer pagar pelo rafale, por que não pagar pelo f18 que é de longe muito mais avião? 4)Apesar do que dizem todos por aí o Grippen é um senhor caça, com a potencialidade total de extensão de conceitos, isso significa a transferencia de tecnologia. É tudo… Read more »

emerson

Olá Poggio,

Um grande abraço.
Voce tem toda razão sobre os outros posts, e de fato tem sido agradavel acompanhar os posts menos badalados… mas há muito tempo me escusava de comentar qualquer coisa exatamente pelo tom agressivo que muitas discussões tomaram… mas desde a caluna da Cantanhede sobre o FX2 parece que as coisas se radicalizaram.
Continuo torcendo pelo blog.
Infelizmente, em minha opinião, pouco se discute sobre o FX2 nos posts sobre o FX2 e muito sobre as torcidas para 2010.

Um grande abraço e minha franca admiração.

Cesar

cetamente tera que ser analizado o fator tecnico preco e transferencia de tecnologia mas se analizarmos bem o que vai ser gasto em qualquer um dos moelos escolhido chegaremos a um concensso que seria melhor desenvolver um caca de tecnologia nacional o que ja foi comprovado no programa AMX ou seja os nossos tecnicos e a embraer tem capacidade de contruir um supersônico nacional e com grande capacidade da industria nacional. o unico problema maior seria o motor ou seja superturbina mas ja se gastou tanto dinheiro fazendo reformas e sucatas que nem se quer alguem especializado mostrou um projeto… Read more »

Reportagens especiais

Show de Warbirds no Cavanaugh Flight Museum

O Cavanaugh Flight Museum, que fica em Dallas no Texas, volta e meia realiza eventos especiais com Warbirds, para fotografias...
- Advertisement -
- Advertisement -