F-X2: presidência francesa se diz tranquila

18

Rafale

vinheta-clippingA presidência francesa se recusou nesta terça-feira a comentar as informações da imprensa segundo as quais a Força Aérea Brasileira (FAB) prefere os aviões suecos e americanos aos Rafales franceses, dizendo-se tranquila sobre o resultado da licitação lançada por Brasília.

Questionada pela AFP, a presidência não quis comentar estas informações e reiterou que está tranquila sobre as chances do caça francês, que nunca foi vendido ao exterior.

Citando as conclusões de um relatório técnico confidencial de 30.000 páginas, a Folha de São Paulo afirmou em sua edição desta terça-feira que a FAB preferia os aviões suecos Gripen NG e americanos F/A-18 SuperHornet aos Rafales da Dassault para modernizar sua frota, principalmente por causa do preço do aparelho francês.

O Rafale está concorrendo com o F/A-18 SuperHornet, da Boeing, e o Gripen NG, da Saab, para fornecer 36 aviões de combate ao Brasil, um contrato de bilhões de dólares.

Em setembro passado em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou pessoalmente a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, a preferência do Brasil pelos Rafales, devido à transferência de tecnologia sem restrições prometida pela França.

FONTE/FOTO: AFP/Dassault

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

É lógico que a presidência francesa está tranquila!

O Lula, que é o Comandante em Chefe das Forças Armadas, já falou naquele fatídico 7 de setembro de 2009, que o Rafale venceu.

Flanker

“Em setembro passado em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou pessoalmente a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, a preferência do Brasil pelos Rafales, devido à transferência de tecnologia sem restrições prometida pela França.”

Eu ri.

ferreiraely@ig.com.br

Podem chorar os rafalecos ,,sempre achei que iria dar gripen ng ,,pelo fator economico principalmente ,,depois da noticia do desenvolvimento do Gripen Naval. ai que me convessi que devemos escolher esse pequeno caça …

sds

Alexandre G.R.S.

Prezados,

Cada vez mais sinto que a vitória do caça Rafale é algo concreto. Na verdade, isso já estava certo desde o pacote dos subs e dos helis.
Cabe a nós torcermos para que tudo de certo.

Sds.

Colt

Como eu sempre digo.
É importante criticar, analisar todo texto que nos é apresentado.
As reportagens hoje citadas nos posts são um bom exemplo.
[]s

Nick

É claro que eles vão dizer que estão tranquilos, mas cada dia que passa o risco para o Rafale aumenta quanto a isso não há dúvidas.

[]’s

Felipe Cps

CHORA VIUVADA!

Eu já sabia, hehehe… 🙂

Shandowlord

Sarkozi: ja esta tudo dominado…rsss

Danilo

Também acredito que quem leva este FX-2 é o Dassault Rafale, também sou um torcedor do gripen NG mas sabemos como os amigos ja disseram, o comandante in chefe das forças armadas é o nosso companheiro Lula por ele nós sabemos que a frança mesmo sendo a proposta mais cara ja ganhou, do lado técnico é um bom avião cheio de novidades, do lado operacional sera como os mirage 2000, caro de voar dificil de manter, ou alguem ainda acredita que a dassault ira entregar por 5 bilhoes de euros o projeto do seu melhor produto o rafale um dos… Read more »

Mauricio R.

Bem como no caso do contrato ainda não assinado dos helos, quero ver quem vai dar o cpf e depois dizer que não sabia de nada qndo o TCU cair matando investigando.

jc

Ou o mulla vai manter a palavra e o esquemao com os franceses, ou o fx2 sera cancelado/postergado.

bandeira

Como diria um amigo meu de origem Uruguaia, “tranquilo, pero todo “borrado”!

bulldog

Temo que o FX-2 já tenha sido adiado de novo e só se fale nisso pra esquecermos a montanhe de $ empregado em scorpene e caracal… aquilo foi muito pior que pagar isso pelo rafale… e todo mundo engoliu por causa do SubNuc… esse foi o golpe do século… Juro que não acredito que saia SubNuc.

bulldog

OLha…sou jornalista…professor universitário..e posso afiramar que o que acabei de assistir no jornal da Globo foi um verdadeiro Institucional do Gripen…difícil acreditar que não entrou $ da SAAB.

Zé Carioca

Com Propina e cartas marcadas,lógico é para tá tranquila mesma.

Felipe Cps

bulldog em 05 jan, 2010 às 23:33:

É mesmo? Pôxa, achei que a reportagem da Globo e do Globo News foram totalmente pró-rafale… Sem falar que umaa PeTralhinha do Globo News (pereça seu nome no esquecimento) desceu a lenha na FAB!

Q coisa neh? Imprensa apanha de todo lado! Nem sei porque alguém vai estudar jornalismo desse jeito… 🙂

Edmar

Caros Amigos.: “Por favor a atenção de vocês”. Eu volto a repetir a todos!!! “Agora parece que o fogo acendeu de uma vez”. Neste mesmo mês de Janeiro/2010 vamos saber se o FX2 vai se concretisar ou vai acabar de vez!!! Eu pessoalmente sou a favor de um caça bimotor, mas o Saab Gripen NG de apesar de ser um monomotor é muito bom também. O Saab Gripen NG já tem seu avião “Demo”, ou seja, o Saab Gripen NG” já está adiantado!!! Para um país de poucas verbas para as “Forças Armadas” um avião como o “Saab Gripen NG”… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Assim como a Suécia o Brasil quer um avião para se defender de ataques inimigos e acho que o Saab Gripen NG é muito bom para isso.

Abraços.