Israel adquire 25 caças avançados Boeing F-15IA por U$5,2 Bilhões

99

O Ministério da Defesa de Israel (MOD) assinou ontem (quarta-feira) uma transação histórica para adquirir a próxima geração de caças F-15, comprando 25 aeronaves avançadas da Boeing.

O acordo de U$5,2 bilhões, que faz parte de um pacote mais amplo de ajuda dos EUA aprovado pela Administração e pelo Congresso dos EUA no início deste ano, inclui uma opção para a compra de mais 25 aeronaves adicionais.

O acordo foi finalizado ontem, após negociações entre a Missão do MOD nos EUA e a Boeing, em colaboração com a Força Aérea Israelense. O diretor-geral do MOD, Maj. Gen. (Res.) Eyal Zamir, assinou a autorização de compra durante sua visita aos EUA no mês passado.

O novo F-15IA será equipado com sistemas de armas de última geração, incluindo tecnologias israelenses de ponta. A aeronave modernizada terá capacidades aprimoradas de alcance, maior capacidade de carga útil e desempenho melhorado em diversos cenários operacionais.

Essas vantagens permitirão que a Força Aérea Israelense mantenha sua superioridade estratégica para enfrentar desafios atuais e futuros no Oriente Médio.

A entrega dos caças F-15 começará em 2031, com uma previsão de fornecimento de 4 a 6 aeronaves anualmente. Esta aquisição marca um importante marco no fortalecimento da cooperação em defesa entre Israel e os Estados Unidos, refletindo o compromisso mútuo com a segurança regional.

Maj. Gen. (Res.) Eyal Zamir, Diretor-Geral do MOD: “O Ministério está implementando uma estratégia abrangente para fortalecer as capacidades operacionais das Forças de Defesa de Israel (IDF). Desde o início da guerra, já garantimos acordos de compra no valor de quase $40 bilhões (aproximadamente NIS 150 bilhões).

Ao focarmos nas necessidades imediatas de armamento avançado e munições em níveis sem precedentes, estamos, ao mesmo tempo, investindo em capacidades estratégicas de longo prazo.

Esse esquadrão de F-15, junto ao terceiro esquadrão de F-35 adquirido no início deste ano, representa um aprimoramento histórico de nosso poder aéreo e alcance estratégico – capacidades que se mostraram cruciais durante a guerra atual.

Continuamos a avançar em acordos transformadores semelhantes em todos os domínios das IDF – desde as forças aéreas e navais até as operações terrestres, inteligência e além.”

Ido Nehushtan, Presidente da Boeing Israel, Maj. Gen. (Res.): “A Boeing se orgulha de sua duradoura parceria com Israel, uma relação que remonta à fundação de nossa nação.

A empresa continuará trabalhando com os governos dos EUA e de Israel para entregar a avançada aeronave F-15IA por meio dos canais padrão de aquisição militar.”

FONTE: Ministério da Defesa de Israel

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Já que a FAB quer segundo caça então encomenda 12 desses.
Faz aquele FMS maroto e deixa para pagar depois. O máximo que pode acontecer é não receber os caças.

Last edited 1 mês atrás by Emmanuel
GFC_RJ

Indeed!

Aliás, essa é minha única concessão sobre um segundo vetor.
Uma dúzia de 14 ou 15 brinquedinhos desses em Anápolis.

Leandro Costa

Mas Anápolis é para o GDA, grupo especializado em Defesa Aérea, enquanto o F-15E e seus derivados, do qual o IA faz parte, são mais voltados para operações ofensivas.

Mas infelizmente não temos grana para operar um bicho desses.

RDX

Você confundiu o F-15EX com o F-15E. O F-15EX é um caça multimissão e foi selecionado pela USAF para complementar o F-22 e o F-15C/D em missões de defesa aérea.
A vantagem do F-15EX é que ele combina a capacidade de defesa aérea com a capacidade de interdição de longo alcance. Israel comprou com foco em interdição.
Para o GDA o Gripen está ótimo. O que falta é um caça multimissão com foco em interdição. Curiosamente, o F-15EX é o caça perfeito para substituir o nosso A-1.
Concordo que não temos grana.

Last edited 1 mês atrás by RDX
RDX

O Gripen cumpre missões de interdição mas sem a mesma capacidade de carga, alcance e guerra eletrônica do F-15EX.

Last edited 1 mês atrás by RDX
Leandro Costa

RDX, acho que você não entendeu bem o que eu disse ou leu rapidamente e repetiu hehehehehe A USAF pode usar os F-15EX deles como bem entenderem, mas o DNA do bicho é para ações ofensivas, tanto que é baseado na plataforma Strike Eagle, daí o motivo de usarem ‘E’ antes do ‘X.’ O ‘E’ sempre foi capaz de fazer engajamento aéreo tanto quanto ataque e bombardeio em profundidade. Mas botar um bicho desses em uma unidade dedicada para Defesa Aérea seria mesmo um desperdício. E concordo com você que o Gripen pode fazer a mesma coisa, só diferenciando mesmo… Read more »

GFC_RJ

Pelo pacote de armas integrados, são caças multiroles. Com certeza fazem defesa aérea com maestria.

Grana o Estado tem. Disponível para esse tipo de gasto, seguramente não.
Só uma conjectura tal como… o que farei com os 140MM que serão sorteados na mega de hoje…

Equilibrium

Uma dúzia de 14 ou 15 ?

GFC_RJ

É só uma expressão jocosa do tipo, “meia dúzia de três ou quatro” ou “dupla de dois”.

Diego

Acredito que não seria possível, mesmo que o Brasil tivesse o dinheiro, os E.U.A. não liberariam o F-15 para América Latina, sob alegação de desestabilizar o continente, lembrando que eles já nos negaram o F-4 e tão falado F-16 todos sob mesma alegação. O caça do Brasil é o Gripen devemos por todo o pouco dinheiro que temos nele, é um ótimo vetor e supre nossas necessidades, um caça pesado só e se tivermos um bom número de Gripens.

Last edited 1 mês atrás by Diego
Hamom

A diferença é que pra Israel os EUA entregam os F-15 até com o que eles próprios não tem, já pro Brasil, se viessem…viriam desdentados, estilo F-16 egípcio…

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Rafael Costa

Kkkkkkk mesmo se tivesse dinheiro para isso, creio que dificilmente os EUA liberariam essa venda. Caso fosse, viriam com um downgrade sob a justificativa de “o Brasil não tem inimigos declarados e caças páreos na região”. EUA sendo EUA.

Saudações a todos.

Leandro Costa

Esse tipo de restrição foi pela janela quando a Venezuela adquiriu os Su-30.

Emmanuel

Eu duvido que os EUA iriam liberar esse monstro para FAB.
Só se fosse do modelo A/B… e olhe lá.

Joanderson

Vc acha o f-15 mais capaz do que o Rafale e Su-35 ? Por que se os EUA não quiserem vender o seu caça tem quem venda similares, o que falta é vontade política.

Osmar

Eu acho pra mima o F15 de uma geração só perde para o F22 raptor

Emmanuel

Não sei responder essa pergunta.
Vai depender do modelo, tecnologia embarcada…são muitas variáveis.

Carlos Campos

Monstro? RCS da guerra fria, esse monstro na Guerra Moderna só serve para ser uma mula de carga para os F35

Jagder#44

A gente viu o que essa mula de carga fez semana passada, atacando o Irã.
Isso que a versão israelense é bem menos capaz que esta.

Wagner

A tal “retaliação” , o que vimos foi o ministro da defesa indo para rua.
Aquilo foi uma piada, do tipo combinado.

Carlos Campos

Lançando um monte de mísseis de longo alcance, fazendo o que ele faz, uma mula de carga, não é como se tivesse chegado perto dos S300 e outros sistemas AA

Last edited 29 dias atrás by Carlos Campos
Osmar

Dinho tem um país com um PIB do tamanho do Brasil n pode se privar de comprar equipamentos de defesa por conta de preço não.

Carlos Campos

Deus nos livre, já viu a taxa de juros de Empréstimo do Gripen? aquilo foi de pai para filho, ninguem vai bater a SAAB em condições de financiamento

Fabio

Custou 208 mi a unidade desses ai. Melhor comprar o dobro de gripens

Last edited 1 mês atrás by Fabio
Leandro Costa

Mas já compramos.

Burgos

Não concordo !!!
Tem que dar continuidade a aquisição dos 36 Gripens o resto é só conversa fiada de repórter lacrador querendo ajudar o Governo a tumultuar a atual aquisição.💪😎🇧🇷🚀

General de Sofá

Deus me livre. Com o mesmo valor daria pra comprar, muito mais do que 12 Gripens, fora os custos de operação, que devem ser quase o dobro. Quem gastou milhões em ToT, não pode/deve nunca cogitar comprar outro modelo de caça.

Heli

Os EUA não venderiam esse avião para o Brasil. Lembre que nos anos 70 o F5 foi oferecido ao invés do F4. Não somos vistos com bons olhos pela Casa Branca. Além disso, desestabilizaria a região.

juggerbr

Certeza que a Lockheed adoraria vender uns F-22 pra Israel…
Pena que isso jamais deve acontecer.

Leandro Costa

E nem poderia, mesmo que o congresso deixasse.

Rodolfo

A linha de produção encerrou em 2018. A USAF precisa de todos a sua disposição, e com taxa de disponibilidade em torno de 60% na melhor das hipóteses e os block 20 so pra treino, a USAF teria cerca de 100 em capacidade de combate disponíveis em qualquer momento. Doar pra Israel um esquadrão só quando a USAF tiver seus caças de 6a em operação o que não vai ocorrer tao cedo visto a revisão do NGAD em curso na USAF. Além disso precisaria levantar o embargo contra a sua exportação no congresso (lei essa que ajudou a matar o… Read more »

Leandro Costa

A produção se encerrou no final de 2011. A pouco tempo foi feito um estudo sobre a viabilidade de reiniciar a produção do F-22, e chegou à conclusão que é economicamente inviável. Muitos dos fornecedores simplesmente não existem mais e muitos dos gabaritos de algumas peças originais desses fornecedores também não existem.

Luciano

200 milhões por avião em conta de padaria. E só é esse “precinho”, porque Israel já tem infraestrutura e armamento para operá-lo. Normalmente, ele parte de 250. No, thanks.

Rodolfo

Essa compra é paga pelo governo americano. Israel recebe quase 4bi de dolares anuais dos EUA pra gastar nas empresas de defesa americana, fora toda ajuda desde 7/10/23. Quem paga é o contribuinte americano… um dia.
Esses contratos em geral já incluem pacote de misseis (que têm data de validade, então precisa sempre adquirir novos) e manutenção. O custo da aeronave em si é metade.

Luciano

Nós não somos Israel.

Diego

Da para comprar 3 Gripen para cada F-15, se levarmos em conta que o segundo lote vai ser mais barato, se for uns 70 milhões cada ainda sobra uma grana para o combustível :).

Roberto

Esperando o CMTE Sardinha fazer um vídeo dizendo que esse avião é só propaganda americana e bla bla bla

Talisson

Eu gosto do canal dele mas a falta de tempo me impede de assistir.
Mas tiro o chapéu para aqueles que não gostam mas dedicam-se a assistir.

Tempo é a coisa mais valiosa nessa vida e dedicá-lo a algo que não gosta, é no minimo curioso.

Felipe

Canal parcial e de viés, aquele melancia só fala baboseira, e erra em todas as análises, principalmente da guerra Israel-Hamas, dizendo até msm que Israel tinha condições de perder a guerra, esperar o que de um canal que foi plotado por um orgão de inteligência austríaco de que recebia dinheiro da russia em troca de conteúdo russo!

Iran

Precisamente, é um canal de propaganda que recebe presentes de bilionários russos do setor energético e de fertilizantes, tenho dó de quem acredita naquela baboseira

Kornet

O pior é que ele não está só,tem um tal de hoje no maravilhoso mundo militar da Otan que é preferível nem comentar.
Sem contar uns jornalistas de defesa que se acham mega,hiper e blasters.

Maurício.

“foi plotado por um orgão de inteligência austríaco de que recebia dinheiro da russia em troca de conteúdo russo!”

Fonte?

E sobre o outro canal lá, totalmente pró-OTAN/EUA/Israel, tu não tem nada pra falar? Ou vai me dizer que ele trabalha de graça pra esse pessoal? 😂

Matheus R

Mas também os EUA aprovaram só este ano 26 bilhões de dólares de ajuda pra Israel.
Assim até o Brasil…

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/04/23/congresso-dos-eua-aprova-pacote-com-ajuda-financeira-para-ucrania-israel-e-taiwan.ghtml

Last edited 1 mês atrás by Matheus R
marcos

Tem que liberar mesmo, não é todo dia que se consegue uma base militar, quer dizer, aliado em uma região estratégica.

Iran

Na realidade os EUA que são a base militar/econômica de Israel na América do Norte kkk

Maurício.

Os EUA é um paí para Israel, ou seria o contrário? 🤔😂

Bernardo

1) O Brasil recebe dinheiro dos EUA. Pro meio ambiente. E não é crédito, é dinheiro msm. 2) 26 bilhões são divididos ao longo de varios anos. Normalmente a ajuda americana fica em torno de 10% do orçamento de defesa de Israel (pode ser mais como agora em guerra, pode ser menos, mas gira em torno disso). Todos os países aliados na região também recebem uma boa ajuda e nenhum se compara (Egito, Jordânia, Líbano, etc). 3) Israel ganhou uma guerra em 6 dias enquanto era embargado pelos EUA e União Soviética, só podia comprar arma da França. E aí… Read more »

C G

O mix High-Low dos caras é de F-35 com F-15! Hahahahahahhaha

Underground

Hi-Lo é F15/F16.
O F35 seria um High High.

Maurício.

E quem carrega o piano é o F-15, que é o “Hi”, o “Low” nesse caso é o F-35.

Carlos Campos

F35 é o HIgh ele que protege os F15, ele que vai voar nas áreas mais defendidas

Maurício.

“F35 é o HIgh ele que protege os F15.”

F-35 “protegendo” o F-15, tá bom, confia!

Carlos Campos

Eu confio, o Pentagono, Israel, Holanda Itália, Japão e etc

Santamariense

Por que não seria?

Nilo

Compra de 36 caças pelo governo brasileiro, que custou US$ 4,5 bilhões, com TOT, que deveria está entregando o último caça agora em 2024 segundo previsão inicial. A FAB não é responsável por este horror, é mais um balcão de interesses de oportunistas, esses mesmo que estão por enterrar de vez o projeto.

Joanderson

Bom dia.
Vc poderia responder se o atraso da entrega dis gripens é por culpa nossa dos suecos ou é porque o projeto é complexo mesmo.

Nilo

Bom dia, esse é um assunto exaustivo com artigos, dos editores e comentários, mais resumindo, a culpa é de quem optou de estender o parcelamento, reduzindo os valores até hoje disponível para pagamento, no caso o Brasil, compramos o que requiamos, com a transferência de tecnologia que queríamos, após anos de profundo estudo técnico da própria FAB. A complexidade portanto foi analisada e redimida na medida em que todos os atores envolvidos, como Embraer ou AEL fabricante do painel WAD, altamente complexo, que muitos aqui duvidam da competência de entregar o produto em tempo hábil. Sempre a FAB demonstrou que… Read more »

Rinaldo Nery

Pensei que o atraso fosse por conta da incapacidade em pagar… Só isso. Acho que os holerites não têm nada a ver com isso.

Nilo

TB, afinal a dúvidas quanto o que é prioridade, A FAB e seu importante papel junto ao Estado brasileiro, porque se não tem no alto comando a última defesa de um projeto de vital valor para o parque industrial aeronáutico e tecnológico, aceitar que a culpa é das parcelas, então o compromisso com os princípios norteadores que estão na constituição da razão de ser da FAB está corroído.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Rinaldo Nery

Meio confuso o seu post. Mas tem que cobrar do Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. O Alt Com não tem nada a ver com essa incapacidade de pagar.

Santamariense

Incapacidade do MF/GF em honrar os compromissos financeiros pactuados com o programa. Paga-se em dia o valor acordado e recebe-se o produto em dia. Nao fazem isso desde 2020. Resultado: atrasos nas entregas. Com isso, as aeronaves atuais continuam com seus cronograma de desativação em andamento. Isso ocorrendo, a FAB, vis as não manter um quantitativo mínimo de vc vetores, busca outros vetores mais baratos e com outras alternativas e prazos de pagamento. É isso! Todo o resto é conversa mole!

Joanderson

Obrigado

Carlos Campos

Nossa, os Suecos podem vender e podem produzir até 24 caças por ano, como nós não temos dinheiro para pagar, eles também não entregam, Brasil tá dando uma de Corinthians

Joanderson

Obrigado amigo.
Mas tipo mesmo se o Brasil pagasse na data teria como chegar 24 caças por ano sendo que compramos com repasse de tecnologia e isso demora tempo ?

Carlos Campos

Não daria para entregar 24 por ano, pois tem as encomendas da Suécia, mas daria para entrgar tudo em 2 anos, como o Brasil quis uma linha de montagem aqui atrasou um pouco também, mas o principal atraso, é a falta de pagamento

Marcelo

Israel quando precisa e atendido… Os cacas chegam todos dentro do prazo 5 a 6 por ano. Aqui o gripen chega 1 por ano. Daqui 30 anos já terminou a entrega, sem contar com os atrasos nos pagamentos… Kkk

Luís Henrique

Não viu o prazo?
Início das entregas em 2031.
Estamos em 2024.
Sao 7 longos anos para Começar a receber.
E com 4 a 6 unidades por ano vão mais 5 ou 6 anos.
Ou seja, só lá em 2036 ou 2037 que terão recebido os 24 F-15.

12 ou 13 anos após assinatura do contrato.

Maurício.

A Rússia comprando mais Su-35, Su-30 e Su-34, significa que o Su-57 não presta.
Pela lógica, se Israel ainda quer mais F-15, então também significa que o F-35 não presta, né? 🤷🏻‍♂️

Felipe

SU 57 não presta msm, inclusive foi ridicularizado na mídia chinesa!!

Luís Henrique

O Su-57 enviado para a China foi o prototipo 054B que foi construído por volta de 2011 e voou em 2012. É um dos primeiros protótipos.

O primeiro Su-57 de série foi entregue no final de 2020.
E ano que vem chegarão os Su-57M com os novos motores.

Ainda que o Su-57 não tenha o mesmo refino nas superficies como o F-35 e o J-20, ele está, atualmente, bem melhor acabado do que este protótipo antigo.

Bernardo

Mas eles também compraram mais F-35, só foi em outra compra anterior. São plataformas complementares, nao concorrentes. Aliás todos tem seu papel. O F-15 é o burro de carga e o F-16 é pra diminuir o custo (quando não é necessário nenhum dos outros dois).
A capacidade de carga do F-35 ainda sendo stealth é pequena, é da natureza das leis da física msm.

General de Sofá

Então, a Índia não gostou muito do SU-57 não …

Marcelo Andrade

Nosso avião e o F39!! Qual e a dificuldade em voces entenderem isso? O F15 e um p…. avião, mas não e para nos, hora de voo carissima, estaremos muito bem servidos pelo F39 desde que venha mais, mas ai depende da vontade do povo!!!! Alias, no primeiro combate simulado da Cruzex entre o F-39 e o F-15C foi 2 x 2!!!!

Last edited 1 mês atrás by Marcelo Andrade
Maurício.

Eu sei que essa imagem é só uma imagem ilustrativa, mas quando que um F-35 vai ter essa capacidade toda, junto com a robustez e alcance do F-15? Já respondendo, só no dia de São Nunca! 😂

comment image

Carlos Campos

Capacidade toda? coloca o F15 onde tem um S400 aí veremos a capacidade toda do F35

Maurício.

“coloca o F15 onde tem um S400 aí veremos a capacidade toda do F35.”

Vocês tem que se decidirem, afinal, as armas russas como o S-400 prestam ou não prestam?

Fábio

Não prestam

Rogério Loureiro Dhiério

Não somos nós quem estamos dizendo.

A Ucrânia está mostrando na prática que:

NÃO….
Armas russas NÃO PRESTAM.

Maurício.

Concordo, por isso que a contraofensiva ucraniana está sendo um baita sucesso!

Carlos Campos

as armas Russas prestam, mas elas não são incríveis como alguns russetes falam, por exemplo o MIG29 foi abatido a 150Km de distãncia pelo S400, o mesmo poderia acontecer com o velho F15

Jonwick

Pergunta de leigo…de onde vem todo esse dinheiro para Israel comprar tanto equipamento militar? Seria o problema do Brasil a corrupção para não possuirmos equipamentos que condizem com nosso tamanho e necessidade?!

Carlos Campos

Israel recebe ajuda finaceira dos EUA, desde que compre dos EUA, desenvolva suas armas mas em caso de necesidade compartilhe sua tecnologia com os EUA

Bernardo

Também, mas não só. O Brasil é um país com uma economia grande, mas subdesenvolvido. O PIB de Israel é umas 4 vezes menor que o Brasil, mas só tem 10 milhões de habitantes, é muito pequenininho. A renda per capita é mais de 50 mil dolares (aqui é uns 10 mil). A produtividade é altíssima. O orçamento em Israel é apertado pra muita coisa (pq é um país com muito gasto), mas é comparar um país desenvolvido com um subdesenvolvido, fica difícil. A corrupção atrapalha muito, sem dúvida, pq, além de ter muito contra, do pouco que a gente… Read more »

Ricardo Carrera

Esses ai devem ser mais caros que o F-35

Fabio Araujo

Essas novas versões dos F-15 e do F-16 só tem em comum a com as primeiras versões o nome e aparência são aviões novos e muito superiores. E na mão dos israelenses eles vão mostrar tofa a sua capacidade, como is atuais F-15I já o fazem.

Fabio

Queria ver um desses ai na cruzex pra levar uma surra dos gripens tb.

Gabriel BR

Prefiro o Rafale F4

TJLopes

Até pode ser mais avião que o F-15 (embora eu não ache, cada aeronave tem seu ponto forte e fraco), mas Israel sofreria embargo Francês na primeira utilização do avião.

Gato escaldado tem medo de água fria.

Marcelo M

Curioso pensar que a característica principal, que faz essa aeronave ainda ser útil e complementar as mais modernas, é o payload.

Rogério Loureiro Dhiério

Para fechar a conta o ideal seria:

99 – A-29 Super Tucano – Modernizados
36 – T-7A Red Hawk – Treinamento avançado.108 Gripen
12 ou 24 – F15EX

Eu iria dormir mais feliz.

Bueno

Você iria , por satisfazer seu desejo.
não tem 99 A-29 Super Tucano na FAB.
O comandante da FAB iria ficar tranquilo,Sabendo que enterrou a linha de montagem do Gripen e que os 12 F-15 ficarão no chão por falta de verba e dificuldade de acesso a toda a eletronica doo Caça ?

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Rogério Loureiro Dhiério

Falou bem.
Meu desejo mesmo.
Por isso o expus aqui como minha opinião.

Se não te deixou contente ao ponto de comentar de forma tão invasiva e negativa, aí já não é problema meu.

Existem profissionais de psicologia que podem lhe ajudar a superar opiniões alheias de forma mais construtiva.

Agora, quanto ao comandante da FAB, pergunte a ele direto, eu também não posso te ajudar.
Não trabalho lá.

Para finalizar “BUENAS” tardes Chico.

Last edited 1 mês atrás by Rogério Loureiro Dhiério
General de Sofá

Não gosto do F-15 na FAB. Com o valor gasto para comprar 10 F-15 + suporte, se compra mais de 10 Gripens, o valor de operação/manutenção do F-15 deve ser próximo ao dobro do F-39. Iria só complicar mais a logistica. A idéia de treinador avançado também não me agrada. A uns tempos atrás postaram um estudo de um oficial da FAB, sobre o tema. A ideia ( e conclusão) era tentar justificar a compra de um treinador, pq ia economizar X horas de voô do na época F-5 biplace. Mas quando se fazia a conta, o valor gasto para… Read more »

Zé Rato

E talvez também seja melhor pensar em construir uns bons bunkers para os abrigar e mais bases aéreas para os dispersar, que alguns vizinhos hostis estão a ficar muito atrevidos em termos de mísseis balísticos e drones.

Macgaren

Noticia deveria ser que os EUA compraram e não israel kkk

Tipo mulher usando cartão de credito do marido para dar presente para ele.

TJLopes

Uma pena o Silent Eagle não ter prosperado.

Carlos Campos

esse sim, se tivesse ido em frente poderia se um problema até para o F35 no mercado

RRN

Entendo que nós não precisamos desse tipo de avião, mas ver o Brasil discutindo a possibilidade de comprar de alguns F-16 obsoletos dói na alma.

Leandro Mendes

“A entrega dos caças F-15 começará em 2031, com uma previsão de fornecimento de 4 a 6 aeronaves anualmente.”

Considerando que esses caças tenham uma vida útil de 40 anos com modernizações, é possível que esses F-15IA estejam em operação quando chegar o centenário do primeiro voo do F-15 (em 2072).