Notícia divulgada por jornal de São Paulo merece reflexões

Gripen NG under

vinheta-especialEspeculações. É o que se ouve desde que o relatório da FAB sobre o programa FX-2 foi concluído. Muitas conversas de bastidores, matérias tendenciosas publicadas na mídia e pouca informação oficial.

Hoje o jornal Folha de São Paulo soltou uma matéria “bombástica”, informando a melhor classificação do Gripen NG frente aos outros dois concorrentes (leia a notícia abaixo). Segundo divulgado pelo jornal, o mesmo teve acesso ao relatório da FAB. Na verdade não há muita novidade na matéria, pois diversos boatos já haviam surgido em outros veículos de comunicação informando  a eventual vitória do produto da Saab (todos sem comprovação, diga-se de passagem).

É de conhecimento geral a preferência do Governo pela proposta francesa. A divulgação de uma matéria como essa acaba colidindo com o desejo do Executivo, sendo ou não verdade o seu conteúdo e suas fontes. Por que esta matéria foi publicada justo agora e com quais propósitos?

Responder esta pergunta significa entrar também no campo da especulação, mas é preciso levantar algumas possíveis opções. A primeira delas é  a de que através de um grande furo jornalístico, a ‘Folha’ foi o primeiro veículo de comunicação a ter acesso ao conteúdo do relatório final da FAB e merece os créditos por isso.

Outra possibilidade seria o “vazamento” do resultado do relatório da FAB fruto da atual crise interministerial que o governo atravessa. Descontentes com o decreto publicado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos sobre a criação de uma Comissão Nacional da Verdade para investigar crimes cometidos durante o regime militar, o resultado do relatório do F-X2 pode ter sido vazado com o propósito de se atingir o atual governo, favorável ao Rafale colocado em último lugar. Se esta versão for verdadeira, estaríamos assistindo uma “revanche” e não um furo jornalístico.

Existe também a possibilidade de que a notícia foi simplesmente plantada sem qualquer fundamento (não foram apresentadas cópias dos documentos citados ou quaisqer outras provas) com o propósito de prejudicar a atual adminstração federal e seu/sua eventual candidato, colocando ambos em situação desconfortável pelos motivos já mencionados no parágrafo anterior.

2010 já começou e este é um ano eleitoral. Toda e qualquer informação terá que ser analisada e investigada. Muitos interesses estarão por trás delas. A janela para a decisão político-estratégica do F-X2 encerrou-se no último dia 31 de dezembro. A partir de janeiro a decisão será político-eleitoral.

FOTO: Gripen International

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Frias

Pessoal,

Lobby da Folha?

Tivemos hoje mais comentários sobre o Gripen do que durante o FX-2 inteiro…

Wilson Giordani de Souza

“Existe também a possibilidade de que a notícia foi simplesmente plantada sem qualquer fundamento (não foram apresentadas cópias dos documentos citados ou quaisqer outras provas) com o propósito de prejudicar a atual adminstração federal e seu/sua eventual candidato, colocando ambos em situação desconfortável pelos motivos já mencionados no parágrafo anterior.”

Nelson Jobim é uma das pessoas interessadas em prejudicar a atual administração federal. Está prestes a sair do governo. Não será surpresa se for vice do Serra.

[]s

KeplerK

O problema dessa matéria da Folha é a Eliane Cantanhêde. Uma contumaz jornalista bola fora. Não dá pra confiar.

Vamos esperar, minha gente. Pra que pressa.

weps

Caros…sou fan deste blog e entro nele todos os dias pelomenos umas tres vezes…

Wilson Giordani de Souza

Off-topic: puxa, essas fotos do Gripen NG que o blog arruma são muito boas… 🙂

[]s

Ivan

KeplerK,

Se a Eliane Cantanhêde é bola fora ou não a gente vê depois, mas pelo menos é ela que tem procurado cobrir o assunto.

Na nossa imprensa ‘genérica’ falta o discernimento de contratar, mesmo que apenas como consultores, profissionais habilitados e acostumados com assuntos da caserna.

E o pior é que existem estes profissionais.

Mas vc acertou em cheio ao questionar a pressa.
Usando suas palavras “Vamos Esperar”

NADA está definido e TUDO pode acontecer.

Abç,
Ivan.

Carlos

A febre amarela matou menos gente do que a vacina. depois o terrorismo midiático publicou o seguinte:

Domingo, 19 de julho, capa da Folha de S. Paulo:
Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses

Domingo, 19 de julho, caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo:
Gripe pode afetar até 67 milhões de brasileiros em oito semanas

SC_26.jpg

Quem quiser continuar acreditando na folha e na Cantanhede fique a vontade.

Ivan

Wilson Giordani de Souza em 05 jan, 2010 às 14:46

Wilson,
Para com isso, elogiar as fotos do Gripen vai gerar ciumeira geral dos Rafalemaníacos e dos SuperHornet’s… he he he…
‘Tá’ todo mundo de sangue quente…
Ainda vão acusar o Galante de Gripeiro ou Gripado. He he he.

Abç,
Ivan.

Wilson Giordani de Souza

Ivan em 05 jan, 2010 às 14:57

Na verdade eu acho que ele está recebendo essas fotos diretamente da assessoria de imprensa da Saab… tá tudo explicado! 🙂

Eu sou um gênio.

[]s

Xande

Tenho por preferencia o SH e o Rafale, mais o Gripen nem sonhando só em pesadelos imagino um confronto um 3 Gripen contra um SU-30
coitados do Gripen

Evandro

O Gripen é o único dos concorrentes que a FAB pode adquirir mais que as 36 aéronaves iniciais do FX2. As outras pelo preço da aeronave e hora de voo é praticamente impossivel. Hoje em dia se fala muito da tal Guerra em Rede e a FAB equipado com o Gripen e com os R99 e futuramente aqduirindo mais do que os 36 Gripen iniciais e se tiver acesso aos mísseis Meteor. Teremos um caça muito bom para o cenário Sul Americano. Acredito se o Gripen for mesmo o escolhido já teremos problemas com os motores por ser de origem… Read more »

Jorge

Esse motores não podem ser trocados? já que está em fase de desenvolvimento?

Felipe Cps

Amigos, falando sério agora, sem brincadeiras. A questão toda é a seguinte: foi um “hoax” da Folha? Se foi um hoax da Folha alguém deve perder o emprego. E a Eliane Cantanhede está há tempo suficiente no jornalismo para saber que esse tipo de coisa não se publica sem uma investigação jornalística séria. E quando digo séria, não digo que ela precisa apresentar provas do que afirma: jornalismo não é para provar nada, jornalismo é para investigar, noticiar, informar e denunciar. Prova é coisa de juiz e de tribunal ou de historiador, não de jornalista, que até por força da… Read more »

Paulo Renato

Caro Ivan,
Vão acusar o Galante!!!!!!
hehhehehehehehehe
Vc olhou bem os comentários no outro post do Gripen falando sobre os pilotos Brasileiros estarem no teste.

Eles não só acusaram como tb afirmaram que o blog é tendencioso.
Mas quando se fala de Rafale as feras ficam tudo na tocaia e não botam as nas de fora.

Abs ao colega.

Fernando "Nunão" De Martini

Wilson Giordani de Souza em 05 jan, 2010 às 14:59 Wilson, na verdade o post acima foi escrito pelo Poggio, não pelo Galante. O Poggio excepcionalmente esqueceu de colocar o crédito da foto, então coloquei agora, junto com link, como costumo fazer (da mesma forma que há um crédito / link de outra foto do Gripen no post mais abaixo, que já havia posto hoje de manhã). O link é da Gripen International, com muitas fotos como essa. Há uma versão em português do site, bastando acrescentar o .com no final, mas a galeria de fotos do site em português… Read more »

Paulo Renato

retificação

unhas de fora.

hehehehehe

Abs.

João Augusto

Viva o Gripen! HUHUHUHUHUHUHUHUHU Quase que um cisco maior entra no meu olho na hora que eu li a matéria.

arlei

como os caças vencedores do fx-2 serão distribuidos pelo país?

joão

Sou um fã deste blog, acesso-o todo santo dia! Estou impressionado com o grau de conhecimento da galera aqui. E eu achava que manjava de aviação militar…sic. Tenho uma pergunta p/ os mais entendidos: Os motores do Gripen não podem ser trocados pelos EJ-200 do Typhoon 2 ?? Certa fez lí em uma das minhas revistas Força Aérea que isso seria estudado tanto para o futuro Gripen como para o AMX (nesse caso sem o pós-combustor) Será ? Será ?

abraço a todos

Marcus

a) briga besta com os militares nessa história de rever o passado.

b) Jobim não deve sair candidato a algum cargo executivo, e está louco para sair fora (já tem uma aposentadoria do STF).

c) outros fatores: orçamentário e interesse da indústria nacional.

Alguns fatores que pesam para crer na veracidade da matéria.

Mas, como disse o Darth Vader, pode acontecer de tudo no final.

Max

Fico imaginando como essa noticia vai repercutir lá fora.
Estou até vendo executivos da Dassault abrindo desesperadamente seus vidrinhos de antiácido com o telefone preso entre o ombro e o ouvido gritando com funcionários perplexos.
E os blogs internacionais? faz meses que um ou outro frances bate boca com blogeiros de outros paises sobre a não venda dos Rafales.
E a repercussão internas em um ano eleitoral.
Isso vai parecer com os capitulo finais de uma looooga novela daquelas bem apelativas onde até personagens mortos ressuscitam rsrs.

Alexandre G.R.S.

Prezados, A decisão cabe ao governo democraticamente eleito! o ministério da defesa através do comando da aeronautica tem o dever CONSTITUICIONAL de não se interpor a nenhuma decisão contrária à decisão do governo legitamado pela escolha popular. Não estou dizendo que sou a favor ou contra o atual governo. Só sou contra colocar-se em jogo o processo democrático garantido pela constituição. Como já havia citado em um outro post, as últimas grandes compras de material militar aconteceram sobre a égide de um regime de excessão. Hoje é diferente queiramos ou não. Felipe cps a decisão do presidente é soberana sim… Read more »

Paulo Renato

Grande polemico Felipe CPS !!!
Tb acho que não vão ser contra a decisão da FAB, até pq caso optem pelo Rafaleco com certeza a oposição vai usar isso contra o candidato do Governo.
Mas não acho que o Governo seja ruim, apenas alguma decisões incertas que por sinal tomada pelo Sr. Jobim e não pelo Presidente ao meu ver.

Mas enfim se for realmente for o GripenNG, vamos aguarda que a Saab possa realmente cumprir com tu diretinho e que possamos ter os novos caças dentro do planejamento.

Abs.

Max

Ops! Capítulos finais, não “capitulo” finais.

JC

Felipe.

Suspeita-se que o governo pressionou a FAB desde o comeco pra ceder e escolher o Rafale. Nao conseguiu.
O governo toda vez que os militares batem na mesa, retrocede…ou cede.

Sera diferente dessa vez? Vai depender de quanto $$$ esta nessa jogada pra eles. Eh muito dinheiro envolvido na compra…e a construtora X vai ajudar a terror**** em valor Y ou Z, dependendo do esquemao sair ou nao.

Muito dificil prever. Mais uma encrenca pro “sabio” presidente resolver, alem do italiano assassino.

Jacubâo

Na boa amigos. Nenhum deles vai ganhar. O FX-2 foi p/ vala e toda a credibilidade do país tmb. É como disse o Charles D…????? Alguma bexiga dessa aí, “o Brasil não é um país sério”. Dói muito, mas é a pura verdade.
Seria melhor a FAB começar a pensar em outro programa de modernização dos JURÁSSICOS F-5m, que serão F-5MMMMMMM………
Cruz Credo.

Felipe Cps

Alexandre G.R.S. em 05 jan, 2010 às 16:10 “Felipe cps a decisão do presidente é soberana sim gostemos ou não. Também não concordo com muita coisa, porém não me furto em defender o processo democrático. Acho que temos muitos animos exaltados por aqui.” Alexandre, não quero entrar nesse mérito, até porque deixei bem claro que daqui pra frente tudo pode acontecer e que eu não duvido de nada que venha do governo PeTralha. Mas a FAB também é uma instituição brasileira. Também faz parte de nossa democracia. Também merece respeito, deste ou de qualquer presidente. Do Nelson Jobim ou de… Read more »

grifo

Trocar o motor significaria o fim da possibilidade de um Sea Gripen, já que ao contrário do F414 o EJ-200 não é marinizado.

Jorge

Isso tudo tá me lembrando do LOST. Nunca acaba.

Leandro

É lamentavel que a FAB tenha optado pelo Gripen que nada mais que uma colcha de retalhos,cada peça de uma nacionalidade na verdade a Saab é uma montadora de aeronaves na minha visão. Más tem outro fato importante a pressão da Embraer para que fosse escolhido o Gripen, isso é mais lamentavel ainda que uma empresa que é m grande parte subsidiada pelo governo(via BNDS) em muitos projetos coloque interesses comerciais e finaceiros na frente da seguraça desse grande país. A grande desculpa para essa escolha , se é que a folha está correta, é o preço unitário e o… Read more »

Jorge

Já que vai escolher, então que escolha logo. Do jeito que tá esses programas FXs, quando escolher, o gripen já estará pronto, com tudo desenvolvido. Esse governo fica só adiando. Isso é uma palhaçada. O urutu já saiu, o casco do submarino já saiu, sistemas de misseis e os Caças?

Caramba!

André BH

Prezados,
Venho acompanhando o blog e sobre esse assunto do FX2 tenho uma dúvida:
Teria a Marinha preferência por um Caça e a FAB por outro?

A opinião da Marinha e ou do Exército é tão importante como a da FAB?

Alexandre G.R.S.

Prezado Felipe cps, Concordo em termos com o que você disse. A FAB de fato é um entidade soberana e mereçe respeito em suas decisões. Porém antes de tudo ela deve respeito a nação e a constituição que é dever dela defender. Bater de frente só atrasara ainda mais o processo. Um que X outro quer Y. Alguem tem que ceder. Como disse, se a FAB quiser o GRIPEN ela apostara suas fichas nesse ano eleitoral e torcerá para que o próximo presidente eleito faça a escolha que a mesma deseja. Ou ela pode dar com os burros n´agua e… Read more »

Wilson Giordani de Souza

Nunão em 05 jan, 2010 às 15:31

Nunão, tu tá de sacanagem comigo? Eu estava “me arriando”, rapá!

Nãnãnãnã…

[]s

Pensador

NUMCA NA HISTORIA DESTE PAIS DEMORAMOS TANTO E NÃO RESOLVEMOS NADA.UMA MERRECA DE 36 CAÇAS É COISA DE PAIS POBRE MESMO.ÉU FALEI UMA MERRECA DE TRINTA E SEIS CAÇAS QUE PALHAÇADA.PENSAR QUE APENAS 1(HUM)PORTA AVIÕES AMERICANO LEVA MAIS QUE O DOBRO DA NOSSA FAB.CONTINUAMOS SENDO O PAIS DO FUTURO.QUEM SABE DAQUI A 100 ANOS NOSSOS BISNETOS VÃO SE ORGULHAR DESTE BRASIL.NUMCA NA HISTORIA DESTE PAIS HOUVE TANTA CORRUPÇÃO,TANTO VANDALISMO,TANTO ASSASSINATO,TANTA GENTE SEM PRINCIPIO E EDUCAÇÃO,TANTO CABIDE DE EMPREGO PARA IMCOMPETENTES,TANTO IMPOSTO A PAGAR E VEM MAIS IMPOSTOS NADA MENOS QUE 11% FELIZ 2010 BRASIL.

Paulo

Gente, nós ficamos conversando sobre compras de bilhões, como se estivesse tudo bem na infraestrutura brasileira. Acabei de ler que nossa meteorologia só vive ás custas de mendigar favores americanos. Um país que vive da agricultura não tem satélite meteorológico próprio, vejam a matéria: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100105/not_imp490573,0.php

Desse jeito, não tem para Rafale, Gripen, carrinho de mão…

Felipe Cps

Alexandre G.R.S. em 05 jan, 2010 às 16:40: Sim Alexandre, ela não só PODE como DEVE e como IRÁ bater de frente com o governo que a contrariar (aliás, isso JÁ está ocorrendo), sempre dentro do jogo democrático. E o prejuízo meu amigo, caso esse governo insista em ser cabeçudo e comprar o mais caro, ou cancelar tudo e adiar, será da sociedade brasileira INTEIRA, não da FAB, dado que esta faz parte do Brasil (na verdade é um dos braços armados do Estado) e que quem irá ficar com o espaço aéreo vulnerável não será a FAB, mas o… Read more »

Jorge

No futuro, daqui a 100 anos provavelmente uma boa parte deste país estará falando inglês americano, com caças de ultima geração se o país de agora continuar desse jeito.

Patriota

Já dava para desconfiar que o Rafale ja não contava com tanto favoritismo na FAB, basta reeler as ultimas declarações do ministro Jobim para imprensa entre elas aquela em que ele compara o
Murrua a Land Rover e diz que a decisão não se dará apenas pelo aspecto militar(podemos notar assim a possibilidade do MD impor o resultado final), uma coisa é certa a vontade do MD prevalecerá porem os parlamentares do congresso poderão não aceitar um resultado que se oponha diretamente ao relatório da FAB .

Acho que existe sim grande chance do Gripen NG ganhar.

Marcus

Esse jogo é antes de tudo político. Quanto ao caráter técnico tenho pouco a dizer, mais a ouvir. Contudo no jogo internacional o Brasil assume um lugar cada vez mais alto, não apenas por conta do petróleo, mas pelas outras commodities e pujança do mercado interno. Como esse aumento de prestígio pode se tornar uma bolha de sabão? Se não houver o devido investimento em segurança. Segurança que é destradada por parte dos intelectuais (esquerda principalmente) como não essencial. Portanto a novela assume contornos não técnicos por duas razões: a) porque não interessa a parte da equipe de governo, por… Read more »

Carlos

“a duvida que tenho e se os aviões serão comprados para serem consertados ou para combaterem ?

pois com vizinhos que possuem o flanker e potencias que usam F-18 e em breve F-35, o Grippem e um adversario ou um alvo?”

Max

Carlos,
A muito tempo os Suecos vem projetando seus armamentos tendo em vista um hipotético entrevero com a Russia (antiga URSS)com quem em séculos passados tiveram ferozes embates culminando com a quase derrota da Russia em algumas ocasiões.
Eles não são nada ingênuos nem subestimariam as qualidades do equipamento de seus eventuais inimigos.

Franco Ferreira

O CECOMSAER publicou: “05/01/2010 – 14h03 F-X2: Esclarecimentos A respeito de matérias publicadas pela imprensa, este Centro esclarece que o Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa. Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia. Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL… Read more »

Wolfpack

Respondendo ao colega que perguntou se a FAB ouviu a Marinha ou o Exército sobre o FX2. Bem, a história mostra que a fabulosa FAB sempre foi do contra, proibiu por anos a Marinha de operar aeronaves de asas fixa, por sinal operava os aviões no Minas Gerais, acabou de fechar a compra de helicópteros Mil Mi34 Russos de ataque para SAR dando uma banana para a aviação do Exército, utiliza fuzil FH fora do padrão da Marinha e Exército. Sempre forma do contra, e sua capacidade de operar os aeroportos do país quando estava no comando todos sabemos o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Wilson Giordani de Souza em 05 jan, 2010 às 16:42”

Calma, Wilson, apesar da (injusta) fama, eu não comento apenas para dar bronca em leitores…

No caso, comentei para esclarecer o link das fotos a todos.

AJS

Parece que ou algum dos membros do projeto FX2 levou $$$$$ pra vazar informação(não creio) mesmo porque tb há uma comissão instituida para aeronave dita de 5ª geração, ou a matéria não está correta, pois o CECOMSAER informa que a Força não enviou ainda o relatório.

Rodrigo - DF

Ola a todos do site. So tenho uma pergunta para isso: Li uma vez aki no Poder Terrestre que Antigamente o Brasil tinha condições de exportar tanques de combates, ate participou de uma concorrência silimar como esse do FX-2. O que acabou acontecendo foi que o Brasil tinha passado em todos os teste e de ultima hora o Brasil foi reprovado. O problema no caso foi que passaram o Brasil para fazer pressão nos Fornecedores pretendidos…. Minha pregunta… Sera que o Brasil não esta forçando uma situação para poder tira proveito, tipo forçar uma redução nos preços para obter uma… Read more »

Wolfpack

RESULTADOS: Exército Brasileiro: Uma revolucionária tese de doutorado produzida no Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército – Simulação numérica de detonações termonucleares em meios Híbridos de fissão-fusão implodidos pela radiação – pelo físico Dalton Ellery Girão Barroso, confirma que o Brasil já tem conhecimento e tecnologia para, se quiser, desenvolver a bomba atômica. “Não precisa fazer a bomba. Basta mostrar que sabe”, disse o físico. Marinha do Brasil: Os submarinos são poderosas armas dissuasórias, e suas características operacionais conferem importante dimensão ao Poder Naval, um dos pilares do nosso Sistema de Defesa. No contínuo esforço para dotar o Brasil… Read more »

joão

Valeu pela resposta Guilherme

abraço a todos