sábado, maio 15, 2021

Gripen para o Brasil

Para Gates, F-35 não terá segunda motorização

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

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Dando continuidade ao “post” anterior, o secretário de defesa dos EUA Robert Gates também informou na mesma visita à fábrica da Lockheed Martin que o F-35 não terá a opção de duas motorizações. “A conclusão geral é de que isso acrescentaria alguns bilhões de dólares a mais ao programa” disse ele. Outras análises dão conta que um segundo motor como opção consumiria “apenas” U$ 560 milhões.

Na visão de muitos, ter um segundo fornecedor para um dos componentes mais caros da aeronave dividiria os recursos da Defesa por diversos estados, elevando o número de empresas envolvidas (além do aumento do número de empregos também) e agradando mais os congressistas.

São exatamente estes últimos que podem decidir pela adoção de um segundo fabricante de motores para o F-35. Os autores dessa manobra no entanto já foram alertados. O presidente Obama vetará qualquer atitude nesse sentido.

Um órgão do congresso norte-americano chamado “Congressional Research Service” estimou que o programa F-35 necessitará de 246 bilhões de dólares para comprar 2456 aeronaves. Incluindo valores referentes ao desenvolvimento do programa nos últimos 12 anos, a estimativa do CRS é de que o custo médio de cada aeronave fique em torno de U$ 100.1 milhões. Outros estudos colocam o preço do mesmo entre U$ 49 milhões e U$ 200 milhões.

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F/A-18E Super Hornet

Amigos, O F-35 é uma parceria dentre vários países, dos quais já têm encomendas garantidas para suas FA. Os países que fazem parte da parceria são: EUA(1), GB(2), Países Baixos(3), Itália(4), Canadá(5), Turquia(6), Austrália(7), Dinamarca(8), Noruega(9), Israel(10) e Singapura(11). Se incluirmos países que sinalizaram interesse oficial, fica: Taiwan(12), Japão(13), Finlândia(14), Espanha(15), Grécia(16), Índia(17) e Brasil(18) A lista chega à 18 países!! Se incluirmos países aliados, possíveis clientes do F-35(achismo) ficam: Coréia do Sul(19), Tailândia(20), EAU(21), Arábia Saudita(22), Egito(23), Alemanha(24), Polônia(!)(25), Bahrein(!)(26), Paquistão(!)(26), França(!)(27), Iraque(!)(28) Chile(!)(29) e Argentina(!!!)(30) rss. Mentira a Argentina, foi só pra chegar aos 30 rsss. O fato… Read more »

F/A-18E Super Hornet

Sonho em ver na FAB!

Abraços

Baschera

A verdade é que a industria militar americana está se tornando proíbitiva, em termos de valores. Daqui a pouco vão começar a perder escala de produção, o que, ou descamba para o aumento ainda maior de custos unitários ou para a dispença de pessoal.Ou ambos….

Sds.

Leigo

Os mais otimistas dizem que cada aeronave vai sair a 49 milhões de dólares ?

Nem a pau Juvenal.

Rodrigo Rauta

Mas vamos convir, achar que um programa do porte do F-35, que visa ser a espinha dorsal não so da USAF, como da US Navy e dos Marines, o custo unitario do avião, com todas as suas revoluçoes tecnologicas, ficaria em torno dos 50-60 milhoes de doletas, é ter , no minimo, uma visão extremamente otimista!
Inclusive eu acho que esse valor de 100 doletas ainda vai subir…iso sem contar o armamento do bichão ai…

Abraços!!!

WAR

Os americanos ofereceram dois porta-aviões. Que tal providos de 10 F35 cada um? Paguemos com petróleo.. O Chaves vai dançar nessa.

Bruno Rocha

Rodrigo Rauta em 02 set, 2009 às 23:51

“…é ter , no mínimo, uma visão extremamente otimista!…”

Você quer dizer extremamente “babaca”. Os otimistas são os que mais se estressam quando suas “previsões” são frustradas.

WAR em 03 set, 2009 às 0:03

Já pensou que podemos sim “comprar” essas aeronaves. Com o “nosso” PRE-SAL. Já que com certeza precisamos de ajuda para pegar nosso petróleo, se os americanos forem nossos parceiros, poderiam nos oferecer essas aeronaves com um preçinho bem camarada. Não acha?

Abraços a todos

MD11

TIO San tomador de wiske ja anda bancarota sem falar na frustrasao dos que estao nesse programa

André

********* OFF TOPIC *********

O Gates falou que o F35 não terá segunda motorização.

Lendo a revista Força Aérea deste último bimestre, ela noticia que os Emirados Árabes Unidos estão prestes a comprar um lote de cerca de 60 Rafale F3, porém querem um motor com empuxo de 10t (o atual é de 7t), suíte de ECM aprimorada e algo mais que não me lembro.

Perguntas:

1. não seria o caso da FAB solicitar ao menos motores mais “robustos”?

2. com essa outra motorização ele seria capaz de suprecruise?

Abraços

RPiletti

Entre 49 e 200, com essa margem toda até eu acerto o valor rsrsrsrsr

Bosco

André, um motor mais potente consome mais, o que implica na redução da autonomia. Para um país do tamanho do Estado do Rio Grande do Norte talvez não faça diferença, mas para o Brasil talvez faça. Esses motores, muito provavelmente, obrigarão com uma maior frequência o uso do tanque conformal que está sendo desenvolvido para que o caça tenha uma performance equivalente ao da motorização atual, principalmente para os usuários de países grandes como o Brasil. Mesmo o motor mais potente mantendo a mesma taxa de consumo específico de combustível (SFC) ou até mesmo reduzindo-a, o consumo global seria maior… Read more »

Fábio Mayer

O interessante é notar que os americanos quebraram a URSS ao investir pesadamente em novos armamentos, forçando os comunistas a irem no mesmo caminho. Os americanos aguentaram, os comunistas, não.

Agora, os americanos incorrem no erro de manter a corrida contra ninguém e se afogarem nos próprios custos.

O F-22 já custou uma fábula e o F-35 é um pouco mais barato, mas, considerando o número pretendido de aeronaves, não muito.

Estão se enforcando na propria corda, economia nenhuma suporta financiar tantos gastos por tanto tempo.

André

Bosco,

me convenceu. De fato, uma motorização mais potente faria sentido se a atual torna-se a aeronave underpowered. Creio que não é o caso.

Abraços

pierre

quantos mísseis o f35 carrega em configuração stealth

Bosco

pierre, 4 Amraam, pelo menos é o que se sabe até agora. Especula-se que possam ser mais. Existem na internet desenhos não oficias mostrando o compartimento de armas com até 8 mísseis ar-ar (4 em cada), sendo 4 BVRAAM e 4 WVRAAM. Pelo que foi divulgado oficialmente até agora míssies WVRAAM (alcance visual) só podem ser lançados de trilhos nas asas. Se for possível o lançamento, por exemplo, do AIM-9X a partir do compartimento interno de armas, o mesmo iria operar no modo ‘travamento após o disparo’ já que a comporta do mesmo não pode ficar aberta de modo a… Read more »

Raphael Barros

Quando os americanos nos venderem 2 porta-aviões e mais 2 F-35 os aliens vão vender as naves espaciais e seus caças para os americanos.

Parem de programas de caças no Discovery Channel e History Channel estão estrango seus cérebros

Wolfpack

Imagine os custos de validação de uma nova alternativa de motor ao F35 Lightning. Politicamente é excelente, porém o projeto deve estourar seus recursos com facilidade.

CosmeBR

O Brasil não precisa de F-35. Teremos o RAFALE e com transferência de tecnologia!

Bruno Rocha

em resposta ao comentário de Super Hornet sobre aliados Países aliados!!!!!! Para mim, esse negócio de aliados, é algo meio estranho. Se país aliado, é aquele que da todas as suas informações de armamento para os americanos, puxa o saco deles, compra tudo deles. Então o que seria o não aliado? Um país independente que não precisa de armamento Made In EUA. Como a Russia, que depois de quebra (mais uma vez) ainda fabricam seus brinquedos. É incrível a minha percepção critica, de acreditar que a Guerra Fria (Em Partes) foi uma conspiração (em partes). Se por fora os americanos… Read more »

Bruno Rocha

Nossa gente. Esse texto começa num assunto e termina em outro.
Perdoem-me.

Soldier

Pois é…

Ninguém sabe o quanto vai custar este caça. Duvido muito que custe “apenas” U$ 100 mi.

Alecsander

O custo inicial do F-35 era de US$37milhões no inicio da década, hoje ele custa em torno de US$148milhões. Isso acontece porque é utilizado uma gama de tecnologia muito grande se comparado ao seu protótipo do inicio da década. o protótipo de US$37milhões do F-35 usava tecnologia e avionica inferior a do protótipo F-16, só para testes mesmo, já a nova versão atualizada que entrara em operação é bem mais sofisticada do que a do Super Hornet e ate do F-22. É por isso que os valores do protótipo para a versão de combate são tão grandes.

F/A-18E Super Hornet

Caro Bruno Rocha

Reconheço algumas maravilhas tecnológicas russas. De fato, fazem ótimos aviões como o Flanker o é, por exemplo. Mas o que me irrita, é quando “endeusam” os aviões, sem ao menos analisar as características positivas de outros aviões à mesma categoria. Devemos ser imparciais e justos nos comentários.

E a realidade mostra o F-35, numa categoria acima de qualquer outra aeronave russa, atualmente. O PAK sairá? Tomará que sim! Mas os únicos 5.gen que existem são apenas 2: F-22 e F-35.

E por enquanto, o PAK-FA é sonho.

Abraços

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