radar-aesa-pak-fa-foto-vladamir-karnozov-via-flight-global

No MAKS 2009, a Russia mostrou o primeiro equipamento de seu caça pesado de quinta geração PAK FA/T-50: a antena do radar de varredura eletrônica ativa (AESA).  Segundo o comandante Aleksandr Zelin, um protótipo do PAK FA deverá realizar seu primeiro voo em novembro ou dezembro deste ano, e já teria sido mostrado a Vladimir Putin, em maio, durante visita da autoridade à planta da  KnAAPO em Komsomolsk-on-Amur.

Apesar de não terem sido revelados dados sobre a nova antena, além de que ela contém mais de 1.000 módulos de transmissão e recepção, foi dito que o equipamento iniciou testes em novembro do ano passado, passando a ser integrado a outros elementos do radar neste verão (do hemisfério norte). Um segundo exemplar deverá ser completado até meados do ano que vem para instalação em um protótipo operacional do T-50.

A Sukhoi deverá completar cinco protótipos do PAK FA para testes iniciais, incluindo dois dedicados a testes de solo. Esses testes estariam agendados para o período 2011-2012, e a empresa espera produzir, por volta de 2015, um primeiro lote de aeronaves para testes operacionais. Os primeiros lotes deverão ser equipados com turbinas derivadas das AL-31F. Um novo motor deverá ser incorporado a aeronaves de lotes subsequentes, provavelmente um design proposto pela  MMPP Salut e baseado na AL-31FM3.

pak-fa-t-50-a

FONTE e FOTO DE CIMA (Vladamir Karnozov): Flight Global

IMAGEM DE BAIXO: uma das concepções mais disseminadas do PAK FA. Para ver outras, confira os links abaixo.

COLABOROU (Vídeo): Welington

NOTA do BLOG: reparar, no vídeo, o diâmetro da antena em comparação ao tamanho do apresentador.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Só acredito vendo.

Vassili Zaitsev

Sinceramente, eu não acreditava nas informações que o T-50 voaria neste ano. Estou mudando minha opnião aos poucos, devidos as novas notícias divulgadas………

Mas, ainda creio que, mesmo que ele realize seu primeiro voo neste ano corrente, não esteja pronto para entrar em operação antes de 2017……………….

esta é minha opnião………..

Abraços.

Felipe Cps

Pra mim parece uma panela com uma colméia como tampa…

Francisco AMX

he he Felipe, parece uma colmeia de flash que tenho aqui no estudio da gráfica, com um papel celofane na frente para amerelar a luz…!

Eu quase posso apostar que não voa nada novo, russo, este ano… mas…

Se aparecer um caça, com desenho moderno, surpreendente, vou começar a achar que o Brasil perdeu a vez neste projeto… vou começar a desconfiar mais da propaganda ocidental…

Abraços

RL

E o Brasil? Ainda esta nisso ou ficou somente no sonho de Mangabeira Unger ?

Alguem tem informações quanto ao brasil para este projeto?

Galante, aproveitando a oportunidade.
Bem que o amigo poderia colocar um calendário anual de todas as feiras e exposições voltadas as FA.
É possível? Sei que a redação do site játem bastante afazeres, más se for possível, seria legal.

Abraços e parabens pelos tópicos.

RenanZ

Voar neste ano ??

Nem maquete do mock-up do protótipo existe ainda !!!
Ninguém sequer viu como será esete avião !!!

Hornet

RL,

boa pergunta! Mas acho que ficou só no sonho (ou intenção, sei lá) do Mangabeira…ao menos não ouvi falar mais nada a respeito. Até vou procurar na internet depois, pra tentar achar alguma notícia nova a respeito…se achar coloco aqui…mas não sei não…

abração

Baschera

Estão trabalhando no bixinho….. mas…. vamos ver. Abaixo, resumo de declarações oficiais, sobre o PAK-FA: Date:08.2007- according to VVS CINC PAK-FA project documentation transferred to plant-manufacturer. Date: 12.2008. Fifth-generation fighter aircraft would be raised in the air in 2009 Chief of Air Force Colonel General Alexander Zelin said that the fifth generation fighter aircraft would be raised in the air, as planned, in 2009. «К августу 2009 года мы получим летный самолет пятого поколения. «By August 2009, we will have a flight version of fifth-generation aircraft. We raise this ac into the air in 2009 », – he said to… Read more »

Hornet

Só achei (de notícia recente) isso na internet, mas nada que ver com o Brasil participar no projeto: Quinta-feira, 20 de agosto de 2009 08:22 BRT Rússia (Reuters) – O jato militar de quinta geração da Rússia [o chamado PAKFA] fará seu voo inaugural até o fim do ano, disse à Reuters em entrevista o projetista da aeronave. Quando perguntado se o avião de combate ainda faria um voo em 2009, o diretor-geral da empresa fabricante Sukhoi, Mikhail Pogosyan, respondeu: “Não vamos medir esforços para isso acontecer este ano, e eu acredito que temos todas as razões para dizer que… Read more »

Marco Antonio Lins

Comentario!

E agora? Se alguem duvidou da capacidade russa!… Não podemos perder esta oportunidade de participar deste projeto! Já perdermos o Sukhoi35.A configuração dele é bonita deste Par-Fa ou T-50,vamos
correr atras do prejuizo!

Bruno Rocha

Em se tratando disso. O T-50 só vai voar no Flight Simulator e olhe lá. Parece que a mídia não quer saber de nada desse novo caça russo. Nem seque ouvi falar uma vez na televisão sobre esse PAK FA. Talvez o que eles vão inaugurar vai ser planta da maquete. E a unica coisa real que vai voar vai ser o aeromodelo dele. Agora falando sério mesmo. Não estou muito confiante assim nesse PAK FA. Já repararam que tando os Mig’s quantos os SU’s sempre tem a parte da frente maior. É como um pescoço alongado de um sisnei.… Read more »

FelipeTP

Ainda bem que perdemos o Su-35. Nada de venda casada. O Brasil não queria diversificar seus parceiros? Pega rafale e PAK-FA para o futuro.

Bruno Rocha

Obs:não estou esculachando os russos nem criticando os estadunidenses. Estou mesmo é com o pé atrás em tudo.

Lembro que a decepção do Otimista é como levar um tiro de escopeta cano cerrado na cara.(literalmente!)

Se vocês se julgam (ou não) amantes do assunto e conhecedores do mesmo, sabem que não se pode arriscar tudo de uma vez só. Temos que ter cuidado nas nossas escolhas para não chorar depois.

abraços

Lucas

Este caça ta muito “escondido”, esta com cara de que será um avião parecido com o SU 35 talvez, o que é que tem mostrar a fuselagem do avião, vai expor algum segredo do avião, claro que não, esta tudo muito suspeito, o PAK-FA pelo motivo de tanto medo de expor deve ser muito superior do que um esquadrão de F-22, a Rússia não tem motivo para “ocultar” tanto este caça.
Abraços.

welington

Já tinha visto o radar há umas semanas, no vídeo abaixo pode se ver com mais detalhes a antena AESA do novo radar Tikhomirov NIIP SH-121, inclusive os módulos transceptores em detalhes. Somente ressaltando o Tikhomirov NIIP SH-121 utiliza a base dos sistemas e o gerador de potencia do Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E) (PESA) do SU-35 BM, que também ressaltando o mesmo com este gerador de potencia se tornou o radar mais potente já colocado em um caça com 20 kilowatts de potencia… http://www.youtube.com/watch?v=JVpvZoKHT0s Sobre o vôo em 2009 eu particularmente não acredito que aconteça, mas não duvido da capacidade… Read more »

welington

Postei meu comentário acho que vai demorar um pouco, pois postei alguns links….

welington

Já tinha visto o radar há umas semanas, no vídeo abaixo pode se ver com mais detalhes a antena AESA do novo radar Tikhomirov NIIP SH-121, inclusive os módulos transceptores em detalhes. Somente ressaltando o Tikhomirov NIIP SH-121 utiliza a base dos sistemas e o gerador de potencia do Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E) (PESA) do SU-35 BM, que também ressaltando o mesmo com este gerador de potencia se tornou o radar mais potente já colocado em um caça com 20 kilowatts de potencia… http://www.youtube.com/watch?v=JVpvZoKHT0s Sobre o vôo em 2009 eu particularmente não acredito que aconteça, mas não duvido da capacidade… Read more »

BRAVURA

A indústria aérea russa funciona com diferenças diante dos modos de produção ocidental. Eles parecem ter o hábito de produzir um protótipo inicial e depois lançar outros protótipos subsequentes melhorados. Assim ocorreu, por exemplo, com a família do Sukoi que passou por vários modelos até chegar ao atual Su-35. Por estratégia politica pro-Putin, podemos acreditar que um protótipo ainda voe este ano, embora que o protótipo se espatife no chão aos primeiros testes. Por tradição militar esses tipos de projeto militar sempre são iniciados de maneira discreta, apesar dos russos não esconderem que já tem, dentre outras coisas, um radar… Read more »

Pegasus

Ah bom, como dizem alguns por aqui, a industria russa so faz caças acrobatas, não possuem tecnologia suficiente para se equiparar com os Deuses americanos e nossa unica escolha sera aceitar as migalhas deles para nós, e de bom grado.
Eu, pelo meu lado, acho que perdemos um parceiro incrivel, tanto na area militar como aeroespacial, que eventuais problemas de abastecimentos de peças seriam compensados com acordos de fabricação no nosso proprio país, mas…o que sei eu mais que os grandes adoradores americanos que tudo sabem.(caso não tenham notado, isso se chama sarcasmo)

Wolfpack

Senhores,
O SU35 continuará seu desenvolvimento mesmo com o PAK FA? Parece que o projeto está mais adiantado do que imaginava.
Qual a possibilidade deste vetor ser exportado? Se for disponibilizado a todo mundo, será a volta ao Dog Fight…
É claro que estaremos no FX2 comprando uma tecnologia ultrapassada, mas isso é necessário para não saltarmos muitas etapas.

Bosco

Uma função interessante do “vetoramento do empuxo” é a redução das derivas de modo a que o caça fique mais furtivo.
Tal efeito é fortemente sugerido pela concepção mostrada acima.

Bruno Rocha

Também concordo Bosco. É Wolfpack, é como eu já avia tido. No futuro, quando quase todos os países possuírem caça furtivos, só terá um caminho para eles. O “Dog Fight”. E nesse combate entre F-22/F-35 e PAK FA. Sou mais o Russo mesmo. Esse pak fa pode ter uma capacidade de manobrabilidade muito grande. Isso se tiver um vetoramento 3D com maior angulo, melhor que os dos outros SU. O PAK FA pode mudar a história da questão “furtividade” quando for laçado ao ar. Mesmo eu sendo um cara imparcial e confuso, nessa eu torça para os russos. Agora sim… Read more »

Bruno Rocha

É Wolfpack, é como eu já avia tido. No futuro, quando quase todos os países possuírem caça furtivos, só terá um caminho para eles. O “Dog Fight”. E nesse combate entre F-22/F-35 e PAK FA. Sou mais o Russo mesmo. Esse pak fa pode ter uma capacidade de manobrabilidade muito grande. Isso se tiver um vetoramento 3D com maior angulo, melhor que os dos outros SU. O PAK FA pode mudar a história da questão “furtividade” quando for laçado ao ar. Mesmo eu sendo um cara imparcial e confuso, nessa eu torça para os russos. Agora sim as viúvas dos… Read more »

Bruno Rocha

É isoo aii !!

Bruno Rocha

É isso ai BOSCO É Wolfpack, é como eu já avia tido. No futuro, quando quase todos os países possuírem caça furtivos, só terá um caminho para eles. O “Dog Fight”. E nesse combate entre F-22/F-35 e PAK FA. Sou mais o Russo mesmo. Esse pak fa pode ter uma capacidade de manobrabilidade muito grande. Isso se tiver um vetoramento 3D com maior angulo, melhor que os dos outros SU. O PAK FA pode mudar a história da questão “furtividade” quando for laçado ao ar. Mesmo eu sendo um cara imparcial e confuso, nessa eu torça para os russos. Agora… Read more »

Bruno Rocha

Tem limite para comentário? já fiz 3 grandes comentários nesta pága e eles não aparecem.

e agora? :S

Bruno Rocha

É isso ai BOSCO e Wolfpack, é como eu já avia tido. No futuro, quando quase todos os países possuírem caça furtivos, só terá um caminho para eles. O “Dog Fight”. E nesse combate entre F-22/F-35 e PAK FA. Sou mais o Russo mesmo. Esse pak fa pode ter uma capacidade de manobrabilidade muito grande. Isso se tiver um vetoramento 3D com maior angulo, melhor que os dos outros SU. O PAK FA pode mudar a história da questão “furtividade” quando for laçado ao ar. Mesmo eu sendo um cara imparcial e confuso, nessa eu torça para os russos. Agora… Read more »

Bruno Rocha

É saibam. Os F-22 já eram, perderam espaço para o F-35. Mas o F-35, se NÃO levarmos em conta o fator Stealth,ele leva uma surra do SU-35. E ainda quando lançado o PAK FA. Que vença o mais agiu!

Bosco

Bruno,
as vezes o comentário fica ‘preso’ aguardando liberação quando há um ‘hiperlink’.

Bruno Rocha

Só para completar um comentário meu anterior.

Os militares velhos caducos do Brasil já não tem capaidade para tomar decisões ao nivel de FX2. Carecemos depessoal. Faço um apelo à aqueles jovens que gostam de aviação a se avenurar na Força Aérea. As vezes é melhor agir que opinar.

Enquanto isso, os engenheiros russos de 105 anos aida dão no caldo. São ótimos projetistas e os ameicanos também.

Agradeço abraços

carlos argus

O BRASIL deveria estar no PAK FA T 50, só teriamos a ganhar com os Rússos…já vão testar o seu caça; é nós, vamos ser compradores..talvez.

Robson Br

Não devemos criticar os Oficiais da FAB. O SU-35 nunca passou de protótipo e esse tal de PAK-FA nunca passou de um desenho. Niguem tem certeza de nada. Se já tivesse um protótipo ainda assim era perigoso, mas nesse caso não tem nada. A necessidade da FAB é imediata e ficar esperando por protótipos. Outra coisa: nossa estrutura, doutrina e armamentos não são para esse tipo de aviões. Nossas bases não estão preparadas para aviões deste tamanho.

JMRV

Aposto com vocês que esse PAK FA T 50 voa primeiro o FX – 2!

Francisco AMX

Robson Br, se era por ser só protótipo e NG não deveria nem estar na primeira seleção…. nem protótipo tem ainda do caça…

Abraço

germa

acho aquele outro desenho o mais lindo dos que já ví. acredito que os militares devem ter ficado muito tentados com a proposta do PAKFAT-50,mas os políticos pensaram assim: “comprar caças da muito trabalho, queima nossa cara com os Yankees, não da voto e esses malditos militares não nos deixam roubar…tenho uma idéia vamos gastar esses 20/30 bilhoes de dolares para comprar canetas para os senado,também não da voto mas da pra roubar…já sei vamos fazer um estádio lindo em Cuiabá para a copa de 2014,não serve pra nada depois da copa, mas da pra roubar e ainda da voto…como… Read more »

germa

by the way, fora o welington, tem mais alquém que fala russo pra traduzir o video??

RT

Protótipo pode até sair, mas caça de verdade e em larga escala, com todo mundo podendo comprar (muitos imaginam assim) não vai ter mesmo. Os Americanos que tem dinheiro (muito dinheiro) não estão conseguindo conter os gastos com o F35 e o F22, imagina os Russos, que estão passando por uma recessão violenta, dependem violentamente da exportação de petróleo. Sem mencionar que não gostam de transferir tecnologia, os Indianos que são clientes tradicionais, ofereceram uma grana para participar do projeto e mesmo assim os Russos não querem mostrar nem mesmo o desenho da caça. Acho que este projeto vai ser… Read more »

Robson Br

A diferença está na credibilidade. A FAB conhece bem os operadores desses aviões.

welington

RT os Indianos tem acesso a todo o projeto do PAK FA T-50 e auxiliaram no desenvolvimento do mesmo inclusive de uma versão local que será exclusivamente Biplace…
http://savepic.ru/633804.jpg
http://savepic.ru/631756.jpg

Vamos aos links devagar para não ficarem retidos e não serem postados, rsrsrs…

welington
welington
welington
welington
welington
welington
welington

Tentei postar outras projeções, mas infelizmente as mesmas não estão passando pelos sistemas anti span, ETC…
Novamente reitero, estas são projeções feitas por entusiastas e alguns meios de comunicação se baseando nas declarações, algumas seguem fielmente as declarações, mas como todos sabemos a aeronave não será idêntica a estas projeções, mas provavelmente terra a maioria das características descritas nas projeções.

Caipira

Óia! Tá melhor que o Gripen NG que nem radar tem ainda…rsrsrs..brincadeira pessoal!

Mas falando sério, pegar a foto de um F22 fazer umas alterações, pintar com as cores russas e espalhar na internet dizendo que é o PAK FA é fácil, quero ver é produzir um monstro desses dentro dos prazos estipulados…

Primo

Na minha modesta opinião, levando em consideração que: 1) Ninguém viu sequer um desenho oficial do dito cujo 2) A mania Russa de reaproveitar lay-outs testados e que já voam 3) Todo esse segredo em torno deste avião 4) Não existir nenhuma fotinha dele, não adianta dizer que não tem como ou que o projeto é secreto, que essa não cola, se eles já possuem um protótipo pronto teria uma foto de algum “paparazzo”, nem que fosse da Vovodika. Vou dar um chute que este avião vai ser muito parecido com os SU35 e que não vai ter nada a… Read more »

Paulo

Só sei que esse mistério todo tá deixando todo mundo maluco pra ver o bicho.
Propaganda é a alma do negócio, só espero que “a montanha na venha a parir um rato”. Se é pra demorar que venham com algo como os X wings do Star Wars, ou algo a lá Dr. Benton Quest…..Se vierem com um SU 27 com alguns canards a mais, ou com um modelo tipo MIG 31 “arredondado” vai ser uma decepção.