O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (2) em seu programa semanal de rádio “Café com o presidente” que os diretores da Embraer “foram precipitados” e poderiam ter negociado antes de demitir 4.200 funcionários no dia 19 de fevereiro. As demissões foram chamadas por Lula de “quase uma anomalia”.

“Esse caso da Embraer, por exemplo, é um caso que é quase uma anomalia. Eu chamei a direção da Embraer, disse que eles foram precipitados, que poderiam ter negociado com os trabalhadores“, disse Lula no rádio.

Segundo comunicado da Embraer, as dispensas foram motivadas pela necessidade de a empresa “se ajustar à drástica redução de demanda por aeronaves em todo o mundo”, retraída por conta da crise econômica mundial.Na última sexta-feira (27), liminar do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas (SP), Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, suspendeu as demissões, mas a empresa anunciou que vai recorrer da decisão.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mirage

EMBRAER é uma empresa SA, com papeis em bolsas e etc… portanto uma empresa que é regida pelas leis do capitalismo. O Brasil acabou de entrar no capitalismo. Entrou tarde. A Embraer tem previsão de uma redução do seu Lucro Liquido… vejam bem… Redução do Lucro neste ano de 2009 em relação a 2008. Ta longe de fechar o ano de 2009 com preju. Também achei as demissões bastante “arrogantes”. Tomara que eles acertem na estratégia deles. Seria muito triste ter a Embraer fundida com uma Cia dos EUA e até mesmo de China.

Francisco AMX

Este nosso presidente é uma piada…..

Magick One

Piada é a Embraer, ou os diretores da Embraer, que contrata a rodo, abriu a pernas, ganhou um cargo ou mudou de setor, contrata filho do amigo, filho da amante, troca com outro direto as contratações.

No final sobrou para quem trabalha.

Francisco AMX

Magick, para ficar mais claro, estou falando de liberdade, a EMBRAER tem o direito de demitir! tu tem certeza disso que tu falou? a EMBRAER, provavelmente está se provalecendo, como as montadoras, que ganham benefícios e não repassam quase nada…. estou falando de um presidente que fala pelos cotuvelos! que não largou a mania populista de ser, de querer dizer o que o povo, submisso e comodista, quer ouvir! só isso, por isso ele é uma piada! nem entro no mérito da EMBRAER estar ou não equivocada, eu até acho que sim, mas ela é uma empresa SA com capital… Read more »

Francisco AMX

Acho, inclusive, que é manobra para “ganhar” mais recursos do BNDES…

vitor

Porque o presidente, tão preocupado com esses assuntos, não procurou a direção da Embraer em outubro de 2008, quando já era bem evidente que a Embraer não estava bem face à desvalorização do dolar? Ou então, após a divulgação, no início de novembro, do prejuizo de quase 50 milhões no terceiro trimestre de 2008. As empresas de aviação ao redor do mundo passaram por processos de redução de mão de obra. Todos já esperavam que o mesmo fosse acontecer na Embraer. Enquanto isso, ele ficava com o discurso de “que a crise não iria atravessar o atlântico”. Aí, agora, os… Read more »

adelmo

Se tiver críse no Brasil, vai ser apenas uma maróla!(palavras do Lula) e o resto do mundo desabando e no Brasil também!.

Hornet

Neste caso específico, quem fez a meleca, ao que tudo indica, foi a direção da empresa. Pelo visto, ela cometeu alguns erros de estratégia de mercado e não quer assumir. E pior que isso, está empurrando os erros pra debaixo do tapete e querendo colocar a “culpa” na crise e deixando a “conta” pra trabalhadores e sociedade pagarem. vou elencar 3 erros de estratégia (que li em vários jornais e sites de economia que analisaram o caso): – aposta na permanência do câmbio desfavorável para fazer as exportações (mesmo sabendo que o câmbio poderia flutuar em algum momento). Isso trouxe… Read more »

Nunão

Interessante, Hornet, mas algumas das críticas estratégicas elencadas são “post-facto” demais da conta. As mesmas publicações muitas vezes elogiavam a aposta no segmento executivo como alternativa saudável de diversificação… Deve-se entender algumas escolhas estratégicas da empresa em prazos mais longos, e criticar isso sim algumas escolhas do dia-a-dia que talvez pudessem ter sido melhor planejadas, sem dúvida. Afinal, se a empresa estivesse focada apenas na aviação comercial e uma crise (como foi em 2001) pegasse exatamente nesse nicho, iam criticá-la por não ter um “plano B…” Há controvérsias também em relação à capacidade do segmento executivo manter sua atratividade em… Read more »

Douglas

A Embraer ja detectou que o numero de encomendas cairá.. se o corte foi excessivo ou não só o tempo dirá. Também acho um pouco simplista a explicação de que aproveitou o momento pra uma resstruturação administrativa. Uma S/A de capital aberto como a Embraer não iria esperar por uma crise ou outro acontecimento para limpar os excessos. Como qualquer empresa privada, se a questão foi levantada (administração inchada) ela é imediatamente atacada… Mas a questão não é essa. O que impressiona é ver a facilidade com que se contratou dos franceses um helicoptero de projeto antigo por quase R$… Read more »

Hornet

Pois é, Nunão…mas a empresa não pode se nortear pela imprensa, palpitadores de plantão ou coisa do tipo. Uma empresa como a Embraer tem que ter uma equipe de estrategistas econômicos que precisam ver para além do que ocorre no momento. Nós, simples mortais, só podemos fazer a crítica a posteriori, mas os estrategistas da empresa não podem se dar a este luxo, né? Eles são muito bem pagos para ter a “bola de cristal”…agora, quando erram…a vaca vai pro brejo. Até aí tudo bem…mas o problema é não assumir isso e querer passar o problema para a sociedade. Existem… Read more »

Hornet

Ah! é claro…o plano B tem que existir sempre…não parece ser o caso de agora.

vitor

Hornet, Concordo contigo quando dizes que a Embraer cometeu erros em seu percurso. Creio que o mais grave, foi a contratação desenfreada nos últimos anos. A empresa realmente estava crescendo, entretanto, sua eficiência era baixa. Dessa forma, aconteceram muitas contratações, e na época, não se via um grande problema nisso, pois o dolar estava alto, e o grosso da folha de pagamento é em real. Agora, pagou-se o preço pela ineficiência. Com o dolar baixo, com certeza a folha de pagamento tem um peso muito maior no balanço da empresa. No ano passado lançaram um programa para aumentar a eficiência… Read more »

Hornet

Vitor, O Presidente não pode alardear crise nenhuma, pois o chamado mercado tem um componente psicológico, vamos dizer assim, muito forte. Na minha visão a atitude do Presidente está correta neste sentido. Pois, no mínimo ela ajuda a não agravar ainda mais a crise. E o que o Lula está fazendo não difere do que outros presidentes e chefes de estado estão fazendo: investimento público em larga escala para tentar frear a crise (se não for assim, a sociedade entra em convulção no dia seguinte…vide o que o Obama está fazendo…ou o Sarkozy, ou a Merkel etc.). E, ao que… Read more »

Hornet

ops. Escrevi convulsão com “ç”…falha nossa!

paulo s

o presidente ,comandante em chefe das fa,que deveria ser exemplo,distribui camisinhas em festa de carnaval,fala termos chulos, e varias outras sandices por ai afora,nao tem moral para cobrar nada de empresario nenhum.alguem ja viu coisa similar em um pais serio?.e o povo o adora , eles se merecem.
republica de bananas gigante.pobre brasil

Mirage

EMBRAER é uma empresa SA, com papeis em bolsas e etc… portanto uma empresa que é regida pelas leis do capitalismo. O Brasil acabou de entrar no capitalismo. Entrou tarde. A Embraer tem previsão de uma redução do seu Lucro Liquido… vejam bem… Redução do Lucro neste ano de 2009 em relação a 2008. Ta longe de fechar o ano de 2009 com preju. Também achei as demissões bastante “arrogantes”. Tomara que eles acertem na estratégia deles. Seria muito triste ter a Embraer fundida com uma Cia dos EUA e até mesmo de China.

Francisco AMX

Este nosso presidente é uma piada…..

Magick One

Piada é a Embraer, ou os diretores da Embraer, que contrata a rodo, abriu a pernas, ganhou um cargo ou mudou de setor, contrata filho do amigo, filho da amante, troca com outro direto as contratações.

No final sobrou para quem trabalha.

Francisco AMX

Magick, para ficar mais claro, estou falando de liberdade, a EMBRAER tem o direito de demitir! tu tem certeza disso que tu falou? a EMBRAER, provavelmente está se provalecendo, como as montadoras, que ganham benefícios e não repassam quase nada…. estou falando de um presidente que fala pelos cotuvelos! que não largou a mania populista de ser, de querer dizer o que o povo, submisso e comodista, quer ouvir! só isso, por isso ele é uma piada! nem entro no mérito da EMBRAER estar ou não equivocada, eu até acho que sim, mas ela é uma empresa SA com capital… Read more »

Francisco AMX

Acho, inclusive, que é manobra para “ganhar” mais recursos do BNDES…

vitor

Porque o presidente, tão preocupado com esses assuntos, não procurou a direção da Embraer em outubro de 2008, quando já era bem evidente que a Embraer não estava bem face à desvalorização do dolar? Ou então, após a divulgação, no início de novembro, do prejuizo de quase 50 milhões no terceiro trimestre de 2008. As empresas de aviação ao redor do mundo passaram por processos de redução de mão de obra. Todos já esperavam que o mesmo fosse acontecer na Embraer. Enquanto isso, ele ficava com o discurso de “que a crise não iria atravessar o atlântico”. Aí, agora, os… Read more »

adelmo

Se tiver críse no Brasil, vai ser apenas uma maróla!(palavras do Lula) e o resto do mundo desabando e no Brasil também!.

Hornet

Neste caso específico, quem fez a meleca, ao que tudo indica, foi a direção da empresa. Pelo visto, ela cometeu alguns erros de estratégia de mercado e não quer assumir. E pior que isso, está empurrando os erros pra debaixo do tapete e querendo colocar a “culpa” na crise e deixando a “conta” pra trabalhadores e sociedade pagarem. vou elencar 3 erros de estratégia (que li em vários jornais e sites de economia que analisaram o caso): – aposta na permanência do câmbio desfavorável para fazer as exportações (mesmo sabendo que o câmbio poderia flutuar em algum momento). Isso trouxe… Read more »

Nunão

Interessante, Hornet, mas algumas das críticas estratégicas elencadas são “post-facto” demais da conta. As mesmas publicações muitas vezes elogiavam a aposta no segmento executivo como alternativa saudável de diversificação… Deve-se entender algumas escolhas estratégicas da empresa em prazos mais longos, e criticar isso sim algumas escolhas do dia-a-dia que talvez pudessem ter sido melhor planejadas, sem dúvida. Afinal, se a empresa estivesse focada apenas na aviação comercial e uma crise (como foi em 2001) pegasse exatamente nesse nicho, iam criticá-la por não ter um “plano B…” Há controvérsias também em relação à capacidade do segmento executivo manter sua atratividade em… Read more »

Douglas

A Embraer ja detectou que o numero de encomendas cairá.. se o corte foi excessivo ou não só o tempo dirá. Também acho um pouco simplista a explicação de que aproveitou o momento pra uma resstruturação administrativa. Uma S/A de capital aberto como a Embraer não iria esperar por uma crise ou outro acontecimento para limpar os excessos. Como qualquer empresa privada, se a questão foi levantada (administração inchada) ela é imediatamente atacada… Mas a questão não é essa. O que impressiona é ver a facilidade com que se contratou dos franceses um helicoptero de projeto antigo por quase R$… Read more »

Hornet

Pois é, Nunão…mas a empresa não pode se nortear pela imprensa, palpitadores de plantão ou coisa do tipo. Uma empresa como a Embraer tem que ter uma equipe de estrategistas econômicos que precisam ver para além do que ocorre no momento. Nós, simples mortais, só podemos fazer a crítica a posteriori, mas os estrategistas da empresa não podem se dar a este luxo, né? Eles são muito bem pagos para ter a “bola de cristal”…agora, quando erram…a vaca vai pro brejo. Até aí tudo bem…mas o problema é não assumir isso e querer passar o problema para a sociedade. Existem… Read more »

Hornet

Ah! é claro…o plano B tem que existir sempre…não parece ser o caso de agora.

vitor

Hornet, Concordo contigo quando dizes que a Embraer cometeu erros em seu percurso. Creio que o mais grave, foi a contratação desenfreada nos últimos anos. A empresa realmente estava crescendo, entretanto, sua eficiência era baixa. Dessa forma, aconteceram muitas contratações, e na época, não se via um grande problema nisso, pois o dolar estava alto, e o grosso da folha de pagamento é em real. Agora, pagou-se o preço pela ineficiência. Com o dolar baixo, com certeza a folha de pagamento tem um peso muito maior no balanço da empresa. No ano passado lançaram um programa para aumentar a eficiência… Read more »

Hornet

Vitor, O Presidente não pode alardear crise nenhuma, pois o chamado mercado tem um componente psicológico, vamos dizer assim, muito forte. Na minha visão a atitude do Presidente está correta neste sentido. Pois, no mínimo ela ajuda a não agravar ainda mais a crise. E o que o Lula está fazendo não difere do que outros presidentes e chefes de estado estão fazendo: investimento público em larga escala para tentar frear a crise (se não for assim, a sociedade entra em convulção no dia seguinte…vide o que o Obama está fazendo…ou o Sarkozy, ou a Merkel etc.). E, ao que… Read more »

Hornet

ops. Escrevi convulsão com “ç”…falha nossa!

paulo s

o presidente ,comandante em chefe das fa,que deveria ser exemplo,distribui camisinhas em festa de carnaval,fala termos chulos, e varias outras sandices por ai afora,nao tem moral para cobrar nada de empresario nenhum.alguem ja viu coisa similar em um pais serio?.e o povo o adora , eles se merecem.
republica de bananas gigante.pobre brasil