terça-feira, abril 20, 2021

Gripen para o Brasil

Montagem dos novos aviões-tanque ingleses ganha asas

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

beluga-carrega-asas-fsta-foto-via-raf

Por enquanto, são só as asas, carregadas pelo transportador Beluga rumo à linha de montagem de Toulouse. Mas a primeira aeronave montada deverá seguir para Madri já no mês de  junho, para conversão em reabastecedor aéreo. A  frota do FSTA – Future Strategic Tanker Aircraft (futura aeronave de reabastecimento aéreo estratégico) deverá compreender 14 unidades, derivadas do Airbus A330-200 .

Na foto acima, o primeiro conjunto de asas é acondicionado no transportador após terem sido produzidas na fábrica da Airbus em Broughton, Reino Unido. Na imagem gerada por computador, no final da matéria, o FSTA em voo mostra suas três mangueiras de abastecimento estendidas.  Os novos modelos deverão substituir os VC-10 e Tristar atualmente en serviço na  RAF – Real Força Aérea Britânica, sendo utilizadas também para transporte de pessoal em apoio a operações ao redor do mundo. Devido à maior capacidade de carga e de combustível, os dois tipos de missão poderão ser realizados simultaneamente pelas novas aeronaves.

Apenas as duas primeiras aeronaves montadas deverão ser convertidas em reabastecedores aéreos na fábrica de Madri. As demais receberão a conversão na Inglaterra. Segundo a matéria original divulgada pela RAF, o FSTA terá a capacidade de abastecer 4 Typhoons em um deslocamento sem escalas até o Afeganistão.

fsta-raf-simulacao-imagem-via-raf

Fonte: RAF Imagens: AirTanker 2008 e Defence News Imagery, via RAF

- Advertisement -

18 Comments

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gabriel

olá tenho 13 anos,e estou em dúvida entre ser um oficial na fab ou da eb,ja tirei minhas dúvidas entre como entrar na AMAN ,mais a minha dúvida agora é de como se tornar um piloto da fab,como faço?

eduardo

vai pro eb nao….a fab seria melhor…se torna piloto vai trabalhar o meio civil..ganha mais….valeu

eduardo

vai pro eb nao….a fab seria melhor…se torna piloto vai trabalhar o meio civil..ganha mais….valeu

Valtinho

Quem dera ver a FAB com um reabastecedor desses!!!

jacubão

E o substituto dos KC, quem será e quando virão???

Sérgio

Jacubão

Se o governo soltar a verba para a Embraer, já está na pauta C-390. Se não, não ouvi mais nada a respeito. Foi a única referência recente.

welington

Sonho meu, sonho meu…

Sérgio

Há! Recentemente trocamos com o Paraguai umas celulas do Xavante e o 707 da “Presidência” por uns Tucanos. O objetivo eram para peças de reposição, logo vida longa ao KC(135)707, enquanto isso: Sonho meu, sonho meu…

Jacubão

Esse sonho tá começando a virar pesadêlo.

Sérgio

Revista “FORÇA AÉREA” fev/mar 2009, traz reportagem s/ KC-767 e KC-30 p/ substituir os ‘137’. Sendo um estudo s/ Transporte/ REVO sem menções ao C-390.

gabriel

olá tenho 13 anos,e estou em dúvida entre ser um oficial na fab ou da eb,ja tirei minhas dúvidas entre como entrar na AMAN ,mais a minha dúvida agora é de como se tornar um piloto da fab,como faço?

Valtinho

Quem dera ver a FAB com um reabastecedor desses!!!

jacubão

E o substituto dos KC, quem será e quando virão???

Sérgio

Jacubão

Se o governo soltar a verba para a Embraer, já está na pauta C-390. Se não, não ouvi mais nada a respeito. Foi a única referência recente.

welington

Sonho meu, sonho meu…

Sérgio

Há! Recentemente trocamos com o Paraguai umas celulas do Xavante e o 707 da “Presidência” por uns Tucanos. O objetivo eram para peças de reposição, logo vida longa ao KC(135)707, enquanto isso: Sonho meu, sonho meu…

Jacubão

Esse sonho tá começando a virar pesadêlo.

Sérgio

Revista “FORÇA AÉREA” fev/mar 2009, traz reportagem s/ KC-767 e KC-30 p/ substituir os ‘137’. Sendo um estudo s/ Transporte/ REVO sem menções ao C-390.

Reportagens especiais

Poder Aéreo nos Estados Unidos: CAF AIRSHO – parte 2

Como dissemos na primeira parte desta reportagem, no nosso primeiro show aéreo nos EUA não pegamos um tempo muito...
- Advertisement -
- Advertisement -