Bush autoriza ataques no Paquistão sem permissão de Islamabad

78

‘NYT’ diz que coalizão dos EUA poderá promover incursões e bombardeios sem pedido ao governo paquistanês

O presidente americano, George W. Bush, teria autorizado as Forças Armadas e os serviços secretos dos EUA a promover ataques no Paquistão sem a permissão do governo paquistanês, segundo informa o jornal The New York Times nesta quinta-feira, 11.
O diário cita “fontes de alto nível do governo americano” para garantir que o presidente deu ordens para os ataques em julho. Os EUA notificariam o Paquistão quando efetuasse ataques em território paquistanês, mas não pedirá permissão”. O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Razá Guilani, reiterou que não permitirá incursões de soldados americanos no país na luta contra insurgentes. “Somos uma nação responsável e a posição do governo e das Forças Armadas sobre as ações dos EUA é muito clara”, afirmou.
O NYT assinala que não está claro exatamente que meios legais os EUA invocaram para promover as incursões e bombardeios, ainda que limitados, no território de um aliado. A CIA já lança ataques aéreos a partir do Afeganistão contra posições insurgentes dentro do Paquistão, utilizando aviões não tripulados que disparam mísseis, mas as novas ordens reduzem as restrições para a realização de operações no território vizinho sem permissão.
O chefe do Estado Maior americano, Mike Mullen, disse no mesmo dia que a luta no Afeganistão requer uma “nova estratégia” para conseguir eliminar os esconderijos dos insurgentes no Paquistão. O chefe do Exército paquistanês, general Ashfaq Kayani, declarou na quarta-feira que defenderá a soberania e a integridade territorial do país e não permitirá que nenhuma força estrangeira promova operações dentro do Paquistão. O governo de Islamabad advertiu que os ataques realizados a partir do Afeganistão de forma unilateral não ajudam no combate ao terrorismo.
O presidente afegão, Hamid Karzai, se mostrou favorável à nova estratégia militar apresentada pelos EUA, para atacar os taleban na fronteira entre os dois países e dentro do território afegão. “A mudança de estratégia é algo que meus colegas e eu propomos há três anos”, disse Karzai aos jornalistas. “Temos que ir juntos até onde [os extremistas] entram e se escondem para destruí-los”, acrescentou.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
konner

A Carta das Nações Unidas indica que todos os estados membros devem resolver as suas disputas internacionais por meios pacíficos, não sendo reconhecido a qualquer nação o direito ao uso da força a não ser em caso de auto-defesa ou quando autorizado pelo Conselho de Segurança. Dado o aumento da violência no Afeganistão e por razões políticas – anunciadas por Obama – Bush decidiu deslocar tropas do Iraque para o Afeganistão. A invasão do Afeganistão pelos EUA é tão ilegal como a invasão do Iraque. Agora, Bush autoriza ataques no Paquistão sem permissão de Islamabad. As Resoluções 1368 e 1373… Read more »

konner

Obrigado amigo Mauro, é mesmo, tinha me esquecido !!

RL

Mauro e Konner.
E se a noticia da matéria fosse:

Bush autoriza ataques no Brasil sem permissão da ONU.

Fala sério. E ainda tem um bando de doido que puxa literalmente o saco desse povo ai.

Eh bando de Xereta hein…

Más deixa eu ficar quieto. Senão é capaz que eu seja comparado a Hugo Chavez, ou qualquer anti-americano do mundo.

Konner, gostei, achei bacana vc ter mencionado alguns trechos da carta da ONU. Assim, antes de alguem criticar o meu ponto de vista seria interessante alguem ler suas mensagens. rrs

Abraços aos amigos.

LeoPaiva

Depois ainda reclamam que a Rússia invadiu a Geórgia, pelo menos ela tinha um motivo sóbrio ( não sei se verdadeiro ) que era defender os cidadãos russos na Ossétia do Sul, que poderiam ser vítimas de uma limpeza étnica. E o Sr. Bush filho, mesmo com o apoio de “n” relatórios da CIA, ainda não conseguiu explicar o motivo da invasão e permanência dos EUA no Iraque. Resultado : mais de 4.000 americanos mortos, 1,25 milhão de Iraquianos mortos, 4 milhões de amputados e órfãos, infra-estrutura do Iraque quase toda destruída (exceto a do petróleo por motivos óbvios ),… Read more »

GustavoB

Ora, sete anos, CADÊ O BIN LADEN?

Essa é a guerra ideal, porque não tem fim e o inimigo pode ser qualquer um.

LeoPaiva

Concordo contigo Mauro, por isso coloquei que a Rússia tinha “motivo sóbrio (não sei se verdadeiro)”, pois na verdade existem sempre uma série de motivos políticos e econômicos que fogem a uma análise superficial, como dizem por aí não existe país bonzinho, todos defendem apenas seus interesses particulares .

SDS

RL

Mauro. rsrs…obrigado pela correção.

Aproveito para enfatizar sua colocação.
Realmente os Russos também são outros Xeretas. Apesar de concordar em partes com o amigo LeoPaiva sobre a invasão da Georgia, eu me pergunto.
Onde estão os cadaveres dos então “cidadãos russos”, que foram massacrados pela força militar da Georgia na dita “limpeza étnica” que a Rússia se referiu como justificativa de sua invasão?

Enfim. Concordo com você que o único bom no mundo talvez seja o Brasil.
O ruim disso é que na maioria das vezes, o “Mais bom, é o mais bobo”.

Abraços.

RL

Pessoal. Vou pedir licença e desculpas aos amigos do blog. Más vou ser chato mais uma vez com o Galante..rssr..Gostaria que vocês também fizessem o mesmo. Galante. Nada a ver com o tópico, más…. Kd o blog terrestre? Começa ai com uma matéria interessante como por exemplo, a modernização dos sistemas Astros, ou a possível volta do Osório, ou quem sabe, uma possibilidade de compra de sistemas antiaéreos S400 da Rússia. E o veículo Gaúcho? Será que isso ai vinga com a Argentina? Poxa, Galante. Tranforme de vez esse blog no maior centro de debates das FA´s brasileiras e assuntos… Read more »

jose carlos

Existe muita diferença entre o Bush eo Hitler?

LeoPaiva

Senhores RL e Mauro, só para esclarecer , não citei a ação da Rússia para apoiá-la ou justificá-la, na minha opinião todo imperialismo é ruim, tanto o da Rússia quanto o dos EUA, quis apenas fazer um contra ponto com a atuação dos EUA que mais se parece com aquele ditado : “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”.
E o Sr. Bush filho ainda teve a cara-de-pau de dizer: “Nenhum país deveria invadir outro pois estamos em pleno século XXI”, ( uma de suas muitas pérolas ).

SDS

RL

Ok LeoPaiva. Entendi sua colocação. Também sou contra invasões de Rússia ou EUA. Em verdade defendo o direito de defesa por todo país caso esteja sendo atacado. No caso da Rússia, o motivo alegado por Moscou em justificativa de sua invasão na Georgia não ficou clara quando até agora, não foram encontrados corpos dos cidadãos civis russos que supostamente teriam sido vitimas de limpeza étnica. A história se repete de mesma forma quando até agora o Sr. Bush não apresentou provas concretas do “Porque” terem invadido o Iraque. Na minha humilde opinião, Rússia e EUA se merecem. E são farinha… Read more »

konner

Só mais um comentário sobre a guerra dos EUA contra o terrorismo. O ódio que motivou 19 pessoas a explodir e levarem junto cerca de 3000 inocentes tem a sua génese no histórico de exploração das nações ricas às nações mais pobres. [ Que nos sirva de lição, já que somos canditados a nação rica ] Bush acusou os terroristas de tomarem como alvo a liberdade e a democracia. Não foi, porém, a estátua da Liberdade que foi destruida. Foi o World Trade Center – símbolo do sistema económico mundial dirigido pelos EUA, e o Pentágono – o coração do… Read more »

LeoPaiva

Tudo OK caro Konner, entretanto me permita fazer uma réplica a uma citação sua, quando diz que : “A guerra contra o terrorismo é sobre tudo, uma guerra contra a pobreza, a exclusão econômica, e a ignorância”. Eu diria : A guerra contra o terrorismo deveria ser sobre tudo, uma guerra contra a pobreza, a exclusão econômica, e a ignorância.Mas infelizmente não é. Os EUA e o ocidente estão apenas interessados no que há no subsolo daqueles países e não no miserê total no qual vive a maioria da população.E daí surgem várias perguntas, que só poderão ser respondidas pelos… Read more »

konner

Caro LeoPaiva,

Vejo seu comentário não como uma réplica mas, uma tipo de comutação, portanto concordo com o que disse.

König

Eles acham que estão combatendo o “terrorismo” mas estão apenas dando motivos para o povo dos paises invadidos pegarem nas armas e fazer o que todo Patriota tem o dever de fazer.

Rommel certa vez reclamou com Hitler sobre a politica alemã na frança que fazia os franceses pegarem em armas para combater a alemanha isso deveria servir de exemplo aos EUA e outros paises que usam politica parecida.
Saudações

Marine

Caros amigos, Nao estou aqui pra discutir, so queria mostra-los que com relacao guerra contra pobreza no Afeganistao vcs estao cobertos de razao mas tem que entender que nao ha como contruir escola e posto de saude sem haver seguranca…os proprios trabalhadores de ONG e cruz vermelha que tentam sao sempre sequestrados e assassinados… Entao infelizmente ate que se pacifique o pais a reconstrucao que o povo merece acaba ficando pra tras, mas olhem o exemplo do Iraque que no ultimo ano melhorou tanto que ate a provincia de Al Anbar foi pacificada e entregue ao controle Iraquiano semana passada… Read more »

Tiago Jeronimo

A questão não é gostar nem desgostar dos EUA, a questão é simples, vivemos num mundo onde the “Might makes right” ou seja quem tem poder dita o que é certo ou o que é errado. Não adianta choromingar, xingar ou qualquer coisa do tipo, ou você vira terrorista e luta contra os EUA que é a única maneira eficiente(Eu disse eficiente não polticamente-correta) de atingi-los ou fica quieto. Lembro que quando houve o ataque as WTC Bush ligou para o presidente do Paquistão e simplesmente disse: “Ou você nos apoia contra o afeganistão ou colocamos seu pais de volta… Read more »

marujo

Nao ha interesse em pegar o Bin Laden. As familias Bush e Laden sao socias em n empreendimentos, principalmente no campo do petroleo. Por que apos o 11 de setembro, o Bush pegou todos os Laden que viviam nos EStados Unidos e os despachou com urgencia para a Arabia Saudita

Marine

Marujo, Sim a familia Bin Laden foi escoltada fora do pais mas nao por razoes suspeitas…O proprio Osama Bin Laden foi renunciado pela sua familia e ele e persona non grata na Arabia Saudita e na sua propria familia…So porque alguem e familiar nao quer dizer que sempre trabalhem juntos ou ate que se gostem. Nao estou aqui para chamar sua atencao, apenas dizendo que e um erro comum, esse equivoco com relacao a sua familia…infelizmente tem muitos no mundo que pensem que so porque a familia dele faz negocios de petroleo acham que ele proprio faz parte desses negocios,… Read more »

Marine

Fiquei sabendo aqui que essa “incursao” foi realizada pelo recem-formado “Marine Special Operations Command”…

Jonas Rafael

A pergunta é: qual o plano americano de ação caso os paquistaneses mandem bala nas suas tropas? Vão arranjar mais um inimigo por aqueles lados?

Marine

Jonas, Realmente isso e complicado…nao sei te dizer qual seria o “rules of engagement” mas tenha certeza que ele autoriza essas tropas a se defenderem se atacados. Agora com relacao a esse incidente, e importante porque mostra uma nova disposicao estrategica dos EUA mas ao nivel tatico e quase que imperceptivel pois a incursao foi de 1 km dentro da fronteira do paquistao…ouvindo a midia mundial parece ate que foram centenas de km atras das “linhas inimigas” e que eles foram inceridos por salto livre numa grande producao de Hollywood…Em fim ao nivel tatico a midia da o parecer de… Read more »

Igor

A verdade é que não importa se é 1 ou 100 km fronteira adentro, a soberania dos países há de ser respeitada. Mas acho que isso não vai da em nada, os eua é amigo do paquistão. talvez por ele ter 64 nukes…

konner

Marine,

Nem o próprio Sr. Buch esplicaria ou justificaria melhor esta atitude.

konner

digo.explicar

Marine

Igor,

nao estou defendendo a atitude tomada apenas esclarecendo o que aconteceu….

Sds.

Paulo Costa

Senhores,na epoca do ataque as duas torres em NY,logo apos
FHC deslocou varios F-5 para o sul do pais,pois tambem recebemos
ameaças de ataque ao nosso WTC,que fica em São Paulo ,na Av Berrini,
existem varios WTC no mundo conectados entre si,isto foi noticiado
na TV,a ideia deles era atacar o sistema ocidental.Estamos em um
mercado global,as coisas são mais complexas do que parecem….

Marine

Paulo Costa,

Exatamente, boa analise…O problema e que e uma guerra contra o fanaticismo religioso e infelizmente o alvo e tudo que as sociedades Ocidentais representam…democracia, mercado livre, liberdade de expressao, direitos humanos…

Quer dizer, o proprio Brasil pode ser alvo um dia, essa certa simpatia que as vezes se ve com o “inimigo” pelo fato de serem “pobres coitados” e perigoso, o mundo ocidental deve estar unido contra esse fanaticismo que busca a destruicao das nossas sociedades e maneiras de vida.

Sds. a todos!

konner

Porém, deve-se faze-lo dentro da, ‘Lei’ e da ‘Ordem Constitucional’ do ‘Direito Internacional’.

Se não, seremos também: — “pobres coitados” e perigoso, do mundo ocidental.

Paulo Costa

Uma coisa é uma guerra convencional,outra coisa é uma guerra
irregular,que medidas apropriadas tem que ser tomadas….

Marine

Pois e Paulo, O problema e que o “inimigo” hoje nao respeita lei ou ordem alguma, ele nao segue nenhuma das convencoes internacionais e adora o fato de que nos, os exercitos ocidentais, restringimos as nossas proprias acoes contra eles seguindo essas regras, ele ri na sua cara quando se fala em diplomacia. A ONU e igual ao Congresso…um bando de politicos e diplomatas elitistas que querem dizer ao mundo como as coisas devem ser sem nunca terem vivido as penurias que os povos passam, sao um bando de tagarelas que discursam bonito o dia inteiro mas no final das… Read more »

konner

A tática a ser aplicada em uma guerra irregular, é responsabilidade de estrategistas militares, diga-se “an passan” já existe muitas idéias bem inteligentes. Já com respeito a politica de como litar com as nações, encontra-se definido na Lei da Ordem Constitucional do Direito Internacional. Se toda vez que surgir um novo desafio colocarmos de lado as leis, qual é o propósito das leis então ? Se eu não respeito as leis, como vou exigir que outras nações respeitem ? Se imagina que as leis do Direito Internacional não estão a contendo, convida-se as nações a discutir novas leis. O que… Read more »

konner

A ONU tem na sua origem os norte-americanos. Ha, … mas para subjulgar as outras nações com uma ‘fachada’ de legalidade. Bem, se não existe lei e nem ordem, nem orgãos internacionais que tenham legitimidade internacional, … tudo agora faz sentido. Corram todos para suas casas e se armem, pois a autoridade agora é a — ARMA DE FOGO. Senhores, não me parece racional imaginar que o caos, é porque, desta forma viveremos no mais completo, seja o meio para resolvermos questões. Será que depois de milénios de evolução no convívio social, chegaremos a conclusão de que a melhor forma… Read more »

konner

Esta politica equivocada deste governo norte americano contra o terrorismo, foi de forma simples porém de grande sabedoria, em poucas palavras definida pelo amigo König logo a cima quando disse:

— ” Eles acham que estão combatendo o “terrorismo” mas estão apenas dando motivos para o povo dos paises invadidos pegarem nas armas e fazer o que todo Patriota tem o dever de fazer. ” — König em 11 set, 2008 às 16:35.

Marine

Pois e,

Vamos concordar em discordar pois esse e uma assunto que varios livros ja foram escritos e ainda assim ha discordia, nao sera aqui em um blog que resolveremos isso…

Sds.

konner

Termino com o ‘nobre’ comentário do Sr. Ozawa.

[” Os blogs têm ao seu favor retornar os cidadãos contemporâneos às “aldeias de discussão”, onde se fala tudo sobre tudo, ou tudo sobre algo, mas fala-se, expressa-se, opina-se, propõe-se, enfim, faz-se ouvir, e isso, em que pese opiniões dissonantes, traz o crescimento de todos, de um jeito ou d’outro… Finalizo com a célebre frase de Voltaire “Posso não concordar com nada do que dizes,mas lutarei até o fim pelo direito de dize-lo.” “] — Ozawa em 21 Ago, 2008 às 15:55

Em demonstração de concordância, respeito e admiração.

Paulo Costa

A França recentemente teve que usar a força para reaver seus
cidadãos,a Espanha tambem,uma ação em que a resposta rapida foi fundamental.A ONU e as leis não puderam fazer nada neste caso,
como em outros casos tambem não poderão fazer nada.
A proporção não é a mesma mas o principio é.

konner

Desculpe Sr. Paulo Costa,

Mas não vejo a lógica desta relação com o tema em questão.

Paulo Costa

Konner,o topico diz que foi autorizada uma ação de
um exercito em outro pais,a França usou o mesmo conceito e autorizou o envio de uma força em outro pais(Somalia) ,ok?

konner

A Carta das Nações Unidas indica que todos os estados membros devem resolver as suas disputas internacionais por meios pacíficos, não sendo reconhecido a qualquer nação o direito ao uso da força a não ser em caso de auto-defesa ou quando autorizado pelo Conselho de Segurança. Dado o aumento da violência no Afeganistão e por razões políticas – anunciadas por Obama – Bush decidiu deslocar tropas do Iraque para o Afeganistão. A invasão do Afeganistão pelos EUA é tão ilegal como a invasão do Iraque. Agora, Bush autoriza ataques no Paquistão sem permissão de Islamabad. As Resoluções 1368 e 1373… Read more »

konner

Obrigado amigo Mauro, é mesmo, tinha me esquecido !!

RL

Mauro e Konner.
E se a noticia da matéria fosse:

Bush autoriza ataques no Brasil sem permissão da ONU.

Fala sério. E ainda tem um bando de doido que puxa literalmente o saco desse povo ai.

Eh bando de Xereta hein…

Más deixa eu ficar quieto. Senão é capaz que eu seja comparado a Hugo Chavez, ou qualquer anti-americano do mundo.

Konner, gostei, achei bacana vc ter mencionado alguns trechos da carta da ONU. Assim, antes de alguem criticar o meu ponto de vista seria interessante alguem ler suas mensagens. rrs

Abraços aos amigos.

LeoPaiva

Depois ainda reclamam que a Rússia invadiu a Geórgia, pelo menos ela tinha um motivo sóbrio ( não sei se verdadeiro ) que era defender os cidadãos russos na Ossétia do Sul, que poderiam ser vítimas de uma limpeza étnica. E o Sr. Bush filho, mesmo com o apoio de “n” relatórios da CIA, ainda não conseguiu explicar o motivo da invasão e permanência dos EUA no Iraque. Resultado : mais de 4.000 americanos mortos, 1,25 milhão de Iraquianos mortos, 4 milhões de amputados e órfãos, infra-estrutura do Iraque quase toda destruída (exceto a do petróleo por motivos óbvios ),… Read more »

GustavoB

Ora, sete anos, CADÊ O BIN LADEN?

Essa é a guerra ideal, porque não tem fim e o inimigo pode ser qualquer um.

LeoPaiva

Concordo contigo Mauro, por isso coloquei que a Rússia tinha “motivo sóbrio (não sei se verdadeiro)”, pois na verdade existem sempre uma série de motivos políticos e econômicos que fogem a uma análise superficial, como dizem por aí não existe país bonzinho, todos defendem apenas seus interesses particulares .

SDS

RL

Mauro. rsrs…obrigado pela correção.

Aproveito para enfatizar sua colocação.
Realmente os Russos também são outros Xeretas. Apesar de concordar em partes com o amigo LeoPaiva sobre a invasão da Georgia, eu me pergunto.
Onde estão os cadaveres dos então “cidadãos russos”, que foram massacrados pela força militar da Georgia na dita “limpeza étnica” que a Rússia se referiu como justificativa de sua invasão?

Enfim. Concordo com você que o único bom no mundo talvez seja o Brasil.
O ruim disso é que na maioria das vezes, o “Mais bom, é o mais bobo”.

Abraços.

RL

Pessoal. Vou pedir licença e desculpas aos amigos do blog. Más vou ser chato mais uma vez com o Galante..rssr..Gostaria que vocês também fizessem o mesmo. Galante. Nada a ver com o tópico, más…. Kd o blog terrestre? Começa ai com uma matéria interessante como por exemplo, a modernização dos sistemas Astros, ou a possível volta do Osório, ou quem sabe, uma possibilidade de compra de sistemas antiaéreos S400 da Rússia. E o veículo Gaúcho? Será que isso ai vinga com a Argentina? Poxa, Galante. Tranforme de vez esse blog no maior centro de debates das FA´s brasileiras e assuntos… Read more »

jose carlos

Existe muita diferença entre o Bush eo Hitler?

LeoPaiva

Senhores RL e Mauro, só para esclarecer , não citei a ação da Rússia para apoiá-la ou justificá-la, na minha opinião todo imperialismo é ruim, tanto o da Rússia quanto o dos EUA, quis apenas fazer um contra ponto com a atuação dos EUA que mais se parece com aquele ditado : “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”.
E o Sr. Bush filho ainda teve a cara-de-pau de dizer: “Nenhum país deveria invadir outro pois estamos em pleno século XXI”, ( uma de suas muitas pérolas ).

SDS

RL

Ok LeoPaiva. Entendi sua colocação. Também sou contra invasões de Rússia ou EUA. Em verdade defendo o direito de defesa por todo país caso esteja sendo atacado. No caso da Rússia, o motivo alegado por Moscou em justificativa de sua invasão na Georgia não ficou clara quando até agora, não foram encontrados corpos dos cidadãos civis russos que supostamente teriam sido vitimas de limpeza étnica. A história se repete de mesma forma quando até agora o Sr. Bush não apresentou provas concretas do “Porque” terem invadido o Iraque. Na minha humilde opinião, Rússia e EUA se merecem. E são farinha… Read more »