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A-29 da FAB intercepta avião vindo da Bolívia

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A-29 da FAB

A Força Aérea Brasileira informou pelo Twitter que acaba de realizar (6/3) a interceptação da aeronave Piper PA-34-200T Seneca II matrícula PR-EBF proveniente da Bolívia, que não tinha plano de voo.

Após a interceptação realizada com um A-29 Super Tucano, o avião fez um pouso forçado em uma estrada próxima a Tangará da Serra/MT.

A aeronave está sendo inspecionada em solo. Essa é uma ação conjunta de inteligência entre a Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira, batizada de Operação Ostium.

Até o momento da publicação deste post, já tinham contabilizado mais de meia tonelada de drogas nas inspeções preliminares.

95 COMMENTS

  1. Pois é, nos dê dinheiro, prossigam com o SISFRON, realmente invistam em segurança e tudo se resolverá, mas…. Será que os políticos querem mesmo acabar com a criminalidade?

  2. Uma dúvida: se o Seneca voar devagar, o A-29 consegue acompanhar ou ele é muito rápido para o Seneca?
    Por favor, me desculpem se for pergunta idiota.

    • N existe pergunta idiota , No caso ele consegue, o seneca teria q voar mt devagar para dar uma canseira no a-29 o ST pode voar tranquinlamentae aos 200 por hr , abaixo disso fica ruim , mas usando o trem de pouso creio q ele consiga ainda menos q isso.

  3. Vou te falar uma coisa. As regras de engajamento brasileiras são uma droga pra não falar outra coisa aqui. E ninguém nem a imprensa fala sobre mudanças na legislação para favorecer e dar segurança aos guerreiros para agir mais livremente. Segue o bonde e continuemos a enchugar gelo. profissionais temos o que não temos é respaldo jurídico para agir… Affff

    • Permita-me discordar,a menos que estejamos falamdo de uma ditadura ou um regime nao democratico,o brasil seque as mesmas regras e convencoes de engajamento determinados nas convencoes internacionais. Portanto a menos que vc esteja disposto a se tornar um ditador,ir de encontro aos acordos internacionais e permitir dedo frouxo no gatilho pra qualquer coisa que passar na sua frente, fico feliz em lhe dizer que as regras de engajamemto permanecerao mantidas

    • Tallguiese,

      Não é assim tão fácil. Você tem que dar respaldo jurídico ao piloto pois eles está abatendo uma aeronave civil em tempo de paz, é uma pena de morte disfarçada e a nossa CF proíbe.

      Se houver civis , crianças, o piloto foi sequestrado, etc?

      Ele tem que seguir as 8 diretrizes. A lei está funcionando, haja vista quantos tráfegos ilícitos diminuíram desde que entrou em vigor. Agora, tem que haver cooperação dos dois lados da fronteira tb.

      Não é a toa que aumentou muito a passagem de drogas e armas por via terrestre e outra, nem todo tráfego aéreo sem identificação ou com transponder desligado é ilícito, tem muito voo sem plano naquelas bandas.

      O Cel Rinaldo aqui é o nosso especialista no assunto!

  4. Entendo que um país que não esteja em estado de guerra a permissão para abater um avião que invade o espaço aéreo ou em ilicitude deva partir do presidente pois essa atitude também implica em questões políticas. Mas não vejo a diferença dessa permissão ser dada pelo ministro da defesa ou até mesmo do comandante da força aérea..

  5. País do faz de conta. Situação como esta deveria ser acompanhada de helicópteros do exército para terminar o “serviço”. Ação que não é capaz de cobrir todos os pontos nem deveria ser executada.

    • Acho difícil o piloto não perceber um helicoptero da fab, mas daria para acompanhar ele pelo E-99 para saber onde iria pousar.

    • Vc ao menos leu a reportagem ? Vc acha que qnd o aviao cai o piloto do caça nao passa as informacoes da torre de controle ? Acha que ele nao fica circulando a aerea ? Acha que um ah2 sabre acomoanha um a29 ? Saudades dos especialistas aqui nos comentarios

  6. Filipe, eu penso que nao rss. Óbvio que não ha uma solução para erradicar tráfico, mas a coisa é feita tao “nas coxa” que levanta muitas suspeitas mesmo

  7. Apreenderam 500kg é muita coisa,o sisfron em terra apreendeu varias toneladas, diariamente estão apreendendo armas é drogas, é assim que a coisa acontece e vai enfraquecendo o tráfico.essas cargas alguém perdeu muito dinheiro é não é a turma do bem.Se essas apreensões acontecerem direto o Brasil vai deixar de ser uma rota segura e vão passar para os rotas em outros países,com destino a EUA e Europa,e claro que a cocaína e a maconha vai se torna cara.Agora deve ter mais agilidade de com apreensão de meios (avião,carros mansões ser leiloado e esse dinheiro em construir mais prisão e ir financiando o sisfrom,usar o dinheiro do tráfico para combater o próprio trafico, é quantos as armas deverão passar para Policia para esquadrões especiais.

  8. Infelizmente a legislação brasileira, em todos os sentidos foi feita para beneficiar o infrator e punir que aplica a mesma lei. O pessoalzinho adepto do “coitadismo” ergue a saia, se uma ação mais forte é aplicada, portanto, se alguma aeronave for abatida, vai sobrar para o piloto da FAB e ou para seu comandante. Por essas e outras o mimimi da imprensa, mais os mimimis de alguns adeptos “coitadistas” elaboram mil teorias para justificar ações ilicitas e rotular tudo como ação ditatorial. E assim caminha a mediocridade.

  9. Segue o avião e espera pousar, deixa uma equipe de prontidão e prende depois quem está entregando e quem está recebendo, se pousar em um aeroporto fica mais fácil ainda, agora se pousar em alguma fazenda, dai talvez não haja tempo de despachar uma equipe devido a distância, de qualquer maneira, é mais eficiente seguir para ver onde vai e conseguir mais informações.

    • Funcionaria muito bem se o avião não voasse mais rápido que o helicóptero e, principalmente, que veículos e, se, de antemão, soubesse onde o avião iria pousar.
      Isso aí pode dar certo em alguns casos (áreas mais habitadas) e errado em outros (meio do nada).
      A ordem do piloto da FAB é sempre para pousar em aeroporto ou aeródromo. Os traficantes é que resolvem pousar no meio do nada, porque, sabe como é, eles não querem ser presos.

      • Rafael, desculpe adentrar, mas não é bem assim. Quem vai fazer a interceptação, avião ou heli, depende da localização geográfica da invasão. Outro detalhe que parece não ser de seu conhecimento é que o AH-2 Sabre, tem velocidade superior a maioria das aeronaves utilizada para trafico na região amazônica. Sendo esta, o AH-2, a a aeronave preferida da FAB para essa intervenção, exatamente por ter condição de levar consigo unidade de infantaria que efetuaria a guarda da aeronave invasora e sua tripulação, ate a chegada da policia.

  10. Complementando:
    O que aconteceria se uma aeronave sem plano de voo, que se recusasse a obedecer instruções de defesa aérea trafegasse em território, russo, ou chinês ou norte-americano? Viraria um monte de destroços e ninguem ousaria discutir ou reclamar.
    Tem que por no chão mesmo.

    • Teve um que pousou na praça vermelha e não deu nada !
      Alguns que bateram em prédios nos EUA
      E segue a banda … Não é fácil fazer interdição de narcotráfico, pilotos não são burros nem tapados, estudam as brechas do sistema.
      Os EUA com todo o aparato que montavam no golfo tinham voos que passavam, um estudante com um Cesna passou pela zona de controle aéreo mais policiada da Europa e pousou no centro da praça vermelha.
      Agora, concordo plenamente com você que se descobertos a ação seria mais incisiva que aqui, até devido as peculiaridades de cada pais e época, mas nossas regras de engajamento são meio que o padrão de todo o mundo ocidental, não dá pra cobrar mais que isso.

  11. Bruno 6 de Março de 2018 at 22:10
    Prezado Bruno
    Permita-me discordar: Quem deve “seguir e conseguir mais informações”é a PF. O fato da aeronave estar “passeando” em território brasileiro sem plano de voo declarado significa que a PF falhou nas operações de inteligência e a defesa aérea é a ultima barreira, portanto, fogo nele. O resto é xaropada.

    • Claro, até porque é fácil a PF agir na Bolívia e no Paraguai e não falhar em impedir que uma aeronave com drogas decole e invada o território nacional.

  12. As regras de policiamento do espaço aéreo são as mesmas no mundo inteiro. Os pilotos ilícitos sabem que depois do Tiro de Aviso (TAV) vem o Tiro de Detenção (TDE). Estão jogando os aviões no chão para não serem abatidos no ar. Uma vez no solo, não está previsto atirar na aeronave no solo. Não tem nada de “frouxo” nisso. Sempre há um helicóptero de prontidão, assim como havia neste caso. Como acham que chegaram na aeronave no solo pra fazer a foto? A matéria não fala, mas há sempre uma aeronave E-99 coordenando a missão, como houve neste caso.
    O que falta é verba para concluir a modernização dos E-99. Inclusive, há um parado na EMBRAER. E horas suficientes para o cumprimento de Alerta DA por parte dos A-29. E verba para diárias, para que os A-29 cumpram o alerta em outras localidades.

  13. O interesse da defesa é dar prejuízo nas operações, o piloto ou mula não é a ponta da lança, e saibam que mesmo prendendo centenas ou milhares de pilotos, o tráfico continuará, existem relatos de pilotos colombianos que tiveram a família sequestrada e o mesmo foi obrigado a fazer o vôo com os ilícitos…

  14. Com certeza era do Zezé Perrela e do Blairo Maggi. Inclusive o piloto do Zezé que já foi preso uma vez, parece que é o mesmo que participou da morte dos caras do PCC.

        • Que teoria da conspiração meu filho? Saiu em todos os jornais, se foi provado que é falsa parabéns pra ele. Mas não estava a par. Obrigado Cel, não sabia disso, quanto ao piloto do helicóptero, saiu no fantástico e tem a reportagem no youtube.

  15. Me corrijam se eu estiver errado:
    1- o piloto da FAB contacta o piloto suspeito.
    2- Não havendo resposta, o guia a pousar em um local predeterminado.
    3- Havendo resistência dá o tiro de aviso.
    4- Persistindo a desobediência a aeronave suspeita é abatida.

    Correto?

  16. Isto é uma operação, ok, durante o resto do ano o tráfico continua normal… No dia a dia, a FAB não recebe os recursos devidos pro cumprimento de sua missão.
    Moro em Rondônia, e afirmo, em relação ao tráfico, os ares estão livres!!!!
    Não por culpa da FAB, mas por causa dos canalhas que não querem a apreensão de drogas.

  17. Moro em Uma Cidade aos arredores de São Paulo, Capital mesmo, meu telefone e DDD11, e pelo menos uma vês por semana, um avião de pequeno porte, Pelo ronco da aeronave e um Monomotor a pistão, já sem luz do dia a mais de duas horas, o Bicho passa sobre minha casa em rota de pouso, sem luzes, todo apagado, na cidade vizinha a minha, a uns 15 km tem um aeroclube de ultraleve, a aeronave segue em direção a este aeródromo precário, muitas vezes já passado das 21:00.
    Sera que a aeronave estava com problemas? o piloto e bem descuidosidade, toda semana se atrasa e só consegue pousar sem a luz do dia.

  18. Uma das fotos ilustradas na interceptação aparece o cano de um fuzil segurado por alguém supostamente em um helicóptero. Suporte ou quem realmente interceptou foi outra aeronave?

  19. Rennany Gomes 6 de Março de 2018 at 23:52

    1- o piloto faz reconhecimento visual, passa informações para o controle verificar tudo sobre o avião e seu destino
    2- Constando irregularidade, o piloto faz contato pela frequência internacional de emergência.
    3 – Caso o piloto da aeronave suspeita não responda e não atenda a nenhuma das medidas acima, os pilotos de interceptação pedem por meio de todas as frequências de rádio disponíveis, que a rota do avião suspeito seja alterada. Isso também pode ser feito por meio de sinais visuais previstos nas normas internacionais. Em seguida, o piloto suspeito é orientado a pousar obrigatoriamente.
    4 -Se o piloto da aeronave clandestina não atender a nenhuma das medidas acima, os aviões de interceptação do Brasil poderão disparar tiros de advertência, com munição traçante, lateralmente à aeronave suspeita, de forma visível e sem atingi-la.
    Após os procedimentos de defesa aérea adotados pelos pilotos brasileiros de interceptação é que a aeronave será considerada hostil. A partir deste momento, ela estará sujeita ao tiro de destruição, mediante a autorização do comando.

  20. Obrigado Gustavo. então eu não vejo porque as criticas de alguns companheiros quantos aos procedimentos já que esgotadas todas as possibilidades o avião pode ser abatido. Acho que alguns companheiros do fórum queriam que a FAB saísse abatendo aeronaves a torto e direito.

  21. Rinaldo Nery 6 de Março de 2018 at 22:28.

    Obrigado ao senhor pelas explicações. infelizmente a gurizada pós- playstation está tornando a parte dos comentários cansativas para leituras. São dezenas de postagens inúteis, com conteúdo repetido, que acabam deixando outras de extrema importância, como a do Cel., escondidas.

    O site pode entrar em uma espiral sem volta. Alerto isso pois acompanho a Trilogia há quase uma década.

    Uma sugestão….seria possível liberar os comentários na página somente para assinantes, ou limita-los para não assinantes(30 em um mês por exemplo), deixando livre o Facebook?

  22. Por favor! Intercepta aviãozinho carregado de entorpecentes obrigando a fazer um pouso forçado?!?! Fazem me rir, se querem combater de verdade a criminalidade, por que não abatem logo, parem com essas frescura que tem que ser o presidente ou o comandante da FAB para prosseguir se ambos tem o conhecimento da “Lei do abate”, essa ordem deve partir do comandante da ALA que a aeronave se encontra!

    • Pq existem LEIS, e como NAO somos o lado errado, temos de SEGUIR elas! E como o Cel já falou, elas são as mesmas para o mundo inteiro, fora obviamente os países com regimes ditatoriais

  23. Dionatan Silveira, penso como você, tantos recursos ( 1 super tucano e uma aeronave radar E-99 ) para simplesmente fazer o avião pousar longe do ordenado, e os meliantes fugirem impune. resultado ridículo.

  24. Eu creio que tem que derrubar mesmo os aviões de traficantes ou quem não obedecer o procedimento quando interceptado por uma aeronave da FAB. Não tem plano de voo, não tem autorização, não se comunica com interceptador, não obedece os comandos de segurança, logo tem que ser abatido e se possível por um míssil para dar o exemplo. Com traficantes não pode-se brincar tem que tratá-los na ponta da baioneta.

  25. Já que a galera está com algum problema nos seus celulares e computadores e não consegue ler comentários antigos tomei a liberdade de copiar a postagens do Cel. explicando:

    Rinaldo Nery 6 de Março de 2018 at 22:28
    As regras de policiamento do espaço aéreo são as mesmas no mundo inteiro. Os pilotos ilícitos sabem que depois do Tiro de Aviso (TAV) vem o Tiro de Detenção (TDE). Estão jogando os aviões no chão para não serem abatidos no ar. Uma vez no solo, não está previsto atirar na aeronave no solo. Não tem nada de “frouxo” nisso. Sempre há um helicóptero de prontidão, assim como havia neste caso. Como acham que chegaram na aeronave no solo pra fazer a foto? A matéria não fala, mas há sempre uma aeronave E-99 coordenando a missão, como houve neste caso.
    O que falta é verba para concluir a modernização dos E-99. Inclusive, há um parado na EMBRAER. E horas suficientes para o cumprimento de Alerta DA por parte dos A-29. E verba para diárias, para que os A-29 cumpram o alerta em outras localidades.

  26. Atirar em um avião desarmado pode ser considerado uma execução, felizmente as autoridades aqui tem juizo e não vão nesta conversa de “sentar o dedo” no meliante.
    Ainda não tem pena de morte por voar sem plano de voo, um tiro de detenção só vai set usado em ultimo caso, e sempre que possível deve ser evitado, mesmo que atenda os dispositivos legais.
    É como atirar pelas costas de quem fura um bloqueio policial, é considerado homicídio doloso, tem policiais sendo acusados aqui na Bahia por matar a garupa de um motoqueiro, espero que sejam condenados.

  27. Isso talvez é apenas 1% das drogas que entram no Brasil…..Só um pequeno detalhe uma dúvida de verdade, exemplo: um fazendeiro tem uma fazenda na divisa e outra no Paraguai , suas fazendas usa aeronaves para aplicação de pesticidas , semanalmente esta aeronave levanta vôo do lado Brasileiro e vai na fazenda do outro lado da fronteira ,para fazer seu trabalho retornando em seguida ou alguns dias depois ……Quem fiscaliza isso ? É por que moro numa região que tem muitos aviões agrícolas….
    Esta historia de aeronaves é antiga ,e não e só na fronteira ,em outros lugares funcionam assim também….já vi história no meu estado natal (ES) , de aviões que voam baixo e meio sem “querer” deixa cair algo no interior de uma fazenda, com alguem já esperando no ponto marcado…
    Mas nós que somos meros mortais “não viu nada e nunca soube de nada”…

    • O dono da TAM Rolim Amaro morreu assim, em um acidente de helicóptero em Pedro Juan Caballero em 8 de julho de 2001, ao atravessar para o Paraguai sem plano de voo, quem mora na fronteira não perde tempo com isso, ir e vir ao outro país faz parte da rotina.

  28. A FAB devia aproveitar esse movimento do governo federal pela segurança pública e garantir mais uns 16 A-29 para abrir o esquadrão de Chapecó, aí sim teríamos um cinturão de A-29 cobrindo a fronteira seca.

      • Economize onde se tem que economizar e amplie o gasto onde se deve ampliar, é uma questão de prioridades, eu consigo entender os motivos para a desativação das Alas 13/14 e 15 mas não posso compreender que um esquadrão necessário como o de Chapecó seja um desperdício, principalmente do jeito como anda esse corredor do tráfico Paraguai/Bolívia.

  29. Abater uma aeronave que transporta drogas, eliminar um traficante portando armamento e munições militares de alto poder são ações recriminadas por muitos, portanto, entendo que para esses as drogas não matam ninguém, assim como os traficantes armados são de mentirinha. Isso tem nome: Hipocrisia. Até alguem de sua propria familia ser morto ou aliciado pelo trafico.
    Vamos enviar um esquadrão de f-5M ou de F-39 quando chegarem para recepcionar as aeronaves que entrem em nosso espaço aéreo sem identificação e darmos exemplos de bondade, compreensão e altruísmo e orientar nossos pilotos militares para que abordem seus colegas com toda a educação e cuidado para que não se sintam ofendidos ou assustados. Quem sabe até os “bombardearem” com uma chuva de pétalas de rosas quando pousarem.

  30. Olha, nunca antes na história deste site, vi um tópico tão cheio de comentários estúpidos, sem conhecimento e eivado de mentiras quanto esse. Tá demais!!

    • Realmente amigo Carcará 01, muitos comentários estúpidos de gente com o dedo solto, e que acham suas opiniões acima da LEI. Temos um Coronel da FAB como participante e opinante, mas os “inteligentes” ignoram seus comentários e continuam a verborragia de banheiro. Que triste.

  31. Por mim explodiam esses traficantes dos infernos… Direitos humanos são para trabalhadores e pais de familia… Pra bandidos e bala e porrada…. Parabéns FAB.. Estão sim defende do nosso país e nossa gente….

  32. A FAB, já partiu para o abate, conforme reportagem apresentada aqui, onde mostra uma aeronave com a asa crivada de balas… Acho apenas que o modo de operação do traficante mudou… Melhor pousar forçado do que ser detonado em voo… Por isso a importância de helicópteros acompanhando as interceptações…

  33. Tem um pessoal que “raciocina” como se estivesse em um videogame.

    Primeiro, se o piloto pousa o avião em qualquer lugar e o abandona, ele perdeu o avião e a carga. Isso é o que dói de verdade nos traficantes: o prejuízo financeiro e material. Não faz diferença se a aeronave foi abatida ou apreendida sem um arranhão.

    Segundo, os traficantes não se comovem com a morte de pilotos. São descartáveis, assim como são as “mulas”, os pequenos traficantes nos morros, e por aí vai. Como o Cel. Nery disse mais acima, eles mesmos eliminam os pilotos depois de alguns serviços bem sucedidos, quanto mais depois de um que deu errado. Eles não vão se assustar muito com abates.

    Terceiro, ao abater uma aeronave, corre-se o risco de matar inocentes tanto na aeronave quanto em solo. Esse risco nunca pode ser ignorado, principalmente sobre áreas mais habitadas.

    Quarto, usar mísseis para abater aviões pequenos? Sem comentários…

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