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A-29 da FAB intercepta avião vindo da Bolívia

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A-29 da FAB

A Força Aérea Brasileira informou pelo Twitter que acaba de realizar (6/3) a interceptação da aeronave Piper PA-34-200T Seneca II matrícula PR-EBF proveniente da Bolívia, que não tinha plano de voo.

Após a interceptação realizada com um A-29 Super Tucano, o avião fez um pouso forçado em uma estrada próxima a Tangará da Serra/MT.

A aeronave está sendo inspecionada em solo. Essa é uma ação conjunta de inteligência entre a Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira, batizada de Operação Ostium.

Até o momento da publicação deste post, já tinham contabilizado mais de meia tonelada de drogas nas inspeções preliminares.

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Filipe
Filipe
2 anos atrás

Pois é, nos dê dinheiro, prossigam com o SISFRON, realmente invistam em segurança e tudo se resolverá, mas…. Será que os políticos querem mesmo acabar com a criminalidade?

Tomcat3.7
Tomcat3.7
2 anos atrás

Parabéns aos envolvidos na missão. Tem que fazer isso com todos que estiverem em igual situação de ilicitude .

Daniel
Daniel
2 anos atrás

Torço pra ver um dia o abate.
Embora exista a Lei, recente, a ordem de abate tem de partir do presidente da República.
Procede?

Nonato
Nonato
Reply to  Daniel
2 anos atrás

Acho que não. Imagino que seja do comandante da FAB.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Daniel
2 anos atrás

Não procede.
Art. 10. Fica delegada ao Comandante da Aeronáutica a competência para autorizar a aplicação da medida de destruição. (“DECRETO Nº 5.144, DE 16 DE JULHO DE 2004”)
.
Não sei se o Comandante da Aeronáutica pode delegar isso para o Comandante do COMDABRA.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Rafael Oliveira
2 anos atrás

COMDABRA não existe mais. O COMAE assumiu a funções.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Rinaldo Nery
2 anos atrás

Obrigado, Rinaldo.
A FAB gosta de ficar mudando o nome dos órgãos.

Joli Le Chat
Joli Le Chat
2 anos atrás

Uma dúvida: se o Seneca voar devagar, o A-29 consegue acompanhar ou ele é muito rápido para o Seneca?
Por favor, me desculpem se for pergunta idiota.

Douqui
Reply to  Joli Le Chat
2 anos atrás

N existe pergunta idiota , No caso ele consegue, o seneca teria q voar mt devagar para dar uma canseira no a-29 o ST pode voar tranquinlamentae aos 200 por hr , abaixo disso fica ruim , mas usando o trem de pouso creio q ele consiga ainda menos q isso.

Tallguiese
Tallguiese
2 anos atrás

Vou te falar uma coisa. As regras de engajamento brasileiras são uma droga pra não falar outra coisa aqui. E ninguém nem a imprensa fala sobre mudanças na legislação para favorecer e dar segurança aos guerreiros para agir mais livremente. Segue o bonde e continuemos a enchugar gelo. profissionais temos o que não temos é respaldo jurídico para agir… Affff

Delfim
Delfim
Reply to  Tallguiese
2 anos atrás

Bem vindo ao mundo encantado onde todo mundo quer omelete mas não quer quebrar ovos.

Dodo
Dodo
Reply to  Tallguiese
2 anos atrás

Permita-me discordar,a menos que estejamos falamdo de uma ditadura ou um regime nao democratico,o brasil seque as mesmas regras e convencoes de engajamento determinados nas convencoes internacionais. Portanto a menos que vc esteja disposto a se tornar um ditador,ir de encontro aos acordos internacionais e permitir dedo frouxo no gatilho pra qualquer coisa que passar na sua frente, fico feliz em lhe dizer que as regras de engajamemto permanecerao mantidas

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Tallguiese
2 anos atrás

Tallguiese, Não é assim tão fácil. Você tem que dar respaldo jurídico ao piloto pois eles está abatendo uma aeronave civil em tempo de paz, é uma pena de morte disfarçada e a nossa CF proíbe. Se houver civis , crianças, o piloto foi sequestrado, etc? Ele tem que seguir as 8 diretrizes. A lei está funcionando, haja vista quantos tráfegos ilícitos diminuíram desde que entrou em vigor. Agora, tem que haver cooperação dos dois lados da fronteira tb. Não é a toa que aumentou muito a passagem de drogas e armas por via terrestre e outra, nem todo tráfego… Read more »

VEIGA 104
VEIGA 104
2 anos atrás

Entendo que um país que não esteja em estado de guerra a permissão para abater um avião que invade o espaço aéreo ou em ilicitude deva partir do presidente pois essa atitude também implica em questões políticas. Mas não vejo a diferença dessa permissão ser dada pelo ministro da defesa ou até mesmo do comandante da força aérea..

VEIGA 104
VEIGA 104
2 anos atrás

Rafael eu não conhecia o que o decreto dizia. Obrigado pela informação

Billy
Billy
2 anos atrás

Se foi um pouso forçado então o Piloto da FAB poderia contabilizar uma Vitória?

BILL27
BILL27
Reply to  Billy
2 anos atrás

Não

jota ká
jota ká
Reply to  Billy
2 anos atrás

Vitória com V maiúsculo só se for em engajamento contra outro caça de mesma categoria, mesmas armas, mesmas estruturas de suporte, mesmas etc.
Contra aviãozinho do crime, se eu fosse o piloto, preferiria omitir este “feito heróico”.

Russian Bear
Russian Bear
2 anos atrás

País do faz de conta. Situação como esta deveria ser acompanhada de helicópteros do exército para terminar o “serviço”. Ação que não é capaz de cobrir todos os pontos nem deveria ser executada.

Fila
Fila
Reply to  Russian Bear
2 anos atrás

Então você considera que teria sido melhor que o avião chegasse ao seu destino?

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Russian Bear
2 anos atrás

Acho difícil o piloto não perceber um helicoptero da fab, mas daria para acompanhar ele pelo E-99 para saber onde iria pousar.

Valim
Valim
Reply to  Russian Bear
2 anos atrás

Bem que podia ser abatida……. acho que ninguém ia chorar.

Dodo
Dodo
Reply to  Russian Bear
2 anos atrás

Vc ao menos leu a reportagem ? Vc acha que qnd o aviao cai o piloto do caça nao passa as informacoes da torre de controle ? Acha que ele nao fica circulando a aerea ? Acha que um ah2 sabre acomoanha um a29 ? Saudades dos especialistas aqui nos comentarios

Marcos Aryeh
Marcos Aryeh
2 anos atrás

A matrícula do avião diz que ele é operado por uma escola de aviação civil.

http://sbaviation.com.br/

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Marcos Aryeh
2 anos atrás

Já foi , pertenceu em 2016, foi vendido.

Joao
Joao
2 anos atrás

Filipe, eu penso que nao rss. Óbvio que não ha uma solução para erradicar tráfico, mas a coisa é feita tao “nas coxa” que levanta muitas suspeitas mesmo

Delfim
Delfim
Reply to  Joao
2 anos atrás

Mesmo na Holanda há tráfico.

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

Russian Bear

País do povinho futriqueiro que não estuda, não entende do assunto, mas adora dar pitaco furado.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
2 anos atrás

Apreenderam 500kg é muita coisa,o sisfron em terra apreendeu varias toneladas, diariamente estão apreendendo armas é drogas, é assim que a coisa acontece e vai enfraquecendo o tráfico.essas cargas alguém perdeu muito dinheiro é não é a turma do bem.Se essas apreensões acontecerem direto o Brasil vai deixar de ser uma rota segura e vão passar para os rotas em outros países,com destino a EUA e Europa,e claro que a cocaína e a maconha vai se torna cara.Agora deve ter mais agilidade de com apreensão de meios (avião,carros mansões ser leiloado e esse dinheiro em construir mais prisão e ir… Read more »

Karl Bonfim
Karl Bonfim
2 anos atrás

Esse não é o mesmo avião abatido a tiros de .50 por um A-29 na cena do Segurança Nacional?
Quase que a vida imita a arte!

Dodo
Dodo
Reply to  Karl Bonfim
2 anos atrás

Creio que era um cesna gran caravan

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

excelente! Era do politico de minas o avião? se for, melhor ainda! hahaha

Nonato
Nonato
Reply to  Gustavo
2 anos atrás

Esse povo não se emenda…

jota ká
jota ká
Reply to  Gustavo
2 anos atrás

Se for, não é responsabilidade dele. O piloto pegou a aeronave e fez o transporte à revelia do proprietário. 8-))

Gustavo
Gustavo
Reply to  jota ká
2 anos atrás

hahahaha

luiz Antonio
luiz Antonio
2 anos atrás

Infelizmente a legislação brasileira, em todos os sentidos foi feita para beneficiar o infrator e punir que aplica a mesma lei. O pessoalzinho adepto do “coitadismo” ergue a saia, se uma ação mais forte é aplicada, portanto, se alguma aeronave for abatida, vai sobrar para o piloto da FAB e ou para seu comandante. Por essas e outras o mimimi da imprensa, mais os mimimis de alguns adeptos “coitadistas” elaboram mil teorias para justificar ações ilicitas e rotular tudo como ação ditatorial. E assim caminha a mediocridade.

Bruno
Bruno
2 anos atrás

Segue o avião e espera pousar, deixa uma equipe de prontidão e prende depois quem está entregando e quem está recebendo, se pousar em um aeroporto fica mais fácil ainda, agora se pousar em alguma fazenda, dai talvez não haja tempo de despachar uma equipe devido a distância, de qualquer maneira, é mais eficiente seguir para ver onde vai e conseguir mais informações.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bruno
2 anos atrás

Funcionaria muito bem se o avião não voasse mais rápido que o helicóptero e, principalmente, que veículos e, se, de antemão, soubesse onde o avião iria pousar.
Isso aí pode dar certo em alguns casos (áreas mais habitadas) e errado em outros (meio do nada).
A ordem do piloto da FAB é sempre para pousar em aeroporto ou aeródromo. Os traficantes é que resolvem pousar no meio do nada, porque, sabe como é, eles não querem ser presos.

Amorim
Amorim
Reply to  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Rafael, desculpe adentrar, mas não é bem assim. Quem vai fazer a interceptação, avião ou heli, depende da localização geográfica da invasão. Outro detalhe que parece não ser de seu conhecimento é que o AH-2 Sabre, tem velocidade superior a maioria das aeronaves utilizada para trafico na região amazônica. Sendo esta, o AH-2, a a aeronave preferida da FAB para essa intervenção, exatamente por ter condição de levar consigo unidade de infantaria que efetuaria a guarda da aeronave invasora e sua tripulação, ate a chegada da policia.

luiz Antonio
luiz Antonio
2 anos atrás

Complementando:
O que aconteceria se uma aeronave sem plano de voo, que se recusasse a obedecer instruções de defesa aérea trafegasse em território, russo, ou chinês ou norte-americano? Viraria um monte de destroços e ninguem ousaria discutir ou reclamar.
Tem que por no chão mesmo.

mazzeo
mazzeo
Reply to  luiz Antonio
2 anos atrás

Teve um que pousou na praça vermelha e não deu nada ! Alguns que bateram em prédios nos EUA E segue a banda … Não é fácil fazer interdição de narcotráfico, pilotos não são burros nem tapados, estudam as brechas do sistema. Os EUA com todo o aparato que montavam no golfo tinham voos que passavam, um estudante com um Cesna passou pela zona de controle aéreo mais policiada da Europa e pousou no centro da praça vermelha. Agora, concordo plenamente com você que se descobertos a ação seria mais incisiva que aqui, até devido as peculiaridades de cada pais… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  luiz Antonio
2 anos atrás

Lá também existe regras de engajamento, você está vendo muito filme no Netflix!

Eduardo von Tongel
Eduardo von Tongel
Reply to  Marcelo Andrade
2 anos atrás

hahaha

luiz Antonio
luiz Antonio
2 anos atrás

Bruno 6 de Março de 2018 at 22:10
Prezado Bruno
Permita-me discordar: Quem deve “seguir e conseguir mais informações”é a PF. O fato da aeronave estar “passeando” em território brasileiro sem plano de voo declarado significa que a PF falhou nas operações de inteligência e a defesa aérea é a ultima barreira, portanto, fogo nele. O resto é xaropada.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  luiz Antonio
2 anos atrás

Claro, até porque é fácil a PF agir na Bolívia e no Paraguai e não falhar em impedir que uma aeronave com drogas decole e invada o território nacional.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
2 anos atrás

As regras de policiamento do espaço aéreo são as mesmas no mundo inteiro. Os pilotos ilícitos sabem que depois do Tiro de Aviso (TAV) vem o Tiro de Detenção (TDE). Estão jogando os aviões no chão para não serem abatidos no ar. Uma vez no solo, não está previsto atirar na aeronave no solo. Não tem nada de “frouxo” nisso. Sempre há um helicóptero de prontidão, assim como havia neste caso. Como acham que chegaram na aeronave no solo pra fazer a foto? A matéria não fala, mas há sempre uma aeronave E-99 coordenando a missão, como houve neste caso.… Read more »

Santiago
Santiago
Reply to  Rinaldo Nery
2 anos atrás

Só complementando o Cel, em outra matéria fala que foram usados um E-99 e três anv ST A-29 para interceptar o Seneca. http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/31719/INTERCEPTA%C3%87%C3%83O%20-%20Aeronaves%20da%20FAB%20realizam%20intercepta%C3%A7%C3%A3o%20de%20avi%C3%A3o%20com%20drogas

Vancley
Vancley
2 anos atrás

O interesse da defesa é dar prejuízo nas operações, o piloto ou mula não é a ponta da lança, e saibam que mesmo prendendo centenas ou milhares de pilotos, o tráfico continuará, existem relatos de pilotos colombianos que tiveram a família sequestrada e o mesmo foi obrigado a fazer o vôo com os ilícitos…

Possani
Possani
2 anos atrás

Com certeza era do Zezé Perrela e do Blairo Maggi. Inclusive o piloto do Zezé que já foi preso uma vez, parece que é o mesmo que participou da morte dos caras do PCC.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Possani
2 anos atrás

Já foi provado que a história do Blairo Maggi é falsa.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Rinaldo Nery
2 anos atrás

Não adianta Cel., isso é enxugar gelo. Povo gosta de uma teoria da conspiração. Os Fatos? Que se danem os fatos!

Possani
Possani
Reply to  GIOVANI BENTO
2 anos atrás

Que teoria da conspiração meu filho? Saiu em todos os jornais, se foi provado que é falsa parabéns pra ele. Mas não estava a par. Obrigado Cel, não sabia disso, quanto ao piloto do helicóptero, saiu no fantástico e tem a reportagem no youtube.

Rennany Gomes
Rennany Gomes
2 anos atrás

Me corrijam se eu estiver errado:
1- o piloto da FAB contacta o piloto suspeito.
2- Não havendo resposta, o guia a pousar em um local predeterminado.
3- Havendo resistência dá o tiro de aviso.
4- Persistindo a desobediência a aeronave suspeita é abatida.

Correto?

Tiger 777
Tiger 777
2 anos atrás

Isto é uma operação, ok, durante o resto do ano o tráfico continua normal… No dia a dia, a FAB não recebe os recursos devidos pro cumprimento de sua missão.
Moro em Rondônia, e afirmo, em relação ao tráfico, os ares estão livres!!!!
Não por culpa da FAB, mas por causa dos canalhas que não querem a apreensão de drogas.

Adalto
Adalto
2 anos atrás

Moro em Uma Cidade aos arredores de São Paulo, Capital mesmo, meu telefone e DDD11, e pelo menos uma vês por semana, um avião de pequeno porte, Pelo ronco da aeronave e um Monomotor a pistão, já sem luz do dia a mais de duas horas, o Bicho passa sobre minha casa em rota de pouso, sem luzes, todo apagado, na cidade vizinha a minha, a uns 15 km tem um aeroclube de ultraleve, a aeronave segue em direção a este aeródromo precário, muitas vezes já passado das 21:00. Sera que a aeronave estava com problemas? o piloto e bem… Read more »

Carcará 01
Carcará 01
Reply to  Adalto
2 anos atrás

Se vc desconfia, pq nao avisa a polícia?? A FAB??

Manoel Jorge
Manoel Jorge
2 anos atrás

Uma das fotos ilustradas na interceptação aparece o cano de um fuzil segurado por alguém supostamente em um helicóptero. Suporte ou quem realmente interceptou foi outra aeronave?

Manoel Jorge
Manoel Jorge
2 anos atrás

Correção: Ao que consta se trata de um helicóptero da PM.

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Rennany Gomes 6 de Março de 2018 at 23:52 1- o piloto faz reconhecimento visual, passa informações para o controle verificar tudo sobre o avião e seu destino 2- Constando irregularidade, o piloto faz contato pela frequência internacional de emergência. 3 – Caso o piloto da aeronave suspeita não responda e não atenda a nenhuma das medidas acima, os pilotos de interceptação pedem por meio de todas as frequências de rádio disponíveis, que a rota do avião suspeito seja alterada. Isso também pode ser feito por meio de sinais visuais previstos nas normas internacionais. Em seguida, o piloto suspeito é… Read more »

Rennany Gomes
Rennany Gomes
2 anos atrás

Obrigado Gustavo. então eu não vejo porque as criticas de alguns companheiros quantos aos procedimentos já que esgotadas todas as possibilidades o avião pode ser abatido. Acho que alguns companheiros do fórum queriam que a FAB saísse abatendo aeronaves a torto e direito.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Rennany Gomes
2 anos atrás

Rennany Gomes, vivem num mundo de conto de fadas.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Rennany Gomes
2 anos atrás

Exato. Tem que ser feito da maneira certa senão gera um problema e uma dor de cabeça sem tamanho.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
2 anos atrás

Esses pilotos não duram muito. A partir do quarto vôo a quadrilha providencia um encontro com o capeta.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
Reply to  Rinaldo Nery
2 anos atrás

O Coronel se refere à identidade dos pilotos contrabandistas ou interceptadores da FAB ? Até onde sei a identidade dos interceptadores é mantida sob sigilo.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Delfim Sobreira
2 anos atrás

Delfim, a mim pareceu claro que se trata dos pilotos contrabandistas.

Delfim
Delfim
Reply to  GIOVANI BENTO
2 anos atrás

Fiquei na dúvida. Qual a necessidade para o crime organizado em eliminar os pilotos, visto que não são profissionais em grande número ?

Carcará 01
Carcará 01
Reply to  Delfim
2 anos atrás

Queima de arquivo, pura e simples. E piloto tem sim

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
2 anos atrás

Acho que vocês perceberam que eu gostei dessa nova funcionalidade de responder no próprio comentário né? rsrsrs

André Gomide
André Gomide
2 anos atrás

Rinaldo Nery 6 de Março de 2018 at 22:28.

Obrigado ao senhor pelas explicações. infelizmente a gurizada pós- playstation está tornando a parte dos comentários cansativas para leituras. São dezenas de postagens inúteis, com conteúdo repetido, que acabam deixando outras de extrema importância, como a do Cel., escondidas.

O site pode entrar em uma espiral sem volta. Alerto isso pois acompanho a Trilogia há quase uma década.

Uma sugestão….seria possível liberar os comentários na página somente para assinantes, ou limita-los para não assinantes(30 em um mês por exemplo), deixando livre o Facebook?

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Alxandre Galante, “Mitou” como diz os jovens. Vou aplicar esse ditado.

André Gomide
André Gomide
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Por isso sugeri uma especie de limitação mensal, e liberação no facebook

André Gomide
André Gomide
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Por isso sugeri uma especie de limitação mensal, e liberação no facebook….que não afetaria a interação, apenas a tornaria mais responsável.

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Gostei muito do seu comentário.
Infelizmente o que se vê é muitos destes garotos não se importam em dialogar e muito menos querer aprender. Querem é impor. Se você retruca aí se fazem de vítimas e partem pra agressão.
São cheios de certezas sobre o que desconhecem e suas opiniões são o mais importante de tudo mesmo que sejam desprovidos de conhecimento e sabedoria.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Onde assino?

Fabiano
Fabiano
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Interessante seu ponto de vista!

Particularmente acompanho o trilogia a 8 anos e gosto também dos comentários com centenas de post.

Dionatan Silveira
Dionatan Silveira
2 anos atrás

Por favor! Intercepta aviãozinho carregado de entorpecentes obrigando a fazer um pouso forçado?!?! Fazem me rir, se querem combater de verdade a criminalidade, por que não abatem logo, parem com essas frescura que tem que ser o presidente ou o comandante da FAB para prosseguir se ambos tem o conhecimento da “Lei do abate”, essa ordem deve partir do comandante da ALA que a aeronave se encontra!

Carcará 01
Carcará 01
Reply to  Dionatan Silveira
2 anos atrás

Pq existem LEIS, e como NAO somos o lado errado, temos de SEGUIR elas! E como o Cel já falou, elas são as mesmas para o mundo inteiro, fora obviamente os países com regimes ditatoriais

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Dionatan Silveira, penso como você, tantos recursos ( 1 super tucano e uma aeronave radar E-99 ) para simplesmente fazer o avião pousar longe do ordenado, e os meliantes fugirem impune. resultado ridículo.

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

Eu creio que tem que derrubar mesmo os aviões de traficantes ou quem não obedecer o procedimento quando interceptado por uma aeronave da FAB. Não tem plano de voo, não tem autorização, não se comunica com interceptador, não obedece os comandos de segurança, logo tem que ser abatido e se possível por um míssil para dar o exemplo. Com traficantes não pode-se brincar tem que tratá-los na ponta da baioneta.

André Gomide
André Gomide
2 anos atrás

Já que a galera está com algum problema nos seus celulares e computadores e não consegue ler comentários antigos tomei a liberdade de copiar a postagens do Cel. explicando: Rinaldo Nery 6 de Março de 2018 at 22:28 As regras de policiamento do espaço aéreo são as mesmas no mundo inteiro. Os pilotos ilícitos sabem que depois do Tiro de Aviso (TAV) vem o Tiro de Detenção (TDE). Estão jogando os aviões no chão para não serem abatidos no ar. Uma vez no solo, não está previsto atirar na aeronave no solo. Não tem nada de “frouxo” nisso. Sempre há… Read more »

Rennany Gomes
Rennany Gomes
Reply to  André Gomide
2 anos atrás

Caro André Gomide infelizmente acho que de tempos e tempos você vai ter que repostar isso, é famoso enxugar gelo.

Walfrido Strobel
2 anos atrás

Atirar em um avião desarmado pode ser considerado uma execução, felizmente as autoridades aqui tem juizo e não vão nesta conversa de “sentar o dedo” no meliante.
Ainda não tem pena de morte por voar sem plano de voo, um tiro de detenção só vai set usado em ultimo caso, e sempre que possível deve ser evitado, mesmo que atenda os dispositivos legais.
É como atirar pelas costas de quem fura um bloqueio policial, é considerado homicídio doloso, tem policiais sendo acusados aqui na Bahia por matar a garupa de um motoqueiro, espero que sejam condenados.

Bruno w
2 anos atrás

Isso talvez é apenas 1% das drogas que entram no Brasil…..Só um pequeno detalhe uma dúvida de verdade, exemplo: um fazendeiro tem uma fazenda na divisa e outra no Paraguai , suas fazendas usa aeronaves para aplicação de pesticidas , semanalmente esta aeronave levanta vôo do lado Brasileiro e vai na fazenda do outro lado da fronteira ,para fazer seu trabalho retornando em seguida ou alguns dias depois ……Quem fiscaliza isso ? É por que moro numa região que tem muitos aviões agrícolas…. Esta historia de aeronaves é antiga ,e não e só na fronteira ,em outros lugares funcionam assim… Read more »

Walfrido Strobel
Reply to  Bruno w
2 anos atrás

O dono da TAM Rolim Amaro morreu assim, em um acidente de helicóptero em Pedro Juan Caballero em 8 de julho de 2001, ao atravessar para o Paraguai sem plano de voo, quem mora na fronteira não perde tempo com isso, ir e vir ao outro país faz parte da rotina.

Walfrido Strobel
2 anos atrás

Me parece que este movimento de combate a criminalidade é visando as eleições, depois tudo volta a ser como antes, cada um ganhando seu dinheiro em paz.

J.SIlva
J.SIlva
2 anos atrás

A FAB devia aproveitar esse movimento do governo federal pela segurança pública e garantir mais uns 16 A-29 para abrir o esquadrão de Chapecó, aí sim teríamos um cinturão de A-29 cobrindo a fronteira seca.

Walfrido Strobel
Reply to  J.SIlva
2 anos atrás

A FAB está desativando a Ala 13/14/15 e vc quer abrir mais uma?
A hora é de economizar e não abrir mais Alas.

J.SIlva
J.SIlva
Reply to  Walfrido Strobel
2 anos atrás

Economize onde se tem que economizar e amplie o gasto onde se deve ampliar, é uma questão de prioridades, eu consigo entender os motivos para a desativação das Alas 13/14 e 15 mas não posso compreender que um esquadrão necessário como o de Chapecó seja um desperdício, principalmente do jeito como anda esse corredor do tráfico Paraguai/Bolívia.

luiz Antonio
luiz Antonio
2 anos atrás

Abater uma aeronave que transporta drogas, eliminar um traficante portando armamento e munições militares de alto poder são ações recriminadas por muitos, portanto, entendo que para esses as drogas não matam ninguém, assim como os traficantes armados são de mentirinha. Isso tem nome: Hipocrisia. Até alguem de sua propria familia ser morto ou aliciado pelo trafico. Vamos enviar um esquadrão de f-5M ou de F-39 quando chegarem para recepcionar as aeronaves que entrem em nosso espaço aéreo sem identificação e darmos exemplos de bondade, compreensão e altruísmo e orientar nossos pilotos militares para que abordem seus colegas com toda a… Read more »

Carcará 01
Carcará 01
2 anos atrás

Olha, nunca antes na história deste site, vi um tópico tão cheio de comentários estúpidos, sem conhecimento e eivado de mentiras quanto esse. Tá demais!!

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Carcará 01
2 anos atrás

Realmente amigo Carcará 01, muitos comentários estúpidos de gente com o dedo solto, e que acham suas opiniões acima da LEI. Temos um Coronel da FAB como participante e opinante, mas os “inteligentes” ignoram seus comentários e continuam a verborragia de banheiro. Que triste.

Robson
2 anos atrás

Por mim explodiam esses traficantes dos infernos… Direitos humanos são para trabalhadores e pais de familia… Pra bandidos e bala e porrada…. Parabéns FAB.. Estão sim defende do nosso país e nossa gente….

Jorge F
Jorge F
2 anos atrás

A FAB, já partiu para o abate, conforme reportagem apresentada aqui, onde mostra uma aeronave com a asa crivada de balas… Acho apenas que o modo de operação do traficante mudou… Melhor pousar forçado do que ser detonado em voo… Por isso a importância de helicópteros acompanhando as interceptações…

Leônidas Pereira
Leônidas Pereira
2 anos atrás

Tem um pessoal que “raciocina” como se estivesse em um videogame. Primeiro, se o piloto pousa o avião em qualquer lugar e o abandona, ele perdeu o avião e a carga. Isso é o que dói de verdade nos traficantes: o prejuízo financeiro e material. Não faz diferença se a aeronave foi abatida ou apreendida sem um arranhão. Segundo, os traficantes não se comovem com a morte de pilotos. São descartáveis, assim como são as “mulas”, os pequenos traficantes nos morros, e por aí vai. Como o Cel. Nery disse mais acima, eles mesmos eliminam os pilotos depois de alguns… Read more »