Sukhoi Su-35

Rússia e Indonésia assinaram um contrato para o fornecimento de 11 caças multifuncionais Sukhoi Su-35, uma fonte informada em Jacarta disse à agência Interfax nesta quinta-feira.

“O contrato para o Su-35 foi assinado”, disse a fonte. Anteriormente, foi relatado que a Rússia e a Indonésia concordaram em certos aspectos técnicos do contrato para o fornecimento de 11 caças.

O fornecimento de tecnologia de aeronaves modernas de acordo com a legislação indonésia está vinculado à obrigações de compensações e contra-negociação.

“Isso significa que nos comprometemos a comprar certos bens nacionais, que são coordenados”, disse Viktor Kladov, diretor de cooperação internacional e política regional da Rostec State Corporation.

Ele afirmou que a Indonésia poderia fornecer borracha, óleo de palma e outros produtos tradicionais de exportação.

Vamos acrescentar que o contrato foi assinado apesar da forte pressão exercida em Jacarta pelos EUA, a fim de evitar a compra de caças russos. Sabe-se que durante a visita do secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, a este país, o lado indonésio foi informado de que, no caso de adquirir armas e equipamentos militares russos, a Indonésia poderia voltar a enfrentar um embargo à entrega de armas dos EUA, como ocorreu em 1997. Ao mesmo tempo, a Indonésia recebeu caças americanos F-16.

O custo de 11 caças Su-35, conforme relatado anteriormente, ascenderá a US$ 1,14 bilhão de dólares, enquanto a metade do valor (US$ 570 milhões) será coberto pelo fornecimento de produtos indonésios. Observamos também que essas commodities, provavelmente, não serão entregues fisicamente à Rússia, mas estão destinadas à venda.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivanmc

Compra conciente. A Indonésia tem uma força aérea de respeito.

Ronaldo de souza gonçalves

É 100 mi a unidade, é um esforço enorme para um pais como Indonésia,mas tem que adquirir.Como disse em comentários anteriores,vai ser difícil muitos países manterem forças aéreas atualizadas com os preços dos caças atuais.Mas sohaverá um nicho que as empresas, é que haverá espaço para caçar na casaq das dezenas de milhões de dólares.Claro que muitas forças armadas vão desenvolver mais as artilharias antiaérea e misseis AA de defesa de ponto,de aérea,

Ivanmc

Esse aí põe até o F-22 para correr.

Daniel

EUA como sempre querendo mandar no mundo.

HMS TIRELESS

Ivanmc 16 de Fevereiro de 2018 at 9:56

Não foi o que vimos na Síria! Aliás, o que vimos lá foi o F-22 chegar perto dos Su-25 sem que a escolta de Su-35 se desse conta….rs!

HMS TIRELESS

Roberto F. Santana 16 de Fevereiro de 2018 at 10:00 Roberto, O Su-35 é muito bom e isso é preciso admitir! O que não condiz com a realidade dos fatos é achar que o aparelho derrota até X-Wing e Tie Fighter. Ademais a meu ver, e tendo em vista toda a experiência dos EUA testando aeronaves com TVC ao longo dos anos 90 (F-15 STOL/MTD, F-16 VISTA e F/A-18 HARV) culminando no X-31 é um erro que o aparelho tenha esse dispositivo visto que conforme esses testes mostraram a vetoração de empuxo funciona melhor em mísseis do que em aviões,… Read more »

MBP77

Confesso que apesar de admirar os norte americanos, mas tem horas que sua diplomacia é meio confusa para mim. Promover um embargo de armas contra a Indonésia porque esta vai adquirir equipamento russo? Ganhariam o que com isso, a não ser empurrá-la ainda mais à esfera de influência russa? Medo de alguma possível transferência de conhecimento/tecnologia dos equipamentos estadunidenses aos russos? Mas tal receio não se materializa quando das compras pela Índia, por exemplo. E olha que ambas “Is” tem um potencial adversário em comum: China. Não deveriam ver como uma forma de Jacarta diversificar os fornecedores de seus armamentos… Read more »

HMS TIRELESS

Ps: Roberto, você poderia colocar aqui o link da entrevista com o piloto do F-35?

Jacinto

É provável que a indonésia também tenha interesse no Bhramos. SU-35 + Bhramos é uma dupla imponente para um país arquipélago como a Indonésia que tem tido problemas marítimos com a China

Claudio Moreno

Bom dia Senhores! Não sou o mais habilitado para dar palpites em temas aéreos, mas fico imaginando se lá no FX ( não me lembro se o FX1 ou FX2 … foram tantos desde 2001) quando os russos estavam disponibilizando o caças SU-27 SKM, me lembro que muitos aqui no PA diziam que o SU-35 era uma aeronave de papel, que não voaria, outros diziam que tratava-se apenas de uma nova redesignação para o o SU-27 …. Passa o tempo… O SU-35 é mais que uma realidade (muito caro para nossa FAB) mas uma realidade para muita gente que leva… Read more »

wwolf22

desde qnd israel eh parâmetro pra dizer se o equipamento eh bom ou não ?!?!

HMS TIRELESS

wwolf22 16 de Fevereiro de 2018 at 10:24

Sendo a força aérea melhor treinada do mundo, e a que mais derrubou aparelhos inimigos em combate desde a guerra da Coréia inclusive Migs pilotados por soviéticos, Israel é parâmetro sim….

Russian Bear

Excelente aquisição, um vetor com V maiúsculo. Impõe respeito até nos americanos e australianos.
Hoje em dia estar alinhado com a Rússia e China não é um mal negócio. Tudo vai depender de quais produtos a Indonésia consegue trocar pelos armamentos russos.
Quem sabe posteriormente venham sistemas S-300 e alguns MI-28N.

HMS TIRELESS

Russian Bear, não sei quanto ao S-300 mas os indonésios compraram o AH-64E Guardian (8 unidades)

Matheus

É parecido com a venda dos MI-35M pra FAB. Os Indonésios deram borracha e outros materiais em troca de Su-35 e aqui usamos carne para a compra dos Helicópteros.

A Rússia está com falta de certos materiais? É por causa das sanções?

SmokingSnake ?

Mal negócio trocar matéria prima por tecnologia e produtos de alto valor agregado, mas tem muitos aqui que acham lindo né, Brasil colônia.

HMS TIRELESS

Roberto F. Santana 16 de Fevereiro de 2018 at 11:14

Uma pena que a entrevista se perdeu! Ainda asim é interessante como alguns políticos e especialistas dizem uma coisa do aparelho enquanto os pilotos que o voam dizem outra completamente diferente. Aliás, na entrevista com o ex-comandante da Heyl Ha’Avir ele não apenas se mostra muito entusiasmado com o aparelho como também afirmou que pilotos da USAF que foram a Israel voar os F-35I também se entusiasmaram.

Ivan BC

Quem não deve ter gostado disso foi a China. A Indonésia não tem uma boa imagem da China e já entraram em discussão algumas vezes.
Eu acho pouco provável que o governo americano tenha feito tal “ameaça” de forma direta, no entanto, acredita que deve ter existido algo como “pooo vai comprar os caças deles? Compra aviões da gente…afinal, quando vocês precisam é nós que estamos aqui, especialmente com a China).
Esse avião parece ser muito bom…pelo menos em termos de dados técnicos.

Emmanuel

wwolf22 16 de Fevereiro de 2018 at 10:24

desde qnd israel eh parâmetro pra dizer se o equipamento eh bom ou não ?!?!
.
Desde 1948.

HMS TIRELESS

Ivan BC 16 de Fevereiro de 2018 at 11:30

Uma Indonésia bem armada, especialmente no tocante a meios navais e de interdição naval, representa uma dor de cabeça absurda para os planos expansionistas chineses. Fosse os EUA eu investiria pesado em Jakarta não apenas fornecendo aviões e mísseis antinavios como também navios (alguma versão customizada dos LCS)

Ivan BC

MBP77 16 de Fevereiro de 2018 at 10:12 Confesso que apesar de admirar os norte americanos, mas tem horas que sua diplomacia é meio confusa para mim. Promover um embargo de armas contra a Indonésia porque esta vai adquirir equipamento russo? ……………………. Eu também duvido muito disto…não faz o menor sentido. Não consigo imaginar uma discussão dessa nos bastidores. Uma coisa séria negociações nos bastidores, redução de preços de caças americanos etc…para tentar rivalizar a venda, mas jamais embargos ou qualquer coisa nesse sentido. Basta ver o caso do Afeganistão e Iraque, influência americana, comprando armamentos russo, centenas de blindados.… Read more »

Paulo Jorge

O Pentágono fazendo burrada novamente.
Ao invés de soltar bravata, deveria ter oferecido o Super Hornet via FMS dando um bom desconto.
Duvido que os indonésios fechassem com os russos.

Sds

HMS TIRELESS

Paulo Jorge 16 de Fevereiro de 2018 at 12:11

Concordo! E ainda por cima com um bom lote de mísseis AGM-84 Harpoon! E de troco alguns P-3 revitalizados.

Walfrido Strobel

Ivan BC 16 de Fevereiro de 2018 at 11:30
Ivan BC, a Indonésia e China gozam de boas relações, inclusive é na China que os pilotos de Su-27/30 fazem treinamento com simulador de voo.
Eles tem feito vários treinamentos conjuntos nos ultimos anos.
A unica coisa que a China reclama é que a Indonésia não os deixa pescar em torno do arquipelago de Natuna, que a Indonésia chama de Mar de Natuna.
. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4JQoJurkgbBn7LgyvIKonzo4bMEfjijVs8nhQ9d4kdRBVM20DA4CGeLFNCQ

Walfrido Strobel

Eu tenho acompanhado as notícias e não vi esta ameaça de embargo pela compra dos Su-35, a visita do Sec. de Defesa foi muito positiva onde ele ofereceu mais F-16 e liberou o treinamento das Forças Especiais dos EUA com o Kopassus que estava suspenso devido a acusações de desrespeito aos direitos humanos, com esta proibição o Kopassus estava treinando com os Chineses, o ultmo treinamento foi em 2017.

Renan

poderia o Brasil comprar da Russia em troca de comodes

Ivan BC

Paulo Jorge 16 de Fevereiro de 2018 at 12:11
Eu não acho…acho que essa venda era inevitável. Certamente a Indonésia deseja ter aviões além dos feitos nos EUA, querem ter um leque de opções e com isso ainda empurrar produtos nacional (conforme demonstra a matéria), se não fosse essa venda dificilmente os russos comprariam commodities da Indonésia…

Gil

1º) Claro que o Brasil poderia comprar da Russia com grana e até com commodities que vem ser até melhor pra quem alega não ter grana, os russos fazem isso, já que é beneficos para todos, o problema e as FAs aceitarem material russo. 2º) Claro que existe pressão de USA, ou vcs não recordam da pressão que sofremos na epoca que o Brasil parecia que iria se alinhar em alguns aspectos com a Russia, a primeira coisa que USA recordou era que eles eram o melhor cliente da EMB, ademais do seu maior fornecedor, sabedor que eles inclusivem poderiam… Read more »

Elaine

Os Estados Unidos já proibiram o Brasil e toda América Latina de comprar equipamento militar da Rússia. Equipamento russo, agora só na Venezuela, Cuba, Nicarágua ou Equador. No Brasil, só por fotos.

Lavrov: EUA exigem que países da América Latina rejeitem compras de armamento russo

https://br.sputniknews.com/defesa/2018021110494389-lavrov-eua-sancoes-armas/

Colônia é assim: o Império mandou, tem que obedecer.

Ivan BC

Elaine 16 de Fevereiro de 2018 at 13:22
Sputniknews?
Moça, você sabia que esse site é o maior FakeNews do Brasil? É um mídia internacional inserida no Brasil, financiado por russos…é o mesmo que G1, UOl, Brasil247, revista Forum, Paulo henrique Amorim, O Tijolaço, O Vermelho etc…defendendo o Lula dia e noite! São pagos para fazer isto…

Wellington Góes

A Indonésia é um país que se faz respeitar…….. por quem quer que seja. Se essa conversa realmente existiu (o que não é nada impossível, mas não acredito que tenha sido neste tom ameaçador), os representantes indonésios devem ter deixado bem explicito o que iria acontecer, ou seja, “se não quiserem nos vender, sem problemas, tem quem queira e hoje a realidade tecnológica, industrial e econômica é bem melhor do que no passado, então quem perderá – inclusive politicamente, serão vocês”. De resto, a Indonésia faz o correto, não se amarra a ninguém, mas não faz a bagunça logística que… Read more »

Ivanmc

Elaine 16 de Fevereiro de 2018 at 13:22.
.
Pior que é verdade. Um tempo atrás eu até desconfiaria, mas agora. Sabe que em 2009 o Su-35 foi ventilado para o FX2, mas o COMAER ideologicamente vetou veementemente e com ira. Só não sei por que?!

Fernando "Nunão" De Martini

“o Su-35 foi ventilado para o FX2, mas o COMAER ideologicamente vetou veementemente e com ira.” Com ira? Ivanmc, eu não vi em nenhum lugar esse tal de veto “com ira”, você poderia trazer uma fonte que comprove essa “ira”, ou desenvolver um pouco mais o assunto? O que eu sei é que o Su-35 não foi “ventilado” para o F-X2, ele efetivamente participou da concorrência, foi avaliado juntamente com outros cinco caças e foi cortado da seleção final do F-X2, assim como foram cortados o Eurofighter Typhoon e o Lockheed Martin F-16, restando apenas a short-list de Rafale, Gripen… Read more »

Ivanmc

Eu até iria respondar para um certo tr… mas não vale a pena.
Peço desculpas aos editores do PA.

MBP77

Ivan BC 16 de Fevereiro de 2018 at 11:43
*
Pois é, tem algo nesse estória de “embargo” que não bate…
*
Walfrido Strobel 16 de Fevereiro de 2018 at 12:32
*
Apenas reafirma essa minha impressão inicial de que tem “caroço no angu” (desinformação, quem sabe).
Sds.

Humberto

Elaine 16 de Fevereiro de 2018 at 13:22

Me desculpe, mas esta muito mal informada.
Brasil possui o Igra e o Sabre.
A Colombia (que é o aliado mais próximo dos gringos) utiliza helicópteros Mi-17.
México, vizinho do grande satã) possui Mi-8, Mi-17 el Mi-26.
Peru tem o Mig 29

Nem li o que está no sputinik pois não é uma fonte confiável, mas se não acredita em mim (e nem precisa), só pesquisar que vc pode confirmar o que postei.

Ivan BC

Fernando “Nunão” De Martini 16 de Fevereiro de 2018 at 13:48
………………….
Participação do grupo no programa Mixto Quente, no verão de 1987.
Essa foi a primeira aparição do Ira! na televisão no Rio de Janeiro.
…………………
Acho que os editores da trilogia estavam no show kkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Eu posso garantir que não estava, Ivan, certamente não viajaria ao Rio só pra ver o Ira…

Na época eu via essas e outras bandas aqui em São Paulo mesmo.

Mas voltemos ao tópico, senão vou ter que puxar minha própria orelha, se outro editor do site não a puxar antes.

Gabriel2

Cada dia que passa fico mais simpático aos equipamentos russos e vejo neles a escolha lógica de quem quer ter uma politica independente e não alinhada

Bosco

Gabriel,
Explica sua lógica pra gente. Você me deixou curioso.

Bosco

Humberto,
A Elaine não quer saber de seus exemplos. Não perca seu tempo. Na cabeça dela a coisa funciona do jeito que ela falou e não há argumento que desmonte os ensinamentos do GPCdEU (Grande Pensador Coletivo das Esquerdas Unidas).
E tem até vídeo e link de mídia pra provar o que ela tá falando.
Desista senão vai enfartar!!

André Bueno

F 5 E é 1/3 do max weight do Su 35.

Humberto

Gabriel2 16 de Fevereiro de 2018 at 14:10

Entre os caças, vejo que o mais próximo de politica independente e não alinhada é o Grippen, pois a Suécia não pertence a nenhuma aliança militar (no caso a Otan).
Agora a Russia, hummmm dificil de entender esta lógica..

Leonardo

Não aguento essa briga da guerra fria a cada notícia no blog. hehehe

Quisera o meu país adquirir SU-35, F-35, qualquer um deles. Gripen também foi uma excelente compra. Qualquer avião de tecnologia atual, que venha qualquer um e eu darei pulos de alegria. rs

Ivan BC

Alexandre Galante 16 de Fevereiro de 2018 at 14:12
Mais de 3 vezes…o Su-35 puxa ainda 1/3 mais que o F-35.
………………….
Esse Su-35 seria muito bom na região amazônica, geralmente os caças russos tem mais autonomia.
Autonomia do F5 segundo o site da FAB:
Raios de Combate:
1.056 km (tanque cheio, 2 mísseis AIM 9-B Phyton e 5 min de combate a 5.000 m)
222 km (tanque cheio, 2359 kg de armamentos, 2 mísseis AIM 9-B Phyton e 5 min de combate ao nível do mar)

Heyarth

Alexandre Galante 16 de Fevereiro de 2018 at 14:12
O su-35 decola com o triplo do MTOW.

Payload F5 3,2 T
Payload Su-35 8 T

Essa comparação é “meio” injusta, mas mostra o quanto estamos defasados em relação aos caças atuais.

Ivanmc

Fernando “Nunão” De Martini 16 de Fevereiro de 2018 at 13:48. . Esses artigo eu li no Aeromagazine, e a “ira” é o meu relato quando eu perguntei para um oficial superior aposentado, no dia 11 de outubro de 2017 no churrasco na Baco, O por quê da não escolha de aeronaves Russas para a FAB? Já que temos helis H2 Sabre de origem russaTive as mais absurdas respostas, que não vale a pena replicar. Todo ano tem churrasco de confraternização antes do dia 12 de outubro na BACO. Respondendo às requisições de informações emitidas em junho de 2008 pelo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Ivanmc em 16/02/2018 às 14:43”

Continuo não vendo nem veto (e sim seleção, que cortou outros, incluindo um dos meus caças preferidos da disputa, o F-16) nem ira, a não ser que o oficial que vc menciona seja o responsável por ambos (veto e ira). Mas bola pra frente, mesmo porque já se vão quase dez anos desde a short list onde nem Su-35 nem F-16 entraram, certo?

Ivanmc

Última forma: “Esse artigo”..

Ivanmc

Alexandre Galante 16 de Fevereiro de 2018 at 14:12.
.
Boa. Bah! O Su-35 é brutalidade total.

Ivan BC

Ivanmc 16 de Fevereiro de 2018 at 14:49
Você está puxando sardinha para o seu lado, basta olhar a sua foto! kkkkkkkk