Home Acidente Aeronáutico Caça Eurofighter italiano cai no Terracina Airshow

Caça Eurofighter italiano cai no Terracina Airshow

7837
27

Typhoon da Aeronautica Militare cai no mar durante exibição de piloto de testes

Um caça Eurofighter Typhoon italiano caiu no mar enquanto realizava sua exibição durante um show aéreo na Itália.

No domingo, 24 de setembro de 2017, um Eurofighter F-2000A da Força Aérea Italiana pertencente ao Reparto Sperimentale Volo caiu no mar na Terracina, a 76 quilômetros ao sul de Roma.

Com base em vários vídeos que já surgiram nas mídias sociais, o piloto capitão Gabriele Orlandi não conseguiu recuperar a aeronave no final de um loop e também não ejetou do jato.

Milhares de pessoas que estavam na costa da Terracina assistiram ficaram chocadas no domingo, quando o jato bateu na água a poucas centenas de metros no mar, levantando uma enorme nuvem de fumaça e vapor após o impacto.

A Força Aérea italiana disse que o corpo do piloto foi recuperado logo depois.

Uma investigação foi aberta para apurar a cauda do acidente. O restante do Terracina Air Show, que deveria ter a apresentação da famosa equipe Frecce Tricolore da Itália, foi cancelado.

27 COMMENTS

  1. Uma pena a vida do piloto. Pela velocidade, ele pode ter desmaiado com g-lock ou ter tido algum problema de saúde quando executou o loop.
    Lógico que também pode haver uma falha técnica no vetor, já que nenhum é imune a este tipo de problema.

    Morreu com a honra de fazer o que muitos sonham e poucos conseguem.
    #RIP
    “Prefiro morrer com uma bala no peito, sangue na boca e uma pistola na mão, com o coração cheio de desafio, a apagar num porão úmido com a boca cheia de papelão.”
    Frederick Forsyth

  2. Meus pêsames a família do piloto.
    .
    Infelizmente acrobacias perto do solo trazem seu perigo. Perdemos um piloto e seu Tucano assim recentemente, assim como os Blue Angels com um F-18.
    .
    Nem todos os pilotos que veem o solo (nesse caso o mar) chegar de maneira repentina tem o reflexo de largar o manche e puxar a alavanca de ejeção, morrem tentando salvar a aeronave.
    .
    Alguns sucedem parcialmente, como os casos do Su-30MKI e Mirage 2000, só para terem que ejetar da aeronave poucos segundos depois.
    .
    Poucos no entanto, conseguem se desapegar rapidamente do apego à aeronave e conseguem se ejetar, caso da famosa ejeção do F-16 dos Thunderbirds.
    .
    Aqui um exemplo semelhante ao do falecido piloto do Typhoon, que por muito pouco não resultou em tragédia. Fica a aí demonstrado o porque é importante poder desabilitar limitadores de AOA perto do solo:
    .

  3. Curiosamente, o Typhoon tem a designação F-2000 na força aérea italiana. O Tornado é A-200. Aparentemente o AMX é chamado por esse nome mesmo.

  4. Que Deus o tenha.
    Lembro da tragédia com os aviões da “Frecce Tricolore” (MB339) quando se chocaram no ar e caíram sobre o público.
    Existe alguma regra para apresentações desse tipo ?
    Não sobrevoar o público por exemplo ?
    Acredito que acidentes do passado possam ter influenciado no estabelecimento de regras para as apresentações atuais

  5. Rinaldo, acredito que o Clésio quiz dizer Super Tucano, no caso da EDA (Esquadrilha da Fumaça), logo quando foi introduzido. Acredito que seja este o exemplo.
    .
    Até mais!!! 😉

  6. Salvo engano meu, não seria o infeliz acidente da Esquadrilha em Lages SC, no ano de 2010, um acidente com esta característica de não conseguir recuperar após manobra e mergulho e nem conseguir ejetar. Esse acidente me chocou muito na época por que circulou um video com ótima resolução e bem aproximado, video este provavelmente excluído pelo YouTube, onde aparecia claramente o momento do choque e o corpo do piloto em chamas dentro do cockpit. Segue link de video do acidente: https://www.youtube.com/watch?v=-FRciFoAus0

  7. If the Russian plane had fallen like this, the fans of the West would scream about poor service!

    Here is the pilot error
    ___

    Se o avião russo tivesse caído assim – os fãs do Ocidente gritavam sobre um mau serviço!

    Aqui está o erro piloto

  8. Quando trabalhei no Programa AMX, estive lotado em Pratica di Mare e atuávamos junto com o pessoal do RSV. Houve um acidente semelhante com um 339, e o piloto foi nosso contemporâneo no RSV.

  9. Este acidente com a Esq. civil aqui em Salvador foi muito triste, era uma equipe familiar a “Esquadrilha Textor Show” com o pai e dois filhas, cada um no seu avião.
    Houve um grave erro no planejamento em relação a segurança, lembro que quando o EDA vem se exibir aqui fica um barco da MB ou Bombeiros Militares do Estado da Bahia com mergulhadores para fazer um socorro, é uma exigencia do EDA.
    Nas corridas de carro depois que um caiu em um lago nos EUA e um caiu no mar em Monaco, agora sempre existem barcos ou botes com mergulhadores em corridas onde exista a possibilidade de um carro cair na água, é uma exigencia da FIA, antes ficava um salva vidas que muitas vezes não podia fazer nada.
    Neste dia do acidente com o avião civil não havia mergulhador de prontidão, havia um barco da Capitanis dos Portos para afastar as enbarcações da prais e ambulancia da BASV e SAMU na praia, mas sem mergulhadores e uma escola de mergulho próxima deslocou um barco e um instrutor de mergulho retirou o piloto ainda com vida do avião depois de mais de 20 minutos debaixo da água , mas ficou muito tempo sem respirar e mesmo que tivesse sobrevivido ficaria com graves sequelas em relação ao cérebro por meia hora sem oxigenação.
    O evento foi organizado pela BASV.
    Foto do atendimento ao piloto na praia, chegou a ser reanimado pelo SAMU, mas morreu no hospital.
    . http://www.portalsuldabahia.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Piloto-022.jpg

  10. Curiosamente, o Typhoon tem a designação F-2000 na força aérea italiana. O Tornado é A-200. Aparentemente o AMX é chamado por esse nome mesmo.

    Clésio

    O AMX na AMI é chamado de A-11B ACOL e o biposto de TA-11B ACOL.

    • Clésio

      Pode ser que não tenham atualizado a página. Li uma regulamentação da AMI faz poucos anos sobre a mudança da designação das aeronaves. Encontrei na internet. Não saberia dizer onde, mas se você procurar também achará.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here