Sukhoi Su-34  - Su-34 na siria

O estabelecimento de uma força de ataque russa na Síria continua a crescer. Há indícios de que seis caça-bombardeiros Sukhoi Su-34 ‘Fullback’ tenham pousado no aeródromo de Latakia para se juntar ao contingente russo que já está lá.

Supostas imagens coletadas no torno do Aeroporto Internacional de al-Assad mostram claramente um Su-34 russo prestes a pousar na base aérea na Síria, onde 28 aeronaves russas chegaram na semana passada.

FONTE: The Aviationist (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho

Haha!! Agora sim, quero ver o Tio Sam encarar. A coisa agora ficou bem diferente…

Edcarlos Prudente

Su-34 é uma aeronave de ataque e guerra eletrônica e nessa função acredito que seja um vetor de respeito. Agora, não acho que seja ameaça a ninguém no combate aéreo, pois é maior e mais pesado que o gigantesco Su-30.
Achegada dessa aeronave evidencia o quanto a Rússia esta comprometida com seus objetivos na Síria.

Saudações!

Felipe Morais

O objetivo de Putim na Síria agora fica claro. Vai jogar bomba em cada m² onde houver indício dos opositores do Assad. Enquanto os russos atacam de um lado, o Estado Islâmico ataca do outro. Não demorará para a oposição levantar bandeira branca ou se entregar a um dos lados.
Uma pena, pois o EI só ganha força com isso. Uma variante a menos. Quais serão os próximos alvos dos russos? Efetivamente o EI? os curdos?

Renato.B

Bem, que a função desses bombardeios era ajudar ao Assad todo mundo sabia. Eles vão atingir o EI também, mas é só um detalhe.

Essa história me lembra aquele filme “13 dias que Abalaram o Mundo” sobre a crise em Cuba. Especialmente quando um dos assessores do JFK comenta que o bloqueio naval, as manobras militares, as armas engatilhadas, tudo aquilo era uma linguagem.

Bem, no momento os russos estão falando adoidado. Su-34’s e Su-30’s não são para bombardear selvagens islâmicos, são uma mensagem para o ocidente.

Vejamos como os americanos irão responder.

Vader

O assessor era o Robert McNamara…

Pois eu já acho que os EUA tem é que cair fora dali e deixar russos e (dizem alguns) chineses resolverem.

Cair fora de vez, entupir os curdos (outro povo, e não apenas uma outra religião) de armas para se defenderem do EI e do Assad, e se manter distante.

Deixe os russos lidarem com a confusão que eles criaram ao apoiar o Assad no começo da (assim chamada) “Primavera Árabe”.

Ivan

Guilherme Poggio

O amigo escreveu:
“Não sabemos exatamente em quem os Russos vão jogar bomba.”

Ontem nós não “sabíamos”.
Mas hoje já sabemos.

O benefício da dúvida durou apenas até o primeiro ataque.

Grande abraço,
Ivan, o Terrível. 🙂

Mauricio R.

Armar aos curdos não é assim tão simples, corre-se o risco de desagradar aos turcos.
O que comprometeria o uso de certas bases aéreas.

Augusto

Vader 1 de outubro de 2015 at 12:01 # Não é bem assim! Não foram os russos que criaram confusão ao apoiar Assad no começo, até porquê os russos sempre foram claros em sua posição: manter Assad no poder, para que ele retomasse o controle do país, que voltaria a ser minimamente estável, o que, a esta altura. teria evitando as fortes ondas de imigração para a Europa e a proliferação de grupos terroristas. Por outro lado, Obama tem titubeado desde o início, sem demonstrar claramente o que quer e sem saber o que fazer, inclusive havendo rumores da imprensa… Read more »

Ivan

Caça-bombardeiros Sukhoi Su-34 ‘Fullback’ para bombardear rebeldes…

Depois falam dos ‘yankees’ que atacaram Mujahideen com Rockwell B-1B Lancer.

Estes ‘Fullback’ tem uma missão mais importante que “jogar bombas” em rebeldes. Estão lá para exibir musculatura, demonstrar vigor no apoio ao Assad e criar um fator de dissuasão contra potências regionais.

Abç.,
Ivan.

Ivan

Maurício,

Está na hora da Turquia descer de cima do muro.

Obviamente não aceitam apoiar os Curdos, mas precisam ser mais assertivos em relação a Damasco, principalmente com relação aos demais grupos rebeldes.

Abç.,
Ivan.

Ivan

Augusto,

O caos começou antes do Obama.
Na verdade começou com Bush… e a Halliburton.
(A empreiteira de ‘lá’…)

Abç.

Mauricio R.

“Está na hora da Turquia descer de cima do muro.” Os turcos já fizeram isso, não como vc pensa, eles apoiam os outros grupos, mas sentam a pua nos curdos: “Turkey BACKS: The United States-backed coalition and, tacitly, rebel forces in Syria. OPPOSES: Principally the Assad government and Kurdish groups allied with the P.K.K., an insurgent group active in Turkey; nominally, also the Islamic State. HOW IT IS FIGHTING: Turkey began a campaign of airstrikes and military incursions in July, mainly in northern Iraq against the P.K.K. It has also allowed the American-led coalition to use Turkish air bases. Since… Read more »

Augusto

Ivan, o que hoje acontece no Oriente Médio não pode ser atribuído diretamente à impulsiva e precariamente pensada política Bush. Aquilo é outra história. A erroneamente denominada Primavera Árabe (que na verdade mais se mostra um inverno rigoroso) é um fenômeno que se passou durante a administração Obama, que tomou decisões erradas ao apoiar com firmeza as saídas de governantes que, se por um lado eram considerados ditadores, por outro, mantinham a estabilidade e coesão de seus países e evitavam em seus territórios a proliferação de grupos extremistas inimigos de Israel e dos EUA. Com alguma boa vontade, poderia-se, no… Read more »

wwolf22

caramba, dei uma olhada no tipo de armamento que o SU34 po levar…
2 Moskit de uma vez so….
o 34 tem um belo leque de mísseis e bombas…

Rinaldo Nery

É verdade Augusto. Os povos árabes não sabem o que é democracia, nem como lidar com ela. São várias etnias e interesses ” tribais”. Os ditadores mantinham a coesão e sufocavam os extremistas. Abusos de direitos humanos? Não sei o que é pior, isso ou o ISIS.

Claudio Moreno

Ué!??

Notícia do NY não é uma b____? Mas que p…é essa MR seja coerente pô!

CM

EDITADO

Mauricio R.

Guilherme Poggio
1 de outubro de 2015 at 13:48

É o que tem p/ hoje, se e qndo fontes melhores estiverem disponíveis, serão citadas.

Mauricio Silva

Olá.

Uma coisa é certa: o Bashar al-Assad pediu apoio a Rússia para enfrentar seus inimigos. Está na cara que os grupos rebeldes de oposição ao seu governo (financiados ou não pela CIA) são inimigos e, consequentemente, possíveis alvos.
A complexa dinâmica do “oriente médio/oriente próximo” não permite uma identificação “imediata” de quem são os “mocinhos” e os “bandidos”. Os EUA já deveriam saber disso, pois tem a experiência das guerras do Afeganistão e do Iraque.
Parece que isso ainda não foi aprendido…
SDS.

Tadeu Mendes

Os EUA esta pedindo a Israel que fique no solo. Ate o momento Israel nao esta voando no espaco aereo da Siria. Mas isso pode mudar a qualquer momento. Para quem viu o discurso do Nethanyahu hoje pela manha na ONU, sabe que ele nao vai permitir que ninguem, mas ninguem mesmo coloque a existencia de Israel em risco. Ele fez uma advertencia clara ao Iran de que nao permitir que os Mullahs possuam armas nucleares. Ele foi ate Moscou esta semana e deu um recado ao Putin de que Israel seguira fazendo suas operacoes pre-emptivas sempre que seja necessario.… Read more »

wwolf22

A Jordania ja advertiu israel, o Egito esta quase…
enquanto israel continua a invadir as terras da Palestina e bloquear o acesso as mesquitas na Cisjordania isso vai acendendo o pavio na região inteira, ja que todo entorno de israel esta pegando fogo…
nao sei nao, mas qq vacilo de israel ali na região vai inflamar e vai feder muito…

Renato.B

Ele mesmo Vader. Sobre o Putin o Thomas Friedman concorda com você. http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/thomas-friedman/2015/10/01/siria-obama-e-putin.htm Porém isso tem um risco, os objetivos do Putin me parecem mais precisos. Manter o carniceiro do Assad no lugar, se isso vai arrumar a Síria, não é problema deles. Lembrando que os russos não tem as mesmas exigências politicamente corretas do ocidente. Ele tem muito mais espaço para operar e objetivos mais… modestos. Se ele estancar o fluxo de refugiados para a Europa já ganha pontos com eles. Tadeu, os Russos e Israelenses não tem o menor interesse em sair no pau. Aposto que o encontro… Read more »

Melky Cavalcante

Sim eles estão na Síria, no final têm um pousando com o que parece ser uma bomba guiada a laser KAB-250 ou KAB-500…

https://www.youtube.com/watch?v=smG_2cww8hU

joseboscojr

Tem coisa mais mal acochambrada que uma bomba russa??!!
Rsrssss

Melky Cavalcante

Claro que sim, duas bombas russas rsrs

joseboscojr

Algumas armas russas parecem que foram projetadas no planeta Mongo, do Imperador Ming. rrsss
http://www.cat-uxo.com/#/aircraft-bombs-russian/4583661419

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Alohaa, UAE!!!

(http://theaviationist.com/2015/10/03/hawaiian-raptors-join-isis-air-war/)

PS: Ter que “trocar” as praias havaianas pelo deserto iraquiano, p/ combater o IE…
Não tem preço!!!!