F-15C no Báltico: para o traslado, pilones vazios, mas nos exercícios…

3

F-15 da USAF na Lituânia no final de abril - foto USAF

Há alguns dias, mostramos imagem (clique aqui para visualizar) da cerimônia de “troca da guarda” de unidades da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na defesa aérea do Báltico, com caças F-15C (EUA) repassando a missão para os MiG-29 (Polônia) e Eurofighter Typhoon (Reino Unido) em formatura sobre a base aérea lituana de Siauliai.

Um de nossos leitores reparou que, na imagem, os caças estavam todos sem mísseis nos pilones. Especialmente no caso dos F-15C, de partida para a Inglaterra e com um razoável traslado pela frente, de fato seria de se esperar que não levassem mísseis sob as asas e fuselagem. Mas, ao contrário do traslado, nos exercícios realizados enquanto estavam no Báltico, não faltaram mísseis nos vários pilones dos Eagles da USAF, como mostra a foto do alto (com data de 23 de abril, poucos dias antes do revezamento dos caças em Siauliai).

F-15 da USAF na Lituânia no final de abril - ampliação de foto USAF

E não eram mísseis de exercício, como se pode ver na ampliação acima, na qual as listras em tons de marrom nas armas indicam mísseis plenamente operacionais (teriam listras azuis caso partes como ogiva, motor e/ou cabeça de busca fossem inativas, apenas para treino de combate ou de manejo, conforme o caso).

Na imagem de baixo, de um treinamento de defesa aérea realizado junto com um L-39 lituano, os caças F-15 também podem ser vistos com mísseis nos pilones.

F-15 da USAF com L-39 da Lituânia em novembro de 2013 - foto USAF

FOTOS: Força Aérea dos EUA (USAF)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

OFF-Topic: Neste link da Alemanha, explica-se muitas coisas sobre a crise da Ucrânia do ponto de vista deles. O panorama é bastante preocupante.

http://diepresse.com/home/politik/aussenpolitik/3801295/Grafik_Luftaufmarsch-der-Nato-wegen-UkraineKrise

Aqui também destaco o gráfico da JANE’s com os últimos deslocamentos de aeronaves confirmados por ambos os lados. Até os alemães que queriam ficar de fora, vão enviar 6 Typhoons para o T.O. Enquanto a mídia do brasil está mudando de assunto, a europeia e americana continua bastante preocupada.

comment image

Iväny Junior

Tem um off anterior aguardando moderação…

NOTA DOS EDITORES: COMENTÁRIO JÁ LIBERADO. COMENTÁRIOS COM MAIS DE UM LINK PODEM FICAR PRESOS NO ANTISPAM.

Iväny Junior

Valeu editores.