Governo tcheco oferece caças Gripen para proteger países da OTAN que fazem fronteira com a Ucrânia

5

França também fez a mesma oferta com seus caças Mirage 2000 para países membros da OTAN próximos à Ucrânia.

 

Gripen no Báltico- foto 2 D Schreier - Forças Armadas da República Tcheca

A França e a República Tcheca tornaram-se os mais recentes países da OTAN para oferecer proteção com aviões de caça aos membros da aliança preocupados com a situação na Crimeia e as contínuas movimentações de tropas russas na fronteira oriental da Ucrânia.

Em 22 de março, o governo francês disse que vai reforçar a próxima missão de policiamento do Báltico Baltic Air com o caças e aeronaves de alerta aéreo antecipado. No dia seguinte, o governo tcheco disse que iria enviar aviões de combate para ajudar a proteger o espaço aéreo dos países que fazem fronteira ou estão próximos à Ucrânia se for solicitado a fazê-lo.

Segundo a imprensa nacional, a França anunciou que está disposta a enviar caças Dassault Mirage 2000 e aviões AWACS (Airborne Warning and Control System) Boeing E-3F para apoiar caças poloneses MiG-29 ‘Fulcrum’ na Base Aérea Siauliai em abril. O Reino Unido também se ofereceu para enviar Eurofighter Typhoon para apoiar este destacamento da Força Aérea polonesa, mas está aguardando uma resposta da OTAN.

Por sua parte, o governo tcheco anunciou que está disposto a usar seus caça Saab Gripen C para proteger o espaço aéreo dos países que fazem fronteira com a Ucrânia caso seja solicitado. A TV National citou o ministro da Defesa Martin Stropnický dizendo que as conversas para patrulhar as fronteiras da Roménia com a Ucrânia estão sendo realizadas.

As ofertas dos franceses e dos checos para apoio com aviões de combate são os últimos de uma série de movimentos regionais similares e implementações reais projetadas para fornecer material e apoio psicológico para os membros do Leste da OTAN que estão nervosos assistindo os acontecimentos na Ucrânia e na Crimeia. Eles também têm a intenção de enviar uma mensagem para o presidente russo Vladimir Putin em quaisquer novas incursões por suas forças em território ucraniano.

A Força Aérea dos EUA já reforçou seu destacamento atual no Báltico composto por quatro Boeing F-15C Eagle com mais seis aeronaves, e enviou outros 12 F-16 Fighting Falcon para a Polônia. A OTAN e o Reino Unido também enviaram Boeing E-3 para patrulhar o espaço aéreo da Europa Oriental.

mapa ucrania

FONTE: IHS Jane’s (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: conforme pode ser visto no mapa acima, a República Tcheca não faz fronteira com a Ucrânia

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

A Polônia terá toda a ajuda que quiser da vizinha Alemanha, que vai querer manter os russos o mais longe possível.

O que os tchecos estão fazendo é estender a sua mão para a Eslovênia, pois esta sim faz fronteira com a Ucrânia.

Temos que lembrar que a República Tcheca e a Eslovênia já foram um único país. E que sentiram o quanto pesam as botas russas.

Nada como uma ameaça comum para curar velhas feridas e aproximar vizinhos.

Luis

Observador, a República Tcheca formou com a Eslováquia a Tchecoslovaquia. A Eslovênia fêz parte da Iugoslavia, junto à Sérvia, Croácia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Kosovo e República da Macedônia.

Eslováquia e Eslovênia nem ao mesmo fazem fronteiras entre si.

Observador

É verdade, Luiz. É a Eslováquia a que me referi.

Inclusive, está no mapa (Slovakia).

É que é muito “Eslo”, “vina”, “váquia” e “ênia” para um só vivente guardar de memória.

Vai ver que é por isto mesmo que aquela turma de lá não se entende e não para de brigar!

shambr

um ataque a polonia culminera em uma Guerra nuclear a polonia ja luta contra alemaes e russos a mais de 1300 anos desde a sua fundacao em 700 ac a polonia venceu varias batalhas alemao italiano russos mongois turcos derrotamos todos eles ataquem a polonia e serao milhoes a morrer quem manda no mundo sao os Yankees naum a nada que antigos inimigos derrotados possam fazer a polonia e a presidenta da comunidade europea 73 milhoes de mortes para nada hoje somos nois no poder kkkk

Delfim Sobreira

Que foi que ele disse, que foi que ele disse ? (Vigarista, Dick)

https://www.youtube.com/watch?v=Lv9i17Tca4k