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T-Xc da Novaer: peças primárias do protótipo já estão prontas

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T-Xc - três vistas e painel - imagem Novaer

Novaer informa status da fabricação do protótipo do T-Xc, monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar

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A Novaer informou na sexta-feira, 29 de novembro, que estão prontas todas as peças primárias do protótipo do T-Xc, bem como muitos dos seus conjuntos estruturais. Dentre as peças e conjuntos prontos estão todas as superfícies de comando, cone de cauda e partes estruturais primárias da fuselagem do primeiro protótipo de sua aeronave, o monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar, T-Xc.

A fabricação deste seu primeiro protótipo encontra-se em plena fase de montagem, na qual são feitas a colagem dos conjuntos e integração dos sistemas. As atividades em andamento no momento são a colagem das nervuras nas asas (a longarina principal está colada), instalação dos sistemas e das superfícies de comando nas asas e nas empenagens.

T-Xc - peças para protótipo - foto 2 Novaer

As próximas etapas serão a colagem das cavernas, instalação dos sistemas na fuselagem, ensaio de carga limite nas asas, ligação da fuselagem central com o cone de cauda e ligação asa-fuselagem. Ao final do processo, serão então instalados os equipamentos (motor, sistemas elétricos, aviônicos e instrumentos, comandos de vôo) em preparação para os testes de solo e voo.

T-XC - peças para protótipo - foto Novaer

T-Xc - peças para protótipo - foto 3 Novaer

As fases do programa T-Xc, segundo informações da Novaer

 

Fase de prototipagem

Compreende as atividades de concepção, projeto, engenharia, desenvolvimento e fabricação do protótipo do T-Xc, a partir do avião “prova de conceito” K-51, conforme o contrato de subvenção firmado com a FINEP. Esta fase teve início em junho de 2010 e conclusão prevista para 2013. As atividades previstas nesta etapa estão sendo custeadas com os recursos de subvenção da FINEP e investimentos da empresa. Atualmente, a NOVAER encontra-se na etapa de construção dos ferramentais a serem utilizados na fabricação das estruturas em fibra de carbono, e fabricação de partes do protótipo T-Xc.

Fase de certificação

Compreende as atividades de análises de engenharia, testes e ensaios em laboratórios e em voo, para a certificação de cada versão da aeronave, a ser requerida junto à FAB para a versão treinador designada T-Xc e junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para a versão transporte designada U-Xc.

U-Xc - três vistas e painel - imagem Novaer

Fase de fabricação

Compreende a etapa de construção das instalações industriais da NOVAER, incluindo edifícios, escritórios, ferramentais, estrutura de suporte e pós-venda, bem como um Centro de Tecnologia de Compostos (o “CTC”). Com dois objetivos gerais: (a) permitir à NOVAER deter um parque fabril moderno e compatível com o planejamento estratégico de seus negócios; e (b) manter um núcleo industrial que, além dos impactos decorrentes do negócio, possa oferecer a empresas e entidades de PD&I, públicas e privadas, uma estrutura moderna de pesquisa em materiais compostos e produtos aeroespaciais.

T-Xc - dimensões - ilustração Novaer

Especifiações T-Xc e U-Xc - tabela Novaer

FONTE / TABELA /  IMAGENS: Novaer (clique no link para saber mais sobre o T-Xc e o U-Xc)

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Marcos
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Marcos

Achei que só a fuselagem seria em composto, enquanto a asa seria em metal. Engano meu. Integralmente em material composto. Fibras de carbono e de vidro aguentam os esforços que uma aeronave militar será submetida?

Marcos
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Marcos

off topic

Avião Embraer 190 das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) caiu na Namíbia. (Veja)

Groo
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Groo

Quem suporta o esforço é a longarina estrutural e não o revestimento que pode ser de meta, composites ou tela.

Marcos
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Marcos

Groo

Sim, entendo. Mas pelo que pude compreender da leitura acima, a longarina também seria em material composto. Ou não?

_RJ_
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_RJ_

Lembro de ter lido que o Kovacs, antes de projetar o T-XC estava trabalhando em um acrobático com estrutura 100% de composto, para a classe unlimited, que sofre esforços no mesmo nível (ou talvez até pior) do que treinadores militares primários.
Confio plenamente na experiência do Kovacs (que é muita). Acho que o T-XC deve se tornar uma aeronave fantástica. E o U-XC dá vontade de comprar um, pois parece do mesmo nível de um Cirrus, mas com um toque especial do Kovacs no desenho. Deve fazer muito sucesso.

rommelqe
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rommelqe

Caro Marcos, As superfícies aerodinamicamente ativas das asas sofrem basicamente tensões de membrana (biaxiais ) o que favorece o emprego de materiais compostos. A justaposição destas superfícies a uma estrutura principal (compondo as cavernas da asa) pode até ser sobre materiais compostos também, mas não dá para ver nas fotos, dando a entender que esta aparentemente seria em alumínio. No engastamento das raízes das asas com o corpo, as tensões decorrentes de torsões compostas com flexões normalmente são melhor tratadas com o uso de elementos metálicos (podem ser usinados a partir de blocos maciços usando fresas de cinco eixos). Mas… Read more »

juarezmartinez
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juarezmartinez

Caro rommelqe! Parabéns pela elucidação técnica da possível estrutura e composição de longarinas da aeronave, foi uma das mais completas e com fundamentos técnicos que já li por aqui.

Quanto ao “Unasur”, a DIRMA, o CTA,EAV, EMA, o e o bispo da igreja já avisaram que vamos entrar em outra fria, mas os barbudinhos do Itamaravilha não vão sossegar enquanto não inviabilizarem a FAB, com suas elocubrações masturbológicas alucinógenas.

Grande abraço

Hamadjr
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Hamadjr

Caro Rommelq o seu comentário sobre a concepção técnica do projeto da NOVAER para mim foi proveitoso, quanto ao que a UNASUR propoem eu não avalio como imperfeito ou impossível de ser levado acabo. A idéia esta correta ter uma aeronave padrão de treinamento para as FA do bloco destes paises desde claro que exista uma estratégia comum a ser compartilhada, seja no desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma aeronave seja em sua cadeia produtiva e no comércio desta versão para fora do bloco. A questão é que de boa intenção o inferno ta cheio mas quem sabe a execeção quebre… Read more »

Almeida
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Almeida

Muito melhor que aquela porcaria bolivariana!

Iväny Junior
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Iväny Junior

Lembra muito o Neiva T-25.