Comandante da Força Aérea Indiana visita Dassault e base do Rafale na França

2

Segundo o site Defense News, o comandante da Força Aérea Indiana (IAF), marechal do ar N.A.K. Browne, está em visita à França para conhecer de perto o Rafale, caça que a Índia está negociando para equipar a IAF após ser anunciado como vencedor da concorrência MMRCA (aeronave de combate multitarefa de porte médio). No roteiro está St. Dizier, a principal base de operação do Rafale na França e as instalações de montagem da Dassault em Mérignac.

Nota à imprensa divulgada pelo Ministério da Defesa Indiano informou que “em St. Dizier, ele (Browne) estará visitando o esquadrão de Rafale para ter uma impressão de primeira mão do MMRCA selecionado pela IAF, e também para ver as instalações de produção do Rafale em Mérignac, além de revisar o progresso de vários projetos sendo encaminhados como parcerias entre os dois países.”

Apesar da nota se referir ao Rafale como “o MMRCA selecionado pela IAF”, o site Defense News trouxe uma observação de uma autoridade do Ministério da Defesa, dizendo que o Rafale é apenas o caça selecionado (short-listed) para o programa MMRCA, e que as negociações com a empresa francesa Dassault, que o produz, ainda estão em andamento.

Na visita, Browne também deverá ver como anda a modernização dos caças indianos Mirage 2000H, que está a cargo da empresa francesa Thales num contrato de 2,2 bilhões de dólares assinado no ano passado. Ainda segundo a nota divulgada pelo Ministério da Defesa, “a visita é significativa, pois é a primeira visita oficial de alto nível da Índia para a França após o novo Governo (da França) ter assumido.”

A Força Aérea Francesa também divulgou  nota sobre a visita, informando que, além da base 113 de Saint-Dizier (Rafale) 117 de Paris, onde foi recebido com honras, o comandante indiano também deverá visitar as bases 709 de Cognac e 125 de Istres.

FONTES: Defense News  e Força Aérea Francesa (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Dassault e Press Information Bureau (Índia)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

“sendo encaminhados como parcarias entre os dois países.”

“parcarias”? Hehe…mensagem subliminar para delírio das gripetes…hehehe…