Entre as concorrentes na licitação de pelo menos US$ 4 bilhões do programa FX-2, do Ministério da Defesa, a gigante americana Boeing – fabricante do F-18 Super Hornet – inicia nesta terça-feira a prospeção de empresas mineiras para integrar a cadeia de mais de 22 mil fornecedores em todo o mundo. Até quinta-feira, uma equipe de nove profissionais da fabricante de aeronaves vai visitar 12 empresas mapeadas previamente pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Santa Rita do Sapucaí, no Sul do estado.

“São principalmente empresas do setor metalmecânico e algumas na área de materiais”, afirma o superintendente de desenvolvimento empresarial da Fiemg, Sérgio Lourenço. Durante encontro com o empresariado mineiro realizado nessa segunda-feira na sede da federação, a Boeing apresentou seu interesse em firmar parcerias locais. “O nosso foco está na identificação de oportunidades e verificação de competências como forma de integrar a indústria brasileira à cadeia de fornecedores de suprimentos”, afirmou o gerente de desenvolvimento da multinacional, Brian Beyrouty.

A licitação do governo brasileiro prevê a compra de 36 caças para renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre as exigências que as concorrentes devem atender está a manutenção de conteúdo nacional dos caças e transferência de tecnologia. Por isso a importância de buscar empresas brasileiras com potencial para atender a demanda. “As fabricantes precisam ter um trabalho próativo de mapeamento como forma de fortalecer sua posição no processo de negociação com o governo”, pondera Lourenço.

Foi exatamente o que o consórcio Rafale International, formado pelas companhias francesas Dassault Aviation, Thales e Snecma, fez há quase um ano, quando assinou acordos com empresas mineiras e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o treinamento de pessoal e transferência de tecnologia aeronáutica. A disputa ainda inclui a Sueca Saab, fabricante do Gripen NG.

Infraestrutura

Durante o encontro, o governo mineiro foi convidado para apresentar aos executivos da Boeing a infraestrutura que será construída no Vetor Norte da capital nos próximos 30 anos, além do potencial econômico da região. “Infraestrutura e política de desenvolvimento do setor são fundamentais, caso contrário, só a iniciativa privada não mobiliza esse processo e não cria esse ambiente de negócio”, pondera Lourenço.

Na ocasião, o superintendente de projetos especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Danilo Colares, apresentou o projeto de expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e de instalação do centro de tecnologia e capacitação aeroespacial, em Lagoa Santa. “É uma relação (com a Boeing) que tende a se consolidar. Temos muita esperança em firmar parceria com a empresa”, afirma Danilo. A estimativa é de que a região receba investimentos de US$ 32 bilhões até 2040.

FONTE: Estado de Minas

VEJA TAMBÉM:

Tags: , , , ,

About Fernando "Nunão" De Martini

View all posts by Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

16 Responses to “Fabricante Boeing em fase de aproximação com empresas mineiras” Subscribe

  1. Marcelo 20 de março de 2012 at 10:50 #

    OFF-TOPIC:
    Nunão e Ivan, conforme havia comentado, a AW&ST no meio do ano passado, publicou uma reportagem sobre os possíveis upgrades (MLU) do Rafale. Nesta reportagem é citada, pela 1a vez, que antenas AESA poderiam ser instaladas nas “laterais” (não diz onde) e diz que isso faz mais sentido para o Rafale do que um “reposicionador” de antena como no Gripen e no Typhoon. Abraços!

    http://www.aviationweek.com/aw/generic/story.jsp?channel=defense&id=news/awst/2011/06/06/AW_06_06_2011_p24-330649.xml&headline=null&prev=10

  2. Mauricio R. 20 de março de 2012 at 10:57 #

    Atenção governo estadual paulista, que tal se mexer e defender os interesses do nosso estado???

  3. jura_gol 20 de março de 2012 at 11:51 #

    Sossega Mauricío, este defunto não levanta mais,Hornet no Brasil só se for para participar de algum de algum exercicio.

  4. Augusto 20 de março de 2012 at 12:50 #

    Boeing aqui em Minas? Virei estadunidense e agora quero vespão, sem dúvida alguma.

  5. edcreek 20 de março de 2012 at 13:06 #

    kkkkkkkk, até pareçe!!!!!!!!

  6. juarezmartinez 20 de março de 2012 at 13:20 #

    jura_gol disse:
    20 de março de 2012 às 11:51

    Sossega Mauricío, este defunto não levanta mais,Hornet no Brasil só se for para participar de algum de algum exercicio.

    Leia mais (Read More): Fabricante Boeing em fase de aproximação com empresas mineiras | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
    Se eu fosse o sr. daria umaolhadinha no aniversário das fumaça em Pirassununga, que além de umas certas Vespas Canadenses, eduas “grandes vespas” com “duas corcovas” pertencentes a uma determinada marinha, seguramente eles não vem aqui somente para “zumbir” podem estar vindo para procriar…..

    grande abraço

  7. Nick 20 de março de 2012 at 14:18 #

    Caro Juarez,

    É certo??

    Quem puder ir nesse aniversário TEM que ir :)

    []’s

  8. Magal 20 de março de 2012 at 15:50 #

    Por enquanto só os canadenses…

    http://www.fumaca60anos.com.br/index.php/atracoes

    Se confirmar o S Hornet, vale a pena assistir porque o avião é bonito, mas é acrobacia e pirueta e não reprodução… hehehe

  9. Daglian 20 de março de 2012 at 18:15 #

    Não esqueçam dos 3 Mil Mi-35 que irão aparecer lá também. Estou fazendo o possível para ir, e também é bom dizer que um evento desse é imperperdível para a Forças de Defesa, daria muita matéria!!

  10. Fernando "Nunão" De Martini 20 de março de 2012 at 19:01 #

    Daglian,

    Estaremos lá, como já estivemos em diversos eventos na AFA desde o nascimento do Poder Aéreo (e bem antes disso também).

    No meu caso em especial, estive lá em março de 2002, quando voltaram a se apresentar já com a nova pintura,após aquele tempo todo que aguardaram a entrega dos Tucanos revitalizados estruturalmente e, em maio, na comemoração dos 50 anos.

    Nos 50 anos foram três dias de apresentações, com os Halcones do Chile, manobras de Super Lynx, A-4 (com direito a AIM-9 nos pilones) e Sea King da MB, F-5 e A-1 da FAB, pilotos de acrobacia, Wingwalker, Esquadrilha Oi, e a cereja no bolo foi o coronel Braga, já caminhando para seu último ano de vida, voando no posto traseiro do seu T-6.

    E esse ano agora promete muito mais. Apareça!

  11. Vader 20 de março de 2012 at 19:11 #

    Se der tudo certo estarei lá.

  12. Magal 20 de março de 2012 at 20:31 #

    Acho que é uma das poucas oportunidades anuais de ver praticamente todos os diferentes tipos de aeronaves da FAB com o bônus de ser no seu “ninho”.

    Díficil aparecer uma oportunidade melhor. :)

    Só se preparem para filassssssssssssssssss… mas vale muito a pena!

  13. Observador 20 de março de 2012 at 22:05 #

    O comentarista Jura_gol deve ter bola de cristal para fazer uma afirmação destas.

    A Boeing deve ser melhor informada que qualquer um de nós, não?

    E nao chegou onde chegou gastando injeção em defunto.

    Se estão buscando parceiros, é porque estão no páreo sim.

  14. juarezmartinez 20 de março de 2012 at 23:01 #

    Caro Observador! É que agora este pessoal além dos mantras repetidos incansavelmente, tais como, “tots”, “fabricação nacional” e etc… estão recebendo “irradiações” da mãe Dinah….

    Grande abraço

  15. asbueno 21 de março de 2012 at 0:33 #

    Se o SH for o escolhido e a US Navy abrir mão de receber algumas unidades,quando é que os Zangões poderiam começar a aterrissar por aqui?

  16. juarezmartinez 21 de março de 2012 at 7:48 #

    Existem duas opções:

    1ª A navy abre mão na fila de encomendas e poderemos ter algo como 12 aeronaves até o final de 2014.
    2ª A Navy cede em regime de leasing para a FAB 12 células até a chegada das nossas, isto seria bem rápido, bastando o treinamento das triupulções o estabelecimento de uma loinha logistica, eu diria 12 meses após a assinatura do contrato.

    Grande abraço.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Com desdobramento de Mirage na Jordânia, principal papel do Rafale contra o EI será de reconhecimento

Caças Rafale ainda poderão bombardear alvos, porém de forma suplementar a seis jatos Mirage 2000D, que passarão a ser o […]

95, 102 e 116 milhões de dólares: aproveite que os preços do F-35 estão despencando…

…afinal, sem motor a tendência de um avião é cair mesmo! – Brincadeiras à parte com o fato do valor dos motores do […]

Brasil espera uma proposta da Suécia para empréstimo de caças Gripen para uso da FAB

Suécia teria oferecido ao Brasil empréstimo ou aluguel de caças suecos enquanto os comprados não chegam; entregas só começam em […]

Rio pode ser a primeira cidade a receber o A380

O Galeão pode ser o primeiro aeroporto da América do Sul a receber o Airbus A380-800 e o Boeing 747-8, […]

Compre sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]

Cerimônia marca entrega da frota completa das aeronaves de patrulha da FAB

As aeronaves P-3AM Orion foram recebidas a partir de 2011   A Base Aérea de Salvador (BASV) realizou na quarta-feira […]