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PAK FA biposto

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Em uma conferência em Nova Deli o comandante da Força Aérea Indiana anunciou que serão comprados 166 PAK FA monopostos e 48 bipostos e não 50 e 200, respectivamente, como tinha sido anunciado anteriormente. A mudança sugere que a aeronave será usada mais para treinamento do que para tarefas operacionais.

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IvanG-LOCFernando "Nunão" De MartiniVadereraldocalheiros Recent comment authors
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william_ritter_17
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william_ritter_17

Interessante a nova configuração dos motores, lembra a do f-22.

eraldocalheiros
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eraldocalheiros

Cada vez que vejo este caça no ar, vejo a incompetencia de nossos governante indo junto,não sei o pq de não termos entrado neste projeto se foi politico ou incompeticia dos russos não saberem negociar as comissões para os compradores brasileiros e ainda leio que queremos entrar em projeto com a Turquia, é mole ou querem mais.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
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Eraldo, Em alguns momentos, tanto faz entrar ou não, dependendo do que se tem a ganhar com isso. Normalmente se é chamado quando o projeto já está mais do que caminhando, então a participação principal acaba sendo a financeira. Foi assim no caso do PAK-FA – o que os Russos ofereciam não era exatamente participar das decisões da fase inicial do projeto, que já estava mais do que desenvolvido, mas entrar com dinheiro. O que não seria mal de todo modo, desde que houvesse boas contrapartidas e que se pudesse projetar e fabricar aqui uma certa quantidade de componentes importantes,… Read more »

Vader
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Prezado William, essa imagem é uma criação baseada no F-22. O Su-50 não terá bocais de cerâmica direcionáveis em 2D nos exaustores.

Sds.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Vader, Certamente a configuração dos primeiros T-50 de produção (que especula-se que receberão a designação Su-50 no futuro, mas quando se fala de números que denominam aeronaves Sukhoi a bagunça costuma ser grande) será com os motores do Su-35, oferecendo assim características furtivas mais fortes somente na parte frontal, com algumas penalizações nas laterais e parte superior e posterior, e certamente pouca furtividade no quadrante traseiro. Os motores definitivos ainda estão em desenvolvimento, e seu sistema de vetoração deverá ser bem diferente do que equipa os protótipos e equipará a versão inicial de produção. Ontem fui numa ótima palestra de… Read more »

G-LOC
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G-LOC

mas o PAK FA terá novos motores com bocal 2D furtivos. Os atuais são provisórios.

Vader
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Perfeito Nunão, é isso mesmo.

Mas voltando à questão dos bocais de exaustão “a la F-22”, a não insistência americana nessa tecnologia no F-35 indica que ela não é nem um pouco essencial, se é que funciona de fato.

De maneira que não creio que os russos invistam nela.

Abraço.

Ivan
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Member
Ivan

MiLord Vader, O fato do F-35 não usar os bocais de exaustão “a la F-22” pode ter motivações diferentes do maior ou menor sucesso da mesma. Posso sugerir algumas razões: ► O F-22 é bimotor (todos sabem). Caso movimente os 2 (dois) bocais de exaustão de forma independente pode conseguir um grande variação de movimento na aeronave. Como o comando é fly-by-wire acredito que este recurso é usado normalmente. ► O F-22 foi criado para superioridade aérea, sendo todo o resto agregado ao projeto depois. O programa JSF nasceu como uma aeronave multi-role, mas a partir de vários programas que… Read more »