A China está retirando de serviço seus caças J-8 (Finback na OTAN). As aeronaves foram modernizadas recentemente e os chineses ainda tentavam exportar o modelo, que com a modernização pode disparar armas guiadas a laser e por satélite. Os caças receberam também novos radares e designadores de alvos, sendo designados J-8II.

O J-8II também pode atuar em missões de supressão de defesas armado com mísseis antirradar. O caça não teve muito sucesso e era até menos manobrável que o MiG-21, do qual foi concebido. O J-8 entrou em serviço na década de 1980 e logo perceberam que era um “peru”. Menos de 400 foram fabricados. Um foi “derrubado” em 2001 por um EP-3 da US Navy usando apenas as hélices.

 

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Vader

Mais uma “caca” ching-ling pro “arquivo”…

Marcelo

Cumpriu com a sua funcao, afinal ninguem produz um J-10, JF-17 ou J-20 logo de cara.

Mauricio R.

Esta aeronave mostrou claramente os limites da capacidade da base industrial chinesa, remanescente da Revolução Cultural, em conceber e produzir sistemas c/ alguma sofisticação. E da força aérea em absorver esses equipamentos, cada vez mais sofisticados. O longo e conturbado desenvolvimento, daquela aeronave que se tornaria o J-10, tb não ajudou a resolver a questão. Tentativas de cooperação c/ o Ocidente em cima de derivados do J-7, tb não produziram os resultados pretendidos, devido a reação ocidental ao Massacre da Praça da Paz Celestial. Assim somente após o colapso da URSS, é que os chineses realmente tiveram acesso a tecnologias… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Maurício, o desenvolvimento do J-8 foi iniciado antes da revolução cultural e foi interrompido entre 1969 e 1977 por conta disso. A morte do líder do projeto antes disso, em 1965, também não ajudou muito. Assim, um desenvolvimento que começou em 1964 só gerou o início da produção, ainda em cadência lenta, na virada para a década de 1980, ganhando alguma cadência em meados daquela década, com a versão J-8I com um radar de controle de fogo um pouco melhor. E, até aqui, estamos falando ainda da versão com a tomada de ar no nariz, que trazia muitas… Read more »