Home Operações Aéreas Falcões do Mar 2010

Falcões do Mar 2010

325
41

Vídeo inédito do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha do Brasil, que opera os jatos McDonnell Douglas A-4KU Skyhawk II adquiridos em 1997 da Força Aérea do Kuwait.
Os A-4KU Skyhawk II foram redesignados como AF-1 Falcão no Brasil e as primeiras unidades já estão sendo modernizadas pela Embraer com aviônica semelhante à do F-5M da FAB.

No vídeo os Falcões aparecem sendo reabastecidos em voo por C-130 Hercules da FAB e disparando mísseis AIM-9H Sidewinder.

41 COMMENTS

  1. Video maravilhoso. A MB finalmente recupera suas asas, temos um longo caminho pela frente, mas ja podemos vislumbrar o nosso futuro glorioso.
    Parabens a turma do Poder Aéreo

  2. Parabéns ao blog e à MB. É ótimo perceber que a MB está avançando
    em seus meios de defesa aérea. Depois que esses Falcões forem modernizados e com a chegada de pelo menos uns 12 oriundos do
    FX-2 nossa MB estará alcançando um nível rasoavel na asa fixa.

  3. Tenho uma duvida, supondo que a MB compre mesmo 12 Rafale ou qualquer outro caça naval mais moderno que os A-4, como fica a questão do sistema de lançamento, já que os A-4 utilizam aquele sistema de se prender na catapulta por um cabo de aço que é lançado no mar e no Rafale, o próprio tem é preso na catapulta, teria como operar os dois sistemas no Nae A-12, assim como faz o Charles de Gaulle (R 91), com Super Etendard e o próprio Rafale?

  4. Uma coisa temos que admitir. O Setor de Comunicação(entre a Força e o Mundo) da MB é muito mais eficiente que o da FAB.
    É incrível, mas o primeiro vídeo que Eu vejo na vida de um caça, sob a égide verde e amarela, disparando um AAM é da Marinha…e detalhe, não é o AIM-9B, como a FAB adora exibir em “fotos” para ser ridicularizada em sites no exterior…
    Nem a McDonnell Douglas acreditava tanto na capacidade e simplicidade do “scooter”, um pequeno gigante caça!
    Parabéns a MB por fazer tanto com tão pouco, mas que isso não sirva de consolo. É preciso apoiar a MB e dar-lhe os meios e condições para que ela seja cada vez mais profissional.
    Parabéns mais uma vez. Já vou adicionar este vídeo a minha coleção particular.

  5. Video lindo demais. Tenho orgulho de ser Brasileiro, pois, muitos não dão valor aos oficiais que se empenham com equipamentos menos sofisticados que as grandes potências e alias são considerados grandes ases em equipamentos inferiores.Imaginem em equipamentos de ponta quando e se forem incorporados as forças.

  6. Parabéns ao Blog pela matéria e claro a MB por demostrar na mídia que os aviadores da MB estao sempre em treinamento, melhorando sua doutrina. Concordo com o Giordani RS: a FAB tem que aprender com a MB como se apresentar na mídia, e Que venhao os falcoes modernizados!!!

    Abracos

    Paulo

  7. lindo o vídeo, mas ele é de 2010 mesmo ???? então o SP já esta operacional novamente ?? uma dúvida maior, todos os A4 estão com tanques extras, por que ?

  8. Robson, o comentário que anda rolando é que a MB estuda a compra de 24 sea Gripen. Estas serão recebidos a partir de 2020 e substituirão os A/F-1 modernizados, como acontecerá com os F-5M.

  9. Pergunta;

    Aqueles cabos de lançamento, na qual não me recordo o nome agora, são utilizados apenas uma vez?
    Vão parar no fundo do Oceano?
    Quanto custa cada cabo?
    Se não me engano, o F-4 também usava.

    ***

    “zmun disse:
    6 de outubro de 2010 às 11:48
    Robson, o comentário que anda rolando é que a MB estuda a compra de 24 sea Gripen. Estas serão recebidos a partir de 2020 e substituirão os A/F-1 modernizados, como acontecerá com os F-5M.”

    Menos…bem menos…se o NG nem existe ainda…
    Se a MB recebesse F-18 Hornet, não SH, já estaría de bom, mas de muito bom tamanho!
    Bah…é difícil, mas o assunto descambou pra esse maldito “efexis”…
    🙁

  10. Giordani

    E sempre caimos na velha discução do FX-2…

    Vc parece ser gaúcho. Só perdoo essa sua falta de bom senso caso vc for colorado. hehehe bricadeira.

    Acho que a questão de existir ou não já está superada. Já mais do que debatida por aqui.

  11. Olha…sinceramente…vídeo EMOCIONANTE…para todos que acreditam nas nossas FAs…parabéns a Marinha do Brasil…e a o Blog pela divulgação do vídeo!

  12. Moram…grande sujeito! Vá em paz, meu amigo. Voe lá pra cima, encontre o criador que nos deu o prazer de conviver com um cara tão legal e profissional como você. Obrigado por tudo.

  13. Não vejo a hora dos falcões operarem no A-12. Só falta agora o Galante mandar notícias, se possível com fotos do andamento da modernização lá em Gavião Peixoto.
    Recado ao pessoal da Marinha e da Embraer libera a entrada do nosso editor.

  14. Olá, aceito correções,

    não é o C. Vilson, é o SP mesmo, aparece na proa a inscrição A12, o elevador também acho que entrega isso, e diga-se, não está soltando aquela famosa fumaça. creio que o vídeo é de 2010, mas não as imagens, ou, tomara que eu esteja errado e as imagens sejam deste ano mesmo.

  15. Caro Giordani RS,

    Pode por favor esquecer destes F-18A/B! Eles já voaram tudo que podiam.Estao no osso!Fianl de carreira!

    Abracos

    Paulo

  16. As imagens da operação com o A-12 seguramente não são de 2010. Atentem para o título da música que acompanha este trecho do vídeo: “It’s been a While” (Já faz um tempo..). O produtor certamente nos incentiva a uma reflexão sobre o longo tempo sem operações no A-12 e a vontade de todos de verem novamente estes meios operando juntos.

  17. Paulo Silva disse:
    6 de outubro de 2010 às 12:54

    você não tirou umas fotos pra nos,meros mortais que não trabalhamos em frente a praia de Copacabana?

  18. Vendo esse vídeo tem um ponto que me lembra o gripen. Quando a Suécia colocou o probe de reabastecimento muita gente criticou que estava perto da entrada de ar do gripen, situado acima dela. O engraçado é que o probe do A-4 está na mesma linha da tomada de ar e nunca falaram nada, já que é até mais perigoso em caso de colapso do probe.

  19. Especialistas, qual seria novo componente aéreo do A12?
    12 Af1m? qual armamento?
    6 traders cod
    ? turbotrackers aew?
    4 seahawk com penguin
    ? Caracal com exocet am39

  20. lindo video tava muito feliz vendo essas imagens mas depois que li o comentario que o galante falou da morte do piloto fiquei triste realmente.

  21. Paulo Silva disse:
    6 de outubro de 2010 às 12:54

    que inveja, com vista a praia de copacabana…. você ta precisando de assistente ??? rsrsrsrsrs
    quanto aos F18 A/B por que não ??? se bobear nossos A4 são mais velhos…
    alguém sabe se as catapultas foram redimensionadas ou se continuam com a mesmacapacidade ?? e os A4, quando todos os 12 estarão operacionais, os trader/tracker prontos e o A12 operando plenamente (dentro de suas limitações, claro)?

  22. Muito legal memso o vídeo!!

    A FAB, em matéria de MKT da froça, está mesmo bem atrás da MB.

    caças lançando mísseis, fazendo rolls e etc…

    nem em Show Aéreo a FAB anda fazendo rolls com seus caças rs.

  23. Eu tenho a absoluta certeza que não existe pessoal + interessado em ver a pista de pouso do opalão lotado, com uma movimentação danada, missões, uma atraz da outra. Aeronaves subindo e descendo… Do que o pessoal da Marinha. Tenho a absoluta certeza, que colocar a Nau capitânea de volta ao mar, deve ser questão de honra. Parabéns pelo vídeo, + um para o meu arquivo, a platéia aplaude. Sds… Van Helsing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here