Custos altos das novas tecnologias, atrasos nos programas e o famoso “fighter gap” podem ressuscitar a produção do F-15 e do F-16 para a USAF

O que muitos já sinalizavam como uma provável possibilidade agora parece que está tomando forma. O Government Accountability Office (GAO), conhecido como “o braço investigativo do Congresso americano” e “cão de guarda do Congresso”, fez um relatório sobre as opções das Forças Armadas dos EUA na questão da aviação de combate tática.

Dentre as opções da USAF para resolver o problema do “fighter gap”, expostas em dois relatórios da força, temos a modernização dos F-16, o aumento das encomendas de JSF para 80 aeronaves por ano ou a compra de novos caças F-16 e F-15 de última geração.

O relatório original do GAO, na sua versão completa, poder ser lido aqui (arquivo em formato PDF com 80 páginas).

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Cesar

O TCU poderia fazer um trabalho amplo com características similares.

Seria importante para as FFAA.

Sem dúvida, falta de recursos encabeçaria a lista de “achados”…

Mas possivelmente também identificaria problemas organizacionais incômodos e difíceis de mudar.

Cronista

Acho que o “fighter gap” é todo de responsabilidade do F-35… Não sei não, mas me parece que o Lighthing não é o que se esperava. Alguém pode nos posicionar com um paralelo entre od esenvolvimento do F-35 e do F-22? Creio que o F-35 está muitíssimo mais lento e isso é mais rave porque, em tese, a tecnologia dele deriva do F-22. Eu desenvolvi uma tese em outro post sobre essa tecnologia. Afirmo que não me parece plausível que o F-35 leve a tecnologia do F-22 porque este deve ser um dos maiores segredos militares norte-americanos. O F-35, por… Read more »

Giordani RS

Aí era hora de alguém com “capacidade decisória” assinar o atestado de óbito do FX e entrar junto nessa! Sendo F-16 ou F-15…prateleira sim, mas da melhor qualidade! Mas detalhe, comprar só o esqueleto, com aviônica toda tupiniquim. Quanto aos motores, o ideal seria a produção sob licença, em solo tupiniquim, mas acho economicamente inviável…

Isso prova que os gringos também nao aprendem com as lições do passado…F-111…

Galileu

Bem que poderíamos ter algo parecido com esse Government Accountability Office (GAO). Se ia funcionar já não sei ahah

Quanto ao F35, acho que agora é tarde pra desistir dele, queira ou não, EUA e Inglaterra vão ter que “abraçar” .
Mas minha opinião é que ele ainda é o futuro…..

Galileu

Giordani RS

Ia falar isso!
Rasga essa lenda de FX, vai pros estates senta no colo do Tio e entra nessa, F16 e quem sabe uns F15.

Mas cadê o Comandante chefe das forças armadas?? é um pior que o outro…..

celso

Galileu e Giordani RS,

compartilho e tenho a mesma opiniao, e melhor cairmos na real, nasci e me criei na Rua dos Patriotas no B do Ipiranga, SP, otimista sempre mas com pes no chao. O sensato neste momento eh adiarmos esta coisa chamada FX2 q ja virou´piada aqui e no exterior. Este fighter gap,para o F16 e F15 podera nos atualizar o nescessario para o momento e nos poupar de uma baita divida ( comissoes menores, robalheira menor ).

Brasil sempre

SDS

luiz otavio

sou leigo mas já soube que o F15 é caro de manter, de repente seria melhor alguns Falcons e Super Hornets. parece-me que a 4++ geração ainda será o cavalo de batalha por meio século.

jakson almeida

Agora uma coisa que ninguém esta comentando,principalmente depois do pakfa, é a tecnologia anti-furtividade ou alguem acha que os gringos depois do voo do pakfa não estão trabalhando em um meio de identificar uma aeronave furtiva.

Mauricio R.

Os gringos estão entre a 3ª e 4ª geraçoes de aeronaves (F-117; B-2; F-22 e F-35) furtivas
Os russos ainda estão na 1ª geração deles.
Claro que não se pode descuidar, mas ainda tem há mto chão pela frente.

Fábio Mayer

É isso mesmo que entendi? Os A-10 irão operar até 2030?

Sinistro…

Fábio Mayer

Taí,

Mantida a linha de produção do F-16, um caça barato, comprovadamente confiável e de manutenção mais barata que os demais do mercado, ele seria a aeronave perfeita para o Brasil substituir seus F-5, A-1 e M2000.

Pena que vamos de Rafale…se é que algum dia alguém vai decidir o F-X2…

Vitor

o A10 é brutal =D

Nick

Como solução para cobrir o GAP , a modernização dos F-16 me parecem ser a mais adequada. Por exemplo, elevar os Block 30/40 para o padrão 60/70.

[]’s

Djalma L. A.

Depois da Crise de 2008, os Estados Unidos estão vendo o quanto é caro manter sua máquina de guerra.

Sendo sincero, duvido quem algum governo não entenda que cerca de 1.500 aviões de primeira linha não possam dar conta do recado.

Nós aqui com os ” possíveis” 36 Rafales já estávamos nos achando 😐

USA vs Brazil. Uma simples relação de 40 para 1 caças kkkk

abç !

Rodrigo

Os gringos vão terminar indo de F15SE e de um F16 avançado.

Vai ser mais um pé no saco do Rafale e do Typhoon.

Aviões mais capazes e baratos sendo produzidos em massa.

Cronista

jakson almeida disse em 24 de agosto de 2010 às 18:07 “Agora uma coisa que ninguém esta comentando,principalmente depois do pakfa, é a tecnologia anti-furtividade ou alguem acha que os gringos depois do voo do pakfa não estão trabalhando em um meio de identificar uma aeronave furtiva” Essa tecnologia eles já dominam….clomo seria possível desenvolver uma tecnologia anti-radar SEm estudar profundamente as tecnologias de radar? A frequencia – ou seja lá como se chama, alô especialistas – da estrutra stealth deve ser conhecida por quem fabrica. E esse é meu ponto: duvido que o F-35 tenha mesmo apenas parte das… Read more »

Andre

As 3 forças, combinadas, tem 3540 aeronaves de ataque só… e nós na lenga lenga dos 36… vergonha…

Ricardo_Recife

O relatório da Government Accountability Office (GAO) pode ser baixado da internet para todo mundo ver, o do FX-2 nem pensar. Aqui, na Terra Brasilis, fizeram pelo menos uns três relatórios para que desse a JACA de todo jeito, muda peso aqui, muda peso acolá, etc… Lá os caras estão pensando na melhor maneira de fazer uma defesa nacional eficiente, cujos custos não arrebentem a USAF, e respeitando o bolso do contribuinte. Nos EUA quem define é o Congresso Americano, e a defesa nacional é considerado um tema político suprapartidário de máxima importância. Aqui a Comissão de Relações Exteriores e… Read more »

Marcelo

A-10 é insubstituível !

Marcelo

cadê o pessoal que fica enchendo o s…., falando que a marinha só compra coisa velha. Vejam o caso so A-10 aí…os EUA podem né? 2 pesos e 2 medidas.

Zorann

Não acredito que ressucitem o F-16. O F-35 apesar de seus elevadíssimos custos de desenvolvimento e seu atraso, já recebeu verbas de mais para ser cancelado. Portanto o F-16 não deverá ser encomendado. Agora o F-15, tem tudo para ser encomendado após o congelamento da linha de produção. Acredito que uma versão ainda mais avançada que o SE deva ser lançada com exclusividade para a USAF. Com novos sensores, radares e melhorias ainda maiores qua a versão SE. Outra possibilidade seria a encomenda de novos F-18 SH, dessa vez para a USAF, oque parece menos provável. Portanto: F-16 – não… Read more »

toni

no grafico não da pra ver o f-15 silent eagle
ja desistirão dele ??
ou sera apenas para exportação??

Zorann

OBS congelamento da linha de produção do F 22

Rodrigo

Mas eles não estão comprando A10, estão reformando o que já tem lá.

É bem diferente.

Fabio

F15 Eagle ainda é o melhor e mais bem sucedido avião de combate do mundo. Quisera o Brasil poder ter pelo menos uns 30 destes… Ta na hora de parar de sonhar e comprar logos estes aparelhos nem que seja de prateleira. O MUNDO faz isso só o Brasil fica com essa frescura… A meu ver esse papo de “TT” é engodo para que nada seja aprovado muito menos feito… Como no Brasil tudo fica no campo ideologico e improdutivo…

Marcelo Martins

Por isso que sou a favor da FAB comprar o F-18 SH. Esse relatório mostra uma coisa que ninguém quer ver: os F-18 da US Navy com apenas 5 anos de vida útil, ou seja, com mais 30/35 anos de serviço pela frente na US Navy, ainda mais com preço estratosférico do F-35. A FAB poderia se beneficiar disso, com escala de produção e logística. Agora, não adianta também ficar metendo o pau nos americanos porque não liberam armas e equipamentos para a gente, pois depois de nossa “competente” equipe de diplomacia externa ter escolhido como aliados a Venezuela, Cuba,… Read more »

Galileu

Uma coisa que o pessoal tá esquecendo….

Se a vida útil dos SH for a demonstrada no gráfico, eles tem 2 escolhas:

1-acelerar a aquisição dos caríssimos F35.

ou

2- adquirir algumas unidades dos dos SH, o mesmo no caso da usaf, até ter quantia suficiente de F35.

Como o preço do F35 é vilão da história, então provavelmente irão na 2 escolha.

Marcelo Martins, por isso disse que tem que ir lá em washington e sentar no colo do tio, mas o Brasil é o país do futuro potência………fazer o quê.

kaleu

E os “Thunderbolt” continuam firmes em 2030 ++ … e entrou em serviço na década de 70 … 1975 se não me engano …

abc
kaleu

kaleu

Galileu disse:
24 de agosto de 2010 às 23:54

Com relação ao SH F-18 E/F não se trata de vida útil … trata-se de idade média … ou seja ele é ainda um bebê de 5 aninhos … tá em início de carreira … e os JSF são complementares do SH … muito mais apto a situação de superioridade aérea do que o F-35 … iminentemente de ataque …

Abc
kaleu

kaleu

Oí ele aí >>>

comment image

Mauricio R.

O Warthog não é velharia, é uma aeronave mto mal apreciada pela ” só me servem os supersônicos”, USAF. Um dia existiu a necessidade de se ter uma aeronave em quantidade, p/ prover o massacre dos blindados soviéticos, rolando pelo passo de Fulda, na Alemanha. Essa necessidade passou e a USAF tentou se livrar das aeronaves. Aí o Saddam mto solidário, veio em socorro da pobre aeronave sem função, devido ao tal dos dividendos da paz… Dividendos da paz foram uma série de iniciativas (CFE) tomadas após o colapso soviético, p/ reduzir os arsenais militares. É por isso que hoje… Read more »

Carlito

Verdade seja dita. Com F-35 ou com os bons e velhos F-15 e F-16, a forças armadas americanas continuarão sendo as maiores e mais temidas por um bom tempo ainda. O F-35 será “necessário” sim, mas não é urgente. Os caças mais antigos ainda hoje são considerados aviões modernos, e com algumas atualizações, ainda são uma grande ameaça.

Rodrigo

O desejo dos gringos de ter uma força 100% stealth, não vai ser possível.

Os furtivos serão aviões de primeiro ataque e missões mais valiosas, o resto vai ficar nas mãos do F16, F15 e A10 que darão conta do recado por muito tempo ainda.

Devemos lembrar que eles ainda tem os UCAV, que estão entre as duas categorias.

Giordani RS

Fábio Mayer disse: 24 de agosto de 2010 às 18:51 É isso mesmo que entendi? Os A-10 irão operar até 2030? Sinistro… Fábio, O A-10 é um exemplo de má decisão administrativa. Desde o início, os “experts” torciam o nariz para ele e se engasgavam na saliva que escorria sobre o brilho do metal polido dos super-caças(F-14 e F-15)…a força inicial de 800 aeronaves acabou prematuramente e praticamente liquidou com a Cia…hoje o A-10 é uma arma essencial no campo de batalha. Não se engane, mas eu acredito que a linha do Wartog será reaberta e o A-10 II que… Read more »

tyrion

bom dia a todos….
Realmente a historia do A-10 e um exemplo de como os cenarios mudam e as vezes as desiçoes tomados com base em horizontes proximos podem causar problemas veio insoluveis…..

Eduardo

Marcelo disse:
24 de agosto de 2010 às 22:00
cadê o pessoal que fica enchendo o s…., falando que a marinha só compra coisa velha. Vejam o caso so A-10 aí…os EUA podem né? 2 pesos e 2 medidas.

*idem

Rodrigo

Tem uma passagem no capítulo sobre o A10 da série Aviões de Combate, que me marcou muito.

Era mais ou menos assim:

O defeito do A10 é que ele dura demais. A estrutura feita para suportar danos, permite sucessivos reparos.

Vader

Marcelo disse: 24 de agosto de 2010 às 22:00 “cadê o pessoal que fica enchendo o s…., falando que a marinha só compra coisa velha. Vejam o caso so A-10 aí…os EUA podem né? 2 pesos e 2 medidas.” Amigo, o A-10 é simplesmente a melhor senão a única aeronave do mundo na sua categoria. É o top do top do top do top do top, e é de longe a aeronave mais amada pelo combatente terrestre dos EUA, pois está lá sem medo de tomar bala quando a Infantaria precisa. Seu projeto é tão perfeito para a sua função… Read more »

Ivan

Vader disse: 25 de agosto de 2010 às 11:16 “Amigo, o A-10 é simplesmente a melhor senão a única aeronave do mundo na sua categoria…” Caro Lord Sith, O A-10 é o melhor, mas não é o único. O Su-25 russo, codinome Frogfoot na Otan, é uma aeronave criada dentro do mesmo conceito de apoio de fogo cerrado no campo de batalha e luta aérea anti-tanque. Este conceito data da Segunda Grande Guerra, com aeronaves especializadas cujo ícone é russo. O Il-2 Sturmovik. Quando escreveram, há alguns anos, que o F-35 iria substituir TAMBÉM o blindado A-10 eu engasguei com… Read more »

Fábio Mayer

O A-10 e o SU-25 são aqueles aviões feios de que as forças aéreas não abrem mão por serem resistentes e de baixo custo de manutenção…são provas de que a máxima de que avião bonito é bom, é apenas uma frase…

luiz otavio

vi no documentário do discovery (o apresentador é um careca ex fuzileiro) uma matéria sobre a modernização do A10 e vi um piloto falar que achou engraçado que em um dia comum veio um cara grande de farda e o agradeceu, por que?? o tal cara grande lutava nas ruas do Iraque e era incomodado por atiradores do alto de um predio, de repente uma explsão, olhou e viu os últimos andares do prédio em ruínas, um A10 havia passado e resolvido o problema. para fazer isso o avião tem de voar bem lento e ser bem blindado.

Rodrigo

Correio Militar(Mail Call) ?

Se for este o cara é o R. Lee Ermey

Dalton

É Ele mesmo Rodrigo…aliás ele é melhor conhecido como o Sgto de
Full Metal Jacket, “Nascido para matar” que ministra o treinamento básico.

abs

luiz otavio

Caro Rodrigo,

não sei se falou comigo, se foi, não me refiro ao mail call (aquele sargentão engraçado) é outro programa e o apresentador não fica berrando, é careca rapadoe não calvo de velho, o programa chama Armas…, ou … Armas (que ajuda, não!?). é um programa atual, mais novo.

Vader

Ivan disse: 25 de agosto de 2010 às 11:48 Ivan, me lembrei do Su-25 Frogfoot. São aeronaves com funções semelhantes, mas arrisco dizer que o A-10 é mais especializado, mais bem armado e tem muito melhor blindagem. Creio que o A-10 seja a única aeronave do mundo que foi planejada e construída em volta de um canhão. É um monstro sagrado, e a ruína de todos os inimigos das forças terrestres americanas. Não tenho palavras para descrever essa aeronave. Só digo que iria bem mais tranquilo prum combate se soubesse que meu EB conta com uma meia dúzia que fosse,… Read more »

Rodrigo

Luiz Otávio,

Seria o Future Weapons com o cara que é com o Richard Machowicz, um ex-SEAL ?

Dalton, estes dias eu baixei o FMJ e passo só pelas cenas do Ermey..

SEN-SA-CIO-NAL!

R. Lee Ermey, que na ficção é pai de outra lenda da TV: O Dr. House!

Dalton

Pesquisando melhor Rodrigo, o Mail Call é do History Channel então não pode ser o Ermey que o Luiz viu…

por outro lado sou assinante da TVA agora e a série House é o que mais sinto falta da NET.

abs a ambos!

Alex
Rodrigo

Vocês acham que todos estes cargos ______________

EDITADO: CONTEÚDO ENTRANDO NA ÁREA DA PROPAGANDA POLÍTICA

Esta matéria vale um post na Trilogia!

luiz otavio

Caro Rodrigo,

correto, é o Armas do Futuro e ele comentava sobre o futuro do A10 modernizado. obrigado.