Uma equipe técnica russa inicia hoje, em Porto Velho, os trabalhos para sanar dois problemas que tem atrasado a aceitação oficial dos helicópteros de ataque Mi-35M, de fabricação russa, pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os problemas em si, na verdade, são absolutamente normais e previsíveis no caso da entrada de um tipo totalmente novo em serviço, ainda mais tratando-se de um modelo oriundo de um país, a Rússia, de onde o Brasil nunca operou qualquer aeronave militar antes.

Basicamente, segundo a reportagem da revista ASAS apurou com exclusividade, tratam-se de ajustes de compatibilidade entre a aviônica das aeronaves e o sistema de comunicação existente nos capacetes de voo padrão da FAB, de origem norte-americana; e a adaptação da fonte de força externa brasileira aos helicópteros.

Uma vez sanados estes problemas, a FAB irá definir a data para a cerimônia de recebimento oficial dos Mil Mi-35M e sua apresentação oficial para a imprensa.

Por outro lado, o segundo lote de helicópteros deve ser entregue em julho.

FONTE / FOTO: Voo Tático

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galileu

Incompatibilidade normal….

Até onde eu sei os Mi-35 foram comprados porque o Dr. Gênio ou coisa parecida, Amorim foi na Russia resolver o impasse de sanções dos russos a carne bovina brasileira.

A Russia devia criar mais sanções vai que o Amorim voltava com uns 12 SU-30

Darkman

Os problemas que apresentaram são comuns devido a FAB nunca ter operado um Heli Russo.
Mas com certeza eles vão implacar e teremos outros lotes de encomendas para o futuro.

Abs.

Diego

Pra quem não tem muitos veículos militares (e os que tem já são “idosos”), esses “tanques voadores” são uma boa pedida.

Erikson

Fico imaginando quais armamentos nacionais poderiam ser integrados a ele, pelo que eu já li serão russos os foguetes e o míssil anti-tanque (se vier), assim como os projéteis 23mm … Canhão acredito q não há a mínima chance de mudar o míssel muito menos … acredito q o lançados e os foguetes sim … oque os Srs acham?

Baschera

Erikson,

O canhão será realmente russo, mas os projéteis em breve serão nacionais.
Quanto à mísseis, não serão russos, motivo pelo qual vieram, os AH-2 MI-35, pelados !!
Serão nacionais, da Mectron.
Por enquanto é isto.

Sds.

rogerio

Nessa compra deviam ter comprado 16 e não so doze

João

Darkman, eu não acredito que a Russia possua uma logistica capaz de garantir mais que 30% de disponibilidade das aeronaves. A não ser que busquem um milagre na área logistica, as aeronaves ficarão no chão como viuvas de hangar.

LBacelar

Parabens, compraram um ótimo helicóptero de ataque, mas cadê os defletores de calor???

Compram só 12 e ainda por cima pelados?

Outra crítica, esse padrão de pintura ficou péssimo para o AH-2

Curvo

Assim como Darkman e o Rogerio, sou otimista e, digo que deríamos ter adquirido mais unidades deste, não só para guardar as fronteiras do norte, mas também as nossas fronteiras do Sul, e para dar reforço em segurança no Sudeste também.
Quanto à questão de logística de peças,acredito que se comprarmos mais unidades quem sabe, não seria o caso de haver um offset de transferência de tecnologia, nada mal, não ?

Braziliano

Será que aquela versão israelense do BlackHawk é competidora direta do AH-2?

http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/ah-60l.htm

Se for, o GF ferrou as FF.AA.

Seria melhor ter compensado os Russos comprando o TOR, e adquirido mais BH para as funções do MI-35.

Viajei?

Rafael

ALlguem poderia me explicar a doutrina e o desenvolvimento de helicopteros de ataque.
O Apacheé é tão superior aos outros?? Existe algum projeto para um heli stealth ou era balela??

Grato pelas respostas

Pedro Rocha

Olá senhores! Finalmente uma noticia sobre o que está acontecendo com o Poti! Eu não entendo por que tanto sigilo para uma coisa tão banal! Os dois problemas citados o primeiro eu considero mais critico e o segundo nem tanto! Os senhores não acham estranho que ninguém dos que foi para a Rússia tenha levado um capacete padrão da FAB? Essa noticia fica muito estranha, pois a incompatibilidade é com o sistema de comunicação. Eu particularmente acho que sejam problemas no software, pois utilizamos capacetes com mira integrada de Israel. Como temos poucos desses capacetes com mira integrada (todos sendo… Read more »

Luiz Eduardo

Rafael. Quanto ao Helicoptero Stealth é verdade: Projeto Comanche, cancelado pelo US Army pelo motivo usual: Custos altissimos!

http://pt.wikipedia.org/wiki/RAH-66_Comanche

Sds.

th98

não me levem a mal mas a pintura ficou ahh… “destoante” com o equipamento

Pedro Rocha

Olá senhores! No meu ponto de vista a versão armada do Black Hawk não pode ser comparada com o Mi 35 M, este é melhor blindado, tem aviônica mais avançada, mais armamento e mais manobrável e veloz (apesar do tamanho)! O conceito por trás do Hind finalmente está sendo reconhecido pelo FA ocidentais, notadamente pelos EUA! Lá iriam utilizar o Chinook, como o programa ficou caro vão de BH! Uma das compensações na aquisição do Mi 35 será um centro de manutenção completo no Brasil. Eu lembro que existem vários helicópteros Mi em operação na América Latina, portanto uma excelente… Read more »

Luiz Eduardo

Concordo. Acho essa camuflagem belissima para os caças, mas para os Helis acho que não ficou legal.

João Paulo caruso

Rafael em 16 mar, 2010 às 15:20 ‘ALlguem poderia me explicar a doutrina e o desenvolvimento de helicopteros de ataque.” è um assunto bastante complicado para um fórum. A princípio versões de ataque feitas com helicópteros de transporte não são feitas para manobras evasivas tão fortes. o próprio mil-mi 24( feito com base no mil-mi 8) tinha o problema da hélice principal bater na cauda em manobras muito bruscas. Se você reparar vai ver que o helicópteros de ataque são muito mais compactos, resistentes a danos e são o mais estreitos possível, tanto para diminuir a visualidade e a áera… Read more »

Rogério

th98 em 16 mar, 2010 às 15:41

A pintura dos Hinds venezuelanos ficou mais invocadona.

http://www.aereo.jor.br/2008/11/25/segundo-jornal-compra-dos-mi-35-nao-tera-offset/comment-page-5/

[]s

João Paulo caruso

esposto=Exposto

desculpem!

Sugiro que nos preocupemos com as informações e não com o português, assim ninguém perde tempo ou se ofende!

Alex Nogueira

Acredito que os problemas serão solucionados facilmente (pelo menos espero!), de qualquer maneira é uma luz no fim do túnel para aqueles (incluindo EU) que sempre quiseram ver equipamentos russos na FA brasileiras.

ezeca

acredito que adicionando um terceiro tom de verde escuro
em faixas verticais resolveria.
mas o bom e o brasileira em cima do matador desses

JACUBAO

Ficariam invocados se pintados com as cores dos BH da FAB.
Concordo quanto aos defletores de calor, concordo com o amigo LBacelar. O Brasil sempre compra os equipamentos “incompletos”, podemos citar os AMX sem radar, os ST da Colômbia mais completos e agora os AH-2.

João Paulo caruso

Se o Mil-Mi 35 vai ser usado contra guerrilha ou narcotráfico nas fronteiras do Brasil ele vai ser visto de baixo para cima, consequentemente não precisa de nenhum to de verde ou qualquer cor escura. O verde serve melhor para enganar plataformas aéreas que vão enxergar de cima para baixo, seja sobre uma floresta ou no chão da base.

Talvez a melhor cor para ele seja o cinza claro.

Rogério

O Baschera cantou essa bola há um mês atrás hein!

[]s

Diego

Eu achei a pintura e o “jogo” de cores beirando a sobriedade, deveria ser mais “invocado” pra impor mais respeito. Tudo bem que o porte impõe muito respeito, mas se tivesse um jogo de cores mais harmonioso, ficaria mais imponente do que já é. Mas ficou bom. Se tratando de meio militar, para intimidar o inimigo vale tudo, até o visual das aeronaves. É um impacto visual e psicológico muito grande no inimigo. Igual mulher. Uma mulher realmente bonita fica meio “apagada” se não usar roupas que realcem suas qualidades corpóreas. Agora a mesma mulher usando as roupas “certas”… Deixa… Read more »

robert

alguem sabe pq q TEM QUE mudar o nome oficial da russia (axo q eh mi-28) pra um AH-2 SABRE????

pq eles nao utilizam as nomenclaturas tradicionais?

é tao sem graça essa mudança de nome. sabre… q q tem de nexo com o helicoptero?
eaoihaeoieaoi

Edmar

Caros Amigos.:

Estes, com certesa são uns dos melhores helicópteros de combate do mundo.
Mas precisa de umas 24 unidades pelo menos.

Abraços.

João Paulo caruso

Diego em 16 mar, 2010 às 16:44

Quanto mais apagado for mais tempo o inimigo vai demorar para se defender. Quando antes virem o helicóptero se aproximando mais cedo eles fogem ou mais rápido eles se escondem.

humberto

Pois é Rogerio, Baschera (e mais alguns) cantaram a pedra..
Com certeza é complicado receber um novo equipamento e se for de uma fonte que vc não conhece, mais ainda..Alguns dizem que os mecanicos estão tendo muitas dificuldades, pois partes do Heli é excessivamente complexa e quem deveria estar auxiliando na aprendizagem não está muito ai..
Vamos ver o que vai acontecer com o tempo, até o momento a coisa não vai muito bem..
[]

Baschera

Pois é Humberto….. lembremos o que nosso amigo de lá nos disse: Os bixinhos estão incomodando um pouco, mas impressionam bastante.
Pessoal, problema maior reside no fato de se ter que adaptar a doutrina ocidental à russa, nos quesitos operação e manutenção. Também os fabricantes não estavam preparados com as demandas apresentadas pela FAB, bastante profundas e profissionais.
Mas acho que com o tempo, serão sanados todos os problemas.

Sds.

Getulio - São Paulo

Estou torcendo para que tudo dê certo e que venham mais produtos russos.

MA

Não entendi algumas críticas do pessoal… Dá até pra ver o sistema de dispersão de flares na foto!
É que a pose do helicoptero deixa um pouco dificil de observar, mas está lá, quase totalmente sobreposta pelas “asas”.
Dá pra observar por essa foto também:
comment image

Eles vieram “completinhos” esses problemas são relacionados sem dúvida com a falta de preparo e planejamento que o comando teve para o recebimento de uma aeronave totalmente diferente do usual.

Rogério

MA em 16 mar, 2010 às 18:22

O pessoal esta falando dos defletores de calor, como nesse Hind venezuelano.

http://www.aereo.jor.br/2008/11/25/segundo-jornal-compra-dos-mi-35-nao-tera-offset/comment-page-5/

[]s

OTV

Bacana.
Quanto a pintura. Poderia ser um padrão só para todos os Helis. Assim os “inimigos” não iriam saber quem se aproxima, se é um transporte ou de ataque.
Pitura chamativa é para carro de polícia, bombeiros, ambulância.
Para a guerra tudo tem ser, ou tentar ser, ao máximo, stealth aos “olhos inimigos”.

Obs: Bem que uns destes poderiam aparecer no filme “segurança nacional”.

OTV

errata:

pitura = piNtura (parece até que estou ficando com gripe n)

MA

Pqp… Erro meu, li mas interpretei como -eu- queria ouvir!
Mas ainda assim, a versão deles é especial, o Mi-35M é o basicão mesmo, versão de exportação do Mi-24V sem qualquer atualização.
Nesse caso concordo com os amigos, o Brasil tem o péssimo costume de adquirir armamento de prateleira empoeirado!

Rogério

As asas do Super Hind são bem maiores do que as do Sabre, com três pilones cada.

comment image

[]s

Rogério

Nas versões mais recentes as asas são menores, comportando dois pilones apenas.

sergio

Senhores,
É uma grande oportunidade para comprovar, ou não, a disponibilidade do equipamento. Particularmente acredito que ficarão groundeados por longos períodos. Os russos fazem boa propaganda mas a história mostra que a linha de suprimentos para seus exportados é mediocre. O mérito está na criação da doutrina operacional, mas convenhamos, poderiamos ter feito isso com equipamento similar (BH armado). Que evidentemente supriria também outras atividades, situação muito mais adequada ao nosso pobre orçamento e também ao nosso TO.

andre

Até q enfim um helicoptero de ataque, só acho que tbm deveriam ser usados pelo Exercito, pq cá entre nós: usar o esquilo mesmo sendo o Fenecc uma versão melhorada como helicoptero de ataque não tem sentido, só espero que a FAB tenha comprado armamentos em quantidade e o EB adquira os seus.

Francisco AMX

Já entendi esta camuflagem da FAB… é para por no meio dos F-5M e A-1… dae ele se “esconde” legal!

Oo o EB não entende nada de camuflagem ou a FAB está equivocada… eu sou mais o EB nesta técnica!

Sds!

Felipe Cps

Num sei até que ponto esse monstrengo vai servir pra alguma coisa na FAB… sei lá, mas também sou mais um BH armado… acho que quando precisarmos de peças russas vamos precisar negociar o preço da carne, do alface, da cenoura, do algodão, da cachaça, enfim… aguardemos. No mais, a bagaça tá incompleta. Faltam os tais difusores, o que no mínimo deixa o bicho bem mais feio do que regularmente já é. Concluindo: a pintura está horrível. Nada a ver, não camufla nem do alto, nem de baixo, nem de lado, nem de frente. Muito mais funcional (e bonita) a… Read more »

nando

Amigos: Os defletores de calor só serão usados em caso de guerra,pois os mesmos diminuem em 10% o empucho das turbinas,portanto só serão usdos em ultima instancia; ps saudações.

PFF

Os nossos AH-2 vieram com supressores de calor. Não é porque não estão instalados agora que eles não existem.

http://vootatico.com.br/archives/3475

Baschera

Bingo Major !!!

Sds.

Rafael

Vlw aos amigos do blog por responderem, artigos sobre helis são mais raros de serem encontrados e as perguntas complexas não são respondidas, mais uma vez parablens ao blog.

black_762

Pra quem já viu de perto…o bicho é bruto!

E para minha surpresa, manobra bem e é até silencioso (em comparação com outros helis).

Baschera

Black_762…. vc é piloto dos AH-2 Harpia ??

Se for, pode nos brindar com suas colocações por aqui vez ou outra…..

Sds.

Fabio Mayer

A aquisição deu-se em pequena quantidade basicamente por dois problemas: a) O óbvio: FALTA DE VERBAS; b) A cautela: Preferiu-se testar antes os equipamentos russos, pra depois se aproveitar de seu custo menor de aquisição e operação, isto ficou bem claro e algumas informações e entrevistas de oficiais da FAB e do Comandante Sato nas revistas especializadas (acompanho Tecno & Defesa, Força Aérea e Asas). Lembro que os russos ofereram algo em torno de 50 helis para o Brasil há uns 3 ou 4 anos. Seriam 18 Mi35 e 32 MI 17. Mas a FAB não tinha nem verbas, nem… Read more »

latino

Calma pessoal!

Os supressores de calor, bem como o FLIR e outros equipamentos, são peças de relativa facilidade de instalação e muito provavelmente, quase certeza, serão instalados nos helicópteros conforme a necessidade.

Quanto aos supressores de calor acredito que serão instalados conforme a necessidade de missão.

ps ;se foram realmente adquiridos

Deivid

caramba já chegaran,eu pensei que ia demorar um pouco mais(trauma do FX-2)são lindos con a pintura da FAB,ficou incrivel!!

Paulo Costa

Os Helis estão ai,vamos aguardar,a pintura similar aos ST,com o canhão no queixo,deve ter radar de controle de tiro,pois na Europa
varios Hinds derrubam aviões a jato dos bons em exercicios militares
inclusive tem na internet varias fotos com os escores pintados nas laterais dos Hinds,acredito que tem a camuflagem devido a este fato.
Existem alguns jogos em que vc pode escolher o Hind como oponente,
se vc errar ele te derruba,e na internet tem as fotos comprovando isto.

bulldog

…E se não compararam (os supressores)não tem problema..encosta numa funilaria qualquer que o cara faz um…ou adapta de um chevete…brncadeira, gente..calma… as 12 unidades serão avaliadas em serviço..assim como a logística e a manutenção dos russos..é uma quebra de paradigma já..um início..vamos ver…estranho serem da FAB e não do EB, mas vamos torcer pra dar certo e abrirmos um novo parceiro pra FAB.
sds

Elizabeth

Sem duvida um belo helicóptero. Más cá para nos totalmente dispensável. A FAB poderia utilizar o BH para as mesmas funções que ela propõe para o Mi-35. Se fosse para comprar algo russo dentro de um contexto político, poderia ter feito negócios melhores. Ou compraria sistemas AA, coisa que a Rússia hoje faz com grande competência (e é hoje o grande calcanhar de aquiles do poder militar brasileiro a falta de meios AA convincentes). Ou compraria quatro células do Mi-26 um helicóptero interessantíssimo para a operação logística brasileira na Amazônia. Tem algumas coisas que não tem como fugir. Um helicoptero… Read more »

Baschera

Elizabeth …. por acaso seu sobrenome ( ou nickname)não é Koslova ??

Sds.