f-22-e-sol-foto-usaf

Japão poderá abandonar esforços em adquirir o Raptor e concentrar-se em outras opções

Neste domingo, dia 28 de dezembro, o jornal Yomiuri Shimbun noticiou que o governo japonês poderá abandonar de vez seus planos de adquirir F-22 norte-americanos, como substituto para sua frota de F-15. Depois de vários anos insistindo junto aos EUA na liberação do Raptor para o Japão, o governo agora estaria cogitando três opções ao caça: o Eurofighter Typhoon, o  F-35 Lightning II ou mesmo versões mais recentes do próprio F-15.

Eleição de Obama seria um dos motivos para desistir dos F-22

Fontes do governo japonês entendem que há sinais de que o governo do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, deverá frear ou mesmo interromper a produção do F-22.  Devido à crise financeira mundial, há indícios de que setores do governo dos EUA estariam céticos quanto à continuidade de um programa de altíssimos custos. Por outro lado, o Congresso norte-americano não estaria disposto a abrir mão do embargo na exportação do caça, devido a sua tecnologia sensível, mesmo após o governo japonês ter dado sinais explícitos de sua intenção de adquiri-lo, ao revelar a intenção de introduzir um caça de nova geração já no ano fiscal de 2009.  

Será que o Raptor vai parar?

f-22-em-langley-afb-foto-usaf

Notícias de que o atual Secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, deverá permanecer no cargo na administração Obama, completariam o quadro desfavorável ao Raptor, na opinião de fontes do governo japonês consultadas pelo jornal:  o Secretário é tido como um dos partidários da interrupção da produção do F-22. 

As três opções

Sobre as possíveis opções ao Raptor , o jornal comenta que o F-35 parece ser o favorito, embora o governo japonês desconfie das capacidades do modelo por ainda não estar operacional, além de aparentemente não estar satisfeito com o tempo de entrega das aeronaves. Por isso mesmo, outra solução apontada seria a compra de novos F-15 como “caça tampão”, justamente para que se pudesse aguardar pela disponibilidade do F-35.  Por outro lado, adquirir um caça europeu como o Eurofighter Typhoon marcaria uma quebra importante nas relações com os EUA, dado que o Japão tem sido cliente fiel de material de defesa norte-americano.

f-15-e-f-22-foto-usaf

Fonte: The Yomiuri Shimbun e Defense News

Fotos: USAF

Compartilhe:
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • RSS
  • Yahoo! Bookmarks
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Orkut
Sem posts relacionados
 

100 Comentários to “Mais sobre o interesse do Japão pelo F-22. Ou melhor, menos…”

  1. Lecen disse:

    Talvez os japoneses prefiram investir eles mesmos em seu próprio caça de quinta geração.

    Capacidade, conhecimento e tecnologia para tanto com toda a certeza o Japão possui.

    Como o Brasil pulou fora do projeto PAK FA, poderia tentar entrar num acordo com o Japão sobre o desenvolvimento de um caça de quinta geração.

    É verdade que não existe um histórico desse tipo nas relações entre ambos os países, mas não custaria tentar.

    Contudo, o governo atual, assim como todos os anteriores não estão preocupados com a defesa do país, mas sim em aumentar o número de emrpegos públicos para que seus partidos recebam mais através da contribuição obrigatória dos salários.

  2. Lecen disse:

    Talvez os japoneses prefiram investir eles mesmos em seu próprio caça de quinta geração.

    Capacidade, conhecimento e tecnologia para tanto com toda a certeza o Japão possui.

    Como o Brasil pulou fora do projeto PAK FA, poderia tentar entrar num acordo com o Japão sobre o desenvolvimento de um caça de quinta geração.

    É verdade que não existe um histórico desse tipo nas relações entre ambos os países, mas não custaria tentar.

    Contudo, o governo atual, assim como todos os anteriores não estão preocupados com a defesa do país, mas sim em aumentar o número de emrpegos públicos para que seus partidos recebam mais através da contribuição obrigatória dos salários.

  3. Bosco disse:

    Esse avião é essencial se os EUA quiserem manter a superioridade aérea na primeira metade do Século XXI. Se houver interrupção da sua produção considero que a USAF vai sair muito prejudicada.
    Mesmo novas versões do F-15, novos mísseis e os F-35 não darão a supremacia proporcionada pelos F-22.

  4. Bosco disse:

    Esse avião é essencial se os EUA quiserem manter a superioridade aérea na primeira metade do Século XXI. Se houver interrupção da sua produção considero que a USAF vai sair muito prejudicada.
    Mesmo novas versões do F-15, novos mísseis e os F-35 não darão a supremacia proporcionada pelos F-22.

  5. Tiago Jeronimo disse:

    Os 187 Raptors já autorizados a serem produzidos devem dar conta do recado no futuro próximo, e eu não acredito que essa interrupção da linha de montagem vá durar muito tempo mas no caso de não haverem mais pedidos logo, a linha de produção se tornará inativa no final de 2009.

  6. Tiago Jeronimo disse:

    Os 187 Raptors já autorizados a serem produzidos devem dar conta do recado no futuro próximo, e eu não acredito que essa interrupção da linha de montagem vá durar muito tempo mas no caso de não haverem mais pedidos logo, a linha de produção se tornará inativa no final de 2009.

  7. Flamenguista disse:

    O Governo americano não quer vender seus caças ao Japão pois o Japão já tem histórico de vazamento de informações importantes de sistemas de combate americanos para outros países. Os americanos duvidam da capacidade do governo japones em resguardar determinados dados da aeronave.

  8. Flamenguista disse:

    O Governo americano não quer vender seus caças ao Japão pois o Japão já tem histórico de vazamento de informações importantes de sistemas de combate americanos para outros países. Os americanos duvidam da capacidade do governo japones em resguardar determinados dados da aeronave.

  9. Rodrigo disse:

    Isso tudo abre um grande precedente…

    O Japão voltará a ser muito embreve uma potência militar.

    Eles são aliados incondicionais dos EUA, que precisam de aliados fortes.

    O veto para a venda desse avião tem motivações técnicas e de segurança nacional.

    Mas o resultado disso é que as forças do Japão estão percebendo que precisam desenvolver tecnologia própria. Principalmente com vizinhos como a China e a Coréia do Norte.

  10. Rodrigo disse:

    Isso tudo abre um grande precedente…

    O Japão voltará a ser muito embreve uma potência militar.

    Eles são aliados incondicionais dos EUA, que precisam de aliados fortes.

    O veto para a venda desse avião tem motivações técnicas e de segurança nacional.

    Mas o resultado disso é que as forças do Japão estão percebendo que precisam desenvolver tecnologia própria. Principalmente com vizinhos como a China e a Coréia do Norte.

  11. jacubão disse:

    Esse visual do Raptor de frente é mesmo sinistro, não acham?

  12. jacubão disse:

    Esse visual do Raptor de frente é mesmo sinistro, não acham?

  13. Alfredo_Araujo disse:

    Rodrigo, esse seu comentário gerou um duplo sentido enorme!!! Eu falei um pqp altao aqui!! hehehe

    “Mas o resultado disso é que as forças do Japão estão percebendo que precisam desenvolver tecnologia própria. Principalmente com vizinhos como a China e a Coréia do Norte.”

    Lendo rápido, parece q vc esta sugerindo q o Japao deve desenvolver tecnologia militar juntamente com a China e a Coréia do Norte!!!!
    Lendo novamente deu para entender…

  14. Alfredo_Araujo disse:

    Rodrigo, esse seu comentário gerou um duplo sentido enorme!!! Eu falei um pqp altao aqui!! hehehe

    “Mas o resultado disso é que as forças do Japão estão percebendo que precisam desenvolver tecnologia própria. Principalmente com vizinhos como a China e a Coréia do Norte.”

    Lendo rápido, parece q vc esta sugerindo q o Japao deve desenvolver tecnologia militar juntamente com a China e a Coréia do Norte!!!!
    Lendo novamente deu para entender…

  15. Daniel Souza disse:

    Pensei até que seu blog havia mudado de endereço. Seu feed rss não está funcionando, nem o seu e nem o do poder naval, o mesmo erro.

  16. Daniel Souza disse:

    Pensei até que seu blog havia mudado de endereço. Seu feed rss não está funcionando, nem o seu e nem o do poder naval, o mesmo erro.

  17. Alfredo_Araujo disse:

    Vcs vão ver… se a produção do F-22 parar, vao aparecer enxurradas de Sukhois, Migs e Eurofighters abatendo os F-15, F-18SH… quem sabe ate os nossos F-5 ganhem umas vitórias aéreas!!

    Mudar os fatos para manupular a opniao do congresso, é o q os militares americanos fazem de melhor!!

  18. Alfredo_Araujo disse:

    Vcs vão ver… se a produção do F-22 parar, vao aparecer enxurradas de Sukhois, Migs e Eurofighters abatendo os F-15, F-18SH… quem sabe ate os nossos F-5 ganhem umas vitórias aéreas!!

    Mudar os fatos para manupular a opniao do congresso, é o q os militares americanos fazem de melhor!!

  19. Rodrigo disse:

    Alfredo_Araujo,

    Faltou uma vírgula ali…

    Foi mau…

  20. Rodrigo disse:

    Alfredo_Araujo,

    Faltou uma vírgula ali…

    Foi mau…

  21. Hallan disse:

    Moro no Japão muito perto de duas bases aereas Inuyama e Komaki (Aichi-ken) essa ultima é bem menor e voltada para transporte e logistica são tantas decolagens a toda hora, a impressão que tenho é que a qualquer hora pode haver um problema com a Korea… Tomara que não aconteça isso. Abraço a todos e feliz 2009.

  22. Hallan disse:

    Moro no Japão muito perto de duas bases aereas Inuyama e Komaki (Aichi-ken) essa ultima é bem menor e voltada para transporte e logistica são tantas decolagens a toda hora, a impressão que tenho é que a qualquer hora pode haver um problema com a Korea… Tomara que não aconteça isso. Abraço a todos e feliz 2009.

  23. kaleu disse:

    Alguém sabe quantos F-22 estão operacionais na USAF?

    obrigado
    Kaleu

  24. kaleu disse:

    Alguém sabe quantos F-22 estão operacionais na USAF?

    obrigado
    Kaleu

  25. AJS disse:

    Caros colegas, até onde eu sei, ao Japão era vetado pesquisar e produzir armamento, logo após a IIGM, com o passar dos anos, teve autorização americana inicialmente para produzir.
    No decurso de alguns anos, o Japão com sua economia fortalecida, e sem gastar em pesquisa de armamento, o que consome muitos recursos, a cada dia estava com a economia mais pujante, foi quando o governo americano, determinou que o Japão voltasse a pesquisar determinados tipos de armas, com o objetivo de queimar parte dos recursos, pois a produção não estava assegurada (autorização).
    No tocante a armamento, o Japão depende de autorização americana para produzir, até hoje, o governo americano não perdoou a dívida de guerra do Japão, sendo que seu pagamento anual e montante, são determinados pelo vencedor.
    Há alguns anos, o Japão se dispos a vender arroz para novos mercados, imediatamente o governo americano declarou que se houvesse diminuição de venda de arroz americano devido a venda efetuada pelo Japão, os EUA cobrariam a totalidade do PIB Japones daquele ano a título de compensação pela dívida de guerra, não saiu um grão de arroz do Japão para novos compradores.
    Tivessemos nós conseguido manter a dívida de guerra do Paraguai quando da construção de Itaipú, agora não estariamos sujeitos ao que fala o Sr. Lugo.

  26. AJS disse:

    Caros colegas, até onde eu sei, ao Japão era vetado pesquisar e produzir armamento, logo após a IIGM, com o passar dos anos, teve autorização americana inicialmente para produzir.
    No decurso de alguns anos, o Japão com sua economia fortalecida, e sem gastar em pesquisa de armamento, o que consome muitos recursos, a cada dia estava com a economia mais pujante, foi quando o governo americano, determinou que o Japão voltasse a pesquisar determinados tipos de armas, com o objetivo de queimar parte dos recursos, pois a produção não estava assegurada (autorização).
    No tocante a armamento, o Japão depende de autorização americana para produzir, até hoje, o governo americano não perdoou a dívida de guerra do Japão, sendo que seu pagamento anual e montante, são determinados pelo vencedor.
    Há alguns anos, o Japão se dispos a vender arroz para novos mercados, imediatamente o governo americano declarou que se houvesse diminuição de venda de arroz americano devido a venda efetuada pelo Japão, os EUA cobrariam a totalidade do PIB Japones daquele ano a título de compensação pela dívida de guerra, não saiu um grão de arroz do Japão para novos compradores.
    Tivessemos nós conseguido manter a dívida de guerra do Paraguai quando da construção de Itaipú, agora não estariamos sujeitos ao que fala o Sr. Lugo.

  27. Excel disse:

    Caro AJS,
    Essa informação é nova para mim. Não tinha pensado que os EUA tivessem o controle que tem sobre o Japão por causa da dívida de guerra. Conhecendo os japoneses diria que logo logo eles vão querer se livrar desse “jugo” por bem ou por mal. Pois é, quem mandou eles bancarem os samurais invencíveis por ai.
    De qualquer forma, por mais críticas que eu tenha sobre as atrocidades cometidas pelo Japão, me parece um peso demasiadamente pesado para um país carregar.

  28. Excel disse:

    Caro AJS,
    Essa informação é nova para mim. Não tinha pensado que os EUA tivessem o controle que tem sobre o Japão por causa da dívida de guerra. Conhecendo os japoneses diria que logo logo eles vão querer se livrar desse “jugo” por bem ou por mal. Pois é, quem mandou eles bancarem os samurais invencíveis por ai.
    De qualquer forma, por mais críticas que eu tenha sobre as atrocidades cometidas pelo Japão, me parece um peso demasiadamente pesado para um país carregar.

  29. José disse:

    Pesado nada!

    O Japão está lá… Lindo e formoso… segunda economia do mundo!

    Pesado mesmo é o peso que os países pobres pagam pela exploração dos ricos… Pesado é o peso das crianças que morrem de fome na África.

    Pesado é o massacre que ESTÁ acontecendo em DARFUR, na SOMÁLIA, no CONGO e outros locais da África.

    ISSO É PESADO!

    Israel está matando Palestino de forma indiscriminada e ninguém diz nada. Aí pode? Por que no Kosovo não podia?

    Se o motivo é para dizer que aquela Terra era dos Judeus a 2 mil anos… Não cola… Ela também era dos Palestinos. Aquela Terra só tem um dono… O dono dela é quem nasce lá. Independente da religião.

    Excel, desculpa pegar o gancho do teu comentário. Eu concordo com ele. Mas quem está pagando um preço alto no mundo são os pobres.

    PS: Eu sei que vão jogar pedra em mim por isso.

  30. José disse:

    Pesado nada!

    O Japão está lá… Lindo e formoso… segunda economia do mundo!

    Pesado mesmo é o peso que os países pobres pagam pela exploração dos ricos… Pesado é o peso das crianças que morrem de fome na África.

    Pesado é o massacre que ESTÁ acontecendo em DARFUR, na SOMÁLIA, no CONGO e outros locais da África.

    ISSO É PESADO!

    Israel está matando Palestino de forma indiscriminada e ninguém diz nada. Aí pode? Por que no Kosovo não podia?

    Se o motivo é para dizer que aquela Terra era dos Judeus a 2 mil anos… Não cola… Ela também era dos Palestinos. Aquela Terra só tem um dono… O dono dela é quem nasce lá. Independente da religião.

    Excel, desculpa pegar o gancho do teu comentário. Eu concordo com ele. Mas quem está pagando um preço alto no mundo são os pobres.

    PS: Eu sei que vão jogar pedra em mim por isso.

  31. Henrique Sousa disse:

    Para quem acha que o F-22 é “café pequeno”, esta negativa em vender para um aliado do porte do Japão mostra o quanto as tecnologias empregadas são avançadas, e mera possibilidade de ver outro país com acesso a elas, mesmo um aliado forte, não vale o ganho em $$$$.

    Mostra tb que o desenvolvimento independente desta nova geração de sistemas de armas, não e uma empreitada tão fácil como alguns imaginam. Se fosse dependente apenas de dinheiro e “vontade”, acho que o Japão já teria tomado este caminho. Mas imagino que os desafios técnicos, que alguns julgam como superáveis, são uma grande limitação, quando não impossibilitam a empreitada.

  32. Henrique Sousa disse:

    Para quem acha que o F-22 é “café pequeno”, esta negativa em vender para um aliado do porte do Japão mostra o quanto as tecnologias empregadas são avançadas, e mera possibilidade de ver outro país com acesso a elas, mesmo um aliado forte, não vale o ganho em $$$$.

    Mostra tb que o desenvolvimento independente desta nova geração de sistemas de armas, não e uma empreitada tão fácil como alguns imaginam. Se fosse dependente apenas de dinheiro e “vontade”, acho que o Japão já teria tomado este caminho. Mas imagino que os desafios técnicos, que alguns julgam como superáveis, são uma grande limitação, quando não impossibilitam a empreitada.

  33. dumont disse:

    Só pra complementar a info do AJS, o Japão não pode vender nadinha do que produz em termos de armamento, só produz para consumo interno, o que acaba sendo um banho de agua fria na proposta Lecen (1o e-mail)…

  34. dumont disse:

    Só pra complementar a info do AJS, o Japão não pode vender nadinha do que produz em termos de armamento, só produz para consumo interno, o que acaba sendo um banho de agua fria na proposta Lecen (1o e-mail)…

  35. Bosco disse:

    Não sei se os Raptors operam o AIM9X ou se estão somente com os Sidewinders versão M.
    Há fortes indícios que eles possam levar 2 AIM9X nos compartimentos laterais, totalizando 10 mísseis internos ao todo, sendo 6 AIM120C e 4 AIM9X.

  36. Bosco disse:

    Não sei se os Raptors operam o AIM9X ou se estão somente com os Sidewinders versão M.
    Há fortes indícios que eles possam levar 2 AIM9X nos compartimentos laterais, totalizando 10 mísseis internos ao todo, sendo 6 AIM120C e 4 AIM9X.

  37. AJS disse:

    Caro Excel
    A Constituição do Império do Japão, “outorgada” pelo Governo dos EUA, contém uma vedação a qualquer propositura no sentido de modificá-la sem concordância dos EUA, porém…se os EUA “determinarem”, tem que ocorrer a alteração.

  38. AJS disse:

    Caro Excel
    A Constituição do Império do Japão, “outorgada” pelo Governo dos EUA, contém uma vedação a qualquer propositura no sentido de modificá-la sem concordância dos EUA, porém…se os EUA “determinarem”, tem que ocorrer a alteração.

  39. Excel disse:

    Caro AJS,
    Quando os EUA tiverem acabado com todos as tiranias na face da terra (Irã, Coréia do Norte, terroristas e o resto de praxe), ainda vai restar a luta deles pela liberdade do Japão deles mesmos (EUA), pois é um jugo que não tem tamanho, contudo a questão é, até quando o Japão vai reconhecer a legalidade de tal controle?
    Não tinha um político japonês que na década de 80 havia escrito um livro chamado “O Japão que sabe dizer não”?

  40. Excel disse:

    Caro AJS,
    Quando os EUA tiverem acabado com todos as tiranias na face da terra (Irã, Coréia do Norte, terroristas e o resto de praxe), ainda vai restar a luta deles pela liberdade do Japão deles mesmos (EUA), pois é um jugo que não tem tamanho, contudo a questão é, até quando o Japão vai reconhecer a legalidade de tal controle?
    Não tinha um político japonês que na década de 80 havia escrito um livro chamado “O Japão que sabe dizer não”?

  41. Bosco disse:

    AJS,
    essa penalidade imposta ao Japão não tem data pra acabar não?
    Um abraço.

  42. Bosco disse:

    AJS,
    essa penalidade imposta ao Japão não tem data pra acabar não?
    Um abraço.

  43. Excel disse:

    No fundo os EUA não estão errados, afinal ganharam a guerra. Eles foram provocados e por causa dos termos da rendição o Japão é o que é hoje.

  44. Excel disse:

    No fundo os EUA não estão errados, afinal ganharam a guerra. Eles foram provocados e por causa dos termos da rendição o Japão é o que é hoje.

  45. jacubão disse:

    Eles sabem que não teriam chance se alguns F-22 estivessem nas mãos de pilotos com táticas de combate eficientes que se usadas contra eles,com o mesmo equipamento, seria muito desastroso para o “ORGULHO AMERICANO”, e tenho certeza de que esses caças nas mãos de brasileiros, seriam mortíferos para a USAF.

  46. jacubão disse:

    Eles sabem que não teriam chance se alguns F-22 estivessem nas mãos de pilotos com táticas de combate eficientes que se usadas contra eles,com o mesmo equipamento, seria muito desastroso para o “ORGULHO AMERICANO”, e tenho certeza de que esses caças nas mãos de brasileiros, seriam mortíferos para a USAF.

  47. AJS disse:

    A dívida de guerra, só se extingue quando o vencedor a declara extinta, geralmente devido algum interesse maior, no caso da dívida de guerra do Paraguai para com o Brasil, nosso governo a declarou extinta para a construção da usina de Itaipu, quando em solenidade, foram devolvidos os despojos de guerra (espada de Solano Lopes, Bandeiras do Paraguai, tambores e outros).
    Não significa que todo ano o vencedor cobre algo a esse título, mas poderá fazê-lo.
    No caso do Japão, houve após a guerra, uma ocidentalização ou americanização cultural enorme, paralela à aplicação de recustos vultuosíssimos em decorrência do plano Marshall.

  48. AJS disse:

    A dívida de guerra, só se extingue quando o vencedor a declara extinta, geralmente devido algum interesse maior, no caso da dívida de guerra do Paraguai para com o Brasil, nosso governo a declarou extinta para a construção da usina de Itaipu, quando em solenidade, foram devolvidos os despojos de guerra (espada de Solano Lopes, Bandeiras do Paraguai, tambores e outros).
    Não significa que todo ano o vencedor cobre algo a esse título, mas poderá fazê-lo.
    No caso do Japão, houve após a guerra, uma ocidentalização ou americanização cultural enorme, paralela à aplicação de recustos vultuosíssimos em decorrência do plano Marshall.

  49. Ricardo disse:

    Não serão mais 187 raptores e sim 165 (devido a crise financeira), ja se estuda grandes cortes do orçamento militar dos EUA, tem deputado falando em até 25% de cortes, pelo menos até a crise passar.

  50. Ricardo disse:

    Não serão mais 187 raptores e sim 165 (devido a crise financeira), ja se estuda grandes cortes do orçamento militar dos EUA, tem deputado falando em até 25% de cortes, pelo menos até a crise passar.

  51. massa disse:

    Um dos motivos da origem da 2a Grande Guerra foi justamente à indenização que os alemães tiveram que pagar com a derrota na 1a Grande Guerra…

    Os Aliados aprenderam a lição da História, tanto a Alemanha como o Japão não tiveram que indenizar, pelo contrário, receberam uma ajuda através do plano Marshal para se reconstruirem…

    Aonde surgiu essa idéia de que o Japão deve ainda algo aos Americanos?

    A Constituição imposta aos japoneses proibem que exportem equipamentos bélicos e limitam seus gastos com a defesa em 1% do PIB, mas por ironia da história, hoje os americanos não se cansam de pedir aos japoneses que façam uma nova Constituição e invistam mais em armamentos.

  52. massa disse:

    Um dos motivos da origem da 2a Grande Guerra foi justamente à indenização que os alemães tiveram que pagar com a derrota na 1a Grande Guerra…

    Os Aliados aprenderam a lição da História, tanto a Alemanha como o Japão não tiveram que indenizar, pelo contrário, receberam uma ajuda através do plano Marshal para se reconstruirem…

    Aonde surgiu essa idéia de que o Japão deve ainda algo aos Americanos?

    A Constituição imposta aos japoneses proibem que exportem equipamentos bélicos e limitam seus gastos com a defesa em 1% do PIB, mas por ironia da história, hoje os americanos não se cansam de pedir aos japoneses que façam uma nova Constituição e invistam mais em armamentos.

  53. jacubão disse:

    GOSTARIA DE APROVEITAR ESTA OCASIÃO, MESMO NÃO USANDO A TECLA CAPS LOCK, E DESEJAR UM FELIZ ANO NOVO A TODOS OS INTEGRANTES DO BLOG, POIS SOU NOVO AQUI, MAS ESTOU DANDO AMINHA OPINIÃO A RESPEITO DOS PROBLEMAS DE DEFESA DO NOSSO MARAVILHOSO BRASIL (APESAR DE TODOS OS PROBLEMAS QUE TEMOS DE UM MODO GERAL NO PAÍS), MAS, FELIZ ANO NOVO A TODOS, É UM CINCERO DEZEJO MEU, A TODOS VOÇÊS.

    OBRIGADO POR ME ACEITAREM NA COMUNIDADE.

    HÁ, MAIS UMA COISA.

    VAMOS PRESSIONAR O GOVERNO A RESSUSCITAR O FALECIDO OSÓRIO, EU ACREDITO MUITO NESSE PROJETO, E ACHO QUE VALE A PENA.

    FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!

  54. jacubão disse:

    GOSTARIA DE APROVEITAR ESTA OCASIÃO, MESMO NÃO USANDO A TECLA CAPS LOCK, E DESEJAR UM FELIZ ANO NOVO A TODOS OS INTEGRANTES DO BLOG, POIS SOU NOVO AQUI, MAS ESTOU DANDO AMINHA OPINIÃO A RESPEITO DOS PROBLEMAS DE DEFESA DO NOSSO MARAVILHOSO BRASIL (APESAR DE TODOS OS PROBLEMAS QUE TEMOS DE UM MODO GERAL NO PAÍS), MAS, FELIZ ANO NOVO A TODOS, É UM CINCERO DEZEJO MEU, A TODOS VOÇÊS.

    OBRIGADO POR ME ACEITAREM NA COMUNIDADE.

    HÁ, MAIS UMA COISA.

    VAMOS PRESSIONAR O GOVERNO A RESSUSCITAR O FALECIDO OSÓRIO, EU ACREDITO MUITO NESSE PROJETO, E ACHO QUE VALE A PENA.

    FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!

  55. Roberto CR disse:

    Ao
    Excel em 30 dez, 2008 às 12:59
    “Eles foram provocados e por causa dos termos da rendição o Japão é o que é hoje”
    Não é apenas isso. A expansão japonesa pelo sudeste asiático na década de 1930 contrariou interesses econômicos estratégicos dos americanos, como, por exemplo, o controle sobre reservas de petróleo e as plantações de seringueiras (borracha) na Indochina (Vietnã e Laos). É com base nisso que alguns afirmam que os EUA deixaram Pearl Harbor ser destruída deliberadamente para que possuíssem um motivo para entrarem na guerra. Mais uma coisa. Roosevelt e Stalin tinham um acordo (que excluía a Inglaterra), para que depois do fim da guerra na Europa, a Rússia atacasse o Japão. O que ela fez invadindo a Coréia até o paralelo 38, e as rusgas entre as duas potências sobre qual sistema político deveria ser adotado na região leva as bases da Guerra da Coréia e a guerra fria. Os EUA não abandonam o controle sobre o Japão (usaram antropólogos para interferir em parte do comportamento social do país na época), porque a Rússia ainda existe como potência ameaçadora. E um Japão livre pode negociar com quem quiser, o que é um risco sobre o controle do Oceano Pacífico. Imagine se os EUA não possuírem mais bases no Japão? Qual a outra base americana mais próxima da Rússia na região (exceção ao Alasca)? Coréia do Sul a dois minutos da destruição por forças chinesas. Só a contenção do Comunismo não justifica uma “ocupação” tão longa de um país. Então devemos nos perguntar porque tratam o Japão desse jeito e, por outro lado, usam a idéia de autodeterminação dos povos através da democracia como propaganda de seu sistema político.

    Abraços

    ps: a “ajuda” a Taiwan segue os mesmos padrões, com a diferença de que o povo chinês não queria mais ver o seu governante Chian Kai Shek (acho que é assim que se escreve), nem pintado de ouro por ser um canalha que deixou seu povo à mingua.

  56. Roberto CR disse:

    Ao
    Excel em 30 dez, 2008 às 12:59
    “Eles foram provocados e por causa dos termos da rendição o Japão é o que é hoje”
    Não é apenas isso. A expansão japonesa pelo sudeste asiático na década de 1930 contrariou interesses econômicos estratégicos dos americanos, como, por exemplo, o controle sobre reservas de petróleo e as plantações de seringueiras (borracha) na Indochina (Vietnã e Laos). É com base nisso que alguns afirmam que os EUA deixaram Pearl Harbor ser destruída deliberadamente para que possuíssem um motivo para entrarem na guerra. Mais uma coisa. Roosevelt e Stalin tinham um acordo (que excluía a Inglaterra), para que depois do fim da guerra na Europa, a Rússia atacasse o Japão. O que ela fez invadindo a Coréia até o paralelo 38, e as rusgas entre as duas potências sobre qual sistema político deveria ser adotado na região leva as bases da Guerra da Coréia e a guerra fria. Os EUA não abandonam o controle sobre o Japão (usaram antropólogos para interferir em parte do comportamento social do país na época), porque a Rússia ainda existe como potência ameaçadora. E um Japão livre pode negociar com quem quiser, o que é um risco sobre o controle do Oceano Pacífico. Imagine se os EUA não possuírem mais bases no Japão? Qual a outra base americana mais próxima da Rússia na região (exceção ao Alasca)? Coréia do Sul a dois minutos da destruição por forças chinesas. Só a contenção do Comunismo não justifica uma “ocupação” tão longa de um país. Então devemos nos perguntar porque tratam o Japão desse jeito e, por outro lado, usam a idéia de autodeterminação dos povos através da democracia como propaganda de seu sistema político.

    Abraços

    ps: a “ajuda” a Taiwan segue os mesmos padrões, com a diferença de que o povo chinês não queria mais ver o seu governante Chian Kai Shek (acho que é assim que se escreve), nem pintado de ouro por ser um canalha que deixou seu povo à mingua.

  57. Marlos Barcelos disse:

    Os f-22 são tão caros que nem os EUA conseguem adquiri-los e mante-los, somente em pequenos números, e quando se acidentarem como irão fazer? porque em treinamentos vários caças se acidentam ao longo de sua vida útil, tinhamos 75 amx, hoje em torno de 50, 25 se perderam.

  58. Marlos Barcelos disse:

    Os f-22 são tão caros que nem os EUA conseguem adquiri-los e mante-los, somente em pequenos números, e quando se acidentarem como irão fazer? porque em treinamentos vários caças se acidentam ao longo de sua vida útil, tinhamos 75 amx, hoje em torno de 50, 25 se perderam.

  59. Roberto CR disse:

    Ao
    AJS em 30 dez, 2008 às 13:22

    “No caso do Japão, houve após a guerra, uma ocidentalização ou americanização cultural enorme, paralela à aplicação de recustos vultuosíssimos em decorrência do plano Marshall.”

    Mas não houve um acordo de rendição que estabeleceu o fim do confronto? Este acordo não seguiu as regras da Convenção de Genebra? Aliás, essa convenção não define como se caracteriza o fim da ocupação de um país?
    Imagino o Japão hoje fazendo o mesmo que os EUA fizeram a partir de 2001: em interesse maior da nação nós vamos ignorar todos os tratados internacionais e botar pra quebrar!!!
    Acho que o Japão já dá sinais de estar de saco cheio desse controle americano e das agressões a sua população, por parte de militares americanos, e nunca satisfatoriamente resolvidos.

    Abraços

  60. Roberto CR disse:

    Ao
    AJS em 30 dez, 2008 às 13:22

    “No caso do Japão, houve após a guerra, uma ocidentalização ou americanização cultural enorme, paralela à aplicação de recustos vultuosíssimos em decorrência do plano Marshall.”

    Mas não houve um acordo de rendição que estabeleceu o fim do confronto? Este acordo não seguiu as regras da Convenção de Genebra? Aliás, essa convenção não define como se caracteriza o fim da ocupação de um país?
    Imagino o Japão hoje fazendo o mesmo que os EUA fizeram a partir de 2001: em interesse maior da nação nós vamos ignorar todos os tratados internacionais e botar pra quebrar!!!
    Acho que o Japão já dá sinais de estar de saco cheio desse controle americano e das agressões a sua população, por parte de militares americanos, e nunca satisfatoriamente resolvidos.

    Abraços

  61. ramillies disse:

    Excel,

    O livro “O Japão que sabe dizer não” foi escrito por Shintaro Ishihara (politico, actual governador de Tóquio) e Akio Morita (co-fundador e ex-presidente da Sony).

  62. ramillies disse:

    Excel,

    O livro “O Japão que sabe dizer não” foi escrito por Shintaro Ishihara (politico, actual governador de Tóquio) e Akio Morita (co-fundador e ex-presidente da Sony).

  63. Noel disse:

    A FAB nunca teve a frota, inicialmente prevista de 79, A-1 completa; e portanto não chegou a perder 25 aeronaves em acidentes, o acidente mais marcante foi com o próprio Cmt do 1/16, que faleceu. As maiores dificuldades do A-1 são de logística, restringindo, ou impedindo, a colocação na linha de vôo de sua frota de 53 aeronaves. Porém, após a modernização, essa situação vai mudar, e muito.

  64. Noel disse:

    A FAB nunca teve a frota, inicialmente prevista de 79, A-1 completa; e portanto não chegou a perder 25 aeronaves em acidentes, o acidente mais marcante foi com o próprio Cmt do 1/16, que faleceu. As maiores dificuldades do A-1 são de logística, restringindo, ou impedindo, a colocação na linha de vôo de sua frota de 53 aeronaves. Porém, após a modernização, essa situação vai mudar, e muito.

  65. AJS disse:

    Caro Roberto CR.

    Não sei a motivação, mas as rendições ocorridas à época da II GM, foram todas incondicionais, a grosso modo seria assim ” meu inimigo depõe as armas sem estabelecer quaisquer condições, sob pena de eu não parar de destruí-lo”.
    A rendição de tropa alemã no front italiano, à FEB, também foi incondicional, com o estabelecimento por parte do comando da FEB, da sequencia de apresentação da tropa alemã/italiana, houve uma ponderação por parte dos interlocutores, para apresentação dos generais ao final, para permanecerm no comando das tropas, o comando da FEB atendeu quanto ao general alemão, mas manteve a decisão de o 1º a render-se ser o Gal. Mario Carloni, italiano.

  66. AJS disse:

    Caro Roberto CR.

    Não sei a motivação, mas as rendições ocorridas à época da II GM, foram todas incondicionais, a grosso modo seria assim ” meu inimigo depõe as armas sem estabelecer quaisquer condições, sob pena de eu não parar de destruí-lo”.
    A rendição de tropa alemã no front italiano, à FEB, também foi incondicional, com o estabelecimento por parte do comando da FEB, da sequencia de apresentação da tropa alemã/italiana, houve uma ponderação por parte dos interlocutores, para apresentação dos generais ao final, para permanecerm no comando das tropas, o comando da FEB atendeu quanto ao general alemão, mas manteve a decisão de o 1º a render-se ser o Gal. Mario Carloni, italiano.

  67. Excel disse:

    Caro ramilies,
    Muito obrigado por sua informação. O livro pode ser interessante mas não li nem tenho interesse em lê-lo pois deve ser cheio de exaltações nacionalistas do tipo “Banzai o destino supremo da nação japonesa” e “O japão é coitadinha pois sofre nas mãos perversas dos EUA”.
    As condições impostas pelos EUA ao Japão em si parecem inumanas, mas visto no contexto histórico são entendíveis. Eles simplesmente colheram o que plantaram, e se no papel parece injusta, na prática o resultado da rendição tem sido economicamente uma bênção para eles.

    Um abraço.

  68. Excel disse:

    Caro ramilies,
    Muito obrigado por sua informação. O livro pode ser interessante mas não li nem tenho interesse em lê-lo pois deve ser cheio de exaltações nacionalistas do tipo “Banzai o destino supremo da nação japonesa” e “O japão é coitadinha pois sofre nas mãos perversas dos EUA”.
    As condições impostas pelos EUA ao Japão em si parecem inumanas, mas visto no contexto histórico são entendíveis. Eles simplesmente colheram o que plantaram, e se no papel parece injusta, na prática o resultado da rendição tem sido economicamente uma bênção para eles.

    Um abraço.

  69. Hallan disse:

    Quem pensa que o Japão é simplesmente ocupado pelo EUA está equivocado o japoneses adoram os americanos de paixão e veneração mesmo (parece loucura mas é verdade) e o Japão tem um trauma muito grande da guerra com os EUA e é quase um favor o EUA terem bases em Okinawa e ilhas adjacentes ( salvo uns poucos que são membro do grupo de extrema esquerda ) tenho alguns amigos que moraram lá e isso é uma coisa muito explícita que os japoneses apesar de terem muito orgulho de seu pais não se consideram capazes contra seus enimigos atuais que tem uma grande mágoa para com o NIHON do passado e nesse caso não se trata só da Korea do Norte. Obs; eu estava trabalhando quando a korea lançou um missel que ofereceu perigo ao japão eu não lembro mais o nome do missil foi um em 2004 ou 2005 e outro em 2006 e o no noticiario logo mostra as bases em Okinawa como se fosse sair dali a resposta, neste ultimo lançamento o ministro Japonês disse que poderia lançar um ataque preventivo foi um discurso longo os detalhes sairam no jornal Intenational Press versão em português para a comunidade brasileira no Japão. FELIZ 2009 A TODOS MUITA SAÚDE E SUCESSO!!

  70. Hallan disse:

    Quem pensa que o Japão é simplesmente ocupado pelo EUA está equivocado o japoneses adoram os americanos de paixão e veneração mesmo (parece loucura mas é verdade) e o Japão tem um trauma muito grande da guerra com os EUA e é quase um favor o EUA terem bases em Okinawa e ilhas adjacentes ( salvo uns poucos que são membro do grupo de extrema esquerda ) tenho alguns amigos que moraram lá e isso é uma coisa muito explícita que os japoneses apesar de terem muito orgulho de seu pais não se consideram capazes contra seus enimigos atuais que tem uma grande mágoa para com o NIHON do passado e nesse caso não se trata só da Korea do Norte. Obs; eu estava trabalhando quando a korea lançou um missel que ofereceu perigo ao japão eu não lembro mais o nome do missil foi um em 2004 ou 2005 e outro em 2006 e o no noticiario logo mostra as bases em Okinawa como se fosse sair dali a resposta, neste ultimo lançamento o ministro Japonês disse que poderia lançar um ataque preventivo foi um discurso longo os detalhes sairam no jornal Intenational Press versão em português para a comunidade brasileira no Japão. FELIZ 2009 A TODOS MUITA SAÚDE E SUCESSO!!

  71. Hallan disse:

    Perdão onde esta escrito “enimigo” leiam inimigo.

  72. Hallan disse:

    Perdão onde esta escrito “enimigo” leiam inimigo.

  73. Nelson Lima disse:

    A minha aposta é a seguinte.A USAF não irá ultrapassar as 200 unidades de Raptor produzidas.Investirá dinheiro em upgrades que garantam a superioridade aérea do F22 diante das novas tecnologias e não fará nenhuma venda ao exterior.

  74. Nelson Lima disse:

    A minha aposta é a seguinte.A USAF não irá ultrapassar as 200 unidades de Raptor produzidas.Investirá dinheiro em upgrades que garantam a superioridade aérea do F22 diante das novas tecnologias e não fará nenhuma venda ao exterior.

  75. Excel disse:

    Caro Hallan,
    O Japão tem medo de seus inimigos? Isso me lembrou que nesta semana foi noticiado na impresna internacional que nos idos dos anos 60 o Japão pediu aos EUA que lançasse bombas atômicas na China, caso esta viesse a desenvolver armas atômicas.
    Eu não sei não, mas durante a segunda guerra mundial os japoneses eram capazes de demonstrar atos de extrema bravura como os camicazes, mas quando se trata dos seus vizinhos, se acovarda de um jeito que se pudesse atirava primeiro e depois perguntava.
    Um ataque preventivo à Coréia do Norte? Eles não poderiam realizar tal façanha pois apesar da respeitavel frota marítima e aérea que eles possuem, eles não tem meios para atacar e invadir seus inimigos devido ao caráter defensivo de suas forçar armadas, exemplo disso são os navios japoneses que tem mísseis para fins de defesa (anti-navio, anti-aéreo, etc) mas não possuem mísseis tipo tomahawk para atingir alvos em terra; logo qualquer ameaça de ataque à Coréia do Norte necessitaria da ajuda dos EUA para ser realizada.
    Quer dizer, eles querem que os EUA bombardeie a China com bombas nucleares e querem que invadam a Coréia do norte também, e onde fica o discurso pacifista do Japão pós-guerra? Só no discurso? E todo aquele ritual que eles encenam anualmente em Hiroshima pedindo para que bombas atômicas nunca mais sejam usadas serve para que? Parece apenas encenação mesmo.
    Por fim, os japoneses podem até gostar do EUA, mas acho que isso se limita apenas ao campo do entretenimento, cultura e esporte; não acho que eles “amem de paixão” os EUA como você diz. Uma prova? Muda a base militar de Okinawa para Tóquio. Tenho certeza que vai ter japones cometendo sepuku diante da base militar todos os dias.

  76. Excel disse:

    Caro Hallan,
    O Japão tem medo de seus inimigos? Isso me lembrou que nesta semana foi noticiado na impresna internacional que nos idos dos anos 60 o Japão pediu aos EUA que lançasse bombas atômicas na China, caso esta viesse a desenvolver armas atômicas.
    Eu não sei não, mas durante a segunda guerra mundial os japoneses eram capazes de demonstrar atos de extrema bravura como os camicazes, mas quando se trata dos seus vizinhos, se acovarda de um jeito que se pudesse atirava primeiro e depois perguntava.
    Um ataque preventivo à Coréia do Norte? Eles não poderiam realizar tal façanha pois apesar da respeitavel frota marítima e aérea que eles possuem, eles não tem meios para atacar e invadir seus inimigos devido ao caráter defensivo de suas forçar armadas, exemplo disso são os navios japoneses que tem mísseis para fins de defesa (anti-navio, anti-aéreo, etc) mas não possuem mísseis tipo tomahawk para atingir alvos em terra; logo qualquer ameaça de ataque à Coréia do Norte necessitaria da ajuda dos EUA para ser realizada.
    Quer dizer, eles querem que os EUA bombardeie a China com bombas nucleares e querem que invadam a Coréia do norte também, e onde fica o discurso pacifista do Japão pós-guerra? Só no discurso? E todo aquele ritual que eles encenam anualmente em Hiroshima pedindo para que bombas atômicas nunca mais sejam usadas serve para que? Parece apenas encenação mesmo.
    Por fim, os japoneses podem até gostar do EUA, mas acho que isso se limita apenas ao campo do entretenimento, cultura e esporte; não acho que eles “amem de paixão” os EUA como você diz. Uma prova? Muda a base militar de Okinawa para Tóquio. Tenho certeza que vai ter japones cometendo sepuku diante da base militar todos os dias.

  77. Hallan disse:

    Caro Excel,
    Tenho amigos japoneses saio com eles p/ beber e etc moro no Japão a sete anos nào sei todos os detalhes sobre os conflitos que este povo teve com seus vizinhos o pouco que sei retrata um povo muito diferente do que se ve hoje. Meu amigo de trabalho é fá numero “um” como todos os de sua geração, eles são um povo muito capaz mas sua Constituição não os permite nem desenvolver ou investir em pesquisa que os levem a ser capazes como já foram lembre se que no mar só perderam em combate para os EUA já enfrenataram Russia, Alemanha e Inglaterra quanto a atacar a Korea a distancia entre eles é muito pequena, só para vc ter uma idéia fui conhecer uma ilha de nome Miyajima em Hiroshima lugar muito bonito diga-se de passagem e lá existe um teleférico de onde pode-se ver a Korea do Sul com auxílio de um binoculos do tipo que vc põe uma moeda via-se montanhas sei que da korea do Sul é de 200km quanto aos meios que o Japão possue na epoca eu vi uma revista em que tinha uma comparação entre o Japão e Korea e a Korea levava uma pequena vantagem em veiculos terrestres, submarinos já o efetivo de soldados era maior a difereça, mas na maior parte os equipamnentos que Norte Koreanos dispõem são antigos defasados e nem sabemos o real estado dos mesmos. Eu acho que como é do carater oriental ser cauteloso e discreto caso eles tenham algum plano emergencial eles vão manter em sigilo quanto ao modo e sua capacidade para o mesmo(essa é somente a minha opinião visto como esse assunto é levado a serio por este povo) Nao estou descordando de sua pinião sobre mudar uma base para Tokio e haver um grande mal estar e harakiri voltar ser usado nesse ponto vc está com toda razão.
    Um grande abraço a vc e um feliz ano novo!!!

  78. Hallan disse:

    Caro Excel,
    Tenho amigos japoneses saio com eles p/ beber e etc moro no Japão a sete anos nào sei todos os detalhes sobre os conflitos que este povo teve com seus vizinhos o pouco que sei retrata um povo muito diferente do que se ve hoje. Meu amigo de trabalho é fá numero “um” como todos os de sua geração, eles são um povo muito capaz mas sua Constituição não os permite nem desenvolver ou investir em pesquisa que os levem a ser capazes como já foram lembre se que no mar só perderam em combate para os EUA já enfrenataram Russia, Alemanha e Inglaterra quanto a atacar a Korea a distancia entre eles é muito pequena, só para vc ter uma idéia fui conhecer uma ilha de nome Miyajima em Hiroshima lugar muito bonito diga-se de passagem e lá existe um teleférico de onde pode-se ver a Korea do Sul com auxílio de um binoculos do tipo que vc põe uma moeda via-se montanhas sei que da korea do Sul é de 200km quanto aos meios que o Japão possue na epoca eu vi uma revista em que tinha uma comparação entre o Japão e Korea e a Korea levava uma pequena vantagem em veiculos terrestres, submarinos já o efetivo de soldados era maior a difereça, mas na maior parte os equipamnentos que Norte Koreanos dispõem são antigos defasados e nem sabemos o real estado dos mesmos. Eu acho que como é do carater oriental ser cauteloso e discreto caso eles tenham algum plano emergencial eles vão manter em sigilo quanto ao modo e sua capacidade para o mesmo(essa é somente a minha opinião visto como esse assunto é levado a serio por este povo) Nao estou descordando de sua pinião sobre mudar uma base para Tokio e haver um grande mal estar e harakiri voltar ser usado nesse ponto vc está com toda razão.
    Um grande abraço a vc e um feliz ano novo!!!

  79. Hallan disse:

    Perdão onde está escrito enfrenataram leiam enfrentaram.

  80. Hallan disse:

    Perdão onde está escrito enfrenataram leiam enfrentaram.

  81. Excel disse:

    Caro Hallan,
    Obrigado pelos seus comentários. Felis ano novo para você também.

  82. Excel disse:

    Caro Hallan,
    Obrigado pelos seus comentários. Felis ano novo para você também.

  83. jacubão disse:

    Já repararam uma coisa? Nós estamos tão empolgado com o bate-papo do blog que estamos ficando cheios de erratas, e eu já caí nessas várias vazes. rsrsrsrsrsrsrsrs

  84. jacubão disse:

    Já repararam uma coisa? Nós estamos tão empolgado com o bate-papo do blog que estamos ficando cheios de erratas, e eu já caí nessas várias vazes. rsrsrsrsrsrsrsrs

  85. Francisco AMX disse:

    Jacubão, vc acredita mesmo que os F-22 na mão dos brasileiros seriam um “terror” aos americanos??? com que base?? quando os pilotos brasileiros voam mais que os americanos (qtd horas)? quando os brazucas entararm em guerra pela última vez? que experiência tem a FAB para ser superior a maior força aérea do mundo? não seja inocente amigo! :) – neste quesito não dá para ser torcedor! tem que realizar!
    abraços
    Francisco

  86. Francisco AMX disse:

    Jacubão, vc acredita mesmo que os F-22 na mão dos brasileiros seriam um “terror” aos americanos??? com que base?? quando os pilotos brasileiros voam mais que os americanos (qtd horas)? quando os brazucas entararm em guerra pela última vez? que experiência tem a FAB para ser superior a maior força aérea do mundo? não seja inocente amigo! :) – neste quesito não dá para ser torcedor! tem que realizar!
    abraços
    Francisco

  87. jacubão disse:

    O que estou querendo dizer meu caro, é que mesmo com equipamento inferior, os nossos pilotos conseguem deixar as pilotos de países desenvolvidos, ricos e com excelentes forças aéreas na m…, ou a operação Tigre e Cruzex não passa de uma fantasia? Você sabia que na operação Tigre realizada em Porto Rico (não me recordo o ano), os AMX realizaram diversos combates 1×1,2×2 e 1×2 contra os F-16 Americanos e conseguiram derrub´-los em quase todos os combates, inclusive na situação de 1 AMX contra 2 F-16, e os americanos até apelidaram o AMX de “THE BEE”, por ser pequeno e ágil. Quanto aos Françêses na CRUZEX, eu nem preciso comentar, tanto que o desempenho dos F-5M ontra os 2000 Francêses geraram o convite para a FAB participar da RED FRAG. Portanto meu caro Francisco, são nessas informações e relatos dos própios Americanos que podemos dizer que a FAB com os RAPTORES, seria sim, um adversário duríssimo para a USAF.

    Um forte abraço.

  88. jacubão disse:

    O que estou querendo dizer meu caro, é que mesmo com equipamento inferior, os nossos pilotos conseguem deixar as pilotos de países desenvolvidos, ricos e com excelentes forças aéreas na m…, ou a operação Tigre e Cruzex não passa de uma fantasia? Você sabia que na operação Tigre realizada em Porto Rico (não me recordo o ano), os AMX realizaram diversos combates 1×1,2×2 e 1×2 contra os F-16 Americanos e conseguiram derrub´-los em quase todos os combates, inclusive na situação de 1 AMX contra 2 F-16, e os americanos até apelidaram o AMX de “THE BEE”, por ser pequeno e ágil. Quanto aos Françêses na CRUZEX, eu nem preciso comentar, tanto que o desempenho dos F-5M ontra os 2000 Francêses geraram o convite para a FAB participar da RED FRAG. Portanto meu caro Francisco, são nessas informações e relatos dos própios Americanos que podemos dizer que a FAB com os RAPTORES, seria sim, um adversário duríssimo para a USAF.

    Um forte abraço.

  89. Ivan disse:

    Amigos,
    Estou chegando tarde a este post, mas vai meu comentário sobre o Japão.
    Lembrem-se é a terra dos Samurais e sempre souberam lutar.
    É um povo e uma nação diferente de chineses, coreanos, vietnamitas e outros vizinhos. Na verdade são todos diferentes entre si, nós ocidentais as vezes esquecemos disso.
    Nem mesmo Gengis Khan (acho que é assim que se escreve) invadiu o Japão e apenas os E.U.A., o Império dos novos tempos e vindo do outro lado do mundo conseguiu vencê-lo.
    Que ninguêm se iluda, o Japão tem diferenças históricas (e sangrentas) com todos os seus vizinhos. A desconfiança de parte a parte é natural e real.
    NÃO É MEDO, pois coragem é algo que sobra a todos aqueles vizinhos. É a lembrança transmitida por gerações das lutas brutais que já existiram entre eles.
    Assim sendo, para os Japoneses é conveniente ter uma frota americana em seus portos para sua segurança. De quebra eles receberam crédito muito barato e até recursos a fundo perdido (Plano Marshal) para reconstruir o país, além de acesso privilegiado ao maior mercado consumidor do mundo. E, mérito japonês, souberam aproveitar muito bem tudo isto, ou alguêm têm dúvida…
    Com vizinhos gigantescos com a China e a Rússia, com passado recente de luta, é melhor ter toda cautela possível, o que é diferente de medo. Melhor conviver com o fanfarrão e rico Yanque, melhor e mais lucrativo.

    Em tempo, acredito que será mais uma questão de tempo para os americanos liberarem o F-22 Raptor para o Japão. Primeiro vão empurrar uns 150 F-35 Lightning, mas no fim vão liberar.

    Quanto ao Brasil desemvolver com o Japão um caça de 5ª geração seria um sonho, mas não passaria disto. Se forem partir nesta empreitada será com???… os norte-americanos, mais especificamente com a Northrop-Grumman. Lembram do F-23, pois é, se o parlamento japonês quiser gastar alguns bilhões os Yanques aceitarão com alegria.

  90. Ivan disse:

    Amigos,
    Estou chegando tarde a este post, mas vai meu comentário sobre o Japão.
    Lembrem-se é a terra dos Samurais e sempre souberam lutar.
    É um povo e uma nação diferente de chineses, coreanos, vietnamitas e outros vizinhos. Na verdade são todos diferentes entre si, nós ocidentais as vezes esquecemos disso.
    Nem mesmo Gengis Khan (acho que é assim que se escreve) invadiu o Japão e apenas os E.U.A., o Império dos novos tempos e vindo do outro lado do mundo conseguiu vencê-lo.
    Que ninguêm se iluda, o Japão tem diferenças históricas (e sangrentas) com todos os seus vizinhos. A desconfiança de parte a parte é natural e real.
    NÃO É MEDO, pois coragem é algo que sobra a todos aqueles vizinhos. É a lembrança transmitida por gerações das lutas brutais que já existiram entre eles.
    Assim sendo, para os Japoneses é conveniente ter uma frota americana em seus portos para sua segurança. De quebra eles receberam crédito muito barato e até recursos a fundo perdido (Plano Marshal) para reconstruir o país, além de acesso privilegiado ao maior mercado consumidor do mundo. E, mérito japonês, souberam aproveitar muito bem tudo isto, ou alguêm têm dúvida…
    Com vizinhos gigantescos com a China e a Rússia, com passado recente de luta, é melhor ter toda cautela possível, o que é diferente de medo. Melhor conviver com o fanfarrão e rico Yanque, melhor e mais lucrativo.

    Em tempo, acredito que será mais uma questão de tempo para os americanos liberarem o F-22 Raptor para o Japão. Primeiro vão empurrar uns 150 F-35 Lightning, mas no fim vão liberar.

    Quanto ao Brasil desemvolver com o Japão um caça de 5ª geração seria um sonho, mas não passaria disto. Se forem partir nesta empreitada será com???… os norte-americanos, mais especificamente com a Northrop-Grumman. Lembram do F-23, pois é, se o parlamento japonês quiser gastar alguns bilhões os Yanques aceitarão com alegria.

  91. [...] notícia vem do Jane’s Information Group: o Ministério da Defesa japonês teria desmentido recentes reportagens da mídia japonesa de que estaria abandonando suas intenções de adquirir o Raptor, dentro do programa FX da JASDF [...]

  92. [...] notícia vem do Jane’s Information Group: o Ministério da Defesa japonês teria desmentido recentes reportagens da mídia japonesa de que estaria abandonando suas intenções de adquirir o Raptor, dentro do programa FX da JASDF [...]

  93. BVR disse:

    Salve amigos do blog !!!

    Bom, acho pouco provável(mas não impossível) que os EUA abram mão de uma ferramenta do náipe do raptor.

    Mal comparando, seria como se a FAB abrisse mão de utilizar a tecnologia Bvr-DataLink-AEW.
    Continuaria sendo a FAB?? Continuaria; mas desceria um patamar em capacidade.

    Mas, em um cenário em pese mais a crise financeira, é bem possível que ocorra o descrito pelo Nélson Lima.

    Nelson Lima em 01 jan, 2009 às 17:24

    “A minha aposta é a seguinte.A USAF não irá ultrapassar as 200 unidades de Raptor produzidas.Investirá dinheiro em upgrades que garantam a superioridade aérea do F22 diante das novas tecnologias e não fará nenhuma venda ao exterior.”

  94. BVR disse:

    Salve amigos do blog !!!

    Bom, acho pouco provável(mas não impossível) que os EUA abram mão de uma ferramenta do náipe do raptor.

    Mal comparando, seria como se a FAB abrisse mão de utilizar a tecnologia Bvr-DataLink-AEW.
    Continuaria sendo a FAB?? Continuaria; mas desceria um patamar em capacidade.

    Mas, em um cenário em pese mais a crise financeira, é bem possível que ocorra o descrito pelo Nélson Lima.

    Nelson Lima em 01 jan, 2009 às 17:24

    “A minha aposta é a seguinte.A USAF não irá ultrapassar as 200 unidades de Raptor produzidas.Investirá dinheiro em upgrades que garantam a superioridade aérea do F22 diante das novas tecnologias e não fará nenhuma venda ao exterior.”

  95. jacubão disse:

    MASSSSSSSS…
    200 RAPTORES PARA COMBATER O MUNDO ???????????????????????

  96. jacubão disse:

    MASSSSSSSS…
    200 RAPTORES PARA COMBATER O MUNDO ???????????????????????

  97. Nunão disse:

    Jacubão, pedimos que evite a excessiva repetição de caracteres sem espaços, que às vezes acaba prejudicando a diagramação da página e nos obriga a editar os comentários.

  98. Nunão disse:

    Jacubão, pedimos que evite a excessiva repetição de caracteres sem espaços, que às vezes acaba prejudicando a diagramação da página e nos obriga a editar os comentários.

  99. [...] principal mudança seria o congelamento do programa do F-22A , (conforme já exposto pelo Blog do Poder Aéreo no final do ano passado) depois de 189 aeronaves [...]

  100. [...] principal mudança seria o congelamento do programa do F-22A , (conforme já exposto pelo Blog do Poder Aéreo no final do ano passado) depois de 189 aeronaves [...]

Comente

Dê sua opinião sobre o tema, seguindo as regras abaixo:

O uso de gravatar é obrigatório na Trilogia. Se você ainda não tem, acesse o site do Gravatar e crie o seu.

1. Seja educado, respeite os outros leitores;

2. Mantenha o blog limpo, não use palavrões;

3. Mantenha-se no tema proposto. Não use esse espaço para propaganda política.

Caso não siga as regras, seu comentário poderá ser apagado sem aviso prévio, seu e-mail poderá ser marcado como spam e seus futuros comentários cairão diretamente na lixeira.