Em entrevista à revista Veja o presidente francês Nicolas Sarkozy respondeu diversas perguntas sobre revolta nos países árabes, acordos de livre comércio e política externa em geral. Abaixo transcrevemos a pergunta e a resposta sobre a oferta do Rafale ao Brasil.

Qual justificativa do governo brasileiro o senhor recebeu por ele ter voltado atrás na compra dos caças franceses Rafale, dada como certa pela gestão anterior?

O governo brasileiro disse que precisa de mais tempo para tomar uma decisão tão relevante; e entendo perfeitamente essa necessidade. Trata-se de uma escolha estratégica, que significará um compromisso pelos próximos anos. Não vejo essa decisão como um retrocesso e não estou preocupado porque tenho certeza de que a oferta francesa é a mais adaptada às necessidades brasileiras. Primeiro, porque o Rafale é o avião de caça com o melhor desempenho e a maior versatilidade no mercado. Segundo, porque já mostrou seu valor em missões militares. Terceiro, porque a oferta que fizemos é acompanhada de transferência irrestrita de tecnologia, garantida pelo estado francês, o que nenhum dos outros dois concorrentes tem condições de fazer com credibilidade. Relações simples de fornecedor e cliente estão ultrapassadas. Essa cooperação com os caças deve também contribuir para o desenvolvimento da indústria de defesa do Brasil. O objetivo de independência e soberania é considerado legítimo pela França, pois foi o que norteou o desenvolvimento de nossa própria indústria de defesa.

FONTE:
Veja, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Incrível como ele tem a cara de pau de continuar mentindo sobre a ToT.

ZE

“Primeiro, porque o Rafale é o avião de caça com o melhor desempenho e a maior versatilidade no mercado”. Desempenho ? Que desempenho ? Desempenho Econômico: É o caça, de loooonge, o mais caro para se comprar e para se manutenir. Desempenho Militar: Alguém pode me dizer em que guerra o Rafale foi usado ? Não vale dizer Afeganistão, onde o cegueta teve que contar com a ajuda do seu amigo Mirage para designar alvos. “Segundo, porque já mostrou seu valor em missões militares”. NÃO me recordo de nenhuma batalha aérea entre o Rafale e os “poderosíssimos” aviões da Força… Read more »

ZE

Caros editores, esse post foi escrito ontem. Creio que ele irá ficar melhor aqui, já que se coaduna com a notícia em tela. Favor apagar o meu post original em “Raptors de Holloman em Nellis”. “Sarkozy esperto Em tempo de cortes, a compra dos caças da FAB foi adiada, e muitas obras pararam. Mas a construção do estaleiro, em Sepetiba, onde serão feitos cinco submarinos nucleares com tecnologia francesa continua a todo vapor. É que… O acordo, assinado em 2008 por Lula e Sarkozy, tem uma cláusula que proíbe o governo brasileiro de atrasar o fluxo de dinheiro para o… Read more »

Lobo

Ei , sou só eu que acho ou o Sarkô tem a cara daquele grande ator de cinema internacional……………………..O Pinóquio…………………..

Antonio M

“…proíbe o governo brasileiro de atrasar o fluxo de dinheiro para o projeto …”

Mas essa cláusula acaba mostrando como tem de ser os negócios com o Brasil, a “confiança” que depositam em nós.

Esse pessoal tem ciência de nossa tradição em falhar nessaa parcerias. Podemos ter sido prejudicados alguma vez, em algum momento mas, somos costumeiros em não cumprir cronogramas, vide o caso do laboratório espacial.

Wagner

28 fornecedores estrangeiros ???

Tudo isso ????

E tinha gente que malhava o Gripen por ter partes americanas e da BAE !!

Eles levaram a terceirização ao extremo…