Opinião: ‘Transfiram três esquadrões de aeronaves A-10 para a Ucrânia agora’

172

Por Everett Pyatt*

“Dê-nos as ferramentas e terminaremos o trabalho”, falou o primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, em fevereiro de 1941. Após esse discurso poderoso, o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, propôs e o Congresso aprovou o programa de empréstimo e arrendamento. Isso forneceu o equipamento ao Reino Unido e acesso à capacidade de produção dos Estados Unidos. Essa ação foi essencial para deter os avanços nazistas.

A história muitas vezes rima. Agora, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy está fazendo o mesmo apelo por equipamentos necessários para deter o avanço do exército autocrático russo. Agora é a hora de outro programa de empréstimo-arrendamento de apoio à Ucrânia.

O Congresso está agindo de forma solidária, mas os detalhes são importantes. A Rússia deve enfrentar uma derrota militar para reforçar as sanções. A história das sanções apoia a conclusão de que elas não mudam a política, mas tornam a condução dos negócios muito mais difícil, ao mesmo tempo em que impõem problemas à economia, como mostrado no Iraque, Irã, Coreia do Norte e outros.

As sanções devem ser acompanhadas de sucesso militar.

Zelenskyy solicitou armas e apoio de acordo com a filosofia de Churchill. Os soldados ucranianos provaram sua coragem e bravura. Há mais um passo que pode ser decisivo: a transferência de três esquadrões de aeronaves A-10 para a Força Aérea Ucraniana.

Esta aeronave e seu sistema de armas foram projetados para combater um ataque blindado na Europa. Eles se mostraram eficazes no ambiente rico em alvos da Tempestade no Deserto, bastante semelhante ao atual avanço da força russa. Eles também se tornaram amigos da infantaria em missões de apoio aéreo aproximado.

A Força Aérea dos Estados Unidos tem pacotes de desdobramento prontos para serem usados. Toda a transferência para a Força Aérea Ucraniana pode ser concluída em dias após a autorização do Congresso.

O poder de fogo é necessário para derrotar o ataque iminente de forças blindadas. Outras armas são necessárias para as forças terrestres, mas o poder aéreo será decisivo. O A-10 provou essa capacidade e foi projetado para esse fim.

O A-10 nasceu como caçador de tanques na Guerra Fria
O A-10 nasceu como caçador de tanques na Guerra Fria

Zelenskyy pediu apoio aéreo à OTAN. Este pedido foi recusado pela OTAN. Essa é uma decisão apropriada, já que a Rússia não atacou a OTAN.

No entanto, essa decisão deixa a cada país a oportunidade de decidir com base em sua própria bússola moral. Muitos, incluindo os Estados Unidos, decidiram fornecer e já forneceram ajuda letal necessária para retardar o avanço russo. Alguns efeitos são notáveis, mas analistas militares concordam que as perspectivas de longo prazo para a sobrevivência da Ucrânia não são boas. Um prevê uma guerra de resistência contínua por décadas.

Zelenskyy está certo ao solicitar apoio ao poder aéreo. É necessário retardar ou parar o rolo compressor das forças blindadas russas. Os Estados Unidos têm a arma mais eficaz para esse papel – a aeronave A-10 da Força Aérea dos EUA. Está disponível porque o serviço quer aposentar a maior parte da frota de 30 anos. O avião foi projetado para operar na Europa a partir de instalações mal preparadas. A retreinamento de pilotos é mínimo. Basta pintar a insígnia ucraniana e entregar a aeronave. Isso pode ser feito em dias.

Cada dia é fundamental para diminuir o ímpeto da força invasora da Rússia. É hora de implementar a bússola moral dos Estados Unidos e adicionar o A-10 à lista de armas já programadas. A falha em adicionar capacidade defensiva às forças atuais da Ucrânia, enquanto as sanções se desenvolvem, enfraquece o impacto potencial das sanções. São ações complementares.

Everett Pyatt é ex-secretário assistente da Marinha dos EUA para construção naval e logística.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yuri Dogkove

Concordo! Mandem logo todos, por favor!

Last edited 2 anos atrás by Yuri Dogkove
Agressor's

Mas segundo as mídias ocidentais já morreram mais de uns 10 mil Russos!

A Rússia está perdendo… kkkkkkk… 😀

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Silvano

kkkkkkkk…..

Rodrigo Martins Ferreira

É impossível a Rússia perder a esta guerra pela disparidade de nros..

Mas que está tomando um calor acima do esperado está…

Admite que dói menos.

JuggerBR

Lembra do Vietnã, do Afeganistão? Então, nem sempre ganhar significa ganhar… (Agora fui meio Dilma, credo…)

Rodrigo Martins Ferreira

Uma coisa é vencer a invasão, outra coisa é sustentá-la…

Plinio Jr

Ué… não iria ser um passeio ??

Não é o que estamos vendo, seja na mídia ocidental ou nos aparatos do seu ditador favorito ….

A Rússia não é a URSS, muito menos sombra dela….e independente do resultado deste conflito, a péssima impressão ficou ….

Heinz Guderian

Nunca ouvi/ vi da “mídia ocidental” que a Russia estava perdendo, pelo contrário ela tem mostrado os avanços russos e a campanha de bombardeios.
(98% dos videos dessa guerra são feitos por ucranianos, os soldados russos não levam celulares para a linha de frente é oq tenho visto, salvo alguns chechenos)
O que ela enfatiza também é a brava resistência dos ucranianos frente ao poderoso aparato militar russo.

Nei

Vc deveria ser excluído, pelos comentários insanos nos canais.

Leandro N.

A Rússia não está perdendo , a Ucrânia não divulga mortes do exército e sim civis que foram 146, 9 mil soldados russos mortos mas soldados ucranianos coloca 4,5 vezes mais .

Márcio Teodoro

Isso não é opinião isenta, é torcida. Mas segundo a mídia a força aérea russa perdeu 1.000 caças, 1.000 blindados, 10.000 soldados rs. Não levem a sério, apenas mais uma sucursal da Casa Branca e Downing Street. Credibilidade ZERO Poder Aéreo. Russia dominou o espaço aéreo em 4h e se desejasse despejaria bombas e resolveria o conflito em horas. Mas isso é tática da Otan que bombardeia indiscriminadamente.

Last edited 2 anos atrás by Márcio Teodoro
Zeca

Que viagem é essa, mano?

Rafael Sanros

Como assim? Vão mandar pra lá, os Ucranianos vão pular em cima e já sair voando?

Rodrigo Silveira

Dá pra fazer sim, já foi feito no filme “A reconquista”. É super fácil…

Thorin

Kkkkkkk
Muito boa!!

Bosco

Foram Harriers.

Bosco

E estavam guardados há uns 500 anos com combustível nos tanques.

Marcelo

eram 1000 anos. O filme é um lixo, mas o livro é bom. Não tem essa dos Harriers por exemplo. No livro alguns poucos humanos aprendem a usara nave dos alienígenas, na verdade, foram os aliens que ensinaram, pois queriam que os humanos minerassem ouro para eles, por baixo dos panos, porque também valia muito no planeta deles…

Rodrigo Martins Ferreira

Aquele do John Travolta ? Jesus amado…

Até hj n vi inteiro… Baita filme ruim.. do naipe do segundo Independence Day, que até hj n sei pq a “Presidenta” morreu… esta altura sempre estou cochilando.

José Carlos David

Os caras dão opinião sem noção…lamentável.

Meireles

80% do povo da Ucrânia são de descendentes Russos, eles vão se alinhas a Rússia logo logo, estou ouvindo o Putin falando que vai expulsar os nazistas da Ucrânia, eu estou neutro sobre que lado apoiar mas, acho que a Rússia tem muito mais razão do que a Ucrânia, já que Ucrânia não cumpriu os acordos, e trouxe o ocidente pra perto da Rússia, e esse presidente da Ucrânia é só um bode expiatório, o governo da Ucrânia ficou provocando Putin, e atacou os separatistas pra Rússia poder vir defender e assim o Otan ter o pretexto que precisava pra… Read more »

Pedro

O acordo era respeitar as fronteiras Ucranianas. Em 2014 a Rússia já rasgou o acordo tomando a Crimeia..Os Ucranianos estão extremamente contra a invasão..mais fácil sair virar guerra de resistência duradoura do que os Ucranianos se alianharem com a Russia

Meireles

Teve um plebiscito extremamente democrático onde 99,09% dos moradores da Criméia foram a favor de serem anexados pela Rússia, eles são na sua maioria descendentes de russos, você acha que vão ficar a favor do presidente ucraniano que é descendente de um país de fora, se você fosse descendente do povo russo você ficaria a favor do seu povo, ou você ficaria a favor do povo do presidente ucraniano?

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Putinik da Silva

Extremamente democrático e sem manipulação, igual as eleições da Venezuela.

Colocar uma bandeira de grupo nazista na opção que seria para não aderir a Russia não forçou nem um pouco os votos né…

Sem falar que a Russia é um exemplo de democracia, alternância de poder e com um sistema de freios e contrapesos em pleno funcionamento…

Menos, bem menos…

Last edited 2 anos atrás by Putinik da Silva
Meireles

A antiga União Soviética foi a que mais abriu mão do seu território pra se alinhar ao ocidente, veja o tanto de território que foi desmembrado até o dia de hoje, nenhum lado é 100% perfeito, mas temos que narrar os fatos como eles acontecem, a Ucrânia não vai vencer essa guerra, e eles conseguiram o que queriam, desestabilizaram a Rússia como ocidente queria, não acho que Rússia seja menos culpada do que a Ucrânia por essa guerra pelo fato da Ucrânia já estarem matando os separatistas de descendência russa, então quem começou essa guerra foi a Ucrânia, a Rússia… Read more »

Leo Rezende

Esqueceu de dizer que o esses ‘territórios da URSS’ na verdade não eram ‘dela’,e sim paises invadidos pela horda russa. Então,ela não perdeu nada,e sim devolveu os territórios para seus legítimos donos.

Meireles

Então porquê a Inglaterra não devolve a ilha da Argentina? Pelo menos a União Soviética devolveu.

Marcelo Baptista

A URSS não abriu mão de nada, ela esfarelou, quem pensou rápido pulou imediatamente no colo da OTAN.

carvalho2008

Detalhe que nas Falklands não nasce ninguem….são populares importados para não deixar a população acabar

Alecs

“Teve um plebiscito extremamente democrático onde 99,09% dos moradores da Criméia foram a favor” Esse Meireles deve ser o Nicolas Mais Duro da Venezuela. É cada um que me aparece por aqui! Será que é o Tonho da Lua tentando disfarçar?

José

99,09% – ????? Russia ( URSS ) democracia???? .oh Alecs, neste mundo há muita gente com o intestino grosso ligado ao cérebro. Você será mais um?

Uilinton Luciano

Não esqueça que durante a história as Falklands NUNCA pertenceu a Argentina. Aquilo sim foi guerra sem noção.

José

Errado. Diga antes que não sabe … fica-lhe melhor.

Fre

Os kelpers naõ daõ originarios das malvinas e a populaçaõ argentina foi expulsa. Inteirinha. Alguns foram levados å inglaterra presos ougros para o rio e ougros a mlntevideu. Ha uma dicerença muito grande.

Meireles

É desse modelo no mundo inteiro, só aqui que o povo de casa deixam ser roubados pelo povo de fora.

José

A população da Crimeia é cerca de metade Russa, metade Ucraniana. Na sua grande maioria sentem-se ucranianos e não querem ser Russos… só pela força.

Chris

Qdo os ucranianos devolveram todos os mísseis nucleares para a Russia.,.

Tbem houve um acordo para a Russia nunca Invadir a Ucrânia.

Chega a ser impressionante… Os caras vivem reclamando de acordos… Mas tbem não cumprem nenhum ! Nem mesmo o nuclear, assinado com os EUA.

Bosco

Bingo!
Você resolveu o problema. A Rússia deveria devolver os mísseis nucleares ao Ucranianos em troca dela não entrar para a OTAN.

Alecs

E dar os códigos de lançamento Mestre Bosco!

José

antes amarrar o putin e os seus generais a cada um dos misseis e colocá-los em orbita.

Fre

Comm a corrupçao. Ucraniana isso seria o maior perigo. Tirariam uma logo nos rusos.

José

Se não fosse para o mal e sim para impedir a entrada da Ucrania na NATO, a Russia teria apenas bombardeado alvos militares, fábricas de armamento, etc. Nunca alvos civis.
Se a Russia dá como desculpa ter invadido para acabar com os Neonazis da Ucrania, porque não acabar primeiro com os Neonazis Russos que estão na Russia?

Fre

O acordo nuclear ë osceua que sairam. O acordo de respeitar a ucrania acablu cuando os ucranianos comezaram a matar pro rusos desde o maidan o incendio do sindicato de odessa e o bombardeio e persecusao dos propios irmaos rusos de gerritorios que eram da rusia antes da ucra secsair sem que os rusoscls matem.

Fre

Amigo a crimeia semprevfoi rusa. E dentro da ucrania era uma republica autonoma e tinha direito a auto determinaçaõ fez eleiçoes e maioritariamenge primeiro se independizaram e depois pediram a uniaõ entao naõ ë anexaõ

José

Errado. A Crimeia não pertence nem à Rússia nem à Ucrânia. Antes de Nikita ter entregue a Administração da Crimeia à Ucrânia, em 1954, a Ucrânia pertencia à URSS tal como a Crimeia e outras republicas. Leiam a historia da região e percebam.

Hcosta

Alguma confusão aí. Não pode acreditar em tudo o que escrevem.
Se quiser cerca de 20% de Ucranianos de etnia Russa…

E tudo o resto que escreve também não tem uma grande relação com a realidade…

Lana alves

Meireles, eu estava lendo exatamente o oposto em 2 sites, muitos simpatizantes dos russos na Ucrânia, inclusive partidos pro-russia estão contra a ação militar russa, isso faz bastante sentido. Pensei aqui, imagina um brasileiro que gosta muito de mexicanos, logo depois o México começa a invadir o Brasil e conquistar as cidades, matando a população. Você continuaria gostando de mexicanos? Estatisticamente a Rússia já é um país bem pobre, 17% vive abaixo da linha da pobreza, isso antes do afastamento global em relação a Rússia, a pobreza lá vai explodir. Agora imagina a vida dos ucranianos depois dessa guerra, a… Read more »

Renato

Prezada..
O dia que o México invadir o Brasil a gente luta contra o México.

Até lá, estamos apenas exercendo a faculdade da livre elucubração sobre uma guerra que não nos diz respeito e que não temos a mínima interferência sobre..

Talvez porque estamos com tempo ocioso..
Talvez porque participamos de um fórum que trata justamente sobre assuntos militares..
E vida que segue..

Capiche?

Lana Alves

Do que você está falando? Não falou nada com nada, você parece bem perdido nos assuntos.

Meireles

Lana vamos ver se você consegue entender… Eu li agora pouco uma matéria na revista Veja de que Bolsonaro vai vender pra Rússia a fábrica de fertilizantes que está sendo construída pela Petrobrás no Brasil, aí eu te pergunto, porquê que Bolsonaro vai fazer isso? Bolsonaro vai responder que essa fábrica não vai dar lucros, ou vai dizer pro povo que o Brasil não tem dinheiro pra terminar a construção da fábrica, o que nós todos sabemos que é mentira, será que a Rússia compraria uma fábrica que não vai dar lucros? Então porquê que Bolsonaro vai fazer isso? A… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Nerudarruda

Amigo, drogas fazem mal a saúde…

JuggerBR

vamos ver se você consegue entender” Chamou ela de burra, é isso? Chauvinista nojento…

Alecs

E vai receber em Rublos! kkkkkkkkkkkkkk Como o Nerudaruda falou, “Amigo, drogas fazem mal a saúde…” E esse ai anda fumando alguma erva estragada! kkkkkkkkkkkkkkk

Leo Rezende

Quanta bobagem. Nem o kings fala tanta melda assim.

Meireles

Será que é o Brasil que enche aeronaves todos os dias pra deportar americanos? Ou será que são os EUA que enchem os aviões todos os dias pra deportar os brasileiros? Porquê será que tem muitos brasileiros, inclusive militares brasileiros que vão morar nos EUA? Porquê que o carro produzido no Brasil custa 3 vezes mais barato na Argentina, no México ou em qualquer país do mundo? Com tanta informação você vem aqui pra dizer Roma não gosta de ouro roubado, que a Alemanha morre de amores pelos judeus, e uma empresa alemã não acabou de comprar o estaleiro que… Read more »

José

Futebol – Samba – Carnaval – Salgadinhos – Picanha… também gosto… mas não abuso.
Quando o povo quiser que o Brasil seja realmente grande como qualquer povo decente merece, terá que pegar o touro pelos cornos e trabalhar a sério. Mas todos. Aí vão ter menos chupadores de tetas. Mas comecem por votar em gente decente. E se não houver gente decente em quem votar, não votem… e eles não poderão mais ir a eleições.

Last edited 1 ano atrás by José
José

Não sei se 80% dos Ucranianos são de descendentes de russos. Acho que é ao contrário. 80% dos russos são descendentes de Ucranianos e que isto se deu na era soviética. Se não como se explica que a Russia apenas tenha cerca de 147 milhoes de habitantes, sendo o maior territorio do mundo e a Ucrania cerca de 42 milhoes? foramos russos a fazer filhos na Ucrania ou os ucranianos a fazer filhos na URSS?

Alecs

Sou obrigado a concordar, Cicero.A reportagem apesar de ser de um ex-secretário assistente da Marinha dos EUA para construção naval e logística, como diz ao final, é muito fraca. Além do treinamento para poder pilotar uma aeronave ocidental que eles nunca tiveram contato, tem outras questões que mereciam ser melhor comentadas pelos foristas. Ex.: Como sobreviver quando estivessem no solo, em manutenção, rearmamento ou reabastecimento sem cobertura antiaérea? Como sobreviver aos caças e interceptadores Russos quando estivessem em missão de ataque sem cobertura de caças? Uma pena o blog ter virado local de discussão ideológica.

Fre

Deberiam ger deixado ir os rusos depois do acirdo xe minsk o dombass ruso ficou pequenino pois eles conseguiram o algo o fogo cuando as oequenas reoublicas edtavaõ dando o oau neles e em regirarada. Foi um erro da ucrania que custou caro.

José

o quê? isto é grego?

Bruno Vinicius

Eu sou da 3ª/4ª geração de familiares nascidos aqui no Brasil. Se invadissem o país eu jamais me aliaria ao invasor só porque meus bisavós/trisavós vieram de lá (e sei que meus pais e avós também não). Tenho certeza que para a maioria dos 20% de ucranianos de etnia russa não deve ser diferente. A sua etnia ou o passado da sua família não determinam onde fica sua lealdade.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Meireles

Mas meu caro, geralmente esses países do ocidente gostam, e amam escravizar os países emergentes, só saberemos o que se passava por lá se ouvirmos as duas partes, mas acho muito difícil um povo de fora ter tanto afeto por um povo que não é dele, o sangue de origem sempre vai falar mais alto…

Fre

Acontesse que oscucranianis do donbass sao rusos nao migraram e esse era territorio ruso que na maioria foi o krushev que deu prara a ucrania pois ele efa dali sem a aprovaçaõ ddo soviet supremo. Com a escusa de melhor administrativamente. Naquele gempo nao havia rusos e ucranianos so sovieticos e por isso ficou assim. Agora o nacionalismo que ë usado por ocidente para dividir na ucrania lrendeu e acablu nisso.

José

Exatamente!

José

Correcção. Nikita, que era ucraniano, não deu a Crimeia para a Ucrania. Entregou sim a administração da Crimeia para a Ucrânia. E assim ficou até 2014.
Não sei quem deveria ficar com a Crimeia. Mas acho que nenhuma das partes tem o direito absoluto de ficar com a Crimeia.

Meireles

Então você seria a favor daqueles que iriam te escravizar? É sério mesmo? Tô te achando bem sadomasoquista hein.

José

Eles, os russos não são imigrantes na Ucrânia. Toda a Ucrânia e outros países a oeste eram a Rússia no tempo do império, os Romanov passavam as “férias” de verão na península da Crimeia. A região da metade leste da Ucrânia fala o idioma russo, não falam o idioma ucraniano. A sua alegação não faz nenhum sentido neste caso.

José

Corretissimo. Mas a maioria das pessoas não entendem assim.

Carlos

Quem gosta de ditador é fracassado, os ucranianos estão contra essa invasão.

Só lembrando fracassados como você gostam de ditadores porque falharam completamente e querem um ditador para controlar totalmente a sua vida, porque acham que assim não vão fracassar mais.

Meireles

Pra quê mais ditador que Paulo Guedes? Que não quer empregada doméstica na Disney? Vai te fazer pagar 150 reais na botija de gás, 10 reais no litro de gasolina, 100 reais no quilo de carne, 400 reais de energia, e etc… Não vou nem falar do resto… Essa é a liberdade que temos no Brasil, sou a favor da democracia, em nenhum momento eu fiz nenhuma apologia a ditadura, eu estava apenas narrando os dois lados da história mas, se você quiser ficar sendo ludibriado pela mídia que fica dizendo que a Ucrânia é tadinha, e o Putin e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Meireles
José

A imprensa dá as noticias conforme lhe convier. A maioria das pessoas toma um partido porque acredita em tudo o que lêem na imprensa. Logo, quando alguém diz alguma coisa que seja diferente do que diz a imprensa, fica mal visto… Na minha opinião acho que o mundo vai de mal a pior. As pessoas não conhecem a história e são sistematicamente enganadas pelos media que são manipulados por aqueles que têm interesse nas guerras, conflitos, etc. pois têm muito a ganhar com isso. Temos que ver a realidade. Saber o porquê das coisas, etc. Depois podemos dar mais razão… Read more »

Fernando Henrique Brengel

Vamos lá… com todas as vênias: 90% da população da América Latina, tirando o Brasil, é de descendência espanhola…. e nem por isso deixou de haver a Guerra do Paraguai e outras desavenças. A origem da palavra “nazistas” para denominar os ucranianos, surgiu na segunda guerra mundial. O motivo surgiu pelo fato do regime imposto pela URSS ter imposto a coletivização das áreas agrícolas… fato que impactou a agricultura ucraniana de forma brutal …. a Ucrânia viu o avanço nazista como sendo um bom momento para dar um “pé-na-bunda” dos soviéticos …. foi um ato oportunista… nada mais. PUTIN, ao… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Ser descendente não quer dizer que você queira ser russo..Não deu ainda para perceber que esta narrativa n funciona mais ?

Aliás..eu sou descendente de português, tenho direito a ter cidadanina e nem por isto fui atrás do meu direito e se Portugal invadisse o Brasil, nem por isto eu ia deixar meu bigode crescer e lutar ao lado dos patrícios do além mar.

Meireles

Rodrigo Martins Ferreira, os seus sobrenomes “Martins Ferreira” quer dizer que você é de descendência judaica, você é um judeu, os seus familiares passaram por Portugal durante as guerras, e perseguições, o Brasil quase todo são judeus na sua maioria, esses nazistas também estão aqui escravizando o povo, não é só na Rússia meu amigo.

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Rodrigo Martins Ferreira

O atual presidente da Ucrânia é judeu…

José

Será? onde leu isso. Foi confirmado? e isso quererá dizer que ele é contra os nazis ou neonazis? O batalhão Azov é composto por neonazis e fazem parte da Guarda Nacional da presidência Ucraniana… em que ficamos? Mas na Russia também há neonazis. Logo, Putin, teria que levar a cabo uma operação especial para acabar, em primeiro lugar, como os neonazis russos que estão na Russia. Certo? Logo, Putin, não invadiu a Ucrania para acabar com os neonazis. E como ele próprio diz, e com verdade, não invadiu a Ucrânia- Trata-se de uma operação especial… entenda-se o que se quiser…… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Não servem. Segundo nosso forista entendido em absolutamente todos os aspectos militares russos e chineses, os tanques de Putin são indestrutíveis, os aviões americanos são obsoletos e se houver a partir deles a destruição de uma bateria de S-300 ou S-400, haverá uma guerra termonuclear total, que fará estragos no mundo todo, mas não afetará a economia da China, que por sua vez salvará a Rússia do inverno atômico, e serão felizes para sempre num mundo sem os EUA…

Sandro

Quanta besteira.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Verdade, mas são considerações do forista sensacional, que sabe até o teor das conversas entre Vladimir Putin e Xi Jinping…

737-800RJ

A opinião do A-10 sobre o assunto:

BrRrRrRrrrRRrrrTttt

Luiz Trindade

Mais ou menos por ae a opinião do A-10.

Nick

Imaginem o estrago sobre uma coluna blindada. E ao mesmo tempo lançando bombas cluster sobre o restante da tropa.

Marlos

Só esqueceu da variante nuclear que na época não tinha.

Pedro

Acho que poderiam pensar em fornecer para outros países da OTAN..para Ucrânia infelizmente agora já é inviável

BK117

Lembrei daquela cena do Loucademia de Policia 1, que o Tackleberry fica batendo a cabeça no capô da viatura triste porque teve tiroteio e ele não tava lá ahahahahah

Leandro Costa

O melhor de todos eles disparado.

Tupã

Volta e meia algum militar de pijama sofrendo de psicose tem que vir a publico surtar…

Chance zero deste delírio se concretizar e providenciem uma caixas de haloperidol para este senhor…

Um sujeito de opinião absolutamente irrelevante. Uma nulidade. Realmente totalmente desnecessário divulgar estes delírios.

Sandro

Melhor fornecer os mísseis javelin. O problema é a infantaria ucraniana chegar perto desta coluna de blindados.

Luiz Antonio

E indiscutível a capacidade de fogo e eficácia dessa aeronave, mas teria que ser operada por norte-americanos em virtude da urgência. Treinamentos não são realizados assim de bate pronto (sobe no avião, localize os alvos e ataque!). Na Segunda Guerra Mundial, o caboclo subia na garça do jeito que dava, localizava o alvo no olhômetro e mandava bala, rezando para não tomar uma rajada pelas costas, por baixo ou por cima. Hoje só para subir no cockpit e se amarrar, ligar a máquina , taxiar e decolar já é um caso à parte. Combater? Nem pensar em pelo menos 20… Read more »

Luiz Antonio

…e nem citei o suporte em terra, como manutenção, preparação, rearmamento, etc, etc.

Rafael Cordeiro

Perfeito seu comentário Luiz Antonio e eu ainda acrescentaria a questão da superioridade aérea, coisa que parece que a Ucrânia não tem no momento. De pouco adianta ter um ótimo vetor ar-terra se esse pouco pode fazer em relação ao combate ar-ar (mesmo sabendo que alguns drones TB-2 ainda continuam voando), alguém teria que varrer os céus da Ucrânia para que os A-10 possam ser efetivos em seus ataques as colunas de blindados russas. Acredito que os russos estejam voando PACs constantemente.

JuggerBR

Sem AWACS e algum caça de superioridade, seriam alvos pros Sukhois e Migs…

José

esse e um argumento válido mas que não ouvimos como desculpa pela não entrega dos A-10

José

Entretanto estamos a chegar a Dezembro de 2022 e os pilotos Ucranianos para os A-10 já os devem manobrar com a eficácia necessária para poder der uma “corrida” aos russos. Já é tempo de acabar a Guerra. Mas o ocidente ainda não acha que a Ucrânia esteja suficientemente destruída para que o preço da sua reconstrução seja altamente rentável. E os A-10 vão tardando a chegar.

glasquis7

Se a Ucrânia levar esta guerra para o campo técnico, vai perder. Ela tem que seguir os padrões de combate assimétrico, assim, os médios de combate pesado e mais sofisticados, passam a ser relativizados e diminuem sensivelmente seu valor militar.

Uma guerra assimétrica permite que combatentes menos treinados consigam diminuir a vantagem das tropas treinadas.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A Ucrânia não tem chances de vencer a maquina de guerra russa que cedo ou tarde se imporá. Mas no fim das contas, conquistar um país é mais fácil que mantê-lo (O Afeganistão ensinou isso para russos e americanos), se resolvem fazer guerra assimétrica, causam danos constantes que no médio prazo drenam os recursos e a paciência dos agressores.

José

Não acho que a Rússia quer dominar a Ucrânia, eles só pretendem trocar o seu governante.

glasquis7

“A Ucrânia não tem chances de vencer a maquina de guerra russa que cedo ou tarde se imporá” O problema não está no tamanho da máquina militar mas sim, na motivação pra lutar. “se resolvem fazer guerra assimétrica, causam danos constantes que no médio prazo drenam os recursos e a paciência dos agressores.” E drenam principalmente o animo e a moral da tropa. É aí onde está o ponto fraco da Rússia. Ir tomar um território alheio tem uma motivação, defender o próprio território tem outra motivação, totalmente diferente, mais forte e duradoura. O perigo do Putin não está na… Read more »

Nick

Vejo um grande problema para a guerrilha, que é o Inverno. E suprimentos é claro, como seria alimentar essa resistência se cortarem o corredor polônes.

glasquis 7

O inverno está no fim

José

Mas a Russia já não tem tropas treinadas.

Marcelo

como se fosse só entrar no cockpit e sair voando e operando armamentos complexos como o AGM-65! Só pode ser piada…

Sandro

O AGM114 não seria mais eficiente ? Agora os A10 poderiam varrer essa coluna do mapa. Seria um massacre alvos fáceis. Os russos estão muito a vontade porque sabem que não correm muito perigo.

Marcelo

Hellfire nem é integrado aos A-10…

José

Os A-10 só necessitam de alguns misseis e/ou rocktes para alvos especificos. Isto porque a Russia não possui quase nenhuns carros de combate blindados. Parecem mas não são. As GAU-8 Avenger dos A-10 são mais do que suficientes para “matar” os ditos “blindados”. E o custo das munições não tem nada a ver com o custo de um só missil.

José

Não vai funcionar. A Rússia não é o Iraque. A doutrina do exército russo prevê que em cada blindado tenha uma bateria de mísseis antiaéreos, desta forma os A10 não poderão fazer o estrago que se pretende.

India-Mike

Se quiser, oferece pros finlandeses, mas duvido q eles peguem tb, pra Ucrânia já passou do tempo faz meses. Continua mandando javelin e stinger e se quiser ser camarada mesmo, passa na Turquia e compra tudo q a Baraktar puder fazer e entrega lá em Lviv perto da fronteira com a Polônia

Tallguiese

Vai ficar querendo!

sub urbano

Um excelente vetor porém sem supremacia aérea seriam abatidos como patos pelos SU-30 russos.

Funcionário da Petrobras

Antes de começar este conflito, países da OTAN manifestaram que iriam interferir somente com retaliação econômica contra a Rússia, hoje estão armando a Ucrânia, cedendo grana inclusive.
Essa guerra não está me cheirando coisa boa não, está tendendo para cenários sem precedentes.
Espero e quero estar errado.

J R

Tenho ideia melhor, comprem o MI-35 que a FAB quer “jogar fora” e doem para a Ucrânia. Entra dinheiro para o Brasil e fornece um equipamento que eles já conhecem. Fica a dica @usa . kkkkkk

Last edited 2 anos atrás by J R
fernando

KKKK! Tolinhos!
Churchill ganhou militarmente a 2 guerra porem; fez da Inglaterra um paizinho charmoso sem expressao comercial nenhuma.
Os americanos nao irão dar nada para a Ucrania, irão vender armamento a peso de ouro e farao da Ucrania sua colonia. Farao uma guerra contra a Russia com sangue ucraniano no territorio ucraniano com dinheiro ucraniano, para conguistarem o direito de colocar uma base militar no quintal da Russia.
nao sou a favor da guerre, sou a favor da Russia defender seu territorio.

rdx

Mais um vovô falando besteira. Eu trocaria esses A-10 por mais drones Bayraktar TB2.

Leandro Costa

Essa proposta não faz o menor sentido.

Adriano madureira

Isso,mandem logo e façam militares Yankees enfrentarem russos…

Águia

Quantos aviões compõem um esquadrão de A-10 ?

Diego Tarses Cardoso

Só mandar os A-10 não adianta, quem vai pilotar ? Se mandarem SU-25, aí a conversa pode mudar.

Ed Sanches

Se alguns A10 ja resolvem a situação a favor dos ucranianos, é só armar Polônia, Romênia, Lituãnia, Letônia e Estônia com uns 20 desses cada e eles nem precisariam da Otan mais. Bem que o Brasil podia…..

Carlos Gallani

Claro que fariam um estrago mas não é logico, não haverão pilotos ucranianos, operação e manutenção desconhecida por eles,o RCS deve ser enorme, arriscado virar caça ao pato utilizá-los sem superioridade aérea. A solução racional é voltar com os Migs e SU, coloca-los bem próximos a fronteira com a Polônia com apoio 24h por dia de AWACS operando dentro da Polônia assim mantendo uma superioridade na região, talvez alguma defesa AA possa ser doada tbm. Com isso os Ucranianos devem operar drones, a resposta para parar os blindados Russos são MUITOS drones! Os Urcrainos já estão se dando bem com… Read more »

Jefferson Ferreira

Porque não alguns f22 ?? ou melhor f35 ???

Eu que sou leigo entendo que aviões militares, principalmente caças, não são carros que é só abastecer e sair andando, sinceramente é ridículo alguns artigos, por trás existe uma logística de suprimentos, suporte, manutenção, adestramento etc… não sei porque perco meu tempo comentando esse tipo de coisa.

Marcelo M

Sério, A10 sem domínio do espaço aéreo e sem caças com capacidade ar ar para os apoiar, num ambiente dominado pelo inimigo? Eu realmente fiquei impressionado com essa “opinião”.

Almeida

Sem contar com a vasta defesa AA russa.

Hugo .. ..m. Del bonne

Tá louco por uma guerra mundial

Saldanha da Gama

Eu postei sobre os A -10 na reportagem anterior… kkkk iam fazer a festa no comboio…

Reinaldo Deprera

passados quase 40 anos e hoje poucos ainda tem dúvida de que se houvesse uma invasão da URSS à Europa, a USAF conquistaria hegemonia aérea no primeiro dia e, Apaches e A-10 iriam exterminar todas as divisões blindadas do exército vermelho em questão de horas.
É claro que os de sempre, que não por acaso votam no PT, no PSOL e qualquer coisa que sirva de rótulo para ele roubar dos “mais ricos”, ainda acreditam no urso.

Nick

O A-10 foi projetado exatamente para esse cenário. Mas sem supremacia aérea o risco seria alto de ser interceptado por SU-27/30, por exemplo.

Ivanmc

Matéria para torcida.

Inimigo do Estado

Parei de ler quando Churchill foi citado.

Leandro Malheiros

É bem fácil mesmo, é só dar a “chave” do A-10 que ele faz tudo sozinho, nem precisa treinar.

Rogério Loureiro Dhiério

Sem lado ou ideologia eu acredito que se forem mesmo enviados os A-1o para a Ucrânia, o máximo que pode acontecer é o obvio.

Alguns A-10 terem êxito em colunas de blindados russos e alguns S-300/S350/S400/S500 Pantzir, BUK, e sei lá mais o que, também lograrem êxitos.

Ass. Dilma.

pedro

Iriam ser varridos dos ceus em pouquissimos minutos!! Como a FA Ucraniana foi!

Ivanmc

É por aí.

Carlos Roberto Serrat de Oliveira

Isso não vai acontecer , pela simples razão de que os pilotos teriam que ser americanos . Dessa forma os “ gringos “ estariam envolvidos diretamente na guerra com os russos . Vale lembrar aos apóstolos do desarmamento: soldados e armas não são artigos de prateleira . “ Um exército pode ficar 100 anos sem ser empregado , mas não pode ficar um minuto sem estar preparado “ .

Eu mesmo

Esse A10 é bruto!

Inimigo do Estado

Quem vai proteger os A-10, oração? E o cara era tampa de furico na US Navy.

Sei lá mas esses especialistas militares que brotam por aqui, prefiro eu com experiência em Age of empires, Call to Arms e Men of War….

JClaudio

Já dar pra ter uma idéia da isenção da matéria quando se ler EXERCITO AUTOCRATA RUSSO. Milionários de outros países são milionário, não importa a origem do dinheiro, milionário russo é oligarca. A reação de países europeus mais Estados Unidos é a reação do Ocidente. A guerra na Ucrânia serviu pra uma coisa, pelo menos, pra Rússia saber que toda a Europa, mais os Estados Unidos a tem como inimiga. Podem até simular uma falsa amizade, mas consideram a Russia inimiga, e a expansão da OTAN?NATO visa à Russia. Basta um simples exercício de imaginação, qual seria a reação americana,… Read more »

Leandro Costa

Leia o ‘NATO – Russia Founding Act’ de 1997 no qual a Rússia não vê problema com a ‘expansão da OTAN’ para o leste, respeitando o direito de livre associação dos países vizinhos.

Agora parece meio tarde para reclamar.

DanielJr

Quando a guerra acabar, tem a chance dos EUA entubarem 1 ou 2 esquadrões desses para a Ucrânia (dos mais surrados). Muita munição, assistência, e aquele carnezinho no porta luvas que somente o Tio Sam faz pra você.

JJbrasil

faz tempo que não leio tanta baboseira. Avião sem piloto, técnicos e equipe de solo, apoio radar, sem bases pra operar, cobertura antiaérea e sem superioridade aérea…falta quase nada pra funcionar…faltou só combinar com os russos.

Miguel Unamuno

Seriam todos derrubados.

Nemo

Pé no chão; esta na cara que é noticia para causar alarde.
Alem do mais, STINGER e seu irmãozinho, JAVELIN serão a solução! ?

Uilinton Luciano

Anti aérea russa vai acabar com os a10 🙁

Fre

Amigo a ucrania tambem ë um pais asasino. A 8vanos bombardeia o donbass onde morreram 14.000 pessoas. Deixa eles se arrumarem.

Leandro

A Rússia tá fazendo uma operação militar na Ucrânia por causa da OTAN e EUA! Isso parece invisível! Ninguém comenta. O que deveria levar para Ucrânia era uns diplomatas para resolver isso no diálogo mas, os EUA querem guerra, não direta com eles que seria um desastre mas, ucraniano e russos! Era só o palhaço comediante dizer eu não vou entrar na OTAN! Mas, ao invés disso fala para população fazer coquetel molotov. E os grupos neonazistas? E a opressão nos que se sente russos? E as barbaridades que esses grupos fazem e fizeram! Cadê a mídia em cima disso… Read more »

Fre

Acho q agora os fussos dao discriminados e nao gem direito algún. Ha. 8 anos ninguem fez nada por defendelos dos bombardeios fos ucranianos e nacionalistas neonazis. A europa e seu dirigentes o presidente dosceua e os da ucrania sao compplices disso. Inclusivee o comico que ë judeu e debberia daber o que ë persecusao disscriminaçaõ e assassinato e que tem no seu psis partidos politicos ndlnazis e batalhoes militarizados nao de retorica mas de feitos reais.

Cláudio AlfaZebra

No momento acho que estão todos ainda avaliando a chantagem atômica do Putin.
Há vários desdobramentos que poderão rolar, o fato de não ser ainda dá OTAN, não impede o recebimento de armas, o que impede e o fato das aeronaves militares ucranianas serem…russas! Tanto que países ex-Uniao Soviética que tem MiGs e Sua estão mandando pra lá. Acho que o fôlego dos russos e curto e logo partem para a ignorância ou se contentam o o Donestsky-Crimeia-Kherson-Odessa.