Caças F-5E e Gripen C da Royal Thai Air Force (RTAF) na cerimônia de abertura da competição de operações táticas aéreas, em 2 de dezembro.

Os primeiros caças Saab JAS 39C/D da RTAF chegaram ao país em 2011, juntamente com uma aeronave Saab 340 AEW.

Os F-5E Tiger II completaram 40 anos de serviço na RTAF em 2018 e estão passando por uma atualização conhecida como “Programa F-5 Super Tigris” da Elbit Systems.

A atualização transforma o F-5E/F Tiger II em um poderoso caça tático de capacidade de 4ª geração, equipado com recursos operacionais de última geração, como um radar muito mais capaz, suíte de guerra eletrônica, glass cockpit, capacidades avançadas ar-ar e ar-solo e mira montada no capacete.

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Flight_Falcon

Foto que vamos ter em breve em nosso país.
Até a efetiva desativação de nossos Tigres, que prestaram um bom serviço a nossa Força até a chegada do “Grifo”

Carlos Crispim

São caças do mesmo nível, sendo o Gripen mais moderno, mas ambos do século passado, ainda não entramos no siglo XXI.

JT8D

Impressionante. O nível dos comentários está piorando a cada dia

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Henrique

Suprasumo do viralatismo comentando

Cesar

Sim, assim como o Mirage III e o F-22 são do mesmo nível, ambos do século passado.
Assim como o Fusca e o Porsche 959 também…

Carlos Campos

“caças do mesmo nível”, pqp, vc frequenta esse site a bom tempo ainda escreve uma coisa dessas.

Paulo Henrique

Essa pintura do F-5E deixa ele até mais bonito com aparência moderna! hehe

Carlos Campos

agora que você falou isso a FAB vai pintar o F5 para manter ele por mais tempo kkkkkk

Maurício.

Carlos Campos, não dá idéia não, a Leonardo tem um radar Grifo mais moderno, o Grifo E, e o Derby também tem uma versão mais nova, o I-Derby…Vai que alguém da FAB esteja lendo os comentários…rsrsrs.

Tomcat4,3

Muito bacana o arranjo da aeronave no pallet .

Clésio Luiz

A asa em peça única é um recurso para diminuir o peso de aeronaves. Outros casos incluem o F-4 Phantom, Harrier e até o Boeing X-32 da concorrência JSF.

comment image

Last edited 2 anos atrás by Clésio Luiz
Tomcat4,3

Durante um tempo teremos fotos similares por estas bandas, lembrando que nossos Grifo’s são da versão mais moderna e ++capaz . Duas aeronaves de sucesso !!!

Ricardo Rosa Firmino

Será que valeria a pena, a FAB manter um pequeno número de F5 para LIFT??

Tutu

O F-5 é mais difícil de pilotar que o gripen.

Vitor

Gripen tem Fly by wire e nivel de automoção muito superior. O Piloto tem menos a se preocupar com o Gripen do que uma conversão para o F-5. Acho que fui isso que ele quis dizer.

JT8D

Se não me falha a memoria, a afirmação de que o Gripen é fácil de pilotar foi feita por um daqueles dois primeiros pilotos da FAB que foram enviados à Suécia.
Acho que faz sentido, já que o Gripen possui comandos FBW e uma interface homem-máquina muito mais moderna.
São projetos separados por muitas décadas de evolução tecnológia

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Rinaldo Nery

A própria Flygvapnet fala isso.

Carlos Campos

nenhum pouco vaga e superficial, mas é ponto que deve se olhar.

Rinaldo Nery

Um A320/321 é facílimo….

Jorge Contra

Vender logo enquanto voam!

angelo

Aí é covardia….kkkk

Rommelqe

Quais seriam as especificações técnicas dos Super Tigris e como se comparam com os nossos F5BR?

Maurício.

Rommelqe, na parte de mísseis ar-ar ele vai usar o que a FAB usa, Derby e Python, ele vai usar os pods que o AMX usa, que é o Litening III e o Sky Shield, e terá um radar Elta 2032, que equipa os Skyhawk da MB.
Resumindo, pegaram tudo que é de melhor nos aviões da FAB/MB e colocaram nesse F-5, que será melhor que os nossos, até por questões de idade do início da modernização.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Rommelqe

Prezados amigos do Poder Aéreo: não vale uma postagem a respeito da entrega do quinto KC390 para a FAB? Que tal?

Nemo

O F-5 é um senhor velhinho que já deveria estar aposentado, mas ele é lindo.