Entrega do F-35A da Turquia

Entrega do F-35A da Turquia

Entrega do F-35A da Turquia
Entrega do F-35A da Turquia

A Lockheed Martin entregou ontem as duas primeiras aeronaves F-35A Joint Strike Fighter à Força Aérea Turca, mas pela primeira vez desde que o programa começou, em 2001, não emitiu um comunicado de imprensa anunciando este importante marco do programa.

Também não anunciou a controversa entrega no F-35.com, seu site dedicado ao programa, enquanto o Joint Program Office, o agente executivo que administra o programa em nome dos governos participantes, também ignorou o mesmo em seu próprio site, jsf.mil.

O único reconhecimento público de que a entrega realmente ocorreu foi uma declaração da conta do Twitter da Lockheed, reproduzida abaixo.

De acordo com repórteres presentes no evento, a delegação turca que recebeu a aeronave era relativamente de baixa patente.

A agência Anadolu Agensi, serviço oficial da Turquia, forneceu a única reportagem oficial sobre o evento.

FONTE: Defense-Aerospace.com

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSB

Tudo muito confuso sobre esta entrega a turquia … alguém sabe interpretar … !?!??!!? …

HMS TIRELESS

A formalidade foi cumprida. Contudo, as partes envolvidas (LM, escritório conjunto do programa e o MoD turco) estão evitando chamar a atenção.

Humberto

Exato, a LM nem a Força Aérea Turca querem colocar mais lenha na fogueira, a vida segue. Vamos ver se os pilotos turcos vão poder treinar normalmente, isto sim vai demonstrar o futuro do programa F-35 na Turquia.

HMS TIRELESS

Nas próximas semana os jatos vão para a base de Luke no Arizona. Então é bem capaz dos pilotos turcos já estarem nos EUA para o ground school.

Humberto

Já devem estar a um bom tempo, inclusive já devem ter voado nos F-35. Vamos ver o andamento dos treinamento, particularmente acho que não deverá existir alguma restrição, pois isto será um péssimo sinal.
Posso estar enganado mas a priori o problema é político e não de Estado.

Sérgio Luís

Turquia fica na OTAN!

HMS TIRELESS

Ganham mais permanecendo na aliança do que fora Serjão!

Sérgio Luís

Sim lógico!

Antonio

Acho que não adianta mais. Mesmo ficando na OTAN, o problema já está criado. As desavenças políticas e econômicas da Turquia com os EUA são enormes e estão aumentando.
Tarde demais.

Delfim

E a OTAN tb ganha mais com a Turquia que sem está.

Ricardo Bigliazzi

Vamos lá, alguém entrega um treco desse para um inimigo???

Podemos tudo, menos menosprezar a inteligencia dos EUA, mesmo porque tem dois times de vermelho que gastam dezenas de bilhões de dólares para fazer copia barata do que os caras fazem da própria imaginação.

Sempre digo que a URSS devia se preocupar mais com a China do que com o Ocidente (pergunta do dia: alguém conhece um produto “made in Russia” que posso comprar facilmente no Brasil?)

Os Turcos já trabalharam muito essa questão, entre as três potencias a mais “sweet” não são aquelas que vestem camiseta vermelha.

Defensor da Liberdade

Até onde eu saiba a Turquia não é inimiga dos EUA, há umas e outras desavenças, agora inimizade acho exagero da sua parte. E URSS? Cidadão sua mente parou nos anos 70 por acaso? A Turquia participou do desenvolvimento do F-35 esse tempo todo, se fosse para os chinas e os russos saberem de algo, eles já tinha conseguido, até por que estes dois últimos possuem uma eficiente rede de espionagem, poderiam ter conseguido as informações que queiram à muito tempo, se é que eles já não as possuem e estão guardadas à sete chaves para usar na hora certa.

Ricardo Bigliazzi

Meu amigo, faalo em camisa vermelha e camisa azul aqui no blog, sabe como é que é, fica mais facil para dividir as “torcidas”.

Segue o jogo e faça mais aulas de interpretação de texto.

Victor Filipe

Os senhores podem ter certeza o fator decisivo para essa entrega vai acontecer domingo, se o Sultão Turco Erdogan perder as eleições nesse domingo é muito provável que aconteça uma reaproximação da turquia com ocidente e que as entregas aconteçam normalmente, se ele vencer, bom F-35 não ira voar pela turquia.

Tallguiese

Vão deixar o russos e chineses voarem nele isso sim!

Antonio

Agora, já tem dois. rsrsrs

Nilton L Junior

Esse gesto do governo Erdogan ta com jeito de valorização do passe, quem da mais para fica ou para sair da NATO.

rodrigo

A Turquia comprou gato por lebre, um F-35 impossibilitado de atacar sua principal rival Grecia – membro da OTAN, atacar a Arabia Saudita – aliada dos EUA, atacar Israel nem pensar, as bombas nao saem nem das baias, e caso use contra alvos americanos a aeronave se auto-destroi.

Ricardo Bigliazzi

Na boa, os alvos não são os citados em seu post.

Washington Menezes

Se entregarem apenas duas unidades, serão desmontadas na Turquia.

Delfim

Os gringos honram acordos feitos. A LM vai entregar antes da votação na Câmara para consumar o fato. . Se a Turquia desmontar os gringos vão saber. E aí nenhum voará. Cortesia do monitoramento remoto. . Se os EUA vetassem a Turquia ia pegar mal. Os outros sócios do JSF não iam gostar da hipótese de chantagem. Outros potenciais clientes pularam fora. A Sukhoi agradeceria. . Quem tem Bósforo e Dardanelos não fica na mão. . Tio Jacob não deve ter gostado, mas a coisa estava acima de suas possibilidades de pressão. Turquia é OTAN, tem os estreitos, faz fronteira… Read more »

MGNVS

Delfim…
Mais perfeito q isso nao tem jeito.
Acertou no ponto.
So discordo do “Erdogan é phoda”.
O povo turco nas maos de Erdogan vai ter um futuro igual ao povo do Iran, ou seja, Teocracia Fundamentalista.

Antonio

Na verdade. devem torcer para Erdogan ganhar. Caso vença algum partido islâmico radical, o O.M. vai tremer.

gordo

Olha não sei se pegou bem dizer que iam entregar os F-35 “mortos”, melhor seria se não entregasse. Acho que não pega bem para os outros clientes, já que não se sabe ao certo como se “mata” o F-35, foi apenas usando um “controle remoto” ou é algo que deve ser feito com uma intervenção física no caça.? Convenhamos que desde a sua concepção os criticos bateram na tecla de Ele ser uma caça “chipado” que daria pouca autonomia para seus usuários. Agora a questão da Turquia atualmente é reflexo direto da politica dos EUA para o Oriente Médio e… Read more »

C. Silva

Alguém tem dúvida de que o EUA vão enviar ele para a Turquia cheio de “pequenos detalhes” fora de série?

Agora, uma coisa que eu não entendo é para que serviu aquele impedimento do congresso americano. O congresso veta mas a empresa pode vender? A Turquia já deu alguma indicação de que não vai comprar o S400? Que-que-tá-pegando?

JT8D

A Lockheed é tão poderosa que pode até ignorar decisões do congresso americano?

Fernando "Nunão" De Martini

A questão está longe de ser só a Lockheed Martin.
Pelo que li do noticiário americano, o Pentágono e o Depto de Estado são contrários a essa iniciativa de bloqueio do Senado e pretendem continuar com o programa do F-35 para a Turquia. A queda de braço é um bocado mais complexa do que parece.

Delfim

A LM deve entregar o mais rápido possível para tornar o fato consumado e esvaziar a oposição no Congresso.
Depois dos caças entregues, Inês é morta.

Leonardo

São dois cavalos de Tróia que os eles podem ter recebido.. se forem desmontado eles vão saber .é só voa se os americanos quiserem … Lembrando que o sistema operativo é retirado via satélite do aparelho… Imagina a quantidade de informações que um aparelho desse deve recolher em vôo. E repassar aos americanos.. talvez faca parte de uma ampla rede de políticas externa uma nova fase …

Fernando "Nunão" De Martini

“só voa se os americanos quiserem”

Se levar em conta que os aviões em questão foram entregues nos Estados Unidos, para operarem em uma base americana, na qual os pilotos turcos serão treinados usando esses aviões, sim, só voarão se os americanos quiserem botar combustível nos tanques, quiserem autorizar o táxi e depois quiserem autorizar a decolagem…

Antonio

De resto, nada que um bom hacker não resolva.

Carlos Alberto Soares

Gostando ou não as asas são Israeli.

Shalom

HMS TIRELESS

Produzidas pela IAI em suas instalações em Lod.

Defensor da Liberdade

Pagos pelo contribuinte americano trouxa, hauhauahaua.

Israel “putênfsia econômica e militar” que recebe ajuda financeira.

Tadeu Mendes

Defensor da Liberdade,

Israel além de ser superpotencia militar, também é uma potência científica, tecnológica e cultural; coisas que os palestinos jamais serão.

Ao contrário de outros países, que aglutinam uma massa enorme de seres humanos vivendo no limiar da ignorância, Israel possui o maior número de pós-graduados per capita do planeta.

E para te deixar um pouco irritado, milhares de pessoas como eu, fazemos parte de uma organização associada a IDF, e doamos dinheiro para a educação universitária dos soldados israelenses.

Defensor da Liberdade

Continua sendo bizarro a “potência” receber ajuda financeira. E não se esqueça de pagar as “taxes” deste mês, senão Israel fica sem combustível para os Merkavas e os F-16.

Flanker

Você tem uma fixação com esse assunto, não é? Só queria saber o que isso interfere ou influi alguma coisa para alguém que não seja dos EUA ou de Israel. E outra coisa, Israel não depende dessa ajuda financeira para ter sua indústria militar, que é uma das melhores do mundo. Existem judeus pelo mundo todo. Grande número deles nos EUA, os quais são ricos e poderosos investidores, que mandam regularmente dinheiro para Israel. Fora instituições de israelenses e simpatizantes, pelo mundo todo, que investem e ajudam aquele país. O dia em que Israel se encontrar em guerra contra um… Read more »

Antonio

Sim. Até Turquia, Irã, Arábia Saudita, Egito, Paquistão e outros 1 bilhão de muçulmanos acharem que acabou a boa vida, né?

Flanker

Volto a fazer a mesma pergunta que fiz outras vezes para ti e para outros, e ninguém teve culhão pra responder com todas as palavras: Digam que não gostam de Israel e de seu povo! Despejem seu ódio antisemita! É ridículo ficarem fazendo o que fazem! “Uma hora, os países árabes/ muçulmanos vão se unir e acabar com Israel!”…. vcs esquecem que eles já se uniram, já tentaram e levaram chumbo no traseiro. “Ah, mas eram outros tempos, hoje os árabes/muçulmanos são muito mais armados e poderosos!”….só que Israel também é! Desde 1967, 1973, 1982, etc esses países todos “poderiam”… Read more »

Antonio

A questão não é torcer para ‘A’ ou ‘B’. É só para fazer a observação de que não é aconselhável uma religião que tem, no máximo, uns 10 milhões de praticantes ‘bulir’ com outra que tem 1,5 bilhão de praticantes. Algo vai dar errado. Mais cedo ou mais tarde. Temo que o momento esteja chegando.

HMS TIRELESS

Israel não está “bulindo” com ninguém mas sim tem o direito de se defender das agressões sofridas. E se algo já deu e/ou der errado a corda vai arrebentar para o lado dos árabes. O resto é como disse o amigo Flanker ou seja, verborragia e ódio de quem adoraria que o Estado de Israel fosse destruído mas inevitavelmente sempre quebra a cara.

Capa Preta

Agora o Su 57 vai receber um senhor upgrade via muita engenharia reversa.

Coutinho

Só se caiu algum OVNI em territorio russo e foi resgatado em bom estado, porque desmonte de F-35 fora dos E.U.A. nem em jogos de videogame.

João Luiz Passos

Concordo com o Leonardo, ao dizer que a entrega das 2 unidades representam um cavalo de Tróia: se for diagnosticada qualquer tentativa de acesso aos códigos fonte ou tecnologias do F-35, podemos ter certeza de que os militares turcos pró ocidente, receberão sinal verde para um golpe contra Erdogan… Agora, todos sempre pensam que os turcos dariam acesso dos F-35 aos russos. E se a hipótese for reversa: os turcos possibilitando acesso às baterias do S-400, com o intuito de conhecer melhor suas funcionalidades, ou mesmo, a troca de outros segredos militares russos postos a sua disposição, em troca da… Read more »

Antonio

Os poucos militares turcos pró-Ocidente devem ter se mandado após a tentativa de golpe contra Erdogan.
E outra. Pode ‘colar’ o S-400 porque já está chegando o S-500.

Leandro Costa

OFF TOPIC MUITO IMPORTANTE:

https://www.rt.com/usa/430622-air-force-crash-new-mexico/amp/

A-29 caiu perto de Holloman AFB

Delfim

Caiu um A-29 de avaliação do OA-X caiu no Novo México, um tripulante levemente ferido.

Junior

Lembrar que a própria turquia esta desenvolvendo seu programa de caças de 5ª geração (TAI TF-X).

Adler

A Turquia vai operar normalmente seus F-35. Pois participou ativamente do projeto, e independente das aquisições fora da lista de itens made OTAN, não é motivo para tanta histeria. Erdogan sabe que sem estar no bloco, o prejuízo é muito maior. A Turquia deve neste momento de incerteza, afundar o pé na jaca e buscar vetores russos 4++ ou 5+ para garantir sua defesa em caso de embargo dos Estados Unidos.

Diego K

Fodastico mas ainda sim o F-35 é um cavalo de troia, deve ter escutas e links direto para os americanos saberem cada passo e operações dos aliados. Uma força que se dispor só deste vetor estará sujeita a vontade do criador deste.