O caça F-16C Viper do Digital Combat Simulator apresenta a simulação mais realista do F-16C para computadores pessoais (PC), que inclui dinâmicas de voo simuladas com precisão, aviônicos, sensores e sistemas de armas.

Embora o F-16C tenha existido em muitas variantes e configurações em sua história, este módulo simula o F-16C Block 50 como existia no serviço da Força Aérea dos Estados Unidos e da Guarda Nacional Aérea por volta de 2007.

O F-16C foi o primeiro caça operacional dos EUA a utilizar controles fly-by-wire; e projetado para desempenho sustentado de curva de 9G em manobras de combate aéreo de curto alcance (“dogfight”). O F-16 está em produção contínua há mais de quatro décadas, com mais de 4.600 unidades produzidas, e continua a servir nas forças aéreas de mais de 20 nações ao redor do mundo.

Conhecido por sua manobrabilidade e aceleração em combate aéreo de curto alcance, design amigável para o piloto e versatilidade de missão, o F-16C Block 50 também se tornou uma das plataformas SEAD (Supressão de Defesas Aéreas Inimigas) mais bem-sucedidas da Força Aérea dos Estados Unidos, também conhecida como “Wild Weasel”.

Como um Wild Weasel, o piloto do F-16 usa uma combinação de sensores eletrônicos sofisticados e táticas inteligentes – e um pouco de loucura – para localizar e atacar baterias de defesa aérea hostis. Isso é frequentemente feito enquanto se expõe deliberadamente ao engajamento por essas mesmas armas de defesa aérea.

Seja o primeiro a entrar, e o último a sair!

Características principais:

– Cockpit detalhado, totalmente clicável, com 6DOF e modelo externo altamente detalhado.
– Radar de Controle de Fogo APG-68 (com modos ar-ar e ar-terra), Sistema de Alvo HARM, pod de direcionamento Litening II e Sistema de Cuing Montado no Capacete Conjunto (JHMCS).
– As armas ar-ar incluem o canhão Vulcan M61 de 20mm, mísseis de busca de calor AIM-9 Sidewinder e mísseis de radar ativo AIM-120 AMRAAM.
– Uma grande variedade de munições ar-terra, incluindo (mas não se limitando a) mísseis anti-radar AGM-88 HARM, mísseis anti-blindagem Maverick AGM-65 guiados por IR e TV, bombas deslizantes JSOW AGM-154, munições WCMD guiadas por inércia e bombas guiadas a laser Paveway.
– Datalink DL16, proporcionando um alto grau de consciência situacional e trabalho em equipe entre os colegas de esquadrão.
– Receptor de alerta de radar ALR-56M, dispensadores de contramedidas ALE-47 e pods de interferência ALQ-131/184.
– Missões no mapa do Mar Negro ou em um dos muitos mapas de DLC, como o Golfo Pérsico, Síria e mais.
– Jogo cooperativo e competitivo multijogador head-to-head.
– O editor de Missão e Campanha repleto de recursos facilita o conteúdo criado pelo usuário.
– Grande variedade de terra, ar e mar para lutar a favor e contra.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Já posso voar o Viper! Nem preciso ir pra Holloman….

Leandro Costa

Holloman é seco demais. Você não ia gostar mesmo. Melhor voar no conforto do lar, saboreando um Glenlivet. É a mesma coisa, afinal de contas!

Rinaldo Nery

Concordo!

Guacamole

A minha placa de video chora só de ver essa imagem.

Fábio CDC

E a minha que é on-board…

bit_lascado

Tem o Falcon BMS, baseado no jogo Falcon 4.0 que é bem menos exigente em hardware

Natan

Mensagem subliminar do poder aéreo, pra gente já se acostumar com o F-16BR-M.

Calma galera, é brincadeira

Romão

Tá ótimo. O que adianta pedir mais um lote de Gripen sem recheio eletrônico e com o radar Raven (Leonardo) que é menor e com menos capacidade do que o radar dos suecos ?

Last edited 29 dias atrás by Romão
Rinaldo Nery

Explica a diferença dos radares.

BK117

Cada vez que eu leio “F-16” na lista de matérias é um aperto no coração rsrsrsrs

Mas eu até queria. O vetor mais moderno que tenho no DCS é o Mirage 2000. Depois dele, voltar para o F-5 é um horror. Sofro para acertar um tiro rsrsrs. Queria um vetor mais moderno com mísseis de maior alcance (acho o do S530D meio limitante, pelo menos se tivesse um MICA…). Algum dia eu me decido entre o lindo do F-18 e o, eehhhh, F-16.

Thunder

Em breve vai chegar o A-29 e o Eurofighter. O meu desejo é um pacote de expansão do Mirage 2000 C para o -5 .

BK117

Caro Thunder, A-29 oficial? Eu já voei um excelente feito pela comunidade. Não é muito meu estilo, devo dizer. Prefiro jatos. Compartilho do desejo da atualização do Mirage, já ouvi falar que seria feita mas ainda estou esperando. Se chegar, nem vou querer mais F-16 ou F-18.

Thunder

Afirmo! A mesma empresa Razbam Simulations, que desenvolveu o Mirage 2000C, F-15E e harrier. A equipe esteve anos atrás em Manta no Equador para a elaboração do desenvolvimento do A29 para o DCS.
https://www.razbamsimulationsllc.com/super-tucano-wip

Leandro Costa

Thunder, mas pelo que fiquei sabendo, está rolando uma certa briga entre a Razbam e a Eagle Dynamics.

Gui

Boa noite Leandro! Sim. O que ocorre é mais ou menos o seguinte: a Razbam está, de fato, desenvolvendo o módulo do A29. Daí teria entrado em contato com a Força Aérea do Equador pra obter detalhes de operação do ST, e em troca, teria oferecido um simulador personalizado da A29 para a força aérea deles. Ocorre que a Eagle Dynamics não gostou, porque a Razbam estaria comercializando um simulador personalizado para um cliente externo (e não apenas um módulo para DCS) utilizando a tecnologia da Eagle Dynamics, que consiste nas ferramentas proprietárias utilizadas para a modelagem dos aviões e… Read more »

Thunder

Imagino que desenvolver esse tipo de produto é de tamanha complexidade que implica em questões de propriedade intelectual e sigilo. O CEO da Razbam é equatoriano e lembro bem que teve voos de A29 com a equipe de desenvolvimento e acesso a manuais e documentações do A29 que é da Embraer. Resta saber a legalidade disso, mas de toda forma eu estou aguardando o A29 a bastante tempo. Ps tem o cenário do Afeganistão que foi muito bem modelado

https://www.youtube.com/watch?v=ff8H7PF0lG0

Também estou na expectativa das Malvinas e todos os atores envolvidos em 82
comment image

Thunder

Qual o motivo?

Leandro Costa

A Razbam está fazendo um simulador para uma Força Aérea (não lembro qual, mas pode ser a do próprio Equador) utilizando a versão ‘militar’ do DCS, inclusive módulos novos, sem autorização da Eagle Dynamics.

Thunder

obrigado!

Last edited 29 dias atrás by Thunder
BK117

Eu não sabia. Interessante. Obrigado, caro Thunder!

Gui

Eu também! heheheh Mirage 2000-5… imagina

GuiBeck

Nunca tentou o F-15? Ele é barato porque é da safra do Flaming Clifs. Só não faz ar terra, mas é bem legal.

BK117

Caro Gui, já pensei em pegar ele, mas ouvi dizer que essas aeronaves do FC3 são bem limitadas na simulação, não tem cockpit clicável e tal. É verdade? Acabei preferindo comprar o Mirage por ser mais completinho (além de ser meu caça favorito, é claro rsrsrs).

Talvez eu pegue, mas não sou muito fã do F-15, talvez seria mais negócio esperar uma promo boa do F-18.

Gui

Ah sim, é verdade. Por serem de uma geração anterior do simulador, e meio que “portados” para o DCS de versões mais recentes, são um pouco limitados, especialmente em relação aos cockpits clicáveis. Mas dá pra fazer tudo via comandos de teclado. Se puder te dar uma dica, baixa os manuais em PDF dos módulos, e confere como é a operação dos sistemas, daí tu já tem uma idéia se te agrada ou não.. E, também fecho contigo, sou fã do Mirage 2000, mas falta coragem$$$ kkkk abraço!

BK117

Obrigado pela dica, caro Gui!

Orivaldo

Ansioso pelosF16 Viper BR voando pelos céus de Brasília

Marcelo Bardo

Não!

Rodrigo G C Frizoni

uns 30 caças f-16 versão Viper no lugar dos f-5 enquanto se negocia um segundo lote de gripens n seria interessante ?

Leandro Costa

Não.

E que ‘Versão Viper’ é essa?

Marcos Silva

Eu já comecei a torcer muito pelo F-16. O bicho fica bonito até com essa camuflagem horrível da FAB.

Marcos Silva

Pode até ser que o Poder Aéreo diga ao contrário,mas eu acho que vcs,editores,estão torcendo e muito pelo F-16 na FAB…
Kkkkk.
E pior: alimentando o sonho de muitos aqui em ver este belíssimo caça com as cores da FAB.
E acho que até eu! Kkkk

Jefferson Henrique

Bons tempos de DCS! Antes de casar e sair de casa em 2016 eu simulava muito DCS no Pc gamer do meu irmão mais velho. De lá pra cá evoluiu muito! Só que de lá pra cá nunca convenci minha senhora a nos permitir comprar um PC gamer kkkkk
Mas um dia talvez eu retorne aos céus no DCS.

Moriah

Sou dos tempos do F-16 da Janes e da Novalogic… kkk comprar F16 usado é como tentar compará-los com o do DCS hoje… Esse da Novalogic era legal e menos complexo.

https://i.ebayimg.com/thumbs/images/g/vDYAAOSwvP9mU8QC/s-l960.webp

Last edited 29 dias atrás by Moriah
Jefferson Henrique

Esses da Nova Lógico já joguei muito nos anos 2000, o F-22 e o MiG-29 da Nova Logic também.