Sim, o Gripen E da FAB tem uma porta para o probe retrátil de REVO. E ela se abre!
![](https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2024/06/Linha-montagem-Gripen-estacao-2-mont-estrutural-porta-probe-revo-foto-Saab.jpg)
Por Fernando “Nunão” De Martini*
Sei que as leitoras e leitores estão aguardando, muitos com grande ansiedade, as matérias detalhadas sobre a linha de montagem do Gripen em Gavião Peixoto, visitada ontem pelo Poder Aéreo. A primeira das grandes matérias sobre o tema ficou para amanhã, devido à extensão das informações. Porém, para não deixar ninguém órfão de novidades, segue uma resposta também ansiosamente aguardada por todos nós, atingidos diariamente e sem piedade pelas polêmicas e lendas de Internet sobre o Gripen, produzidas sem descanso nesses tempos de fake news digitais.
Você se lembra de toda a comoção pela presença ou ausência do IRST nos caças? Exceto por um ou outro inveterado polemista, o assunto do IRST foi devidamente lacrado por uma profusão de imagens do equipamento instalado. Porém,essa polêmica foi logo substituída por nova questão: afinal, os caças Gripen E/F estão sendo produzidos com o sistema de reabastecimento em voo / REVO? Ora (dizem os incrédulos), ninguém os vê!
Por óbvio, não é fácil ver a sonda / probe do Gripen: desde as versões C/D, ela é retrátil e só é aberta em exercícios de REVO. Até hoje, fotos do sistema no Gripen E só eram vistas em maquetes em tamanho real, como esta da imagem acima, que fotografei na Suécia em 2016. E justamente por isso, as teorias da conspiração começaram, com muitos se recusando a enxergar, em aeronaves reais já entregues e em voo, o local onde o sistema retrátil fica abrigado, assim como os contornos de sua porta. Outros ainda insistem, com veemência, que o compartimento está fechado, aparafusado, extinto, devidamente terraplanado.
Mas todos os seus problemas acabaram. O Poder Aéreo e outras mídias presentes à linha de montagem brasileira do Gripen viram e podem atestar: no segundo caça a avançar na etapa de montagem estrutural, lá estava ela, a porta do sistema retrátil de REVO, instalada. E o mais incrível (para os incrédulos que não darão o braço a torcer) atestamos também que ela se abria e fechava, vejam só, conforme um dos técnicos da Embraer acessava o interior do compartimento. Sua dobradiça funcionava perfeitamente, como pudemos comprovar.
Apenas não tiramos fotos porque câmeras e celulares não eram permitidos para os jornalistas visitantes, dentro da fábrica. Mas a Saab providenciou um excelente fotógrafo oficial que, guiado pelo destino, focou em certo momento na polêmica porta do sistema de reabastecimento em voo. Nosso eterno agradecimento a ele, que com seus cliques comprovou o que só poderíamos atestar pelas palavras.
A porta para o sistema de REVO retrátil está lá, aberta na imagem do topo da matéria (e na ampliação acima) e fechada na foto abaixo, ao lado de painéis de acesso abertos, tendo logo adiante o local onde será instalada a parte frontal da tomada de ar esquerda, em futura etapa da montagem final.
*O editor viajou a Gavião Peixoto a convite da Saab
Caro Sr. Fernando “Nunão” De Martini, como editor de uma fonte de informação tão conceituada como a Trilogia de Defesa não deveria constar matérias com esse tom jocoso. Lembro o fato citado no rodapé da matéria o senhor foi a convite da empresa Saab. Esse espaço já foi utilizado inúmeras vezes como fonte fidedigna para TCC e Teses de mestrado.
Prezado Marcos, a matéria está na categoria humor. Não seja chato.
Amanhã você verá a matéria completa sobre a linha de montagem, sem piada.
Ainda assim, se alguém um dia fizer TCC ou mestrado a respeito de lendas de internet desmascaradas, poderá usar esta aqui como fonte.
Excelente foco e tom!
Tenho que registrar: adorei o tom da matéria.
Tanta coisa para falar e o cidadão me solta essa…
Certamente o caro Marcos teria um infarto se visse os famosos posts da trilogia em 1 de Abril rsrsrs
Melhor não procurar um TCC avaliando o desempenho do Osório na Guerra da Ucrânia. Vai que acha.
🤣
Marcos… a parte mais legal da trilogia é o bom humor de muitos comentários e contribuições. A parte chata são aquelas pessoas que ficam pegando no pé dos desafetos. Acompanho a trilogia desde antes dela ser trilogia…. tem matérias engraçadas, matérias de 01 de abril, cartoons… e tem muita matéria séria e muita polêmica também.. o mais curioso foi uma matéria recente sobre os contratos de pagamento do Gripen, outra coisa que cada um fala o que imagina…. mas quase ninguém se interessou pela matéria por ser árida e indigesta… Também é verdade que alguns colegas já contribuíram com matérias,… Read more »
Também achei o título um tanto infantil
Geralmente, perde a graça explicar uma piada.
Neste caso, em alemão fica mais engraçado.
“Engraçado” e “alemão” na mesma frase é um prodígio!
A piada é esta..riso
Essa questão das línguas é embaçada. Anteontem eu e o fotógrafo da comitiva, na visita a Gavião Peixoto, tentamos explicar um trocadilho em português para um dos executivos da Suécia. Não deu certo. Muita coisa para explicar, ainda mais usando inglês, uma terceira língua, no meio do caminho. Nem tentamos seguir para a piada de como chamar um sueco que tenta fugir do trabalho ou das responsabilidades, ou seja, que dá uma de “Johansen Brassen”. Seria impossível. E olha que ele já estava bem razoável no português, conversando com bom humor tanto em inglês quanto em algumas frases em português.… Read more »
Sr Marcos certamente acreditava que a sonda não existia ou abria.
O “foco” está em separar o conteúdo do humor , mesmo os “ácidos” … rir e aprender ao mesmo tempo.
Marcos não seja sentimental. Nesses tempos atuais as pessoas estão muito sensíveis a qq coisa. Mundo chato ficou o nosso.
Parabéns Nunão !
As pessoas que aqui retornam são porque concordam com os métodos, tons, modelos e textos postados neste espaço.
Toda critica é construtiva, desde que com fundamento e respeito (não que você tenha faltado neste).
Mas os artigos postados na Trilhogia e a quantidade de pessoas que comenta e contribui com os mesmos, só mostra que três sites estão, à tempos, no caminho certo.
—-
Do mais, preciso acessar com mais frequência este espaço Nunão (e olha que o faço quase diariamente, rs) .
Não acredito que esta polêmica sobre o REVO acabei perdendo.
Merlin, talvez não tenha visto porque a polêmica do sistema REVO pipoca aqui e ali, está bem longe do que chegou a discussão sobre o IRST…
Mas se nos blogs da Trilogia (e outros, como pude checar com outros jornalistas) as discussões sobre a existência do sistema REVO retrátil no Gripen E são pontuais, nos grupos de Zap, comentários em vídeos de YouTube e redes sociais em geral a coisa esquenta.
Esta matéria ao menos dá uma chance dos mais sensatos, nessas discussões, jogarem um link na cabeça dos “negasondidas” (gostei dessa!) de plantão.
“Negasondidas”! Caramba, vc está inspirado mesmo!!!🤣🤣🤣
Hehehehehe
O crédito é do Rudney Buarque, que inaugurou o termo aqui nos comentários, aperfeiçoando o “sonda-negacionistas” que o Alexandre já tinha escrito.
O comentário dele está mais abaixo, mas é anterior ao meu:
https://www.aereo.jor.br/2024/06/06/sim-o-gripen-e-da-fab-tem-uma-porta-para-o-probe-retratil-de-revo-e-ela-se-abre/#comment-797164
Para colaborar com essas importantes discussões: “a sonda que assombra”. Rsrsrs
Sr. “Nunão” com todo respeito que tenho pelo vosso excelente trabalho… fica feliz não… espera só para ver… logo logo vai aparecer aquele “cara” que vai chegar dizendo que “essas fotos provam nada.. devem ser montagem de photoshop” :-}
Que venha! Eu vi a porta com esses zóio que a terra há de comer. E tenho testemunhas em outros sites de Defesa igualmente frequentados por essas figuras!
Então Nunao.., vocẽ viu a porta… mas não tinha sonda…
A porta é o que importa.
que me imporrrrta, que me imporrrrta
o seu prrrreconceito que me imporrrrta
Você diz que eu sou muito esquisito
E eu às vezes sinto a sua ira
Mas na verdade assim é que eu fui feito
É só o jeito de um rapaz caipirrrra…
eita São Carlos da porrteira
Falando nisso, deu pra ver a UFSCAR a caminho de Gavião Peixoto.
Universidade de beira de estrada… Riso.
Hehehe
Reparei que não muito longe havia uma grande cervejaria, também de beira de estrada, porém com a valorizada latinha verde e estrela vermelha (opa!). Ou seja, beira de estrada não é demérito.
Mas o foco foi visitar fábrica de beira de pista de pouso, bem melhor.
Nutro a esperança de que meu filho escolha a Federal. E que a federal o escolha!!
Olá André… num acidente do destino, acabado dando aula para ele… riso
Você está com filhinho???? Acho que a Yumi não sabe…
Artur está com 13 anos, fará 14 em novembro, oitavo ano. Há muito tempo não converso com ela!
Se ele escolher um curso de exatas e tiver a sorte de ser aprovado, também será sorte tê-lo como professor
A minha está com 10 anos.. 11 em dezembro.
A Yumi mandou um grande abraço para vocẽ… qualquer hora, peço para entrar aqui na Trilogia para mandar mandar um “oi” para você
Cidade do clima, Cidade sorriso [????!!!!], capital da tecnologia, Boston brasileira…
Rapaz… o clima aqui está seco e quente…
Faz tempo que estou esperando aquele friozão gaúcho aqui.
Eu ia apontar justamente isso. E quando tiver a sonda… será tubo de PVC engana-malandro, já que todos sabemos que a FAB não tem grana para operar aeronave moderna que reabastece no ar. IRST? Pffff… aposto que é uma mega-bola de gude oca!
Tem muito terraplanista que diz que todas as fotos feitas do Espaço que mostram a Terra redonda são computação gráfica, ou usaram “lente olho de peixe”, no caso de fotos feitas da Estação Espacial Internacional… Então, tem também os sonda-negacionistas… kkkkk
Se tem probe, tem quem prove!
Negassondistas…. povo esquisito…
😂😂😂😂
Muito bom…
Phantom,
Fique à vontade para debater essa questão, a matéria serve para isso mesmo.
Para embasar as discussões, sugiro a leitura prévia dessas duas matérias de 2012 que já mencionei em comentário anterior:
https://www.aereo.jor.br/2012/03/11/la-vem-a-cesta-fotos-e-depoimento-sobre-como-e-reabastecer-o-gripen-em-voo/
https://www.aereo.jor.br/2012/03/24/la-vem-a-cesta-parte-2-video-dos-pilotos-tchecos-de-gripen-treinamento-revo/
Caro Nunão: essa portinha aí é pra esconder o verdadeiro IRST?
Não, ela esconde o Phalanx. Mas só no biposto.
No monoposto, ela por enquanto serve para guardar os sprays de tinta verde e cinza, pra futuramente pintar o Gripen com a detestada camuflagem do F-5M.
E o tubo do obus 105mm vai onde???
Olha a resposta,não seja malcriado….kkkk
Está embutido no tubo de pitot
😄😄😄👍👍👍
Lamento, meu caro, mas eu não detesto…
Então junte-se ao clube dos que não a detestam, ao qual pertenço e devo ser um dos fundadores.
Escrevi que a camuflagem do F-5M é detestada, mas não escrevi que a detesto.
Caso estivesse entre os que a detestam, teria escrito detestável ao invés de detestada.
Maldito seja o homem e suas escolhas. A pessoa tem que ser muito louca pra odiar a camuflagem da FAB ela é maravilhosa.
Foi inspirada no desenho do Pica Pau
Solução interessante encontrada nos caças modernos, o sistema de reabastecimento em voo retrátil, além de diminuir o arrasto e melhorar a aerodinâmica, também reduz as superfícies refletoras, contribuindo para a diminuição da seção transversal de radar (RCS).
Tão moderno que os F-8 já tinham tal sistema.
Nos anos 50/60…
“Encontrada nos caças modernos” ≠ “Encontrada somente nos caças modernos”. Onde está o erro lógico da minha frase?
O F-105 tinha tanto o probe retrátil quanto o receptáculo para o flying boom. Foi projetado justamente quando a USAF estava meio que se decidindo o que usaria na aviação tática.
Espero que funcione
Faz sentido ficarem próximas, o que permite compartilhar a tubulação que leva aos tanques
P.S. Mais uma vez, me pergunto o que leva alguém a ser capaz de negativar qualquer post interessante informativo, como o post da foto acima. Aff…
Dificuldade cognitiva
Sempre vão inventar alguma coisa pra reclamar. Daqui a pouco vão falar que não tem motor rsrsrs.
Agora, esse bonézinho aí? Achei bacana. Estranhei o uso dentro da fábrica, mas percebi que é meio diferente, parece ter uma “estrutura”, placas de proteção, sei lá. Talvez seja só impressão minha.
Edição: Achei na internet. Chama “Boné com casquete”. Tem um fino capacete de proteção dentro.
Eu vejo muito o pessoal de abastecimento de aeronaves usando esse tipo de boné nas operações de abastecimentos de aeronaves. Ele tem uma proteção dentro que equivale a um capacete desses de obras. É mais confortável pra quem trabalha num pátio de aeronaves todo concretado e debaixo do sol. Ah, e sobre reclamar de alguma coisa no Gripen, a pauta da vez são as superfícies de controle que foram aumentadas pela SAAB mas só os Gripen suecos estão saindo com elas, os Gripen brasileiros ainda não estão mas a SAAB já avisou que os Gripen daqui ganharão também as novas… Read more »
O 4100 já tem as novas superfícies.
Caro Fernando, essa é a primeira vez que vejo esse tipo de boné. Achei bem interessante.
Quanto às superficies de controle, quando forem instaladas nos aviões operacionais, vai ter gente falando que não receberam e fizeram um puxadinho de papelão e durepoxi pra ficar igual rsrsrsrs
Opa.. este é novo para mim…
Trilogia é cultura….
Vivendo e aprendendo, caro Camargoer rsrsrsrs
Primeiramente, obrigado pela matéria.
Sem querer se chato, mas já sendo:
E se acontecer o pior e, na hora do REVO, essa porta travar? Quais as chances disso acontecer?
Quer dizer…isso já aconteceu alguma vez?
Deve ser baixíssima ainda mais com manutenção, mas como todo sistema é passível de falhas, um trem de pouso é muito mais complexo e não acontece com frequência.
O trem de pouso tem a vantagem de usar a gravidade para abrir.
Boa pergunta…. o trem de pouso tem a opção de usar a gravidade….
Apostando 1$kichute, tem uma mola com trava manual, tipo um afogador (coisa da época do carburador). puxa a cordinha e a sonda pula pra fora, mas não mais como recolher.
agora, o que é mais provável, se a sonda travar, provavelmente o avião volta para uma base mais pŕoxia e abandona a missão..
Acho que o Vulcan durante a Guerra das Malvinas teve um problema com a sonda de reabastecimento, dai ele foi para o aeroporto do Galeão antes de acabar o combustível.
A sonda do Vulcan era fixa. Então ela teve algum problema pra receber o combustível?
Sim. Os Vulcan foram adaptados com as sondas na correria. A possibilidade de algum dar defeito era grande.
Que me recorde, quebrou. Aqui na Triologia tem uma reportagem bem extensa sobre esse episódio.
Em um processo industrial vários elementos podem ter uma configuração de atuação SAFE, por exemplo um relé pode ser desenergizado em alarme/trip, ou seja em condição normal ele recebe alimentação, mas se faltar energia ele atuará como se estivesse em condição de alarme ou trip (quando ele pára aquele equipamento, por exemplo), garantindo a segurança daquele processo ou equipamento. Nesse caso pode ser que p/ essa porta estar fechada seu atuador pneumático ou hidráulico tenha que estar pressurizado, então se ele for atingido em combate ou se tiver um vazamento por falha mecânica, a porta se abrirá e permanecerá assim… Read more »
Acrescento: e se a sonda quebrar e vazar combustível para a admissão do motor? Escrevo somente para atiçar o fogo da fogueira.
Difícil essa possibilidade, já que o sistema está recuado em relação à tomada de ar esquerda. Isso seria mais plausível na maioria das sondas / probes que estão posicionadas no nariz, ou seja, à frente da tomada de ar. Ainda assim, o vazamento nesses casos de quebra tenderia a ser a partir da mangueira e cesta (de onde vem o combustível), não da sonda receptora. E, ainda assim, o fluxo aerodinâmico pode afastar o fluxo da tomada de ar, a não ser que o líquido seja despejado bem à frente dela (e, como escrevi acima, a cesta teoricamente estaria pra… Read more »
Complementando, recomendo a todos a leitura das matérias abaixo, publicadas há 12 anos, sobre campanha tcheca de REVO no Gripen C/D, incluindo depoimentos dos pilotos:
https://www.aereo.jor.br/2012/03/11/la-vem-a-cesta-fotos-e-depoimento-sobre-como-e-reabastecer-o-gripen-em-voo/
https://www.aereo.jor.br/2012/03/24/la-vem-a-cesta-parte-2-video-dos-pilotos-tchecos-de-gripen-treinamento-revo/
Cestou!
Caro Nunão: nestes videos da para ver claramente o movimento oscilatório da mangueira /cesto nos instantes anteriores ao acoplamento. Esta característica foi bem mostrada também naquele post que vcs fizeram a respeito dos ensaios em modelo reduzido do KC390 (pra mim a melhor que vcs postaram por aqui…). A gente percebe também que a mangueira é envolvida por uma espiral formada por fio metálico (tipo uma mola espiral) a qual, certamente, pode ser também modificada em seu passo e no diâmetro/material, a fim de modificar, por exemplo, a frequencia de oscilação, etc. Quando a mangueira é extendida a tendencia é… Read more »
Sim, provavelmente há diferenças entre acoplar na mangueira da esquerda, tendo basicamente apenas a metade da asa do reabastecedor causando interferência no fluxo de ar à esquerda, do que na mangueira da direita, onde a interferência nesse fluxo é de praticamente 2/3 da asa (incluindo motor direito), além da fuselagem e empenagem do reabastecedor.
Já aconteceu com TCel Saito, cmt do Pampa, à época, com o Maj Burnier na ala, sobre a Lagoa dos Patos. O F-5 virou uma bola de fogo, que logo apagou. Por milagre.
Bom, como salvar a aeronave e, antes disso, a tripulação, deve ser a máxima prioridade, imagino (chuto, portanto…) que exista alguma contingência, como abertura forçada, etc. Ela abre “contra” o vento, não? Deve ser como o Camargoer disse: abre a abastece, depois conserta o que estragar.
Esses funcionários não deveriam estar trabalhando com luvas e óculos de proteção? Uma máquina tão moderna sendo manuseada sem cuidado. Pelo menos é o que a imagem sugere.
Charle, provavelmente a equipe de segurança no trabalho (que toda empresa com mais de 20 funcionários deve ter ou contratar alguém para supervisionar) deve ter avaliado que não há necessidade de uso, nem de um nem de outro. Portanto, ficando como opção do colaborador, usar ou não.
Uma das “polêmicas” do Gripen E era que ele tinha o nariz caído, vários “entendidos e especialistas” diziam que era besteira, que era bobagem, que era fake news, no fim das contas, o nariz de fato estava caído, outra “polêmica” é achar que os sistemas de guerra eletrônica do Gripen sueco é o mesmo ou que está no mesmo nível do Gripen da FAB…
Xupa seus “fakiniuszeiros” olhem e contemplem: A majestoza porta-para-o-probe-retratil. Conheçam a Verdade que ela os libertá 🙂
Mas vamos ao que realmente importa, ela é Brasileira ou Sueca ?
A porta é sueca, ou de fornecedor contratado pela Saab sueca, assim como sempre são de fornecimento pela Suécia as seções de armamento da fuselagem (onde fica a porta) e a seção central da fuselagem, onde se instalam as asas. A seção anterior da fuselagem é produzida no Brasil pela Saab Aeronáutica Montagens (SAM) de São Bernardo do Campo (embora a cadência ainda não cubra todos os caças da linha brasileira), assim como a seção posterior e os caixões das asas. Podem equipar tanto caças produzidos na linha sueca quanto na brasileira. Já os cones de cauda e freios aerodinâmicos,… Read more »
O maquinario usado é Braileiro ?
Chinesa. Ou da 25 de Março.
O gripen atingiu o nível máximo Osório de popularidade.
Os incrédulos ainda dirão que não, a “portinha” que se abre deve ser alguma “saída “ de emergência do piloto.
Fico grato em saber que temos uma porta que abre…e fecha!
Demorei, mas só para zuar.
“Não acredito na foto, não consigo ver a aeronave inteira, pode ser de qualquer outro caça”
heheheh