Rússia ganha terreno em Kharkiv com ataques diários de bombas planadoras e a Ucrânia pouco pode fazer a respeito

97

Su-34 com bombas planadoras UMPK

Lançadas do santuário de seu próprio espaço aéreo, a Rússia tem usado bombas planadoras de 1,5 tonelada para ganhar terreno e causar destruição na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. E atualmente, a Ucrânia tem poucas opções para deter esses ataques.

As grandes e baratas bombas russas, adaptadas da era soviética, tornaram-se uma das armas mais eficazes da Rússia na invasão em grande escala. Elas contribuíram para a queda da cidade estratégica de Avdiivka em fevereiro e agora estão sendo usadas diariamente em ataques devastadores em Kharkiv. As autoridades locais têm se referido a elas como uma “super arma”, dizendo que têm dizimado ruas inteiras de uma só vez.

Duas dessas bombas foram usadas em um ataque a uma loja de ferragens lotada em Kharkiv no fim de semana, matando pelo menos 14 pessoas e ferindo dezenas, segundo autoridades ucranianas. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que elas são agora a principal ferramenta da guerra russa.

Zelensky disse que mais de 3.200 bombas guiadas foram usadas contra alvos ucranianos só em abril. As autoridades em Kharkiv disseram à Al Jazeera no fim de semana que as bombas eram lançadas em direção à cidade a cada 10 a 20 minutos.

Os ataques renovados de Moscou no nordeste da Ucrânia ocorrem enquanto Kyiv ainda se recupera do auxílio ocidental estagnado. Zelenskyy alertou que a situação está prestes a piorar, dizendo que as forças de Moscou estão se concentrando para uma nova ofensiva terrestre na região e instando o Ocidente a acelerar o suporte.

As bombas planadoras geralmente começam como “bombas burras” antiquadas, equipadas com kits de asas e sistemas de navegação por satélite para fornecer precisão “inteligente”. A Rússia tem usado seus antigos estoques soviéticos para dar uma nova vida às bombas pesadas FAB-500 e FAB-1500. Essas bombas não são lançadas diretamente de cima, mas suas asas retráteis permitem que elas planem de 50 a 70 quilômetros pelo ar em alta velocidade até atingir um alvo.

VÍDEOS: As bombas planadoras russas e seus efeitos

FONTE: ABC News da Austrália

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

“Zelensky disse que mais de 3.200 bombas guiadas foram usadas contra alvos ucranianos só em abril. As autoridades em Kharkiv disseram à Al Jazeera no fim de semana que as bombas eram lançadas em direção à cidade a cada 10 a 20 minutos.”

País com ampla capacidade industrial é uma coisa, né?

Pelo andar da carruagem, a Ucrânia será o país mais bombardeado desde o Japão na WWII e o Vietnã.

Hcosta

Capacidade industrial somente sobre o kit de guiagem, as bombas já devem ter muitas décadas.

E, segundo fontes ucranianas, mais duas bombas Russas caíram hoje em território Russo, somando 70 nos últimos 3 meses…

Chris

A depedencia ucraniana de ajuda externa chama a atencao…

Na janela que se abriu, onde faltou ate municao, diante dos conflitos politicos internos nos EUA… A Russia cresceu substancialmente na guerra !

Infelizmente nao ha perpectiva nenhuma de que a Ucrania consiga recuperar suas terras… Talvez seja hora de aceitar alguma proposta russa !

Last edited 1 mês atrás by Chris
Willber Rodrigues

Nessa altura do campeonato, eu tenho dúvidas se a Ucrânia tem capacidade de produzir até os uniformes de seus soldados, que dirá munição…

Depender 100% de ajuda dos outros significa que “os outros” tem o poder de decidir o que você vai fazer/não vai fazer com as armas doadas.
A Ucrânia continua lutando com uma mão amarrada nas costas.

Fernando Vieira

Eu tenho dúvidas que a Ucrânia tenha capacidade de formar soldados, que dirá uniformizá-los.

Ontem li uma matéria que homens ucranianos na faixa etária que estão proibidos de deixar o país, por conta da lei marcial, estão enfrentando o frio e a morte para tentar cruzar a fronteira com a Romênia. Eles estão escolhendo isso a ir para o front, então as coisas não devem estar indo muito bem para a Ucrânia.

Willber Rodrigues

Tú vê os vídeos e reportagena das FA’s ucranianas, e se você achar meia dúzia de soldados entre 25 a 35 anos, é muito.
A maioria parece que é de 40 pra cima. Tem vários que parecem que estão beirando os 60 anos.
Ou estão mandando os “velhos”, e poupando a nova geração, ou toda a nova geração já foi, e só sobraram os velhos.

Ambas as possibilidades são bem tristes.

Rui Mendes

Muda de canais, pois eu vejo reportagens com muitos jovens Ucranianos na frente, muitos até de patentes mais altas, mas também se vê gente mais velha, como é normal, em um país que foi invadido, por uma potência mundial, em uma guerra que ao contrário das estimadas 3 a 4 semanas, vai para o terceiro ano e embora o invasor esteja em avanço no terreno, mas lento e na entrada do 3 ano de guerra, ainda não passaram de 25 por cento de território ocupado, sendo muito desses 25 por cento, começaram a ser ocupados em 2014.

Rui Mendes

Isso acontece sempre, quando existem guerras, alguns vão sempre preferir fugir a lutar, mas isso também acontece na Rússia.
Quanto ao resto, nem dá para comentar, tão grande é o absurdo.

Flavio

Mas Fernando, a UE está implantando maneiras de devolvê-los a Ucrânia

Allan Lemos

Infelizmente nao ha perpectiva nenhuma de que a Ucrania consiga recuperar suas terras Nunca houve, os líderes da OTAN, que sem dúvida são muito bem assessorados pelos militares, sabem muito bem disso. O que acontece é que o Ocidente decidiu usar os ucranianos como buchas de canhão, com a anuência do Zelensky. Segundo relatos, os dois lados estavam até tentando o acordo, mas pressionaram a Ucrânia a se retirar da mesa de negociação. Putin pode ter começado a guerra, mas os grandes culpados por este morticínio hoje são o presidente ucraniano e os líderes ocidentais. Mas desde o início eu… Read more »

Willber Rodrigues

Já disse várias vezes: A Ucrânia deveria ter aproveitado a primeira contra-ofensiva, quando suas FA’s estavam no auge, e quando eles tinham recuperado muito território da Rússia, pra negociar. Eles estavam no auge, e mesmo tendo que abrir algumas concessões pros russos, eles conseguiriam estar em boa posição numa mesa de negociações, além de poderem dizer que ganharam a guerra e humilharam os russos. Perderiam 2 dedos, mas salvariam o resto do corpo. Agora já era. O poder de barganha ucraniano diminui a cada dia. O tempo NÃO está a favor dos ucranianos, por mais que queiram pintar um arco-íris… Read more »

Rui Mendes

Putin dix

Elcio

Cara com bom senso, difícil de achar alguém assim

Rui Mendes

A Rússia também está muito dependente da ajuda dos seus amiginhos, em drones, mísseis, artilharia, chips, e muito outro material, que passa pelas sanções. Até a Turquia, que já devia ter sido expulsa da NATO á muito, compra petróleo e gás Russo, mistura com o de outras fontes e tem a falsidade, de o vender para a UE. Realmente a UE anda a dormir, ainda lhes dá milhões de euros aos Turcos e a estados Africanos, para reterem os imigrantes, ainda para mais com esses países não cumprindo com o tratamento a dar a esses imigrantes, que acordaram com a… Read more »

Rui Mendes

E a Alemanha, não conta.
A Ucrânia não tem comparação, com o que principalmente Japão e Alemanha foram bombardeados, na Alemanha houve vagas com centenas de bombardeiros, Americanos de dia e Britânicos durante a noite e em áreas densamente povoadas.

Gustavo

a única arma que funciona dos DOIS lados é a mentira.

Guacamole

Deveriamos começar a verificar o uso de bombas planadoras de maior porte como os russos. Me lembro que ha uns meses atras, eles estavam usando bombas planadoras menores (250 a 500 kilos) e não estava surtindo efeito porque o impacto não acertava exatamente onde era necessário ( as bombas tem um uma margem de erro) e por isso começaram a usara bombas cada vez maiores justamente para que mesmo que erre por alguns metros, a onda de choque destrua a área inteira. Como o Brasil só usa materia baseado no que a OTAN usa, caso queira uma bomba maior, vai… Read more »

Hcosta

A OTAN não terá bombas de 1 ton?
Como o MK.84?

DanielJr

Tem que analisar se o lançador aguenta. Eu não lembro o peso máximo suportado no pilone do Gripen, mas será a baliza para esse investimento. Se isso afeta o uso de tanques alijáveis etc.

Bispo

Esse tipo de arma é para uma guerra específica, trincheiras e bunkers.

O “problema” do Brasil vira pelo mar.

adriano Madureira

Exatamente ! Mas alguns dizem que não, pois eles são nossos parceiros,irmãos e aliados…

Bispo

Países não tem amigos , tem interesses.

Fernando Vieira

Mas a bomba é guiada, daria para ser usada contra um navio. Não teria a efetividade de um míssil mas é melhor que nada visto que hoje só temos o Mansup perna curta e nada de terra que possa ser lançado contra eles.

Hcosta

Só se for um navio ancorado, como o submarino russo.
Como é guiada por GPS, não é eficaz contra alvos em movimento.
Para isso são usadas bombas guiadas por laser, sistemas de vídeo, infravermelhos, etc…

DanielJr

Eu também acho que seria útil um drone em formato de avião mesmo, ou asa voadora, com bombas iguais a essa, simples de construção, planadoras, peso de uns 30 a 70 kg. O drone levaria de duas a quatro bombas dessas. O alvo para elas seriam programadas antes da decolagem ou colocadas em voo, o drone voaria bem alto para dar alcance das munições, pelo valor da aeronave poderia correr riscos perante a AAA e mísseis. O drone seria capaz de retornar para uma nova missão, nem que pouse via para-quedas (mais simples, eu acho). Com poucos milhões poderíamos atingir… Read more »

Henrique A

Até onde eu sei a FAB não tem nada maior que 1000 libras (453kg) pois nenhum de seus vetores realisticamente pode levar algo maior que isso.

A SPICE 1000 é uma bomba planadora muito mais sofisticada do que essa dos russos e foi adquirida pela FAB.

Last edited 1 mês atrás by Henrique A
Fábio de Souza

O Zelensky deveria procurar a Diplomacia , e colocar um fim a essa Guerra. A Cada dia que se passa a Russia , conquista mais territórios e a situação da Ucrânia , só se complica .

Gui

Que troço tosco…. mas parece que funciona, então….

Alexandre

Funciona,e bem! Solução eficaz e barata! Uma guerra é feia por natureza! Não há lugar para concurso de Miss!

Leonardo

Quem gosta de arma bonita são os EUA…

Nilo

Alguns países europeus estão ávidos pela autorização de uso dos recursos financeiro russo em banco europeus e
Americanos, a exemplo da Espanha que conta como a liberação de 1 bi dólares para sua indústria fornecer armas aos ucranianos.
Os ucranianos entra com morte de jovens soldados recrutados a força inclusive no exterior, os espanhóis com armas, os russos financiam.
Na sobra, Negócio lucrativo até para Zelensky rsrsrs.

Diego

Hoje ninguém quer dar o braço a torcer,todos querem ganhar, ninguém quer ceder em nada.
A diplomacia a cada dia que passa esta ficando sem espaço,hoje o que vale e chantagem e ameaças.

sagaz

Isso porque os jovens russos estão ávidos para ir também né!? Inclusive os jovens de 50~60 anos. Os dois lutando com tudo o que tem, mas um lado é o invasor, já o outro defensor.

Nilo

Sabemos que a fugitivos de guerra, assim foi na Guerra do Vietnam. Mas vamos para onde aponta o tamanho do colapso demografico dentro da Ucrânia. Hoje na Alemanha existem 1,1 milhões de cidadãos ucranianos, em toda a Europa 4,8 milhões estão registrados com vistos, quase 6,5 milhões vivem fora do país como refugiados, é de se supor que a maioria deles, homens, estejam na faixa dos 18 aos 60 anos. Kiev deixa de prestar serviços consulares a cidadãos do sexo masculino que vivem no exterior, numa tentativa de forçar homens a voltarem e servirem no Exército. Kiev parou de emitir passaportes para… Read more »

Tiago

Se confiscar os ativos russos , os russos vão confiscar ativos de empresas estrangeiras dentro da Rússia pelo mesmo valor

Gui

Tem muita “arma bonita” do lado russo também. Só falei que o projeto era tosco, muito embora funcione.

Tiago

E funciona para o que foi projetado . Os russos buscam o contato, os ucranianos se agrupam.para a defesa e as bombas caem .
Nada sobra de vida no solo.
Tem vídeos que mostram de perto o impacto dessas bombas . Imagina o que se passa na cabeça dos soldados .

JAC

A necessidade (Guerra) é mãe de todas as invenções. Esta guerra mostra que a inovação vai ditar quem vai sobreviver ou ganhar. Os Ucranianos inovaram com os Drones FPV, que os Russos também implemetaram. Logo os Russos vão trazer bombas de 3 Ton para acabar com prédios inteiros. Sobre os Ucranianos estarem toda hora pedindo ajuda externa, isto já se esgotou. Muitos países estão já cansados disto. Atacar alvos em territórios Russos e a bola da vez. O que os Ucranianos ignoram o fato que a Russia e muito grande e não vai ter ATACMS ou Storm Shadow para fazer… Read more »

Vinicius Momesso

Ataques mais contundentes dentro do território russo, podem justamente aflorar esse sentimento anti ucraniano.

Fernando

Sem falar na possibilidade de a Russia usar nukes, se encher o saco.

Marcos

🇷🇺⚔️🇺🇦Russian Defense Ministry report on the progress of the special military operation 28 May 2024 ▫️Units of the Sever Group of Forces continue advancing to the depth of the enemy’s defenses. Units of AFU 42nd mechanised, 57th mechanized infantry, 3rd tank, and 125th territorial defence brigade were hit near Petropavlovka and Liptsy (Kharkov region). Five counter-attacks of enemy assault groups were repelled close to Volchansk and Staritsa (Kharkov region). The AFU losses amounted to up to 285 Ukrainian troops, three armored fighting vehicles, and six motor vehicles. In the course of the counter-battery warfare, two 155-mm Bogdana self-propelled artillery systems,… Read more »

BraZil

Uma das mais belas aeronaves de combate já fabricadas. A OTAN deveria tê-llo “batizado” de SU34 o belo

Chris

Eu ja acho uma das mais feias… Com essas entradas de ar e a frente “corcunda”… heheh

Mas sao atributos que melhoram a visao dos pilotos e esse estilo “lego” facilita a manutencao e o desenvolvimento de novas variantes.. Me parece escolhas inteligentes !

Last edited 1 mês atrás by Chris
DanielJr

Eu também acho lindo, ainda mais armado com mísseis ar-terra ou ar-mar, cara de bravo. Igual o Gripen E armado com 4x RBS-15, fica brabo.

Cerberosph

Começaram com as fab 250 e fab 500, agora estão usando as fab 1.500. A coisa pode piorar pois no estoque ainda tem as fab 3000 e as fab 9000

Vitor

Vai ser temerário a estreia da FAB 3000.

Bispo

FAB 3000 sei que já “voltou a ativa” mais não vi vídeos dela sendo usada.

BraZil

Bom dia a todos. Pois é Cérbero. A Rússia tem um gigantesco arsenal, que estava inteligentemente adormecido, aguardando uma eventualidade. Nas ex potências da Europa ocidental, isso não existe. O problema com as FAB 3000 e 9000 é também sua maior vantagem, ou seja: são tão gigantescas, que chegam ter seu uso restrito a certas situações e meios aéreos. basta observar o pulinho que os SU34 (feito para atarefa de carregar bombas), dá quando libera sua carga de 04 FAB 1500. Imagina transportando 02 FAB 3000, com menos combustível e menos agilidade, sorte para os Russos, que eles ainda conseguem… Read more »

BraZil

Quando digo “menos combustível” leia-se “menos autonomia”. Grato e abraços

Renato

Esse Zé Lenski precisa pagar caro por ter começado e ainda continuar insistindo nessa guerra catastrófica que está destruindo a Ucrânia, e tudo isso influenciado por interesses obscuros dos EUA e seus comparsas.

Vitor

Ele não tem escolha ou vai ser rifado pelo ocidente ou pelo povo ucraniano .

LUIZ

Qualquer decisão deveria ter tomado no início aceitando a diplomacia. Uma guerra pra recuperar a península da Crimeia e ter o Status de país da OTAN e da União Europeia. Agora ele nem presidente oficial da Ucrânia é mais.

paulo lahr

a cabeça dele vai rolar de qualquer jeito. Que pense no povo dele, pelo menos. mas ele nao tem esse poder, defende interesses maiores

Icarus

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Henrique

“a cabeça dele vai rolar ….”

noss a russia ta tentando fazer isso tem uns 800 dias… ta super funcionando

Real

Quem invadiu foi a rússia! Os Ucranianos fazem muito bem em defenderem-se contra um invasor!

Se um ladrão invadir a sua casa, você dá para ele a sua casa?

Se o Macron petiscar a nossa Amazónia nós damos a Amazónia para o francês, só porque tem arma nuclear?

Pensa antes de falar ________!!!!!

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

LUIZ

Não se pode comparar uma residência com um país de 800k km.Milhares de civis homens ucranianos saíram do país e os que ficaram tão indo a força. Outros tão fugindo pela fronteira da Ucrânia com a Romênia.

Alexandre

Ele não atacou a outra pessoa. Apenas disse de forma franca.
Se esta certo ou errado, é outra coisa.

RESPOSTA DOS EDITORES
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe

Sério que vc não estudou sobre o Euromaidan de 2014? Sabe quem patrocinou? Sabe que tinha um presidente eleito na Ucrânia que foi tirado a força? Acha que a Rússia invadiu a toa?

Henrique

acho que vc só pesquisou o Euromaidan com as fontes russas kkkk

“Acha que a Rússia invadiu a toa?”

kkkkk imagina todo mundo começar um guerra pra todo lado só pq o presidente foge do país e deixa o cargo livre ou é legitimamente ‘impichado’

Marcos Gomez

Sei que você está dando apenas um exemplo sobre uma suposta especulação do presidente francês Emmanoel Macron, tangente a Amazônia, porém tocou num tema essencialmente importante: Muito se discute sobre uma hipotética invasão da Amazônia brasileira por esta constituir um suposto alvo da cobiça das potencias estrangeiras, o que é muito saudável para a garantia da proteção e manutenção das nossas fronteiras, mas poucos brasileiros raciocinam, de fato, sobre como os estrangeiros já exploram e já dominam boa parte do nosso território, bastando saber que tanto o nosso ouro, diamantes, parte do nosso petróleo, terras agricultaveis, bauxita, ferro, alumínio, níquel… Read more »

João Henrique

Vc nem sabe o que está falando,vc sabe que a Ucrânia é o laboratório das drogas dos EUA e da Europa,além de ser o país que é o maior fabricante de drogas e insumos para os seus “aliados”.Se perguntarem porque estão sendo atacados,muitos vão ser sinseros e dizer que o mal”Zelinski”tem que ser retirado da Ucrânia!

Henrique

“Se o Macron petiscar a nossa Amazónia nós damos a Amazónia para o francês”

na visão de uns aqui e do gov SIM… tem que dar a Amazónia pro quaso

até pq o culpado por esse conflito obviamente é o Brasil (na visão de uns aquikkkk)

Rafael Santos

Ele começou esta guerra, ele avançou o território ucraniano em direção às tropas Russas.

adriano Madureira

Não filhão, quem começou a guerra —— EDITADO ——
no momento que instigaram eles a entrar na aliança militar…

Enquanto estavam somente falando em entrar na zona do euro, estava tranquilo, agora os ucranianos que se segurem.

Henrique

outro —— EDITADO —— uqe ahca que quem começo a guerra foi a ucrânia quando tem AMPLO material disponível dos russos atacando sem motivos a ucrânia

“a entrar na aliança militar…”

explica ai a Finlândia na otan e a total vontade zer0 da russia de atacar ela…
obvio que não vai conseguir pq esse tua fanfic é refutada pela russia, mas tenta ai

Marcos

Essa guerra toda mostrou a falta de habilidade dos políticos ucranianos. Caíram no canto da sereia americana… Seria muito mais fácil terem, ainda em 2012, feito reformas estruturantes no estado ucraniano. Poderiam ter implementado um regime federalista. Poderiam ter mantido uma neutralidade à la Finlândia outrora. Poderiam ter construído parcerias de livre comercio com a União Europeia, EUA, China e Rússia sem tomar partido de nenhum. Mas não tomaram conhecimento do tempo. Pensaram estar ainda na década de 90 onde uma Rússia extremamente enfraquecida não teve escolhas quanto a postura equivalente dos estados bálticos e da Polônia. Abriram mão da… Read more »

Renato

Boa Marcos..

Arthur van Ruudens

Senhores Marcos e Renato, vocês estão cobertos de razão. A Ucrânia, desde o golpe de Estado intitulado Euromaidan, vinha peitando a Rússia e ao mesmo tempo querendo desesperadamente servir de capacho para o Ocidente . Agora, estão vendo o resultado dessa política tresloucada e entreguista. Cordiais saudações aos lúcidos.

Hcosta

Em que a realidade vive onde o regime de Putin permitiria aos Ucranianos fazerem isso?
Algo tão evidente ao ponto de ser a razão da EuroMaidan, quando o presidente pró-russo quebrou as promessas eleitorais e fez o que Putin mandou, ou seja, cancelou um acordo comercial com a UE.

Putin nunca deixou de interferir na Ucrânia, com ameaças constantes, cortes de energia, tentativas de assassinato, etc…
E a razão das várias revoluções para deixarem de ser uma colónia do regime russo.

Marcos

Por isso eu disse que faltou habilidade politica. Acordos comerciais que favorecem os dois lados são fáceis de serem construídos. Acordos que favorecem apenas um lado são difíceis de serem implementados A Rússia se opôs a entrada da Ucrânia na Otan e na União europeia. Nunca se opôs a que a Ucrânia comercializasse com quem quer que fosse. Mas na cabeça dos lideres ucranianos eles tinham uma chance de se unir a Otan e à UE sem que a Rússia fizesse nada. Foi uma grande ilusão. Abriram mão da paz por um sonho que não era factível. Se nada mudar… Read more »

Hcosta

Em que mundo vive? O regime Russo sempre controlou a Ucrânia e, sim, impediu vários acordos com a UE e outras entidades desde sempre. Mas explique a razão desta 2ª invasão, se a entrada na OTAN e UE já estava bloqueada desde 2014, até por países como a Alemanha, e pelo fato de haver “disputas” territoriais? O povo Ucraniano, como se pode perceber pela receção dada aos soldados Russos, não quer continuar a ser um capacho da Rússia que tem como resultado inevitável a pobreza, corrupção e a humilhação. O que está em causa é Putin manter-se no poder. Basta… Read more »

Leonardo

Acreditaram que iriam entrar na OTAN e na UE…

Fernando Vieira

Mas não foi ele que começou essa guerra.

Heinz

É cada —— EDITADO ——que eu leio nesse blog. só rindo mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leandro Costa

Eu não falo mais nada. Dizem que não se deve dar atenção à —— EDITADO ——, então fico quieto. Mas é brabo mesmo.

Renato

Que belas contribuições ao debate.
Estou impressionado.. Provavelmente até mudarei de opinião.

Last edited 1 mês atrás by Renato
Henrique

não é pra mudar… alguém tem que continuar postado as fanfics da super ucrania marvadona que atacou a pobrezinha russia indefesa

Renato

Falou o grande Henrique e seus super comentários sensacionais..
Pode deixar, vou anotar sua opinião que é muito importante para mim..

AVISO DOS EDITORES A TODOS:

ESTE FOI O QUINTO COMENTÁRIO SEGUIDO, DESTA SEQUÊNCIA, SEM QUALQUER UTILIDADE PARA O DEBATE, APENAS COM PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS ENTRE OS COMENTARISTAS.

VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by Renato
Leonardo

A Ucrânia pode fazer muito, na verdade…

LUIZ

Ela pode fazer muito com a ajuda externa.

Leonardo

Na verdade, ela pode negociar o encerramento do conflito diretamente.

Icarus

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Bruno

Holodomor ZéLinsky deve iniciar negociações imediatamente a fim de preservação do que sobrou do povo ucraniano.

Henrique

KKKKKKKKKKK
agora os caras vão negar que Rússia cometeu um genocídio comprovado na Ucrânia

JHF

OFF topic: Um F35 acabou de cair pouco depois da decolagem. Até agora nenhuma informação sobre possíveis causas…

MGNVS

Eu sinceramente nao sei como o presidente Zelensky se deixou envolver pelo jogo sujo dos EUA. Fica a cada dia mais evidente que os EUA manipularam a Ukrayna para provocar a Russia. Imaginem se no passado, a URSS colocasse o México no Pacto de Varsovia com a intenção de instalar armas e misseis de medio e longo alcance ali só para provocar os EUA? Qual seria a reação dos EUA? O que aconteceu quando a URSS instalou misseis em Cuba? A mesma coisa os EUA fizeram com a Ukrayna, usaram o país como bucha de canhão para tentar destruir a… Read more »

Sergio Machado

Zelensky e sua trupe, assim como a OTAN, tem intere$$e$. O povo e o Exército que se dane.

Last edited 1 mês atrás by Sergio Machado
Henrique

descreveu a Russia ai

Jonathan Pôrto

A Rússia só quer pedaços da Ucrânia, não o país todo, vide Georgia!! Culpada é a OTAN e Zelenske por esse conflito continuar!! O povo Ucraniano pediu prosperidade na União Europeia, não o ingresso na OTAN como insistiram governos que assumiram após queda de Victor Yanukovych em 2014

Marcos

Temos que reconhecer a coragem e determinação dos ucranianos nessa guerra.
Muito provavelmente outros países já teriam capitulado.
Infelizmente uma guerra precisa de mais que coragem, determinação e valor moral para ser vencida.

Paulo Cesar Tenório Cavalcanti

Melhor deixar os Eslavos se entenderem! Melhor perder a Ucrânia a perder o resto do mundo! O ocidente deveria ficar quieto nessa guerra!

Comte. Nogueira

As 4 detonações em linha reta, do segundo vídeo, chama a atenção pela precisão. Aparentemente, era um lugar ermo, mas aquele alinhamento de vegetação deveria esconder algo bem valioso.

Manus Ferrum

A bomba aerea sendo reinventada.

Flavio

O Brasil precisa estudar e tirar lições desse conflito.

José de Oliveira Motta

A Rússia é a maior máquina de guerra do mundo.