A Saab recebeu um pedido da Administração de Material de Defesa Sueca (FMV) para a aquisição de pods adicionais de designação de alvos LITENING 5, incluindo capacidades de manutenção. O pedido está avaliado em 390 milhões de SEK

O LITENING 5 é usado na designação precisa de alvos por meio de mira a laser e rastreamento de alvos. A FMV já havia encomendado esta versão do LDP para o Gripen E, e agora também estão integrados no Gripen C/D. Este pedido inclui os pods adicionais, manutenção e peças de reposição.

“Ao construir uma capacidade de manutenção para esta versão do pod de designação de alvos, a Saab está garantindo que as Forças Armadas Suecas possam mantê-los dentro das fronteiras da Suécia”, diz Lars Tossman, chefe da área de negócios de Aeronáutica da Saab.

Os pods e as capacidades de manutenção serão entregues à FMV em 2026.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar nações a proteger suas populações e contribuir para a segurança das pessoas e comunidades. Com 22.000 funcionários qualificados, a Saab desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas aeronáuticos avançados, armas, sistemas de comando e controle, sensores e sistemas submarinos. A Saab tem sua sede na Suécia, mas com operações globais onde faz parte das capacidades de defesa de muitas nações.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo99

E as entregas dos GRIPENS para a fab quando ocorreram?

Fernando "Nunão" De Martini

A última foi em dezembro.

Bueno

O Gripen E usará este pods designação de alvos externamente ou já vem integrado na fuselagem ?

Leandro Costa

Da matéria:

A FMV já havia encomendado esta versão do LDP para o Gripen E, e agora também estão integrados no Gripen C/D.”

RPiletti

Salvo engano, é externo.

Fernando "Nunão" De Martini

Externamente. Há um pilone extra na fuselagem dianteira (próximo à tomada de ar dianteira) especificamente para isso, desde as versões anteriores.

É a estação número 4 na configuração abaixo, do Gripen E:

comment image

Bueno

Obrigado Nunão! A duvida surgiu devido as criticas de um colega forista aos entusiastas que gostam do F-18 e que aventara a dotação dele a MB , em um dos seus argumentos que o F-18 é obsoleto pois o sistemas de guerra eletrônica é tudo em PODs…. segue a duvida: Quer dizer que terão versões do Gripen E sem IRST para alguns clientes , que poderão optar pelo uso Pods em um momento oportuno de grana etc? Ou a plataforma do Gripen E por ser pequena para ter todos os componentes de guerra eletronica embarcados necessita de um POD externo… Read more »

Last edited 26 dias atrás by Bueno
Fernando "Nunão" De Martini

Bueno, Acho que você está misturando as coisas. O IRST do Gripen é otimizado (incluindo o seu posicionamento na parte superior do nariz) para emprego ar-ar, detectando alvos de forma passiva. O pod Litening é uma solução completa para designar alvos em terra, incluindo sensores e designadores laser. É outra coisa, e já é empregado há muito tempo e por diversas aeronaves. Pods de guerra eletrônica são outra coisa ainda, eles se somam aos sistemas de guerra eletrônica existentes na aeronave para incluir capacidades de proteger não só a própria aeronave, mas uma esquadrilha realizando determinada missão, provendo ataque eletrônico… Read more »

Bueno

Maravilha!!

Então Temos ai o novíssimo Gripen E com Pods Litening que amplia a sua capacidade de designar alvos, agora em terra… Ou seja ,as unidades que utilizarem o Gripen para ataque ao solo usarão estes Pods! acho que entendi, pelo-menos o básico

Nem tudo é tão preto no tranco como alguns afirmam…

Valeu!!

Fernando "Nunão" De Martini

Da mesma forma que os A-1M da FAB usam pods de designação de alvos em missões de ataque e pods de reconhecimento em missões de reconhecimento.

Bueno

Obrigado..
O aprendizado é constante e o conhecimento acumulativo!

Rubens Sommer Junior

Acho bonito o visual, pintura, dos caças Gripen suecos.

Fernando "Nunão" De Martini

Essa pintura da aeronave da matéria, de fato, é bem bonita.

Mas está aplicada num protótipo/ avião de testes para o desenvolvimento.

Os caças Gripen E de série em produção para a Suécia (e um dele já entregue, embora ainda esteja numa unidade de desenvolvimento de doutrina e não em esquadrão de caça) seguem basicamente o padrão de pintura dos que estão sendo entregues à FAB.

Diego Tarses Cardoso

Cara, esses pods são legais, uma peça que se conseguíssemos fazer parecido agregaria muito ao Brasil tanto em independência quanto exportações.