F-39E Gripen na Base Aérea de Belém. Foto: @giovanycruzspotter

O caça Saab F-39E Gripen FAB 4100 estará presente no evento “Portões Abertos da Base Aérea de Belém” – 2024, no próximo domingo (24/3).

O F-39E será pela primeira vez apresentado ao público com mísseis IRIS-T nas pontas das asas. O avião, que voou de Gavião Peixoto (SP) para Belém (PA) direto, está na configuração de traslado, com dois tanques externos subalares.

VÍDEO: F-39E Gripen na Base Aérea de Belém

FOTO DO GRIPEN: @giovanycruzspotter

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sulamericano

A FAB tem muito a ensinar a MB e ao Exercito com o evento dos Portões Abertos.
É sempre muito gratificante ir nos Portões Abertos.

Paulo Montezuma

Aqui em Fortaleza, apesar de ter sido divulgado no calendário oficial, não teve ano passado e nem ninguém da base sabia que teria esse evento.

Tutor

Pois é. E não devem esquecer que existem interior, cidades médias e pequenas que também contam com aeroportos ou aeródromos, e que poderiam receber eventos desse tipo. Quase sempre só vemos isso em capitais e nas cidades sedes de base aérea.

Rinaldo Nery

Amigo, por isso se chama “Portões Abertos”. O foco é fazer na própria Base, trazer a população para dentro da organização militar. Já participei em outros aeródromos (Limeira, Franca, Sorocaba). Mas aí é o aeroclube local quem organiza. Cobra do teu prefeito.

Last edited 1 mês atrás by Rinaldo Nery
Marcos

sukhoi killer ta perto da Venezuela.

Alexandre Galante

O Gripen será o maior distribuidor de peças e componentes de Sukhoi na América do Sul.

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Galante
Meireles

Vamos ver o que foi dito pelo blog antes de receberem a verba de patrocínio, e o que estão falando agora depois de receberem a verba de patrocínio, esse blog é um 🌈…

https://www.aereo.jor.br/2016/10/09/o-armamento-dos-sukhoi-su-30-mk2-venezuelanos/

Fernando "Nunão" De Martini

Deixe de besteira.

Ter anúncios desta ou daquela empresa nunca impediu este site de publicar matérias sobre vantagens de outras aeronaves de não anunciantes.

Na época dessa matéria que você colocou link (2016) sobre armas de Sukhois venezuelanos, a Saab já era anunciante há muito tempo.

Você vai ter que trolar melhor do que isso. Aliás, não vai: se não me engano você já foi bloqueado por trolagem, vou verificar se algum problema do sistema lhe desbloqueou.

Gilson

Eu fico pensando quando é que o Gripen, estará totalmente operacional na FAB. Quantos teste ainda será preciso para saber se esse ou aquele equipamento estará pronto para o combate. Pelo que eu li, antes da fabricação da aeronave todos os testes foram feitos e aprovados, agora tem que refazer tudo novamente?

Rinaldo Nery

Acredito que a Suécia não tenha clima quente e úmido para fazer esses testes ambientais lá. De gelo já fizeram.

Douglas Rodrigues

Será que todos os testes foram feitos? Você por exemplo, já viu mostrarem o reabastecimento de um Gripen através de um KC-390? É a primeira vez que se vê o Iris-T nas pontas das asas de um Gripen da FAB, e as outras bombas e mísseis (o meteor ao menos)? A FAB possui 7 caças que estão sendo testados em diferentes temperaturas, umidades, condições, e tudo isso vai para a prancheta/papel ou computador para daqui um ou dois anos declarar o FOC do caça. Mas isso não é exclusividade do F-39, o KC-390 passou pelos mesmos testes e pela mesma… Read more »

Camargoer.

Eu acredito que sempre existirão testes para serem feitos…. É um processo de melhoria continuada

Fernando "Nunão" De Martini

Gilson, isso é certificação, com etapas. Até onde sei, a certificação inicial (IOC), para emprego ar-ar, será neste ano.
Há diversas matérias sobre certificações aqui no site, você pode conferir no campo busca.

Bueno

é a estreia do Gripen em portões aberto?

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Renato

Não, já se apresentou em Anápolis.

Bueno

Então, estático é a 2ºX

Fernando "Nunão" De Martini

No ano passado também houve apresentação (passagens a baixa altitude) na AFA, em Pirassununga / SP.

Jorgemateus77

“Baixa”

Fernando "Nunão" De Martini

Baixa altitude.
Não confundir com rasante.

Solskhaer

Próxima base aérea para testes: Manaus

Rinaldo Nery

O piloto que transladou o primeiro Mirage 2000 pro Brasil esqueceu de ligar o desembaçador na descida, em Dakkar, e, com o pára brisas embaçado, danificou o trem principal no pouso. Deu troca.

rosario

caramba,nunca tinha ouvido falar deste insidente, por pouco nao perdemos um mirage sem se quer ter entrado em espaco aereo brazuca.

Nunes Neto

Estamos no inverno amazônico, período menos quente do ano, porém é chuva todo dia,muita chuva, umidade acima de 90% em região de mata, aqui só têm 2 estações do ano: Uma que chove o dia todo ( janeiro a maio) outra que chove todo dia ( junho a dezembro). A maior estiagem de Belém foi no máximo 4 dias sem chuva, sempre chove ,nem que seja 10 minutos.

Nunes Neto

Ainda tá pontual as 14h

Gynaviacao

Kkkkkkk, eu tbm tava reparando isso, tava vendo pra reconhecer como seria a apresentação, (se ele sair do chão no dia)

Gynaviacao

Lembrando que esse Gripen é da SAAB/FAB e não só dá FAB, provavelmente esse teste está sendo 100% bancado pela SAAB pra ver a reação da aeronave no clima extremamente úmido, então eu iria com mente limpa esperando tudo ou nada, talvez liberem a aeronave pra fazer um display nunca visto antes, ou talvez só liberem pra uma decolagem e algumas arremetidas igual em Anapolis, ou talvez nem saia do chão 🙊

Last edited 1 mês atrás by Gynaviacao
Heinz

Deveria ter um esquadrão de Gripens permanentemente em Belém.

Santamariense

Se a aeronave se comportar bem, com bom desempenho de seus sensores, sistemas e equipamentos em local de alta temperatura e umidade, talvez no futuro, um esquadrão seja baseado lá.

Heinz

De fato, precisamos dar mais atenção ao norte.

Natan

parabéns pelo seu comentário, esse tipo de texto é muito bom pois nos ensina novos conhecimentos, vivendo e aprendendo

Augusto
rommelqe

Caro Augusto: esse video/link é de qual data? Obrigado.

Fernando "Nunão" De Martini

A informação está no próprio vídeo. Foi publicado ontem no YouTube.

Last edited 1 mês atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Augusto

Nunão, você que é editor já deve ter percebido que anda pairando pela trilogia um espírito de porco que negativa todo e qualquer comentário, como é o caso dos comentários deste diálogo. Sei que conseguem detectá-lo. Por quê não bloqueá-lo?

Fernando "Nunão" De Martini

Curtidas e descurtidas são anônimas, diferentemente dos comentários.

rosario

no video aparece um helicoptero dentro do hangar que nao consegui identificar ,me pareceu ser um HM-1A panther do exercito.outra o bandeirulha e operado permanentemente em belem?

Fernando "Nunão" De Martini

Belém abriga o 3º/7º Grupo de Aviação da FAB, com P-95M Bandeirulha. Também abriga destacamento do EB do futuro 5º BAvEx e o esquadrão HU-41 da MB, ambos com helicópteros H225M.

Augusto

rommelqe, é de ontem (18/3/24).

Saudações.

Jorgemateus77

E foi um baita portões abertos
Cheio de bandera e Brasília pra induzir os visitantes ao sono 😴😴

hitoera

Tá desse jeito mesmo, eu nem perco mais meu tempo.

rosario

e o que eu ja comentei aqui em outros posts, os portoes abertos aqui no brasil nao tem nada alem de exposicoes estaticas.aqui em anapolis cada vez menos tem voos de demonstracao .e so a esquadrilha da fumaca e um caca que decola e 1 hora depois pousa e estaciona no patio. e so.

Jorgemateus77

mais morto impossível
e nossa força aérea não faz nem questão de se importar
no entanto, quiserá esse fosse o pior problema da fab….

Frederico

As FAs precisam melhorar MUITO a comunicação com o povo, instigá-lo, aproximarem-se. Aqui(Vitória, ES), vira e mexe, os navios da MB passam o fds no porto. Só que podiam aproveitar de forma muito melhor a interação com o público, informando-o, pondo estandes de souvenires temáticos dos navios…Além de chamar o interesse popular, certamente arregimentaria uma quantidade apreciável de fundos.
Mas a sensação é que existe um distanciamento e não há vontade de encurtá-lo. Esses eventos de portões abertos podiam ser itinerantes, e não feitos apenas onde haja aeródromos militares.

icaro

parece que há um terceiro pilone entre a fuselagem e o tanque subalar

Fernando "Nunão" De Martini

É uma das portas do trem de pouso principal que está aberta.

rosario

nao fazia ideia de tantos detalhes de operacao de uma aeronave.e eu que achava que sabia alguma coisa de aviao de caca.