Guerra na Ucrânia ataca princípios da Carta da ONU e prejudica seriamente agenda global para o progresso

KARIN WALLENSTEEN
Embaixadora da Suécia no Brasil

A invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia nas primeiras horas do dia 24 de fevereiro de 2022 expôs ao mundo o que um regime agressivo e autoritário é capaz de fazer. Desde então, a Rússia tem tido como alvos escolas, hospitais, indústrias, produção agrícola, infraestrutura civil e mais. Trata-se de um ataque à soberania e à prosperidade da livre Ucrânia, bem como à Carta das Nações Unidas e ao direito internacional. A agressão russa impactou fundamentalmente a situação de segurança no norte da Europa.

Antes da invasão da Ucrânia, em dezembro de 2021, a Rússia emitiu demandas para limitar a expansão da Otan e estabeleceu condições para as atividades da organização. Diante da ameaça que a agressão russa representa para a Suécia, para nossos Estados vizinhos, para a Europa e para a ordem mundial internacional, concluímos que o que melhor serve nosso forte desejo por segurança e paz é a adesão aos países democráticos que compõem a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Em 7 de março, essa adesão foi concedida à Suécia.

De acordo com a Carta da ONU, “todos os membros deverão abster-se, em suas relações internacionais, da ameaça ou uso da força contra a integridade territorial ou independência política de qualquer Estado” (artigo 2.4). O direito soberano de cada Estado de fazer suas próprias escolhas de política de segurança está no cerne do direito internacional. Por 200 anos, a Suécia usou esse direito para permanecer neutra. Nenhum país, grande ou pequeno, próximo ou distante, poderia nos dizer qual deveria ser nossa política externa, de segurança ou defesa. Cabia a nós –e somente a nós– decidir.

Com o propósito de poder nos defender, a Suécia construiu uma forte indústria de defesa, sendo uma das empresas de sucesso a Saab, responsável pelo caça Gripen sueco-brasileiro.

Exercendo o direito de fazer nossas próprias escolhas de política de segurança, o governo do partido dos operários, os sociais-democratas, solicitou a adesão à Otan em 2022. Este ato teve amplo apoio público, e um forte respaldo multipartidário. A decisão histórica encerrou o não alinhamento militar da Suécia, que datava de 1812. Com a mudança de governo no segundo semestre de 2022, a Suécia manteve o curso, com o agora governo conservador-liberal liderando a entrada na Otan, totalmente apoiado pelo partido dos trabalhadores.

Como princípio, mas também com base em nossa história, a Suécia acredita firmemente no direito soberano de cada nação de fazer suas próprias decisões de política de segurança. “Garantias de segurança” ou “zonas de segurança” não podem ser impostas a Estados independentes.

Manter uma ordem mundial baseada em regras fundamentadas na Carta da ONU e no direito internacional é fundamental para a paz, segurança, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade. O direito dos Estados à integridade territorial, à soberania e a escolher livremente seus próprios arranjos de segurança não é negociável.

A agressão da Rússia contra a Ucrânia, suas violações ao direito internacional, a desconsideração pela segurança europeia e a evidente oposição do presidente Vladimir Putin a sociedades livres, abertas e democráticas deterioraram significativamente a situação de segurança na vizinhança imediata da Suécia e no resto da Europa. A ameaça russa de uso de armas nucleares vai muito além da Europa –e muito além das gerações atuais.

Agora, estamos no terceiro ano da guerra em larga escala da Rússia contra a Ucrânia, e as consequências estendem-se muito além da Ucrânia. A guerra afeta a segurança energética, cadeias de suprimentos, estabilidade macrofinanceira, inflação e crescimento. As ações da Rússia agravaram a crise alimentar global, causando fome e desnutrição. Um bloqueio contra entregas de grãos pelo Mar Negro destruiu deliberadamente grãos ucranianos e infraestrutura portuária, limitando o fornecimento de alimentos para muitos, incluindo os mais vulneráveis do mundo.

Num momento em que o mundo se beneficiaria enormemente combatendo a fome, a pobreza e a desigualdade, promovendo o desenvolvimento sustentável e lutando contra a mudança climática, a agenda global para o progresso foi seriamente prejudicada por essa guerra ilegal e em larga escala da Rússia contra a Ucrânia. O ritmo da redução da pobreza diminuiu, as necessidades humanitárias estão crescendo, e a mudança climática está acelerando.

A Suécia permanecerá comprometida em fazer sua parte para enfrentar esses desafios. Nossa assistência oficial ao desenvolvimento é generosa. Somos um dos poucos países do mundo que alcançam a meta da ONU de 0,7% da Renda Nacional Bruta em assistência ao desenvolvimento.

Nossa adesão à Otan e apoio inabalável à Ucrânia não alteram nosso compromisso em enfrentar outros desafios globais. Também não muda nossa cooperação em defesa com outros países –sendo o Brasil o mais importante deles fora dos países da Otan. Suécia e Brasil continuarão a desenvolver e usar juntos o caça Gripen.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

Eu ei,
quantos países formam a OTAN?
40, 43 ou mais?
E não conseguem segurar um país apenas.
Isso mostra o quanto a Rússia é grande.

Monarquista

Tu está sendo irônico, não?

PACRF

A Rússia não é muito grande, é simplesmente a maior extensão territorial do mundo. Razão pela qual não havia a necessidade de tentar anexar a Ucrânia. No entanto, com os delírios imperialistas do Dimitri Medvedev, parece que eles querem ir muito mais longe.

Rosi

Esqueceu que a maior ameaças contra a Rússia vem da Fronteira com a Europa e não do seu território.

Leandro Costa

Essa maior ameaça seria a prosperidade econômica Européia alastrando para as fronteiras da Rússia? Só pode. Porque ameaça militar era zero.

Chris

Pra se ter uma ideia… Ate a guerra… Os EUA nem posicionavam caças militares próximos a fronteira… So os europeus… Pra não provocar os russos !

Fabio Mayer

Ameaça? A Europa comprava o gás russo a preço de mercado internacional, investia na Rússia de tal modo que ela enriquecia a olhos vistos e NUNCA fez qualquer ameaça militar, até porque a OTAN é uma aliança defensiva. A ameaça foi criada pelo maluco Putin para justificar seus delírios ditatoriais.

H.Saito

Nenhum país europeu pretende invadir ou sequer atacar a Rússia.
Tudo o que está acontecendo é pura doença mental dos ditadores russos e seus fãs.

Nilo

a Rússia Não Pretende Invadir Nenhum país europeu ou sequer atacar.
Tudo o que está acontecendo é pura doença mental do Senil presidente americano e seus fãs. (momento besteirol)

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Marcos

A Rússia não tenta anexar a Ucrânia por querer aumentar suas extensões territoriais.
O que a Rússia busca são fronteiras protegidas.
Devido particularidades da geografia russa e ucraniana aquela região foi a mais invadida e anexada da historia da humanidade.
O que os russos querem é crescer até atingirem barreiras naturais
O desejo russo na Europa Central é atingir os Cárpatos.
No Sul os Bálcãs.
Na Ásia Central as montanhas do Afeganistão, Paquistão e Irã..
Na Europa Setentrional o Báltico

Em suma: Barreiras naturais que dificultem ou impeçam invasões.

Leandro Costa

Existe uma barreira artificial que protege muito bem as fronteiras Russas. Chama-se: Armamento nuclear.

Marcos

Além da fronteira europeia a fronteira mais vulnerável da Rússia é justamente com a China. Existem uma infinidade de bases russas próximas a essa fronteira…
Apesar das Nukes…
Caso os Ucranianos possuíssem os meios eles se absteriam de fazer ataques a Moscou?

Rui Mendes

Delírio Russo.

Alecs

A Rússia é o maior país em extensão territorial e só! O jênio vai acabar com a economia russa e com a população. Putin não passa de um grande covarde, corrupto e um louco fascista.

Realista

O jênio vai acabar com a economia russa e com a população ”

Deixa a paixão de lado vamos falar da realidade = PIB da Rússia cresceu 3,7% .

Dixon

Sem suas armas nucleares a Russia é um “Canadá” no que se trata de forças armadas.

JHF

P Canadá com armas nucleares seria uma “Rússia”? Não.

Mirade1969

A tá, por isso que ela gastou tanto para isso. Tenta invadir? os últimos que tentaram não ficaram muito bem…

Dixon

Tu acha mesmo que hoje a Russia poderia se defender de um ataque da OTAN sem utilizar armas nucleares? OTAN apenas com forças “convencionais” Vs Russia sem armas nucleares?

Underground

Bom… a Ucrânia tá segurando.

Paulo Sollo

“todos os membros deverão abster-se, em suas relações internacionais, da ameaça ou uso da força contra a integridade territorial ou independência política de qualquer Estado” (artigo 2.4)”

Este é o trecho que os eua e seus parças sempre usaram como papel higiênico…

Rafael Aires

Esse artigo vale para quem está fora da OTAN.

Fabricio Lustosa

É demais né cara….. A locomotiva dessa aliança militar, os EUA, são e incorrem exatamente em tudo de “ruim” elevado ao quadrado do que essa senhora disse no artigo. É de vomitar como esse pessoal usa de um virtuosismo aparente, para enganar tolos é claro, para concluir ou pavimentar o caminho para objetivos que são exatamente o que eles dizem ser contra no que falam e escrevem. Perceba a “importância” que ela dá a ONU e ao “direito internacional”, não preciso nem citar casos atuais, inclusive, em que essa “importância” e “humanismo” que ela tenta aparentar vai totalmente pelo ralo… Read more »

MMerlin

Não confunda a resolução de conflitos por parte da ONU com os tratados definidos por quem faz parte da OTAN. Se a Ucrânia fizesse parte desse segundo, todos os países que fazem parte seriam obrigados a entrar diretamente no conflito. A primeira está desmoralizada politicamente devido a sua falta de eficiência. E é muito fácil culpar EUA e países europeus. Nessa incompetência (voluntária diga-se, de todos os envolvidos) inclua também a Rússia e a China. No fim das contas, o que existe são interesses de cada pais. Apenas isso. Referente a notícia que você posto, já tinha lido também. Essa… Read more »

Monarquista

A Rússia (e sua política conservadora) tem os maiores indices de abortos, alcoolismo, consumo de drogas, violência doméstica, maior taxa de homocídios, etc, de toda Europa. Sua população só cai igual a todos os europeus, mas com território muito maior (menos densidade). Como assim a Europa está de metástese, e a Rússia, com piores indices em tudo que é de ruim, nao?

Fabricio Lustosa

“A Rússia (e sua política conservadora)” essa política conservadora que tem conseguido manter a unidade da Federação Russa, do contrário o ocidente, representado militarmente pela OTAN que tem a Rússia como alvo prioritário, já teria alcançado seu objetivo: o esfacelamento da Rússia em vários estados governados por puppets. “tem os maiores indices de abortos” Interromper a gravidez de forma legal é um direito em praticamente toda a União Europeia. Ao todo, 41 países (87%) já legalizaram o aborto na Europa, incluindo as cinco principais economias do continente: Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha. https://agoraeuropa.com/paises/aborto-e-direito-legal-para-9-em-cada-10-mulheres-na-europa/ Foram registados 104 mil abortos… Read more »

Monarquista

Teu primeiro link fala de legalidade, não indice.

Teu segundo link nõ inclui a Rússia na pesquisa.

Teu terceiro link inclui a Rússia em terceira, sendo que tu mesmo diz que a Bielorússia é praticamente Rússia.

Teu quarto link tá quebrado.

Tu lê os links qu compartilha?

Alecs

“É de vomitar como esse pessoal usa de um virtuosismo aparente, para enganar tolos é claro, para concluir ou pavimentar o caminho para objetivos que são exatamente o que eles dizem ser contra no que falam e escrevem.” Se referiu ao governo russo né?

Leandro Costa

Ele poderia estar se referindo ao governo Brasileiro também. Qualquer um deles.

Alecs

Exato!

Rosi

Verdades ditas.
O Haite é um grande exemplo do humanismo apregoado pela ONU e seu maior patrocinador os EUA…
Este povo não tem alma; eles tentam roubar as dos outros povos….

PACRF

Decisão de Estado se toma assim: com amplo apoio político e popular.

Roberto da Silva Rocha

A OTAN foi constituída para estabelecimento da paz entre seus membros por isso deveria convidar a Rússia ou aceitar seu estudo, em lugar de criar espectros de ameaças ocultas e místicas

F-5

Como é????
Preciso me aposentar,,,,

DanielJr

Já convidaram (ou consideraram convidar) a Rússia a participar da OTAN, lá pelos anos 90. Não sei o que deu errado.

MMerlin

Jamais. Tal convite nunca aconteceu. Mesmo porque, um dos objetivos da criação da OTAN foi para combater a expansão soviética pós WW2.

MGNVS

MMerlin, isso realmente aconteceu em meados de 1991/1997 mas os EUA se recusaram a ratificar o tratado que propunha a adesao da Russia a UE e tambem a OTAN. Na epoca, a Russia, sob o comando de Boris Iéltsin, corria o risco de se fragmentar em varios pequenos países devido a crise economica pós queda do comunismo. Imagine voce, uma Russia fragmentada, com Tchechenia, Daguestao ou Inguchetia possuindo armas nucleares? Seria um pesadelo atomico essas armas nas maos de terroristas. Por isso houve essa proposição de entrada da Russia na OTAN. Procure no Google noticias dessa epoca. Segue abaixo um… Read more »

MMerlin

Uma coisa é a Rússia ser convidada a ser integrada como um país membro da OTAN. Outra bem diferente é um tratado de colaboração OTAN-Rússia que tem um intuito diferente, voltado para a melhora de relacionamento entre as partes.
Independente disso, desconhecia a assinatura desse ato-fundador. O link agrega informações MGNVS.

MGNVS
Last edited 1 mês atrás by MGNVS
Monarquista

QUÊ?

Rafael Gustavo de Oliveira

Entendo que a Otan precisou da união soviética para existir por décadas, mas com o declínio do bloco soviético e surgimento da Rússia este perdeu espaço e a Otan aumentou sua influencia para manter sua própria existência, se pegar matérias entre 2000/2010 verá que vivemos tempos de paz ao ponto de países realmente desmantelar suas forças armadas e aconteceu uma aproximação russa com o ocidente a ponto de acontecer exercícios em conjunto, nessa mesma época houve questionamento da existência da Otan senão me engano impulsionado pelos alemães. Refletindo um pouco acredito que não precisava da Otan ter admitido novos membros… Read more »

Monarquista

A Otan é uma aliança defensiva. Tudo o que ela impede é uma agressão. Se um país da Otan ataca outro de fora, a Otan não se mete.

Ou seja, se um desses países atacarem a Rússia, ninguém se mete, mas se a Rússia atacar…

Então você está sugerindo que, se os países do leste europeu não quisessem “provocar” a Rússia, deveriam ficar indefesos?

Rafael Gustavo de Oliveira

Você acha Israel é indefeso? leia meu texto novamente…estou dizendo que esses países ex bloco soviético deveriam ser respeitados como um Estado soberano e não assinar alianças com Fulano, Sicrano ou Beltrano….alianças sempre acenderão alertas no bloco oposto, intencionalmente ou não desestabilizaram a região.

Last edited 1 mês atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Monarquista

A Rússia respeitou seus vizinhos, alguma vez, como estados soberanos? A Geórgia e Ucrânia não estavam em bloco nenhum, e veja o que aconteceu. os Bálticos estão, e nada aconteceu.

Parece para os países vizinhos da Rússia, e de qualquer pessoa que tenha ao menos 2 neuronios, que sempre é melhor estar em um bloco do que confiar na boa vontade russa.

Rafael Gustavo de Oliveira

“A Rússia respeitou seus vizinhos, alguma vez, como estados soberanos?” não, de maneira alguma….a Polônia aprendeu a lição como deveria ser com os outros ex soviéticos, estruturou seu exercito porque sentiu na pele as campanhas tanto orientais quanto ocidentais, mesmo signatária da Otan, não confia plenamente no acordo porque sabe que é um país que está sendo usado como escudo, outro exemplo de sucesso é a própria Suécia, de fato nada justifica o que a Rússia fez, eles atacaram e atacam os ingênuos, desestruturados e democraticamente vulneráveis como Estado, eles não fazem nada contra os fortes. A Otan expandiu suas… Read more »

Monarquista

Boa vontade? Algum país é obrigado a entrar na Otan? A Otan expande suas “fronteiras” ou são os países que pedem para entrar?

Você acha realmente que uma Letônia, sozinha, conseguiria se defender de uma agressão russa?

E a minha maior curiosidade: como os alemães domianm os poloneses? Tipo, a Polônia precisa pegar autorização da Alemanha para alguma coisa, ou pagar impostos, ou seguir a cartilha alemã, ou algo assim?

Rafael Gustavo de Oliveira

“Você acha realmente que uma Letônia, sozinha, conseguiria se defender de uma agressão russa?” foi o mesmo questionamento que fizeram do Afeganistão em 1979

Rafael Gustavo de Oliveira

Alianças militares devem ser feitas em tempos de guerra, fazer alianças militares em tempos de paz só levam a uma corrida armamentista.

Monarquista

Claro, vamos espérar ser invadidos para então buscar aliados. Faz todo sentido.

Hcosta

A ameaça da União Soviética deu lugar às ameaças terroristas o que levou a uma transformação das forças armadas, favorecendo a sua profissionalização, especialização e mobilidade. E também levou a uma redução nos números e na produção de munições, veículos pesados, etc… Agora voltamos às ameaças tradicionais, de estado contra estado… E, na Europa, a Rússia nunca deixou de ser uma ameaça, a questão era qual a melhor forma para lidar com esta ameaça. E Putin ultrapassou as linhas vermelhas… Expansão da OTAN (que aconteceu há 20 anos) e a entrada da Ucrânia nunca foram os motivos destas invasões. Basta… Read more »

Rodolfo

A OTAN é uma aliança da guerra fria criada para proteger a Europa Ocidental da ameaça soviética. Deveria não ter expandido ou terminado com o fim da guerra fria.

O Putin diz que perguntou ao Clinton e mais tarde ao Bush se a Russia poderia ser aceita na aliança, ambos os presidentes teriam sido instruídos a recusar a oferta russa… isso é o que o Putin afirmou algumas vezes, a última vez durante a entrevista com o jornalista Tucker Carlson.

Monarquista

A Rússia atacou a Geórgia e a Ucrânia, países que não são da OTAN. Não atacou nenhum país da OTAN.

A OTAN, hoje, faz-se mais necessária que nunca para os países do leste europeu.

Nilo

“A invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia nas primeiras horas do dia 24 de fevereiro de 2022 expôs ao mundo o que um regime agressivo e autoritário é capaz de fazer.” Está é uma narrativa que persiste, contada milhares de vezes, que se torna verdade, para as análises simplistas. Afinal em que momento a Suécia representa um perigo a longo prazo ou curto prazo que leve a uma invasão Russa?, a chegada da OTAN e a metodologia americana das primaveras, e agora as portas da Rússia demonstra o contrario. Uma bandeira que leva os Suecos e Finlandeses a… Read more »

CR Sertão

Foto bonita deste caça… os Pilotos Brasileiros estão gostando? No linguajar automobilístico( Gripen opinião do Dono).

Fernando "Nunão" De Martini

Sim

Rodolfo

Alguma chance dos Gripens da FAB participarem de algum Red Flag no futuro? Acho que a última vez foi em 2008.

Fernando "Nunão" De Martini

Não vejo qualquer razão para não participarem no futuro.

Rinaldo Nery

Não gostaram muito do câmbio CVT de seis marchas…

Fabio Araujo

Se a Rússia quer acabar com a OTAN não é fazendo ameaças e invadindo vizinhos que vai conseguir isso. Antes dessa invasão da Ucrânia de 2022 a OTAN estava em crise com os países questionando os gastos com a OTAN e começando a surgir vozes contra a OTAN nos países membros. Aí a Rússia invade a Ucrânia ameaça a Polônia, a Finlândia e a Suécia. Finlândia e Suécia onde a maioria da população sempre se opuseram a entrada na OTAN se sentem ameaçadas opinião popular muda e se antes eram conta passam a exigir a entrada na OTAN. A maioria… Read more »

Hcosta

Opiniões contra a existência da OTAN só ouvi de pessoas de extrema esquerda. Coisa diferente é a forma como é utilizada como ferramenta política, na maioria das vezes para ser usada como braço armado da UE/EUA.
Criticar os gastos com a OTAN, exceto o teto de gastos, não me parece que sejam muito comuns
.

Fabio Araujo

Mas muitos países europeus estavam com governos de esquerda e vinham diminuindo os investimentos em defesa e no rastro disso o pessoal mais extrema-esquerda anti-OTAN mesmo sendo minoria começaram a ganhar aliados, a tendência era em alguns anosa própria existência da OTAN ter risco. A pandemia aumentou ainda mais as vozes contra investimentos em defesa.

Fabio Mayer

Putin pode não saber, mas o alto comando de suas forças armadas sabe que, se atacar a OTAN, perderá a guerra. Mesmo a um custo terrível para ambos os lados, mesmo com destruição nuclear, mesmo com o destroçamento da economia do planeta inteiro, mesmo assim, a Rússia não venceria a OTAN, e provavelmente encontraria um adversário a mais, a China, para quem não interessa ver sua clientela destruída e um mundo em caos… Só atacou a Ucrania porque sabia que a OTAN não interviria diretamente, estava testando uma teoria segundo a qual poderia remontar a URSS, abrindo mão dos antigos… Read more »

Bueno

“enormemente combatendo a fome, a pobreza e a desigualdade, promovendo o desenvolvimento sustentável e lutando contra a mudança climática, a agenda global para o progresso foi seriamente prejudicada por essa guerra ilegal e em larga escala da Rússia contra a Ucrânia. “ A Hipocrisia desta gente que se passa por limpinhos é de dar náuseas Onde este pessoal vive, onde eles estavam , não viram a miseraria causada pela guerra contra a soberania da Síria praticada por membros da OTAN. a pobreza , miséria e mortes devido a Guerra que fizeram contra a Líbia , diversas agressões a nações soberanas, atos… Read more »

Fabio Mayer

Mas a pobreza, a miséria e as mortes causadas na Ucrânia, não tem problema, né?

Abimael

Está guerra está mostrando que a Mãe Rússia, apesar de estar cometendo muitos fiascos no campo de batalha, se trata de uma nação com uma predisposição infinita para o sacrifício. Eles parecem não se importar em ir à guerra. Duvido que algum jovem britânico ou francês, dos dias atuais, teria disposição igual e largaria os seus confortos da vida para se sacrificar no campo de batalha. E assim segue, enfrentando sozinha a OTAN inteira. Muitas vezes fico pensando: que tipo de educação deve ser dada a uma nação para que seus filhos cresçam com tal amor à pátria, consciência de… Read more »

Fabio Mayer

Milhares russos fugiram ou tentaram fugir do pais no inicio da guerra, porque não acreditavam em Putin ou simplesmente por serem covades e não quererem ser engajados. A “mãe Rússia” é o que sempre foi: um estado policialesco e ditatorial, que não hesita em mandar seus cidadãos para um matadouro por um capricho de seu governante ditatorial de plantão. É assim desde Ivan, o Terrível, nunca mudou! A “mãe Rússia” é uma madrasta cheia de más intenções.

Leandro Costa

A aposta de dois grandes ditadores foi justamente essa. O do bigodinho na Alemanha achava que as democracias liberais estavam repletas de jovens acomodados e que mesmo declarando Guerra aos EUA, nada adiantaria porque não lutariam. O outro, o do bigodão Russo, acreditava a mesma coisa. Que era simples questão de tempo até se corroerem por dentro, até ser invadido pelo cara do bigodinho, aí foi correndo pedir ajuda. E recebeu essa ajuda. A Rússia ainda não enfrentou a OTAN. E provavelmente (e torço por isso) que nunca enfrente, justamente porque ele sabe que o buraco é mais embaixo. Ainda… Read more »

Marcelo Baptista

Isto me lembra o post
https://www.naval.com.br/blog/2024/03/04/a-guerra-e-brutalmente-honesta-chame-a-assim/

Os pessoal sangue nos olhos, acham que todos são fracos, menos eles.
O ser humano muda em situações de estrese, quem diria que os baixinhos do Vietnam seriam tão aguerridos?

leonidas

A Suécia entrou na Otan pois os governos europeus atuais primam pelo histerismo. Ela e a Finlândia conviveram com a URSS imensamente mais poderosa que a Rússia em plena guerra fria e não ocorreu nada. Mas com governos woke e nocivos as interesses nacionais (características destes governos com destaque absoluto para o da Alemanha) eles acreditaram que a Rússia cujo PIB era menor que o Brasileiro antes da guerra tinha realmente capacidade militar para se expandir em direção as nações escandinavas e não só isso, para o Báltico e até mesmo o Leste Europeu. Quando a gente sai desse delírio… Read more »

Santamariense

“… a Rússia cujo PIB era menor que o Brasileiro antes da guerra…”

O PIB russo era menor que o brasileiro antes da guerra, e continua sendo:

PI 2023:

Brasil: 2,19 trilhões de dólares
rússia: 1,91 trilhão de dólares

MGNVS

No meu ponto de vista, esse foi um grande erro da Suécia e da Finlândia. Esses dois países, juntos com a Dinamarca, Noruega e Islândia já fazem parte do Conselho Nórdico (Nordic Council) junto com a Groelândia, Ilhas Faroe e Aland. Como o Conselho Nórdico promove ações de integração mutua entre todos esses países e como Noruega e Dinamarca são membros da OTAN, então, qualquer ataque a um destes estados pela Russia envolveria também um dos países membros da OTAN. Duvido muito que a Russia atacasse a Finlândia ou a Suécia se o Conselho Nórdico emitisse uma nota aberta em… Read more »

Santamariense

Se antes da entrada desses 2 países na OTAN eles já possuíam defesa mútua, inclusive com os membros da OTAN, o que muda, para pior, com a entrada deles na Organização?

MGNVS

Nada muda, a nao ser o status de neutralidade da Suécia, fato esse que vem desde a 2 Guerra Mundial. E olha que a Suécia ficou nesse status mesmo frente a URSS que era bem mais forte militarmente do que a Russia.

sergio S.

Fiz uma rápida pesquisa sobre esse conselho nórdico, e não achei nada sobre cláusulas que obriguem a defesa da Suécia ou a Finlândia em caso de ataque. Se parece mais com um tipo de acordo similar ao Mercosul. Nesse caso, se fossem atacados e os outros países decidissem ajudar, a Otan não poderia ser acionado, pois seu acionamento é permitido apenas se algum membro da Otan for atacado ( território), ou estou errado?

MGNVS

Sergio, a OTAN poderia sim ser acionada porque a Noruega, Islandia e Dinamarca sao membros fundadores da Aliança, e um ataque ao Conselho Nórdico implicaria em ataque a todos os membros, mesmo ele sendo um conselho mais economico. Seria o mesmo que a Russia atacasse a UE, onde a sede fica na Belgica, e a Belgica faz parte da OTAN. Mas igual eu escrevi antes, deveria haver um comunicado conjunto entre OTAN e Conselho Nórdico para deixar clara essa opção para a Russia.