Missão ocorreu durante a manhã desta segunda (29/01), a 110 quilômetros de Boa Vista (RR)

A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou, na manhã desta segunda-feira (29/01), a cerca de 110 quilômetros a oeste de Boa Vista, capital de Roraima (RR), uma aeronave de modelo Cessna 182, em suspeita de tráfego aéreo ilícito na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), espaço sobrejacente e adjacente à Terra Indígena Yanomami. Aeronaves E-99, R-99 e A-29 Super Tucano foram empregadas na missão em conjunto com a Polícia Federal (PF).

O avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. Por estar descumprindo as regras da ZIDA, conforme previsto no Decreto 11.405 de 30 de janeiro de 2023, a aeronave foi classificada como suspeita e o piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

Após descumprimento das ordens do piloto da FAB, foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV). Nesse momento, a aeronave fez um pouso em uma pista de terra. Um helicóptero da FAB, o H-60 Black Hawk, também foi empregado para o transporte de militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista (GSD-BV) e de Agentes da PF. Posteriormente à realização das Medidas de Controle de Solo (MCS), a Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave. O piloto evadiu-se do local após o pouso.

 

Saiba mais sobre a ZIDA

Com base no Decreto Presidencial N° 11.405, de 30 de janeiro de 2023, a Força Aérea Brasileira ativou, em fevereiro de 2023, uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo da região norte do país. A medida teve por finalidade incrementar a capacidade de Defesa Aérea em uma área que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR).

De acordo com o dispositivo, a ZIDA é composta por: uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida (Área Vermelha), cabendo ao Comando da Aeronáutica a adoção das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando no Território Nacional.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Excelente trabalho da FAB, protegendo nossa fronteira…tem que ser assim

PACRF

Ao constatar que seu comentário foi também negativado, é possível depreender-se que há frequentadores do blog que não desejam ver as FAs cumprindo sua principal missão: proteger a integridade de nosso território. Se o piloto desse avião estivesse agindo corretamente, teria atendido aos contatos feitos pelos pilotos da FAB e cumprido as ordens recebidas. Aliás, vale lembrar, que essa aeronave estava com sua matrícula cancelada pela ANAC. Tudo ilegal.

Vitor Botafogo

é impressionante a contaminação aqui “se passando por maioria”. Aparecem em ondas coordenadas mas não estão no dia a dia.
Mas ainda acredito que a maioria é ponderada. obrigado pelo seu comentário. Muito pertinente.

Rinaldo Nery

Há muitos aqui, muitos mesmo, que nutrem um ódio gratuito pela FAB. Quero crer que por motivos pessoais, a maioria. Toda matéria sobre a FAB negativam e criticam, algumas vezes justificadamente, mas, na maioria, sem embasamento algum. Criticam por criticar.Lembro-me dum desenho animado que assistia quando criança, do coelho que era xerife. Tinha um ajudante que vivia reclamando: ¨óh vida, óh céus¨. São esses.

Rinaldo Nery

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/42088/DIVULGA%C3%87%C3%83O%20CIENT%C3%8DFICA%20-%20Pesquisas%20do%20ITA%20s%C3%A3o%20destaques%20em%20revistas%20internacionais
Se o blog fizer uma matéria sobre essa notícia, alguns deles irão criticar, com certeza. O Cel Gustavo, Guardião, é um dos pioneiros do 2°/6° GAV. Mente brilhante.

Felipe Morais

Qual é a matéria? Fiquei curioso, rs.
Está dando em uma página sem nada …

Rinaldo Nery

Artigos do PPGAO (ITA) publicados em revistas internacionais.

Camargoer.

Xerfe Ricochete… e o ajudante era o Blaublau.

(o Xerife era muito agitado.. devia usar algum estimulante)

https://www.youtube.com/watch?v=hpvtfLx8-j4

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Mig25

Mas esse bordão “oh vida, oh céus”, era da hiena Hardy, sempre pessimista e negativa…

Rinaldo Nery

Esse mesmo! Grato.

Rinaldo Nery

Tenho um companheiro de turma que foi apelidado de Blaublau lá na EPCAR, em 1980. Até hoje, 43 anos depois, é chamado pelo apelido. Bons tempos em que apelidar alguém não era bullying…

Camargoer.

Todos meus amigos da graduação tinham apelido… desde o Zumbi, passando pelo Tio Chico, indo até a Smurfete. Inclusive eu, que era o Bacuri.

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Jota

Postei no local errado.

Last edited 2 meses atrás by Jota
Mig25

Essa era a Hiena Hardy, Rinaldo.

Rinaldo Nery

Tem razão. Mas o ajudante do xerife Ricochete também reclamava muito. Grato.

Camargoer.

Oh vida, Oh céu, Oh azar… isso não vai dar certo.

Rodrigo

E olha que sou crítico e chato, mas ação assim dá FAB não tem como criticar.. é o caminho certo e foi tudo bem realizado.

Salomon

Imagine ter 2 Tucanos atirando a seu lado e mandando ordens pela fonia. Deve dar um medo absurdo. É bem conhecida a missão dessa aeronave invasora, mas bem que poderiam derrubar unzinho, para ver se ficam mais educados.

Rinaldo Nery

Alguns já foram derrubados. Não em Roraima. No Mato Grosso.

PACRF

Esse avião interceptado estava a serviço do tráfico: ouro, pedras preciosas, armas, drogas, animais exóticos ou apoiando o contrabando de madeira. Nossas FAs estão reocupando a Amazônia, que se encontra nas mãos do crime organizado. No entanto, como pode ser comprovado por esse fato, basta querer, que os resultados aparecem.

Camargoer.

Sò uma correção. Animais exóticos são aqueles que não existem no Brasil e podem ser comercializados aqui. O grave é o contrabando de espécies nativas, que são levadas ilegalmente para o exterior. Nisso se incluem aves, mamíferos, primatas, répteis, peixes….

O contrabando de madeira é feito por meio de documentação falsa.

Não há produção de cocaína no Brasil, mas o paíse é um grande consumidor e rota para o tráfico para a Europa. A maioria destes aviões está ligada ao tráfico de cocaína.

Vocẽ tem razão sobre o contrabando de ouro ilegal e peras preciosas para o exterior.

Rinaldo Nery

Já há produção de cocaína em território nacional. Faz tempo.

Camargoer.

A produção de cocaína depende das plantações de coca, o que não é tão trivial. A maior parte da cocaína consumida no Brasil (o país é o terceiro maior consumidor de cocaína do mundo) e da cocaína contrabandeada para a Europa (a cocaína para os EUA segue outro caminho) é produzida fora do Brasil, Por causa do volume, ela vem praticamente pura. A mistura com outros produtos (inclusive alguns medicamentos anestésicos) é feita no Brasil, assim como a produção de crack também a partir da cocaína pura. Tem um relatório da Agência sobre drogas da ONU muito bom. Lembro de… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Rinaldo Nery

Grato pelo link. Mas passei parte do meu tempo de FAB combatendo isso. Tenho amigos delegados na PF. Sei como funciona. Produzem uma pequena quantidade aqui, sim. Até em centros urbanos.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Acho que escrevemos a mesma coisa. Eu mencionei que a maior parte da cocaína consumida e que passa pelo Brasil rumo á Europa é produzida fora, enquanto que vocẽ mencionou que uma pequena parte é produzida aqui.

Enfim, falamos a mesma coisa.

Bispo

Deviam fechar de vez o espaço aéreo em áreas de garimpo que são reservas , indígenas ou florestais, entrou nem avisa parte para o abate.

Garimpo sem fluxo de mantimentos e combustível não existe.

Last edited 2 meses atrás by Bispo
RPiletti

No dia que fizerem isto o garimpo ilegal some da Amazônia. Seria um dinheiro muito melhor investido…

Jorgemateus77

Se fosse na Venezuela já teriam abatido sem entrar na fonia.
Isso me lembra um caso de uns anos atrás aonde um monomotor pilotado por um brasileiro foi abatido pela Força Aérea Venezuelana, com o pressuposto de se tratar de tráfico. O corpo do piloto foi encontrado carbonizado e a aeronave em pedaços, mas curiosamente e estranhamente a Polícia venezuelana achou os sacos com maconha intactos e sem terem sofrido combustão. Curioso……

Last edited 2 meses atrás by Jorgemateus77
Groosp

Brrrrrrrrrr!

Observador atento

A reportagem não citou o que a aeronave estava transportando. Achei falha! A aeronave foi apreendida por que? Um esforço de 5 aeronaves da FAB (2 ST, 1 He, 1 E99 e 1 R99), disparo de munição, filmagem e … onde está o resultado? Toda a operação foi elogiável, não quero desmerecer. Só não entendi por que não foi apresentado o material que foi apreendido no interior da aeronave em atividade irregular ou ilegal. Um grande esforço literário para indicar o local da interceptação, mas nem uma linha sobre o local da pista onde a aeronave pousou. Foi em terras… Read more »

Heinz

não precisa ter nada dentro para ser um aeronave hostil, sem plano de voo, entrou no espaço aéreo sem permissão, eu teria abatido as duas aeronaves.

Camargoer.

Caro. Existe um procedimento definido em lei. 1) primeiro o contato visual. 2) tentativa de contado por radio em uma determinada frequência informada pelo piloto da FAB. 3) disparos de advertẽncia. 4) derrubada.

Todos estes passos precisam estar registrados.

O piloto da FAB não pode abater a aeronave no primeiro momento porque isso caracterizaria homicido doloso.

Além disso, o abate tem que autorizado pelo comante da FAB. A lei definia o presidente, mas há uma delegação do presidene ao comandante da FAB.

A responsabildiade do abate é do comandante da FAB.

Rinaldo Nery

A frequência é 121.5 MHz. No mundo. Antes dos disparos de advertência tem a ordem de mudança de rota.

Camargoer.

Obrigado.

Franz A. Neeracher

Pode acontecer outros fatores:

  1. Erro de navegação do piloto.
  2. Problemas com instrumentos.
  3. Problemas de saúde com o piloto.

Tudo isso já aconteceu….não se sai abatendo aeronaves assim tão rápido.

Rinaldo Nery

Para a Defesa Aérea não interessa o que a aeronave está transportando. Isso é responsabilidade da polícia.

Santamariense

Eu não sabia que já havia mulheres na infantaria da FAB. Interessante. Parabéns para a FAB pela missão cumprida com êxito.

Rinaldo Nery

Acho que ela não é infante. Deve ser outra especialidade.

Santamariense

Ok, Rinaldo.

Rinaldo Nery

Só acho. Não tenho certeza. Mulheres oficiais infantes ainda não tem. Sargentos não me recordo.

Romeu Alpha

Uma fem compoe a equipe MCS, pode ser de qualquer especialidade, mas em breve teremos as primeiras sargentos SGS.

Santamariense

Entendi. Obrigado.

Sincero Brasileiro da Silva

O piloto evadiu-se do local após o pouso.” Igualzinho a viaturas policiais perseguindo criminosos no dia a dia! hahaha

Rinaldo Nery

Lá no meio do mato garanto que não foi muito longe. Deve ter sido capturado.Só não foi noticiado.

Bueno

Falando em ZIDA, um KC-46 passou a margem do Litoral Brasileiro na região norte seguindo para o mar da Guiana

https://www.radarbox.com/data/airlines/AIO

Matheus R

Tá precisando lubrificar a metralhadora, tá enferrujada.

Rinaldo Nery

Você é do grupo da hiena Hardy? Kkkkkk

Jota

Aquilo é a camisa de proteção e refrigeração do cano. Esquenta muito. E se está com ferrugem significa que funciona e estão usando. Sugiro não ficar na frente disso .