Em resposta a vários ataques contra as forças da coalizão no Iraque e na Síria, as forças militares dos EUA conduziram ataques aéreos contra várias instalações usadas pelo Kataib Hezbollah e grupos afiliados no Iraque às 20h45. (EST) em 25 de dezembro.

No início do dia, terroristas do Kataib Hezbollah patrocinados pelo Irã e grupos afiliados atacaram as forças da coalizão em Erbil, no Iraque, resultando em vários feridos.

As primeiras avaliações indicam que estes ataques aéreos dos EUA destruíram as instalações visadas e provavelmente mataram vários militantes do Kataib Hezbollah. Não há indicações de que vidas de civis tenham sido afetadas. Os militares dos EUA continuarão a avaliar a eficácia destes ataques.

“Estes ataques destinam-se a responsabilizar os elementos diretamente responsáveis pelos ataques às forças da coligação no Iraque e na Síria e a degradar a sua capacidade de continuar os ataques. Protegeremos sempre as nossas forças”, disse o General Michael Erik Kurilla, Comandante do Comando Central dos EUA.

FONTE: U.S. CENTCOM

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

o Irã tá que tá assanhado , opera com o Hamaz , com o Hezbollah e com os Houthi…Triplo H

Os F-15 partiram da Arábia Saudita ou Jordania?

Last edited 4 meses atrás by Bueno
Carlos Campos

Pior coisa que o EUA fez foi acabar com o Hussein, pelo menos ele mantia os Xiitas controlados,

Bueno

tem este lado, não sabemos os objetivos alcançados pelos ocidentais contra o Hussein , penso que 1º era enfraquecer o poder militar do Iraque e sua influencia sobre a Líbia e Síria alem de outros países na região, e 2º roubar o petróleo e não ter problemas com os seus demais produtores/Fornecedores da região.

É intrigante não ter atacado Irã até hoje, com tantas ações hostis praticada pelo Irã contra os EUA e seus interesses no Oriente Médio, chegaram a derrubar um RQ-170 Sentinel e um Global Hawk, e nada dos EUA dar um corretivo no Irã.

Last edited 4 meses atrás by Bueno
Renato

Intrigante nada, eles só atacam cachorro morto.
Com o Irã o buraco é um pouco mais embaixo.
Por isso eles não levam a “democracia e liberdade” para lá, assim como para a Coreia do Norte também.

Bueno

O Iraque não era um Cachorro Morto, tanto que foi preciso uma Coalizão para o atacar. O Iraque foi atacado por uma coalizão com um “regulamento” da ONU debaixo do Braço! Foi uma tremenda de uma canetada via ONU.   Em relação ao Irã, a hipótese que tenho é que demoraram no planejamento e nas previsões para atacar, o Irão foi matuto , não perdeu tempo e colocou todos as suas forças em fortalecer para ter uma capacidade dissuasória focada em misseis, foguete,. defesa antiaérea e drones autóctone.  A Capital iraniana esta relativamente distante das Bases dos EUA no oriente médio, são +-/700km da… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bueno
Carlos Campos

Iraque era super armado durante a Tempestade no Deserto e mesmo assim tomou uma surra

Bueno

sim , porem o Iraque não era um cachorro morto e não foi EUA sozinho na guerra.
Quantos países que atacaram o Iraque? aproximadamente 40 países participaram
Quantos misseis e bomba foram lançado sobre o Iraque ?
8.700 mísseis, sendo 700 mísseis de cruzeiro Tomahank , 3.000 bombas guiadas de precisão, Nos primeiros dias de guerra.

Carlos Campos

sim

Sensato

Não viaja. O Irã não tem o suficiente pra segurar os EUA caso concluam que vale a pena entrar.

Carlos Campos

acredito que eles aprenderam com o erro do Iraque, vai ser gasto muito dinheiro e novos grupos poderiam ser criados

lucena

(…)As primeiras avaliações indicam que estes ataques aéreos dos EUA destruíram as instalações visadas e provavelmente mataram vários militantes do Kataib Hezbollah. Não há indicações de que vidas de civis tenham sido afetadas. Os militares dos EUA continuarão a avaliar a eficácia destes ataques. (…)
.
.
Esse tipo de operação … não é muito diferente daquelas usada pelos americanos no Afeganistão … destruíram vilas, cidadelas inteiras para “neutralizar” os talibãs …hoje os talibãs governam o Afeganistão com os americanos (OTAN) fora de lá.

Bueno

Na reportagem da Record de 26/12/2023 , pode ser visto um Blindado Cascavel em uso no Iraque em 0,32 seg do video

https://www.youtube.com/watch?v=ABDUOWUcOyU&ab_channel=JornaldaRecord

Last edited 3 meses atrás by Bueno
Carlos Crispim

por que não atacam o Iemen?

Sensato

Porque é isso que o Irã quer.