Projeto tem por finalidade restaurar as aeronaves monumentos que ocupam posição de destaque em Organizações Militares da Guarnição

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), ao longo do ano de 2023, tem concentrado esforços no sentido de pôr em prática o projeto de revitalização e restauração de aeronaves militares monumentos, localizadas nas Organizações Militares (OM) sediadas no Grande Recife. Para tanto, foi instituída, por intermédio da Portaria COMAR2 N°48/SAdm, de 12 de junho de 2023, a Comissão de Preservação das Aeronaves Expostas da Guarnição de Aeronáutica de Recife.

O programa, gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), tem por objetivo recuperar as aeronaves, que por ação do tempo e exposição ao sol e à chuva, encontravam-se deterioradas, apresentando assim defeitos estéticos e funcionais. O serviço realizado abrange o tratamento anticorrosivo, a recuperação estrutural, a pintura, o polimento, bem como o emprego de toda uma rede de infraestrutura logística relacionada ao material e transporte, a qual é suportada por meio de ações executadas pela Base Aérea de Recife (BARF) e pelo Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).

Os modelos TF-33 Shooting Star e HS-125 Hawker, localizados em frente ao Prédio do Comando do II COMAR e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), respectivamente, foram os primeiros modelos a serem restaurados, sendo o marco inicial das atividades.

A aeronave AT-26 Xavante, que se encontra no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), a terceira a ser recuperada, tem uma localização privilegiada e atrai o olhar das pessoas que passam pela orla da Praia de Boa Viagem, localizado na zona sul da capital pernambucana.

O projeto prevê, ainda, a recuperação de uma aeronave HS-125 Hawker e mais cinco aeronaves AT-26 Xavante, localizadas no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), BARF, Prefeitura de Aeronáutica de Recife (PARF), Colégio Militar do Recife (CMR) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN).

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cansado

Grande iiciativa.
E a matéria é ainda ilustrada com a melhor aeronave da história da FAB , o inigualável Xavante.
Bons tempos que não voltarão.

Sérgio

Melhor, em qual aspecto? Eu diria que o A29 é o melhor do mundo em sua categoria, e o Gripen o melhor caça atual.

GRAXAIN

Recordar é viver… Tem que dar uma guaribada nos modelos expostos nas frentes de bases aéreas… tudo surrado e com tinta queimada! Aproveita quando for pintar muro e meio-fio e dá uma geral nas carcaças velhas… fica bonito!

Marcelo Andrade

Engraçado seu comentário. Servi na Força Aérea, Base Aérea do Galeão, 1986, e nunca me mandaram pintar meio-fio, nem muro! Dá pra ver que você fugiu do Serviço Militar!!

Cansado

Você só teve sorte rsrsrsrs

Madmax

Muito bom saber que restauraram aquele AT-26 do HARF.

Ele tava em estado realmente deplorável por causa da maresia.

TALES

Ótima iniciativa, está precisando fazer isso nas Aeronaves expostas na Base Aérea de Natal, estão muito desgastadas pelo sol forte e a maresia.
o Xavante é uma bela aeronave e essa ficou como se estivesse na linha de voo.