Os eVTOLs da Lilium devem ser operados pela Azul no Brasil

A fabricante alemã Lilium já começou a montagem das primeiras fuselagens, de seu “carro voador” no Brasil, segundo informações do Uol. O veículo é um modelo de aeronave chamado eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing), sigla utilizada para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.

A produção das fuselagens será feita pela espanhola Aciturri, que já fornece a estrutura para montadoras de aeronaves gigantes, como Airbus, Boing e para a brasileira Embraer.

Os eVTOLs da Lilium devem ser operados pela Azul no Brasil e devem começar a fazer os primeiros voos em 2025. O modelo escolhido é o Lilium Jet.

Ainda em 2021 a companhia aérea brasileira anunciou uma atualização da sua parceria com a alemã, se comprometendo a construir uma malha exclusiva com aeronaves “eVTOL” no país.

VÍDEO: Empuxo vetorial elétrico canalizado

Segundo comunicado da companhia na ocasião, a parceria, que pode ter um valor total de até US$ 1 bilhão, inclui uma frota de 220 aeronaves eVTOL.

Contudo, ainda é necessário submeter a aeronave em si — e não protótipos — a testes, para que ela seja certificada e seus voos sejam finalmente liberados pelas autoridades competentes no país.

A concorrente Gol também tem uma parceira para poder competir no mercado das viagens em carros voadores. É a britânica Vertical Aerospace, responsável pelo VX4, escolhido pela aérea.

Em maio, a Eve Air Mobility, a subsidiária de mobilidade urbana da Embraer, também mais um ‘passo’ para colocar o seu eVTOL no ar.

A empresa anunciou que concluiu os testes em túnel de vento do seu modelo. Para tirar o projeto do papel (e colocar no ar) a companhia brasileira acertou duas linhas de crédito no valor total de R$ 490 milhões pelo BNDES.

FONTE: InfoMoney

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Palpiteiro

Montado no Brasil? Acho interessante verificar a veracidade.

Nonato

Aéreas brasileiras não quiseram Embraer?
Nada de patriotismo, nacionalismo?
Em outros países tentam valorizar o que é nacional.

Felipe Augusto Batista

Ignorando valores e pensando só em tempo, se a Azul quer começar a operar rapidamente faz sentido não escolher a Embraer já que o produto dela ainda está no papel.

Alexandre Costa

Empresa quer saber de dinheiro e não de patriotismo. Por alguma razão a Azul preferiu esse modelo alemão.

Quem deve fomentar a indústria nacional é o governo através de incentivos, seja lá quais forem. Mas daí a gente já sabe como funciona.

Jadson S. Cabral

Empresa quer dinheiro. Sobretudo empresa aérea. Ademais, a Azul não é exatamente uma empresa brasileira de vc for ver quem criou e quem são os investidores. Eles não têm nenhuma obrigação com a indústria nacional. São empresas privadas. Cadê o governo oferecendo incentivos? É do governo essa responsabilidade

Rinaldo Nery

Porque era mais barato e projeto estava em estágio mais avançado. E como postaram, todas as companhias “cag***m” se é feito aqui ou não.

fewoz

Seguindo o mesmo racioncínio, nenhuma empresa americana ou europeia deveria comprar aviões Embraer… Ainda bem que não são assim.

Bispo

Empresas visão lucros , não dá para sobreviver como empresa, ainda mais em setores que demandam de alta tecnologia com ufanismos nacionalistas.

Vide Apple , monta iPhones na China a CPU vem de Taiwan, a tela e memória da Coreia do Sul(LG / Samsung).

Santamariense

Visam*

Bispo

Infelizmente o modo edição nesse site é falha.. nem tento mais .. o iPhone as vezes na correção automática, troca as palavras…e vira é … e por aí vai.

Santamariense

Concordo….e não escrevi como crítica. Foi como contribuição.

Zenótico

Na verdade, a Azul é a compania brasileira que mais compra da Embraer.

Jadson S. Cabral

Muito precipitado já anunciar essa fábrica. Daqui que isso seja aprovado para voar comercialmente… não existem nem regras. É um carro, é uma avião, é um helicóptero, é elétrico…?

Âncora

Estão todos muito distantes de obter certificação e até de ter recursos para isso. São veículos completamente novos, cada item precisa ser certificado. Podem produzir protótipos, mas para voo comercial, não deve sair nada tão cedo.

Underground

Bom…
O carro voador será “montado” por aqui. Entenda-se: vão instalar as asas na fuselagem. Só! Mais ou menos o que faz a Helibras com o EC725.
E o veículo ainda terá de ser certificado, não esse daí, mas o modelo definitivo.

fewoz

Quando importam, reclamam, quando montam aqui, também reclamam. Oras, só “montar” já é de um desafio considerável. Isso traz know-how e gera empregos. Obviamente que o ideal será sempre fabricar no país, mas é infinitamente melhor “apenas” montar, do que simplesmente importar.

Nonato

Perai.
Montar não é pegar todas as peças e montar?
Ou como você diz vem tudo pronto e só “parafusa” aqui?
Tipo montagem de móveis?
Ou tipo montagem de carro e avião?

Ciclope

No meio aeronáutico e naval, tirando quase todo o recheio, (motores, radar e eletrônicos), e tudo nacional , pois a s peças são maiores,( fuselagem, asas, casco de emvarcacoes, trem de pouso) e mais complicadas de trazer de fora.

Equilibrium

Mas o H225M (Ex EC-725) tem peças produzidas aqui tanto pela Helibras quanto terceirizadas

Gerson Carvalho

Só não sei porque chamar de carro voador?… Pra mim são Drones ou mini aviões elétricos, a maioria de VTOL

Felipe Augusto Batista

É um novo tipo de veículo que ainda precisará ser homologado não só quanto ao próprio veículo mas também as formas de usar.

Se fazem a propaganda chamando de avião, os responsáveis por criar as leis já vão levar toda esta bagagem na mente e pensar na necessidade de operar de aeroportos ou helipontos, se dizem que é mais próximo de um carro as necessidades de infraestrutura podem acabar sendo bem menores, pode ser que ele seja homologado para operar em estacionamentos grandes como os de shoppings o que já diminuiria o custo e aumentaria o número de possíveis clientes.

Bispo

Essa tecnologia permite um design muito mais “clean” que os quadrotor(ou mais) e parece ser mais silenciosa.

Santamariense

Qual o interesse das companhias aéreas nessas aeronaves tão pequenas, que transportam 5, 6 oi 7 passageiros? Para operar de onde para onde?

Nonato

Vão virar empresa de taxi.
Concordo plenamente com você.
Da noite para o dia inventam esse transporte como sendo uma panaceia.
Tenho minhas duvidas.
Preço, demanda.

Rinaldo Nery

A Azul pretende transportar de São Paulo para o litoral. E das cidades para os principais aeroportos.

Rodrigo Maçolla

Quantos passageiros transporta esse carro voador ?

EduardoSP

Até 6 passageiros

Last edited 6 meses atrás by EduardoSP
GRAXAIN

Será?