São José dos Campos – SP, 29 de setembro de 2023 – A Embraer vai expor pela primeira vez o protótipo do avião elétrico, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica. A exibição pública acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL, no centro de eventos PRO MAGNO, em São Paulo.

Com a temática “Movidos pela Inovação: Somos a próxima geração da mobilidade”, o Congresso SAE Brasil deste ano também se inspira nas notáveis invenções de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O evento contará com a presença de autoridades, líderes da indústria, acadêmicos, além de especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento ligados às temáticas que envolvam mobilidade.

“O Congresso SAE Brasil é uma grande oportunidade para compartilhar inovações e tendências com profissionais e estudantes de engenharia conectados com a nova era da mobilidade sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, e Presidente desta edição do Congresso. “A exposição do avião de testes 100% elétrico, entre outras tecnologias que serão apresentadas na mostra internacional, ilustra a capacidade tecnológica do Brasil de liderar a corrida global de transição energética por meio da inovação e pesquisa aplicada.”

O avião demonstrador é utilizado pela área de engenharia da Embraer para acelerar conhecimento das tecnologias necessárias para o aumento da eficiência energética e redução das emissões de carbono. Desde 2020, quando realizou seu voo inaugural, a aeronave realiza testes para pesquisas pré-competitivas de integração de inovadores sistemas propulsivos. O projeto de inovação aberta contou com a colaboração da WEG e EDP.

Durante o evento, a Embraer também vai promover ações interativas com os visitantes, que poderão voar o simulador do jato comercial de nova geração E2 e ter a imersão em realidade virtual no eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical para mobilidade aérea urbana, da Eve. Além disso, estudantes poderão conhecer os programas de entrada para trabalhar na companhia e receber orientações sobre como desenvolver carreira na indústria aeroespacial.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Parabéns a WEG e Embraer.
Embora eu ache que no caso do Ipanema seja um desperdício, pois muitos motores são a álcool, serve para pesquisa, desenvolvimento e marketing.

Sulamericano

Com certeza vale muito como plataforma de pesquisa e desenvolvimento.
Mas ainda existe um longo caminho para melhorar o a relação de densidade energética das baterias em relação aos combustíveis convencionais.

Nonato

Não entendo isso de plataforma de pesquisas. Para que? Ficam mudando o motor? Motor elétrico não seria tudo igual? Ou estão desenvolvendo novos tipos e testando no avião? Ou para testar novas baterias? Porque para mim só existem 3 questões com aviões elétricos. O motor, as baterias e o equilíbrio entre esses e o desempenho e alcance. Um miniaviao desses está longe do seria ideal para o mercado Um avião com 10 a 50 lugares, com alcance entre 300 e 800 km. E os testes de um Ipanema têm pouca utilidade em relação a um avião bem maior, que precisaria… Read more »

Underground

Veja, é a WEG que está desenvolvendo o motor, portanto, um motor para aviação é totalmente novo para eles. Aliás, é totalmente novo para todo mundo. Depois vem questões de certificação, desempenho, peso, consumo….

Nonato

Certo.
Falei isso no sentido de que um motor para um Ipanema será totalmente diferente (tamanho, desempenho, etc) em relação aos que serão utilizados em aviões demandados pelo mercado.
Mas de qualquer forma, se for como você falou, é válido.
Fico imaginando como fazem para a chuva não atrapalhar o funcionamento do motor.
Motor a jato é mais combustivel, fogo e calor.
A água não apaga o fogo de querosene de aviação.
A queima é bem interna também.
Já o motor elétrico deve ficar muito exposto.

Chris

Existem motores eletricos totalmente lacrados, pois nao necessita de ar pra funcionar…

O maior problema para um aviao eletrico, é o peso da bateria… Se vier, devera equipar somente aeronaves pequenas, com a tecnologia atual !

Certamente tbem existe a preocupacao de mostrar que a Embraer esta antenada nas tentativas de reducoes de poluentes !

EduardoSP

Pois é, nem sei porque gastam tanto dinheiro em pesquisa e desenvolvimento. É tudo tão simples.

Chris

Qdo vc busca o melhor por preco menor… Nada fica tao simples !

As bateria, por exemplo… Estao em constante desenvolvimento ! Com a chinesa BYD (Ja a 4a maior montadora do mundo) ja inovando e lancando baterias ions de sodio em seus carros eletricos… Fugindo do litio !

Alexandre

Creio que ele usou de ironia.

Nonato

A Embraer está desenvolvendo baterias?
A BYD precisa do ipanema para desenvolver novas baterias?
Minha questão é: até que ponto o Ipanema realmente serve para testar novas tecnologias (novas tecnologias seriam motores e baterias e suspeito que no Ipanema não estejam desenvolvendo nada disso a não ser o “tipo” de motor, já que esse motor não será o usado em aviões “comerciais”, que serão bem maiores.

FernandoEMB

Nonato… é assim que se desenvolve conhecimento. Você começa o aprendizado numa escala menor, ganhando conhecimento com menores riscos e custos.
Depois vai escalando. uma passo de cada vez.
Qual o problema disso. Você pode não entender o porque fizeram isso usando o Ipanema. Mas o pessoal da Embraer e da WEG sabem muito bem o porque.
Esta é uma aeronave com o único propósito de se estudar as tecnologias envolvidas. Para ganho de conhecimento.

Felipe M.

Pois é. Construir um avião é tão complexo quanto fabricar um Corolla.
É o que ele defendia aqui, piamente, há alguns anos.
O tempo passou e ele ainda não aprendeu que as coisas não são tão simples só pq ele acha que deveriam ser.

FernandoEMB

Exato Felipe… Para este tal de Nonato tudo é muito simples. Só ele acha isso, será que não percebeu ainda.

Luiz Trindade

Motores movidos à etanol são um desperdício porque como cidadãos brasileiros não sabemos valorizar o que é criado aqui no nosso país. Esse combustível além de ser mais limpo daria uma certa independência dos petróleo e suas variações cambiáveis. Existe pesquisa de aprimorar a tecnologia do etanol tão vantajoso como a gasolina porém o lobby do Petróleo não deixar seguir para frente. Um dia, quem sabe, possamos avançar como uma nação todos unidos, abraçados a nossa bandeira e erguer uma nação realmente forte e pujante!

FernandoEMB

Só esclarecendo que o Ipanema elétrico não é um produto comercial, mas uma plataforma de desenvolvimento de tecnologia para outras aplicações.

Nonato

Offtopic
Negociação de KC 390 para a India e compra de sistema de defesa antiaérea da India.
https://www.moneytimes.com.br/embraer-embr3-brasil-negocia-venda-de-cargueiros-para-a-india/

Nonato

Que bom que colocaram essa matéria no site.

Chris

Olha o Brasil fazendo lobby ! lol

Luiz Trindade

Parabéns a Embraer e a WEG por essa iniciativa tão importante no mundo que clama que se pare de usar combustíveis fosseis para dar um alívio na temperatura mundial!

Felipe M.

Espero que saia coisa boa daí.
02 das melhores empresas brasileiras juntas. Tudo para dar certo

Nei

A Weg é aqui da minha região, uma empresa que só cresce anualmente. Que esse projeto seja exitoso e possa junto com a EMBRAER, partir para motores elétricos para aviação regional num futuro próximo.