Nesta segunda-feira, 11 de setembro de 2023, a Embraer divulgou o vídeo acima, mostrando o primeiro jato de transporte multimissão KC-390 Millennium destinado à Hungria sendo ligado pela primeira vez.

Trata-se do procedimento conhecido como “power on”, realizado para comprovar que o sistema elétrico de distribuição primária está concluído e operacional.

Segundo empresa, após a realização dessa etapa a montagem final pode prosseguir, com a instalação de mais sistemas, precedendo os ensaios em voo. O governo Húngaro assinou contrato para duas aeronaves KC-390.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cansado

Tomara que lancem a versão de bombardeio dessa aeronave, que nem os EUA fizeram com o Galaxy, que soltava um ICBM do ar. Vai ficar show.

Leandro Costa

Você sabe que existe uma ‘pequena’ diferença de tamanho e peso entre um C-5 e um KC-390, né? Isso para não dizer praticalidade, já que essa capacidade não se tornou operacional no C-5, sendo apenas feito o teste para uso em caso de necessidade extrema e olhe lá. O Minuteman, usado no teste com o C-5, mal caberia dentro do compartimento de carga do KC-390, e provavelmente não caberia com o aparato de lançamento. E nem sei quanto ele pesa. Ademais, não temos ICBM. Se formos desenvolver um neste exato momento, acho que se bobear fica pronto quando os KC-390… Read more »

André Macedo

Um ICBM seria exagero, mas num cenário um pouco distante daria pra transformá-lo numa plataforma standoff de mísseis de cruzeiro e ar-superfície…

Fabio Araujo

Americanos tem um projeto para usar os aviões de transporte para lançar bombas e mísseis através paletes. E a FAB quando fez o projeto da nossa bomba termobárica a Trocano usava um C-130 para lançar ela!

Leandro Costa

Isso eu acho que vale à pea fazer. Inclusive como plataforma de lançamento de enxames de drones.

Henrique

Tomara que lancem a versão de bombardeio dessa aeronave,

e quem vai comprar essa fantasia? Brasil? kkkkkkkk

Rinaldo Nery

Vai ser “depenada”….

Saldanha da Gama

Bom dia!!

Eu gostaria mesmo de uma versão do KC tipo Lockheed AC-130
Abraços

Rafael Santos

Eu acho que poderia tem uma versão bombardeiro stealth movida a etanol e que soltasse drones suicidas de papelão feitos de arvores de reflorestamento, pilotados pela IA do chatGPT. .

Magalhaes

É serio esse comentário ?

Fabio Araujo

Muito bom, qual a previsão de entrega do primeiro para a Hungria?

Welington S.

Se você ver o vídeo Power On, do KC-390 da FAP (KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa: Power On – YouTube) ele se encontra quase que idêntico no estágio de preparação se comparado ao atual vídeo do Power On do KC-390 Húngaro. No caso do KC-390 Húngaro, o estágio parece estar mais avançado. Então, eu acredito que até o final do próximo ano já foi entregue.

AMX

Quando se conecta a fonte externa, não se exige luva isolante elétrica?
Me chamou a atenção, mas, como não conheço, se alguém puder me esclarecer, agradeço.

LucianoSR71

Se vc se refere a imagem que aparece aos 20 segundos do vídeo, é claro que não. Todos os conectores são isolados e além disso vc 1º conecta e depois energiza.

Rinaldo Nery

Não, não é necessário.

Marcelo Andrade

Pessoal, alguém sabe como estão as negociações com a Holanda ou o nosso “Presidente” melou tudo?

Matheus

Contrato assinado no último trimestre do ano.

Um Simples Brasileiro

Instalar os aviônicos em uma aeronave dessa complexidade não é trabalho para qualquer um.

BK117

Interessante notar logo atrás da aeronave húngara o que parece ser o segundo KC português, já em um estágio bacana de construção. Logo a frente temos mais dois KCs. O mais próximo é da FAB, parece pronto. O segundo não consegui ver, mas imagino ser da FAB também. Na matéria sobre os KC-30 foi dito que receberíamos mais um até o fim do ano e um no inicio de 2024, então qual seriam esses? O 2852 sendo atualizado para FOC para ser entregue e o 2859? Ou o 2859 e o 2860? Ou seria um deles o 2855, que está… Read more »

Santana

Na ordem e o 2859/2855/Hungria/ e o segundo de Portugal

BK117

Agradeço, caro Santana!

GRAXAIN

Show! Como andam as vendas para Holanda?

JSilva

Assim como os suecos, com o Gripen, temos que torcer para que o KC-390 seja vendido para a Índia, um dos poucos países acessíveis que compram em grandes quantidades.
Depois que o Rafale foi vendido lá, deslanchou…

Vitor Botafogo

Excelente noticia! Grandes chances de o KC-390 ser selecionado pela Austria também e deve ser anunciado agora em Setembro! Vamos torcer!

Magalhaes

Boa notícia! O KC tem tudo pra ganhar uma grande fatia do mercado. Vamos torcer !