MOSCOU, 4 de setembro. /TASS/. O caça-bombardeiro multifuncional Su-34 da Rússia usou o míssil hipersônico Kinzhal durante a “operação militar especial” na Ucrânia, disse um oficial de defesa à TASS.

“O caça Su-34 usou o míssil hipersônico Kinzhal na operação militar especial. A primeira tripulação que realizar tal tarefa com sucesso receberá condecorações estatais”, disse o funcionário.

O Kinzhal é o mais recente sistema da Rússia com mísseis aerobalísticos hipersônicos transportados por caças-interceptores MiG-31K especialmente equipados. O míssil Kinzhal apresenta baixa assinatura de radar e alta manobrabilidade e foi projetado para atingir alvos terrestres e navais.

O sistema de mísseis Kinzhal está em serviço de combate experimental desde dezembro de 2017. O Exército Russo usou pela primeira vez oficialmente o míssil em combate na operação especial do país em 18 de março de 2022.

MiG-31 com míssil Kinzhal
Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos 07

Não fica claro onde foi o alvo. Mas é totalmente plausível o seu lançamento por meio do SU-34, já que possui grande capacidade de carga e uma estrutura reforçada.

Jonathan Pôrto

Oh lá na FAB !!!

Daniel Ricardo Alves

Será que o Gripen aguenta levar ele? KKKKK

Leandro Costa

E eu achando que já faziam isso de forma corriqueira.

Sergio do Amaral

O mig 31 faz isto desde 2017, a novidade é o su 34 …

BraZil

Bom dia. Creio que sou mais um que também ficou a “ver navios”. Qual o sentido da publicação? O kinzhal não estava integrado ao “BELO” su34 ainda? Foi um lançamento de teste ou operacional? qual o alvo? Certas publicações deveriam vir com mais clareza.

Bosco

Era sabido que o Kinzhal estava integrado só no MiG-31 e no Tu-22.

*Essa integração é novidade. Desse jeito a rede de mercearias do Seu Ruslan irá à falência.

Luís Henrique

Parece que no Tu-160 também.

1 míssil no MiG-31K, 4 mísseis nos Tu-22M3M e 8 mísseis no Tu-160.

Bosco

Calma Luís.
Desse jeito você acaba com o estoque de Kinzhal dos russos.
rsss
Luís,
Já ouvi falar isso de 4 no Tu-22 mas duvido muito que seja possível.
Esse míssil para atingir a distância relatada (entre 1500 a 2000 km) tem que ser lançado em velocidade supersônica e em grande altitude.
Ainda que hajam estações aptas a suportar o Kinzhal em 4 pontos no Tu-22 é pouco provável que ele consiga chegar na velocidade ideal com tanto arrasto. Eu chuto no máximo 2 Kinzhal, e olhe lá.
Já em relação aos Tu-160, não creio que esteja integrado.

Leonardo Bastos

Os mísseis russos “acabaram” desde o ano passado, lembra…??

Bosco

Me lembro! Foi na mesma época em que os europeus morreram congelados no inverno.

Manuel Queta

Os misseis russos estão vivos

Bosco

Os europeus também.

Luís Henrique

O Tu-22 sempre operou com 3 mísseis KH-22 em pilones externos. O Kh-22 pesa 5.900 kg e possui 11,65 m de comprimento. Os 3 mísseis totalizam cerca de 17.700 kg em 2 pilones nas asas e um pilone central. Por outro lado o Kinzhal é menor, possui cerca de 8 m de comprimento e um peso de cerca de 4.300 kg. A capacidade máxima do Tu-22 sempre foi divulgada como sendo de 24.000 kg, pois ALÉM dos pilones externos, possui uma baia para armamentos internos. E é uma baia grande com capacidade para 12.000 kg de mísseis e bombas. Portanto,… Read more »

Bosco

Entendo! Em conjunto com outros armamentos eu não acredito. Um Tu-22 que decolar para lançar mísseis em tese com 2000 km de alcance não iria fazer outra missão. O meu ponto é que apesar de ser possível do ponto de vista de capacidade de carga útil da aeronave e de capacidade de suporte dos pontos duros, para se obter o desempenho esperado do Kinzhal o lançamento é feito em velocidade supersônica e o arrasto de 3 ou 4 mísseis talvez seja proibitivo. Na verdade, dois eu já acho muito. Claro, a menos que os alvos não sejam tão distantes e… Read more »

Luís Henrique

Sim, também li que o alcance do Kinzhal seria maior com o uso do Tu-22. Mas acredito que o motivo seja outro. Algumas autoridades russas disseram que o Kinzhal poderia destruir alvos a MAIS de 2.000 km de distância sendo disparados do MiG-31K. Outras fontes indicam que o alcance do míssil seria de 1.500 a 2.000 km. E algumas fontes indicam que com o Tu-22 o Kinzhal poderia destruir alvos a MAIS de 3.000 km de distância. O MiG-31 voa mais alto e mais rápido que o Tu-22. Mesmo com o peso de 1 Kinzhal, não acredito que o MiG-31… Read more »

Bosco

Mesmo no Su-34, com certeza ele tem que decolar com menos combustível que o máximo permitido porque com um Kinzhal e tanque cheio ele excede o MTOW.

Luís Henrique

Não excede. O Su-34 pode levar 10.400 kg de armamentos e ainda o tanque cheio de 12.100 kg Com menos combustível a carga máxima de combate aumenta para 12.500 kg e ainda leva 10.000 kg de combustível interno. O kinzhal pesa cerca de 4.300 kg Em relação apenas ao peso um Su-34 “quase” carrega 3 kinzhal com o tanque quase cheio, já com o tanque cheio “poderia” transportar 2 kinzhal e ainda sobraria capacidade para levar mais 1.800 kg de outros armamentos. O problema é que os suportes nas asas não devem suportar tanto peso, então será apenas 1 kinzhal… Read more »

Bosco

Realmente!

Márcio Hoglhammer Moreira

Concordo.
O uso pela Rússia é direto.
Só se a “novidade” seja o uso da aeronave.
Mas vai saber…

Diego

Está aí um míssil que me deixou entusiasmado, bastou começar a guerra e mostrou que não e isso tudo que falava.

Felipe

Por que? Até agora nenhuma prova real de que um único foi abatido.

Diego

Sim,mas também não vi nenhum resultado completo,por exemplo: quando foi feito aquele ataque no Patriot, fez um ataque te saturação nas defesas,por ser uma nova tecnologia tão alardeada,esperava que um único míssil resolveria o problema.
Só pra deixar claro, relação a área militar,não sou torcedor gosto de ver os resultados das armas que cada país desenvolve ou usa,tanto os bonzinhos e quanto os malvados rsrsrsrs

Augusto

Felipe, realmente não a provas concretas do abate do míssil pelo Patriot, mas o problema e que não vemos depois da suposta destruição do Patriot baseados em Kivev outro ataque desse tipo, dando a entender que os russos estão receosos em utiliza-los em áreas que são cobertas pelos Patriot.

Se os russos estão evitando usar eles contra os Patriot, então e um forte indicio que realmente ouve abates, e que esses misseis não são 100% efetivos contra o sistema de defesa americano.

Augusto

Alias aproveitando o gancho, os misseis subsônicos furtivos estão se mostrando muito mais efetivos que os supersônicos (exatamente o que o Bosco tem falado a alguns anos). O Storm Shadow está ai para comprovar, mesmo os ucranianos utilizando eles com extremas restrições de lançamento (já que não possuem superioridade aérea), estão provocando muitas dores de cabeça ao alto comando russo. Esse sim está impactando profundamente o andamento das operações de combate. Muito parte da falta de munição enfrentado pelos russos e devido aos ataques desses misseis na retaguarda e em seus centros de abastecimento. Até agora os russos não possuem… Read more »

Bosco

Diego,
Eu devo concordar contigo.
Eu achava que depois de uns 4 ou 5 Kinzhal lançados e a OTAN se renderia incondicionalmente com seus generais correndo loucos pelados para as montanhas e gritando “salve-se quem puder”.
Fiquei realmente frustrado.

Nilton L Junior

Entendo sua frustração, afinal o 9k720 faz um excelente serviço sem precisar Kh-47M2, agora sobre militares da otan escondido na Ucrânia não da tempo de sair correndo pelado quando o aço encontra eles entocados, alguns inclusive morre escalando montanha, outros morrem até de susto.

Diego

Até que não precisava chegar nesse ponto aí rsrsrsrsrs
Mas pensei que ia pelo menos fazer os adversários refazer algumas estratégia,mas… Pelo que pude perceber não fez muita diferença dos outros sistemas não( quero dizer em resultado)

Magaren

As death star russa kkk

Luís Henrique

Essa matéria é muito significativa no conflito atual. A Rússia possui cerca de 127 MiG-31 em operação, porém a maioria são da versão BM e BSM e cerca de apenas 10 são da versão MiG-31K (capazes de operar com o Kinzhal). Não sabemos se todos os Su-34 possuem capacidade para operar agora om o Kinzhal, ou se são somente as versões modernizadas M ou se algum trabalho específico está sendo feito em algumas unidades. Mas para a Ucrânia, qualquer Su-34 que decolar deverá ser considerado uma ameaça mais séria, pois poderá estar portando um míssil Kinzhal. Caso a Rússia tenha… Read more »

Ivan

Sim, infelizmente ao integrar o Kinzhal ao Su-34 os russos criam novas ameaças potenciais. . O sistema de alerta antecipado informa quando decolam Tu-23M (2 mísseis) ou MiG-31 (1 míssil), representando um potencial ataque aéreo com mísseis hipersônicos. Como o número dessas aeronaves é limitado, o nível de alerta pode ser razoavelmente suportado. . Entretanto, com o Su-34 habilitado para lançar os mísseis Kh-47M2 Kinzhal as possibilidades de ataque ficaria muito maior, talvez multiplicado por 3. . Foram produzidos cerca de 148 Su-34 (de série). Estimando que uma dezena foi perdida e que se consiga 60% de disponibilidade, teríamos algo… Read more »

Nilton L Junior

Normalmente o MD Russo divulga imagem quando se trata de novidade, esta noticia vai ficar no campo da especulação.

Orivaldo

Qual escola foi atingida dessa vez ?

Maurício.

O Kinzhal estava meio sumido, depois daquela lenga-lenga de Kinzhal vs Patriot. Aliás ninguém mais falou em Patriot também, acho que ambos se destruíram e para não ficar, nenhum dos lados tocou mais nisso… Rsrsrs.

Maurício.

Corrigindo:

“e para não ficar feio.”

Augusto

Ou os russos pararam de tentar atacar aonde eles estão ativos. Se não a mais ataque, não tem como os Patriot serem usados.

Claudio

Fico tentando imaginar a cabeça de vácuo de um líder de uma nação como a Rússia em gastar tanto em uma guerra que sabe que jamais vencerá. Enquanto isso atola o país na miséria que e o que acontece com qualquer país em guerra. Oremos.

Nonato

“A primeira tripulação que empregar com sucesso será condecorada”.
Hummm…
Então não foi usado ainda.
E o míssil atingir algum alvo seria um feito inédito…

Overandout

Ou foi…mas sem sucesso

Nunes

Kkkk não entendo nada de avião, mas ler matérias sobre a guerra da Ucrânia é um bom exercício de reflexão, essa trata de armamento pesado russo , li ontem q a Ucrânia está destruindo caças russos com drones de papel , kkkkk , será q se pode acreditar em alguma coisa q sai na imprensa dobre essa guerra???

Cicero

Pois é Nunes, há notícias de muitos drones Ucranianos fazendo estragos sérios inclusive em área nobre de Moscou. No início do ano 2 chegaram até o telhado do Kremlin. O que então não fariam os temidos F-16 ?. Aí Eu pergunto, cadê a defesa aérea da Russia?